A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Amapá

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Amapá"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Amapá
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Didática da Língua Materna III Prof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira

2 Noções de Didática e Matética

3 Educar Processo comunicacional Intercâmbio/troca Volição Aprender
Q U Processo comunicacional Intercâmbio/troca Volição Desenvolvimento Cognitivo Aprender Desenvolvimento Psicomotor Desenvolvimento Social

4 Aprender Processo em constante construção
Desenvolvimento Cognitivo Contextualização de Saberes Desenvolvimento Psicomotor Desenvolvimento Social Habilidade Competência Proficiência

5 Contextualização de Saberes
Tema Gerador Competência Contextualização de Saberes H1 H2 H 7 H8 Saberes Escolares Saberes Comunitários

6 O conhecimento escolar é um conhecimento selecionado a partir de uma cultura social mais ampla, associado diretamente ao que se entende como conhecimento socialmente válido e legítimo. Porém, os processos de seleção e de legitimação desse conhecimento não são construídos a partir de critérios exclusivamente epistemológicos ou referenciados em princípios de ensino-aprendizagem, mas a partir de um conjunto de interesses que expressam relações de poder da sociedade como um todo em dado momento histórico.

7 Contextualização de Saberes
O homem da racionalidade é também o da afetividade, do mito e do delírio. O homem do trabalho é também o homem do jogo. O homem empírico é também o homem imaginário. O homem da economia é também o homem do consumismo (MORIN, 2001).

8 Intervenção/ mediação pedagógica
Entender a intervenção didática significa situar a sala de aula como microssistema visto de forma dinâmica e conectada com o planejamento, a ação e a avaliação do processo didático. A análise da prá­tica educativa servirá de alicerce para o sucesso da intervenção pedagógica que vai mostrar a eficácia do ensino e da aprendizagem, sobretudo quando a professora assume o compromisso de realizar com competência seu oficio, visando atingir os objetivos didáticos e compreendendo como as aprendizagens se produzem (SIMONETTI, 2007, p.57).

9 Integralização Nesse contexto de trocas materiais e culturais, de busca pela informação e posterior utilização desta para construção do conhecimento, a linguagem se inscreve como sistema mediador de todos os discursos. Em função dessa potencialidade de mediar nossa ação sobre o mundo (declarando e negociando), de levar outros a agir (persuadindo), de construir mundos possíveis (representando e avaliando), aumenta a necessidade e a relevância de novas práticas educacionais relativas ao uso de diferentes gêneros textuais e aos requisitos de um letramento adequado ao contexto atual (MEURER, 2002, p. 10).

10 Aprendizagem como processo em constante construção
Acerto Aprendizagem como processo em constante construção Processo crítico/reflexivo Tema Gerador Contextualização de Saberes Erro Por que? Saberes Escolares Saberes Comunitários

11 Elaboração de conceitos e ferramentas
Matética A noção, desenvolvida pelo aprendente, de concretude como fonte de ideias e de modelos Elaboração de conceitos e ferramentas A linguagem como sistema mediador de todos os discursos Incentivo à criação e ao desafio Incentivo ao questionar e à descoberta Ação sobre o mundo (declarando e negociando) Ação sobre o outro, levando-o a agir (persuadindo) Construção de mundos possíveis (representando e avaliando)

12 A organização da linguagem não é arbitrária, ela está intimamente associada às necessidades do uso:
Função Ideacional Função textual Função Interpessoal

13

14

15 Para que essa aula? Qual o seu intuito?
Plano de Aula Apresentação Justificativa O que é a aula? Qual o tema? Onde será? Quanto tempo levará? Para quem será? Por que essa aula? Como ela se contextualiza? Por que esse conteúdo? Geral Objetivos Para que essa aula? Qual o seu intuito? Específicos

16 Como será? O que se irá realizar? O passo a passo... Competências
Metodologia Como será? O que se irá realizar? O passo a passo... Competências Habilidades Recursos Avaliação Do que ou de quem você precisa, mas que não tem? Final ou contínua? Qualitativa ou quantitativa?


Carregar ppt "Universidade Federal do Amapá"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google