A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Didática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Didática."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Didática da Língua Materna III Prof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira

2 Noções de Didática e Matética

3 Processo comunicacional Educar REQUERREQUER Aprender Intercâmbio/troca Volição Desenvolvimento Cognitivo Desenvolvimento Psicomotor Desenvolvimento Social

4 Desenvolvimento Cognitivo Desenvolvimento Psicomotor Desenvolvimento Social Processo em constante construção Contextualização de Saberes Proficiência Competência Habilidade Aprender

5 Competência H1H1 H2H2 H7H7 H8H8 Tema Gerador Saberes Comunitários Saberes Escolares Contextualização de Saberes

6 O conhecimento escolar é um conhecimento selecionado a partir de uma cultura social mais ampla, associado diretamente ao que se entende como conhecimento socialmente válido e legítimo. Porém, os processos de seleção e de legitimação desse conhecimento não são construídos a partir de critérios exclusivamente epistemológicos ou referenciados em princípios de ensino- aprendizagem, mas a partir de um conjunto de interesses que expressam relações de poder da sociedade como um todo em dado momento histórico.

7 Contextualização de Saberes O homem da racionalidade é também o da afetividade, do mito e do delírio. O homem do trabalho é também o homem do jogo. O homem empírico é também o homem imaginário. O homem da economia é também o homem do consumismo (MORIN, 2001).

8 Intervenção/ mediação pedagógica Entender a intervenção didática significa situar a sala de aula como microssistema visto de forma dinâmica e conectada com o planejamento, a ação e a avaliação do processo didático. A análise da prá­tica educativa servirá de alicerce para o sucesso da intervenção pedagógica que vai mostrar a eficácia do ensino e da aprendizagem, sobretudo quando a professora assume o compromisso de realizar com competência seu oficio, visando atingir os objetivos didáticos e compreendendo como as aprendizagens se produzem (SIMONETTI, 2007, p.57).

9 Integralização Nesse contexto de trocas materiais e culturais, de busca pela informação e posterior utilização desta para construção do conhecimento, a linguagem se inscreve como sistema mediador de todos os discursos. Em função dessa potencialidade de mediar nossa ação sobre o mundo (declarando e negociando), de levar outros a agir (persuadindo), de construir mundos possíveis (representando e avaliando), aumenta a necessidade e a relevância de novas práticas educacionais relativas ao uso de diferentes gêneros textuais e aos requisitos de um letramento adequado ao contexto atual (MEURER, 2002, p. 10).

10 Saberes Comunitários Saberes Escolares Contextualização de Saberes Tema Gerador Aprendizagem como processo em constante construção Como? Por que? Processo crítico/reflexivo Acerto Erro

11 Matética A noção, desenvolvida pelo aprendente, de concretude como fonte de ideias e de modelos Elaboração de conceitos e ferramentas Incentivo à criação e ao desafio Incentivo ao questionar e à descoberta A linguagem como sistema mediador de todos os discursos Ação sobre o mundo (declarando e negociando) Ação sobre o outro, levando-o a agir (persuadindo) Construção de mundos possíveis (representando e avaliando)

12 A organização da linguagem não é arbitrária, ela está intimamente associada às necessidades do uso: uso Função Ideacional Função textual Função Interpessoal

13

14

15 Plano de Aula Apresentação O que é a aula? Qual o tema? Onde será? Quanto tempo levará? Para quem será? Justificativa Por que essa aula? Como ela se contextualiza? Por que esse conteúdo? Objetivos Específicos Geral Para que essa aula? Qual o seu intuito?

16 Metodologia Como será? O que se irá realizar? O passo a passo... Competências Do que ou de quem você precisa, mas que não tem? Recursos Final ou contínua? Qualitativa ou quantitativa? Avaliação Habilidades


Carregar ppt "Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Didática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google