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1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte Ônibus Elétrico Eletra Rio de Janeiro, 27/07/2011.

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1 1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte Ônibus Elétrico Eletra Rio de Janeiro, 27/07/2011

2 ELETRA INDUSTRIAL LTDA Empresa Nacional com Tecnologia Nacional Fabricamos e Integramos Sistemas de Tração Elétrica para: Trólebus Ônibus Híbrido Elétrico – Diesel/Etanol Os sistemas podem ser produzidos para as várias versões e modelos de ônibus: de 10 metros até o bi-articulado de 25 metros.

3 O trólebus é bastante conhecido, pois circula transportando passageiros em várias cidades do mundo e há muitas décadas. É um veículo tracionado por um motor elétrico cuja fonte principal de energia é a rede aérea de distribuição. EMISSÃO ZERO de poluentes. Moderno sistema de tração desenvolvido pela Eletra, com Chopper ou Inversor a IGBT. Nossos produtos utilizam motores de tração e controle em corrente contínua ou em corrente alternada e podem operar com autonomia de até 3km sem a rede aérea, utilizando um banco de baterias. Tecnologia Trólebus

4 12 metros – Controle Analógico Corrente Contínua

5 Tecnologia Trólebus 12 metros – Controle Microprocessado Corrente Alternada

6 Tecnologia Trólebus 12 metros – Sistema Autônomo com Baterias

7 Trólebus Vida Útil EMTU-SP Ônibus Diesel: Máximo 10 anos Trólebus: Máximo 30 anos SPTrans Ônibus Diesel: Máximo 10 anos Trólebus: Mínimo 25 anos

8 Alta eficiência energética. Custo operacional e de manutenção inferiores em pelo menos 25% em relação aos custos de um veículo a diesel convencional equivalente. Maiores taxas de aceleração e frenagem, o que significa maior velocidade média. Frenagem regenerativa (sistema autônomo a baterias). Maior durabilidade das lonas de freio (cerca de 4 vezes mais) devido a existência da frenagem elétrica, além da pneumática. Operação suave, conforto e preferência do passageiro e do motorista. Baixo risco tecnológico com alto grau de confiabilidade. Rapidez na manutenção preditiva e corretiva (diagnóstico de falhas). Trólebus Vantagens Técnicas e Operacionais

9 Padron (12 metros) = 2,56 kW/h Articulado (18 metros) = 3,04 kW/h Consumo médio por km TRÓLEBUS Custo médio kW/h = R$ 0,33 Custo Médio por km Padron (12 metros) = R$ 0,84 Articulado (18 metros) = R$ 1,00

10 Custo médio por passageiro por km Padron (65 pas = 15,5 p/km) = R$ 0,054 Articulado (130 pas = 24,7 p/km) = R$ 0,040 TRÓLEBUS

11 Emissão de Poluentes: ZERO Ruído: 60 decibéis (db) Trólebus Vantagens Ambientais

12 1 litro de diesel equivale a 2,7 kg de carbono na atmosfera 1 ônibus roda km/mês Consumo de 1,8 km/l = litros/mês = 10,5 ton/mês 200 veículos = ton/mês ton/ano Trólebus Vantagens Ambientais

13 TRÓLEBUS 12 metros Piso Baixo Calefação Sistema Autônomo a Baterias Passageiros: 40 Sentados 60 Em Pé Motor Elétrico de Tração: 135 / 270 kW

14 TRÓLEBUS 12 metros Piso Baixo Ar Condicionado Passageiros: 39 Sentados 31 Em Pé Motor Elétrico de Tração: 120 / 240 kw

15 TRÓLEBUS CA 12 metros Entrada Baixa Ar Condicionado Passageiros: 32 Sentados 47 Em Pé 1 Espaço para Cadeira de Rodas Inversor Microprocessado Motor Elétrico de Tração: 165 / 330 kW

16 18 metros Articulado Piso Convencional Ar Condicionado Passageiros: 48 Sentados 97 Em Pé Motor Elétrico de Tração: 200 / 400 Kw TRÓLEBUS CA

17 Os ônibus híbridos Eletra são veículos tracionados exclusivamente por um motor elétrico. Híbridos tipo série. A operação destes veículos é similar ao Trólebus, porém geram sua própria energia elétrica on board, fazendo uso de um motor de combustão interna que aciona um gerador elétrico. O Grupo Motor Gerador (GMG) trabalha em rotação constante. A potência gerada é usada para alimentar o motor elétrico e, quando necessário, carregar um pequeno banco de baterias. Durante períodos de rápida aceleração ou na subida de rampas, a potência acumulada previamente no banco de baterias é adicionada à potência total gerada pelo GMG e direcionada para o motor de tração, possibilitando rápidas saídas. Em função do controle eletrônico, o ônibus acelera e desacelera suavemente, como um Trólebus. Independem da rede aérea, podendo operar em qualquer circuito urbano. Tecnologia Híbrida Elétrica

18 MOTOR DIESEL 90 Hp GERADOR 60 kW ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO 12 metros – GMG Diesel / Elétrico

19 12 metros – Sistema Eletrônico de Tração Potência do Motor de Tração: Pn= 120 kW Pp= 240 kW ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO

20 12 metros – Banco de Baterias ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO

21 Alta eficiência energética. Redução no consumo de combustível: 10% a 25%, dependendo do percurso e da velocidade média. Maiores taxas de aceleração e frenagem, o que significa maior velocidade média. Frenagem regenerativa. Maior durabilidade das lonas de freio (cerca de 4 vezes mais) devido a existência da frenagem elétrica, além da pneumática. a diesel Custo operacional e de manutenção inferiores em até 25% em relação aos custos de um veículo a diesel convencional equivalente. Operação suave, conforto e preferência do passageiro e do motorista. ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO Vantagens Operacionais

22 Pode operar com diferentes tipos de combustíveis: Diesel, Biodiesel, Etanol, Metanol, GNV, Célula Combustível ou Micro-turbina, uma vez que o princípio operacional permanece o mesmo (Híbrido). Baixo risco tecnológico. Rapidez na manutenção preditiva e corretiva (diagnóstico de falhas). Alto grau de confiabilidade. ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO Vantagens Tecnológicas

23 Emissão de Poluentes Híbrido: Particulados (PM) (fumaça): 90% de redução Hidrocarbonetos (HC) e Monóxido de Carbono (CO): 60% de redução Óxido de Nitrogênio (NOx): 25% de redução Fonte: Relatório da COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro Ruído 65 decibéis (db). ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO Vantagens Ambientais

24 ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO 12 metros Entrada Baixa Ar Condicionado Passageiros: 34 Sentados 31 Em Pé Motor Diesel: 90 Hp Gerador: 60 kW Motor Elétrico de Tração: 120 / 240 kW

25 ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO 12 metros Piso Baixo Ar Condicionado Painéis Fotovoltáicos Datalog Passageiros: 30 Sentados 32 Em Pé 1 Espaço para Cadeira de Rodas Motor Diesel: 90 Hp Gerador: 60 kW Motor Elétrico de Tração: 120 / 240 kW

26 ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO 15 metros Piso Baixo Ar Condicionado Passageiros: 33 Sentados 48 Em Pé 1 Espaço para Cadeira de Rodas Motor Diesel: 160 Hp Gerador: 120 kW Motor Elétrico de Tração: 180 / 360 kW

27 ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO 18 metros Articulado Piso Convencional Ar Condicionado Passageiros: 47 Sentados 103 Em Pé Motor Diesel: 160 Hp Gerador: 120 kW Motor Elétrico de Tração: 180 / 360 kW

28 ÔNIBUS HÍBRIDO Elétrico/Etanol CA 13,5 metros Entrada Baixa Ar Condicionado Passageiros: 34 Sentados 31 Em Pé Motor Etanol: rpm Gerador: 60 kW Motor Elétrico de Tração: 165 / 330 kW

29 PATENTES ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO

30 PRÊMIOS ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO

31 THE WORLD TECHNOLOGY AWARDS ÔNIBUS HÍBRIDO ELÉTRICO

32 BRT com Ônibus Elétrico Reduz poluição Otimiza o uso da energia Reduz congestionamentos Reduz o tempo de viagem Maior segurança Integração com outros modais Mobilidade

33 Rede Aérea

34 R$ ,00 por km (ida e volta) Subestações Elétricas R$ ,00 por km (ida e volta)

35 BRT Transcarioca 1 = 28 km orçado em R$ 26 mi/km 10/01/2011 Transcarioca 2 = 11 km orçado em R$ 49,8 mi/km 10/01/2011 Salvador = 42 km orçado em R$ 13,6 mi/km 17/02/2011 Belo Horizonte = 38 km orçado em R$ 13 mi/km BH Trans 25/02/2011

36 Poluição Visual ???

37

38 Obrigado Eletra Industrial Ltda Rua Monteiro Lobato, 96 – Montanhão São Bernardo do Campo – SP Fone: José Antônio do Nascimento


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