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Utilizando o Social Listening nos seus Negócios

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Apresentação em tema: "Utilizando o Social Listening nos seus Negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Utilizando o Social Listening nos seus Negócios
O Valor da Netnografia nos Social Meeting Points Online para os Insights de Mercado Sérgio Lage Carvalho

2 Empresas que querem buscar oceanos azuis e janelas estratégicas de novos negócios precisam identificar e mapear esses meeting points e conhecer e engajar esses ‘novos’ nanosegmentos com interesses e práticas relativamente homogêneos Eles agora se conhecem e conectam nas redes sociais e na blogosfera E, em geral, respondem aos estímulos do mercado, fazendo com que a oferta possa ser mais adaptada e satisfazer suas demandas e expectativas Era da Hipertargeting

3 Marketing da Cauda Longa
Sua empresa já está sintonizada com o novo marketing da diversidade? Ela consegue identificar e interagir com os diversos micromercados e as diversas comunidades que estão, nesse momento, conversando e discutindo sobre temas de interesse ligados ao contexto da sua empresa? Marketing da Cauda Longa

4 Realidade Integrada e Aumentada
Dimensões do online e offline já se integraram A realidade ficou mais extensa e dinâmica com o advento das TICs e dos facilitares e mediadores tecnológicos Realidade Integrada e Aumentada

5 Territórios e Fronteiras
Internet intensifica o processo de segmentação de cauda longa Ela permite e aproxima o encontro de iguais e forma novos nichos de consumo. A realidade integrada é formada por multiplataformas, foruns, chats, canais e comunidades e redes sociais segmentadas As pessoas não são, elas estão! (Agora, somos todos multivíduos) Um mesmo consumidor pode se enquadrar em vários targets porque todos possuem interesses, estilos e ocasiões de vida variados Territórios e Fronteiras Abertas

6 Podemos utilizar as mídias sociais para entender melhor as pessoas e nossa cultura?
Prisma da Conversação

7 Encontros e Interações Tipologia de Comunidades e Grupos Online
“A group of people who share social interaction and common ties between themselves and the other members of the group and share an area for at least some of time” Hamman Esses social meeting points são os mais diversos e versam sobre temas e conteúdos específicos de interesse, criam um elo de conexão, onde os usuários compartilham dicas, interesses e aspirações comuns: um mesmo repertório de afinidades eletivas, valores, práticas e estilos de vida Encontros e Interações Tipologia de Comunidades e Grupos Online Comunidades de Práticas e Interesses Comunidades de Gosto e Estilo Comunidades de Consumo e Marca

8 para usarmos Redes Sociais
Auto-Expressão Conexão Consumo de Conteúdo Compartilhamento Criação Busca de Informação Colaboração Crítica Diversão Transações para usarmos Redes Sociais Motivações Básicas

9 Grupos e Redes Sociais Devotos Insiders
___________________________________________________ Envolvimento com o tema _______________________________________________ Grupos e Redes Sociais Envolvimento com o grupo Neófitos Sociáveis Kozinets

10 As relações mais significativas e autênticas se dão
entre pessoas, não entre consumidores e marcas Netnografia é uma metodologia de pesquisa exploratória de caráter interpretativo inspirada no método etnográfico tradicional da antropologia e adaptada para o estudo das comunidades virtuais/online Embora exija acompanhamento contínuo esforço ela é um método eficiente e barato e nos fornece informações real time sobre o que nossos targets pensam e discutem nos foruns, canais e redes sociais segmentadas Ela é um método qualitativo e se baseia na participação observante e na micro-análise Não está centrada na mensuração e na mensuração de dados, mas focada nas manifestações, narrativas e trocas de experiências, valores e percepções entre pessoas: no que sentem, pensam e falam Social Media Insights

11 Nenografia das Culturas e Comunidades Online
Podemos ter acesso a realidade e compreender melhor o mundo que vivemos estudando as interações e conversas nas diversas interfaces e plataformas sociais? Qual a importância de mapear e captar os insights e entender o mindset dos consumidores através da mediação das telas, nas redes e mídias sociais ? Nenografia das Culturas e Comunidades Online

12 Quais os principais plataformas e canais que concentram fãs e usuários do seu produto ou marca ou estão próximos ao core e contexto da sua empresa no ambiente online? Quais canais e comunidades merecem ser melhor monitoradas e estudadas? O que devemos observar? Mapeamento e Seleção

13 As Fases do Pesquisa Netnográfica
Definição do Projeto de Pesquisa: questões centrais, método e objetivos da pesquisa 2. Mapeamento e Seleção: Identificação dos Meeting Points para pesquisa (Buscar as comunidades e canais de engajamento de meus targets: os meeting points onde se reúnem, interagem e conversam) 3. Social Listening: Imersão (entrée) e Participação Observante 4. Coleta de Dados e Insights 5. Análise e Interpretação: Highlights da pesquisa 6. Geração e Edição de Insights e Concept Development de Novos Negócios As Fases do Pesquisa Netnográfica

14 Os 4 Ps dos Meeting Points
Propósito: O que os aproxima e qual o conjunto de interesses que engaja o grupo e forma sua microcultura Plataforma: Como é sua estrutura física e como ela funciona; qual é o grau de engajamento e como é a participação e interação dentro do canal Perfil/Pessoas: quem são os usuários e seguidores, quais os mais ativos, quem forma opinião e seus graus de interesse e envolvimento com os temas Preferências: Quais os perfis dos participantes, do que mais gostam de discutir, sobre o que postam, discutem e conversam, suas expectativas, percepções, experiências e demandas Os 4 Ps dos Meeting Points

15 Diversos grupos se reúnem para conversar e relatar suas experiências, fazer amizades e ‘descolar’ até mesmo um cantinho e um sofá na casa de estranhos na sua próxima viagem Mercado de Turismo

16 Mercado de Experiências
Viver a vida intensamente é um comportamento que vem se alastrando no mercado. As pessoas se cansaram da rotina e estão dispostas a encarar diversas formas de experimentação. Hoje se pode comprar saltos de paraquedas, passeios em lugares exóticos e aulas de esgrima, por exemplo. E todas estas experiência criam histórias que são compartilhadas nas redes sociais Quem nunca postou a foto daquele fim de semana incrível ou aquele restaurante de comida exótica? Mercado de Experiências

17 Mães tardias Mães executivas Discutir o dia a dia da gravidez Fotos e nomes de bebês Alimentação e cuidados com o bebê Tentando engravidar: tratamentos e histórias

18 Grávida: Estado Civil Mãe (Solteira)
Blog destinados as mulheres que engravidaram "sozinhas” Cerca de 1300 aparições em resultados de busca no Google Cerca de 40 sites e blogs sobre o tema. Mais de 30 páginas só no Facebook

19 Aumento expressivo das tribos ligadas ao conceito de wellness e alimentação saudável
Vida Saudável

20 Cresce o número de comunidades e canais onde fãs dividem experiências relacionadas ao variado mundo das cervejas Cervejeiros

21 Baristas Quem não gosta de tomar um bom café?
Poucas pessoas imaginam que estes baristas e especialistas responsáveis por essa nova paixão possuem sites de conteúdo e se reúnem em confrarias online Nestas plataformas eles trocam informações de eventos, receitas, dicas interessantes e muitas outras informações. As oportunidades de negócio podem estar vinculada à criação de parcerias com as marcas de cafés gourmet  Baristas

22 O Valor do Social Media Insights
Importante no novo marketing é gerenciar melhor o que sua empresa ouve nos diversos canais de conversação Engajar e administrar a participação de seus targets e audiências Criar e comunicar valor com o consumidor a partir da sua experiência e de suas demandas mais customizadas Captar e interpretar os diversos insights e transformá-los em idéias criativas e relevantes de negócios para seus micromercados DEFICIENTES ONLINE O Valor do Social Media Insights Conclusão:

23 Obrigado a todos


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