A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 11 Fábio Nakano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 11 Fábio Nakano."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 11 Fábio Nakano

2 Aquecimento... Demonstre por indução que: Sn= (2n-1)=n2

3 Projeto coletivo Quantos grupos já concluiram o projeto?
Tempo de execução (ns) Número de comparações comprimento do vetor 28000 41000 20000 42500 21500 12000 499500 1000

4 São aprox. 11 grupos 1 roda problemas de tamanho até 2000 em intervalos de 10 2 rodam problemas de 2000 a em intervalos de 100 3 rodam problemas de até em intervalos de 200 5 rodam problemas de até em intervalos de 500 Roda por algumas horas (6?), pode (deve) paralelizar

5 Recursão É um conceito em computação.
É relacionado ao conceito de indução pois É uma forma indutiva de definir programas. Nesta, um método chama a si mesmo com os parâmetros adequados.

6 Exemplo Definição: n!=n*(n-1)! E 0!=1
Construa um método recursivo que calcula n!

7 Como se implementa recursão em um computador?
TAD - Pilha Prog - Pilha de execução Prog – Chamada de função Prog - Recursão

8 Como o método recursivo calcula 4!

9 Alguns problemas práticos...

10 Poupança! Capital: c Capital inicial: c0 Taxa mensal de juros: i

11 Juros! Em um período: c=c0*(i+1) Em n períodos: c=c0*(i+1)^n
Escreva o pseudo-codigo que calcula o capital após n períodos iterativamente e recursivamente. Diga como funciona e qual a complexidade de tempo e de espaço contando também o espaço ocupado pela pilha de execução.

12 Parcelamento Quando compramos algo à prestação, a operação financeira equivale a tomar um empréstimo para comprar o bem e pagar a dívida em prestações. Para quem empresta, é como se fosse um depósito em aplicação de renda fixa. É claro que se render menos que a poupança, é melhor nem emprestar.

13 Amortização Dada uma dívida, amortizamos a dívida pelo seguinte processo: Di=Di-1*(1+i)-Pi , para i>0, quando o pagamento é feito a mês vencido

14 Escreva um programa que simula a amortização de empréstimos
... Suponha que o valor da parcela seja fixo. Como você usaria o programa para calcular o valor da parcela?? ... É o jeito mais eficiente??

15 “Tabela” Price Parcelamento (amortização) com parcelas fixas.
Di=Di-1*(1+i)-Pi , quando o pagamento é feito a mês vencido, para i>0 D0=(P/i)*(1-(1/(1+i)^n)) para parcela constante e resíduo zero.

16 Demonstre que a fórmula da tabela Price é correta

17 Um vendedor lhe oferece um conjunto de sala em 8 parcelas, sem entrada e “sem juros” com prestações mensais de R$100,00. A remuneração da poupança é de 0.5% a.m. De quanto deve ser o desconto mínimo para que seja vantagem pagar à vista??

18 Actuarial analysis via branching processes
O problema de cálculo do passivo atuarial de um fundo de pensão pode ser modelado e resolvido recursivamente.

19 Métodos Quantitativos Aplicados à Administração de Empresas I
Mais sobre isso em... Métodos Quantitativos Aplicados à Administração de Empresas I

20 Recorrência É o nome bonito que damos para séries em que os termos são definidos em função dos termos anteriores. Até agora trabalhamos definindo e resolvendo recorrências.

21 Resolver os exercícios 1, 1,2, 1,2,3 de:
Ex 1 depois do exemplo 1, Ex 1,2 depois do exemplo 2 Ex. 1,2,3 depois do exemplo 3 Ler e no mínimo pensar na solução dos demais exercícios.

22 Sumário Complexidade assintótica Indução matemática Recursão
Pode ser aplicada para tempo de execução, espaço em memória ou qualquer outro fator limitante. Dá uma idéia do crescimento do fator limitante em função do tamanho do problema. Indução matemática Base, hipótese, passo Recursão Está intimamente ligado ao conceito de indução matemática. É uma maneira indutiva de definir programas Em geral requer mais memória (implicitamente, pelo requisito de pilha de execução) É mais poderoso que um programa monolítico Recorrências Juros compostos Tabela “price” Como resolver uma recorrência: “adivinhar” e depois provar por indução. Complexidade de algoritmos recursivos Geralmente recaem em uma recorrência. Teorema mestre – na próxima aula.


Carregar ppt "Aula 11 Fábio Nakano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google