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1 Finding & Developing People PERFIL DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA Kienbaum – Keseberg & Partners Consultoria em Recursos Humanos Ltda. Cláudia Conserva.

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1 1 Finding & Developing People PERFIL DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA Kienbaum – Keseberg & Partners Consultoria em Recursos Humanos Ltda. Cláudia Conserva. Cristiana Reis. Junho/2012 Belo Horizonte, Brasil

2 2 Esta apresentação contempla três etapas... Nossa Organização 1 Mudanças no Ambiente Empresarial 2 Competências Essenciais para o Profissional de Logística 3

3 3 Esta apresentação contempla três etapas... Nossa Organização 1 Mudanças no Ambiente Empresarial 2 Competências Essenciais para o Profissional de Logística 3

4 4 A Kienbaum na Alemanha e no Mundo A Kienbaum no mundo: A Kienbaum no Brasil: Mais de 60 anos de experiência na área de Recursos Humanos Presença em 23 países, com mais de 35 escritórios em grandes centros comerciais Mais projetos de consultoria implantados em grandes empresas, em todo o mundo Líder de mercado na Alemanha e umas das 5 maiores consultorias de capital humano da Europa Atuação no mercado brasileiro desde 1985 Empresa com capital 100% nacional 75 colaboradores e consultores especializados Mais de projetos concluídos Mais de 170 clientes de vários segmentos

5 5 A Kienbaum no Brasil A Kienbaum é a única empresa de consultoria no Brasil que integra os serviços de Executive Search, com o Know-how de uma consultoria de Gestão de Negócios e Recursos Humanos MISSÃO Contribuir de forma significativa e marcante para o crescimento sustentável de nossos clientes, comprometidos continuamente com o desenvolvimento de seus negócios e de seus recursos humanos VISÃO Ser a melhor empresa de consultoria de Recursos Humanos que integra Executive Search, Gestão de Negócios e Gestão do Capital Humano da América Latina VALORES -Conhecimento -Relacionamento -Confiança

6 6 Nosso diferencial Equipe de Profissionais Seniores Modelo de Consultoria Integrada Abordagem Empreendedora Neutralidade e Independência Foco na Execução

7 7 Áreas de atuação Executive Search Gestão do Capital Humano Gestão de Negócios Governança em Empresas Familiares FOCO Assegurar que a Gestão do Capital Humano esteja alinhada ao Modelo de Negócio do Cliente Definir e realizar a estratégia do negócio Desenvolver e perpetuar Organizações Familiares Selecionar e recrutar altos executivos e média gerência

8 8 Clientes nos diversos setores da economia 21,2 3,9 2,6 3,9 5,3 6,6 7,9 Outros Automotivo Siderurgia / Metalurgia Saúde Ind. Química / Farmacêutica Serviços TI / Telecom Energia Têxtil Alimentício Transportes Construção Financeiro / Seguros Varejo Moveleiro Bens de Capital

9 9 Clientes

10 10 Nossa Organização 1 Mudanças no Ambiente Empresarial 2 3 Competências Essenciais para o Profissional de Logística

11 11 Redução de níveis e da força de trabalho; Busca de uma maior produtividade nas organizações; Crescimento da demanda de informação; Fim da estabilidade e do emprego único; Aumento da pressão por redução de custos Ajustes: Reengenharia, automação e downsizing; Nas décadas de 90 e 2000, as empresas passaram por grandes transformações, visando melhorar sua competitividade

12 12 Gerir hoje uma grande empresa é bem mais complexo e mais desafiador do que no passado.

13 13 Nossa Organização 1 Mudanças no Ambiente Empresarial 2 Importância da Logística no Contexto Brasil 3 Competências Essenciais para o Profissional de Logística 4 Perguntas / Respostas 5

14 14 A evolução do conceito de logística A logística consiste no planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem de matérias-primas e produtos acabados desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

15 15 A função de Logística sofreu grande evolução e passou a exercer um papel estratégico nas organizações Fonte: Instituto ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain Ampliação do escopo: de transporte para supply chain Visão das atividades logísticas: segregada em diferentes áreas para atividades integradas Destaque da área nos organogramas das empresas Como resultado de uma percepção do potencial que as atividades logísticas possuem para criar valor para seus clientes

16 16 Logística é definida em função das necessidades dos clientes Logística é o conjunto de atividades que devem ser realizadas para atender às necessidades de clientes cada vez mais exigentes, sendo que as empresas procuram a diferenciação através: do cumprimento de prazos, de entregas sem erros, de pedidos perfeitos, e de um amplo leque de atributos de serviço que vão além dos convencionais requisitos ligados a prazos e quantidades atendidas. Boa parte das empresas no Brasil hoje tem diretorias de logística, essa não era a realidade há pouco mais de dez anos. O executivo dessa área é cada vez mais valorizado por seu papel na redução de custos e melhoria dos serviços prestados.

17 17 O Brasil somente se tornará mais competitivo se houver uma melhoria na infra-estrutura de logística tanto em termos de comércio exterior... O comércio exterior brasileiro vem acompanhando a tendência mundial de crescimento e evoluindo a cada ano. As condições encontradas para a movimentação internacional no país são críticas em diversas áreas e modais. O escoamento de mercadorias enfrenta ineficiências em rodovias, hidrovias, ferrovias e portos, afetando especialmente os produtos de menor valor agregado, como as commodities agrícolas, responsáveis por grande parte da balança comercial brasileira. Diante deste cenário é necessário que as empresas busquem as melhores opções de escoamento de exportações e de importações e avaliem necessidades de investimentos em infra-estrutura logística ao longo do tempo.

18 18... Quanto em termos de comércio interno, onde o país ainda sofre de problemas críticos relacionados a logística Nossa infra-estrutura logística é deficiente: estradas intransitáveis, portos e aeroportos operando acima do limite de capacidade. Num cenário de crescimento acelerado e pressões de custos como a alta dos combustíveis; fundos de investimento buscando consolidar setores da economia; possível escassez de recursos, infra-estrutura e de capital intelectual; sustentabilidade nos negócios, O Supply Chain sofre novas pressões de reinventar-se para prover serviços superiores por meio da inovação E apenas um profissional com visão integrada e atuação estratégica poderá trazer resultados para as empresas

19 19 Nossa Organização 1 Mudanças no Ambiente Empresarial 2 3 Competências Essenciais para o Profissional de Logística

20 20 Qual é o perfil do profissional de Logística que as empresas procuram? Possui amplo entendimento do processo produtivo Demonstra conhecimentos sólidos em gestão de estoques Tem foco em qualidade na prestação de serviços Apresenta forte base em sistemas e tecnologias relacionadas ao tema Participa das decisões estratégicas da empresa Tem perfil articulador para lidar com interesses contraditórios das diferentes áreas envolvidas no processo (suprimentos, produção, cliente, etc.)

21 21 As empresas se queixam de não encontrar profissionais qualificados para atuar na área e os profissionais reclamam de baixos salários e poucas oportunidades. Com o aumento na complexidade das operações logísticas em nosso país, as empresas procuram profissionais com um nível de especialização ainda maior e não o encontram. Salários anuais por Faixa de valor e sexo Investimento anual em cursos e treinamentos Fonte: ILOS

22 22 Há várias áreas de atuação do profissional de logística

23 23 O profissional de hoje não é, proporcionalmente melhor do que o executivo do passado Adotamos, portanto, uma régua mais alta, atualmente, para o recrutamento de executivos. Recrutar corretamente um executivo, hoje, é: Qualitativamente diferente Mais difícil Mais importante, devido ao impacto financeiro e social muito mais alto, de uma contratação equivocada

24 24 Competência – Conceitos relacionados Competências são características possíveis de serem observadas nas pessoas, incluindo conhecimentos, habilidades e comportamentos que viabilizam uma performance superior. É um saber agir responsável e reconhecido, que implica em mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agreguem valor econômico a organização, e valor social ao indivíduo. Pessoas são viabilizadoras do negócio e da organização. O alinhamento da estratégia do negócio com a estratégia de gestão do Capital Humano é fundamental para o alcance dos objetivos organizacionais. COMPETÊNCIA CAPITAL HUMANO

25 25 Perfil de Competências DIMENSÕES DE ATUAÇÃO DA EMPRESA DIMENSÕES DE ATUAÇÃO DA EMPRESA DIMENSÕES DE ATUAÇÃO KIENBAUM DIMENSÕES DE ATUAÇÃO KIENBAUM A CONSOLIDAÇÃO DA VISÃO DA EMPRESA A CONSOLIDAÇÃO DA VISÃO DA EMPRESA O MODELO DE COMPETÊNCIAS DEVE GARANTIR A PRESERVAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EMPRESA PRINCÍPIOS DA EMPRESA A PRESERVAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EMPRESA PRINCÍPIOS DA EMPRESA +... E CONTEMPLAR Crescimento rentável Excelência operacional Equipes de alta performance Negócios Competências que desenvolvem os Negócios Liderança Competências que desenvolvem as Lideranças Processos Competências que garantem a eficácia dos Processos A REALIZAÇÃO DA MISSÃO DA EMPRESA A REALIZAÇÃO DA MISSÃO DA EMPRESA

26 26 Foco em resultados Visão Estratégica Visão integrada e sistêmica do negócio Visão integrada e sistêmica do negócio Atributos da Liderança Líder que assegura os resultados Líder que constrói o futuro Líder que transpõe limites Competências Liderança e Desenvolvimento de Pessoas Liderança e Desenvolvimento de Pessoas Trabalho em equipe Paixão pelo que faz Liderança = Atributos + Resultados Orientação para o cliente Orientação para o cliente Iniciativa e Senso de Urgência Iniciativa e Senso de Urgência Capacidade de Transformação Capacidade de Transformação Perfil de Competências necessárias para o profissional de logística

27 27 Definição da Competência e Descrição dos Comportamentos PAIXÃO PELO QUE FAZ Realiza-se no trabalho, dando o melhor de si. Tem prazer, paixão e orgulho pelo que faz, transmitindo esse sentimento para a equipe. Mantém altos níveis de energia e envolvimento emocional positivo da equipe com o trabalho. Compromete-se com a empresa e envolve-se com ela, como se a mesma lhe pertencesse. Gosta tanto do que faz que, transmite esse sentimento a todos a sua volta, clientes, pares e equipe. Assume o trabalho como fonte de motivação constante, principalmente quando o mesmo exige superação de desafios. Concilia os interesses relacionados a seu trabalho com os interesses pessoais. Entusiasma-se com os resultados da empresa como se fossem os de um empreendimento próprio. Perfil de Competências - Profissional de Logística

28 28 INICIATIVA E SENSO DE URGÊNCIA Capacidade de perceber, propor e executar ações, independente de solicitação, voltadas ao atingimento dos resultados propostos em curto prazo. Transforma problemas em oportunidades. Corre riscos calculados. Antecipa-se às necessidades das partes interessadas. Identifica e propõe oportunidades de melhoria em sua área e/ou processo. Age rapidamente em situações inesperadas. Demonstra auto-controle e assertividade ao trabalhar sob pressão. Ajuda espontaneamente colegas de outras áreas na solução de problemas. Perfil de Competências - Profissional de Logística Definição da Competência e Descrição dos Comportamentos

29 29 CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO Lidera equipes para promover mudanças construtivas para a empresa, através da capacidade de discutir e influenciar positivamente outras pessoas a colaborarem, para reverter situações desfavoráveis e efetivar os objetivos organizacionais. Ao gerenciar mudanças, proporciona as melhores condições para a equipe se adaptar. Empreende processos críticos de mudança, agindo com determinação, mesmo diante de reações negativas. Mantém a autoconfiança, mesmo em situações complexas e de risco. É capaz de conduzir processos de obtenção de consenso, agindo com flexibilidade e facilidade de adaptação. Para estimular mudanças, descreve os benefícios e a forma como acredita que as mesmas possam ocorrer. Utiliza dados e recursos previamente preparados para convencer e levar a frente seus propósitos. Perfil de Competências - Profissional de Logística Definição da Competência e Descrição dos Comportamentos

30 30 VISÃO ESTRATÉGICA Compreende o negócio da empresa e suas inter-relações com o mercado, desenvolvendo estratégias junto a clientes, fornecedores e concorrentes, de modo a gerar resultados imediatos e futuros, bem como propor alternativas e soluções em função de mudanças externas. Recomenda / implementa ações preventivas e/ou corretivas, considerando os riscos e impactos de mercado no seu Negócio. Vislumbra o futuro e analisa tendências para criar novos caminhos e alternativas de negócio, com impactos no médio e longo prazos. Desenvolve soluções eficazes com uma abordagem sistêmica, considerando e organizando múltiplas variáveis complexas. Abre mão de vantagem de curto prazo para sua área/processo em função de resultados de longo prazo. Faz uso efetivo das informações sobre mudanças na economia, clientes e concorrência, traduzindo-as em ação. Transmite à equipe uma visão abrangente do trabalho, integrando a atividade específica ao negócio e às metas da empresa/área. Perfil de Competências - Profissional de Logística Definição da Competência e Descrição dos Comportamentos

31 31 VISÃO INTEGRADA E SISTÊMICA DO NEGÓCIO Habilidade de enxergar o negócio de forma sistêmica. Mantém-se constantemente atualizado no que se refere aos principais processos, desafios, riscos, pontos fortes e pontos fracos de cada área. Envolve analisar as situações numa perspectiva de médio e longo prazo, identificando oportunidades de otimizar as interfaces e práticas relacionadas à sua área de atuação. Conhece as necessidades das partes interessadas e antecipa-se a elas. Realiza leitura do cenário interno e atua sobre as oportunidades de melhoria. Conhece todos os processos - chave da empresa. Cria um ambiente que favorece a troca de informações e abre espaços para questionamentos e o surgimento de novas idéias e alternativas. Solícita, fornece as informações com o nível de detalhe apropriado ao público ao qual está se dirigindo. É assertivo e persuasivo em suas colocações e declara seus pontos de vista aos pares e superiores quando existem divergências de idéias. Conquista confiança e credibilidade através da transparência em suas interações. Representa a imagem da empresa na comunidade/mercado, onde é reconhecido pela seriedade e integridade com que trata suas relações/interações. Avalia o impacto de suas decisões no resultado geral da empresa. Promove e utiliza a sinergia entre as unidades e áreas do grupo em benefício dos resultado Perfil de Competências - Profissional de Logística Definição da Competência e Descrição dos Comportamentos

32 32 LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Estabelece vínculo de confiança com a equipe, inspirado pelo exemplo pessoal e comunicação simples e direta, apontando metas e caminhos e equilibrando exigência e afetividade. Dá feedback sobre o desempenho das pessoas periodicamente. Mostra-se disponível para atender as pessoas de sua equipe quando procurado. Cria ambiente motivador. Motiva a equipe através da clareza de direção e estímulo aos avanços conquistados. Domina o processo e interage com as pessoas de modo seguro e hábil, o que se traduz em respeito, por parte da equipe. Assegura que a equipe tenha as informações e recursos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos. Busca a contribuição de seus colaboradores para a conquista de objetivos mútuos. Identifica colaboradores com potencial de crescimento e prepara-os para a carreira. Troca informações e experiências com equipe, colegas de trabalho e fornecedores estimulando o desenvolvimento profissional mútuo. Expressa reconhecimento ao bom desempenho e age com rigor profissional frente ao desempenho insatisfatório. Perfil de Competências - Profissional de Logística Definição da Competência e Descrição dos Comportamentos

33 33 FOCO EM RESULTADOS Dirige suas ações para realização de um trabalho que visa a superação de metas e padrões de excelência. Assegura que os resultados sejam atingidos dentro dos padrões esperados, a partir de ações de natureza rotineira e estruturada. Mostra-se determinado no alcance das metas, utilizando-se dos recursos disponíveis e direcionando o time para garantir os melhores resultados para a Organização. Define com clareza as metas para si e para sua área e estabelece planos de ação, buscando a superação contínua dos resultados, através do comprometimento pessoal na busca da eficácia. Monitora esforços e resultados, permitindo correção de rota em tempo real. Procura novos desafios, motivando-se com cada um deles. É persistente na busca por resultados. É exigente consigo próprio e com a equipe ao avaliar os resultados obtidos. Empenha-se em encontrar a melhor forma de desenvolver um trabalho. Perfil de Competências - Profissional de Logística Definição da Competência e Descrição dos Comportamentos

34 34 ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE Assegura que o cliente perceba valor diferenciado ao escolher a empresa. Identifica e atende de forma eficaz as suas necessidades e expectativas com o objetivo de conquistar, manter e estimular o crescimento contínuo da base de clientes Surpreende o cliente com ações que agregam valor e extrapolam suas expectativas. Soluciona questões do dia-a-dia e contorna eventuais problemas com assertividade. Prioriza o cliente em sua rotina de trabalho. Age com senso de urgência para servir a seus clientes. Consulta sistematicamente seus clientes para monitorar grau de satisfação e prevenir possíveis problemas. Voltado para o cliente, procura identificar e propor oportunidades de melhoria, estimulando outros a fazer o mesmo. Usa sua experiência e conhecimento em produtos, serviços, entrega e preços para resolver problemas e garantir o pleno atendimento e satisfação do cliente. Perfil de Competências - Profissional de Logística Definição da Competência e Descrição dos Comportamentos

35 35 TRABALHO EM EQUIPE Está associada à obtenção de resultados a partir da integração com outros profissionais e parceiros. Mobiliza esforços, clarifica idéias e busca coesão dentro das equipes, considerando a diversidade de idéias e a integração com trabalhos de outras áreas. Patrocina a participação de colaboradores em equipes com outros grupos de trabalho, sempre que essa atividade adicionar valor. Atua com pró-atividade quando percebe a possibilidade de agregar valor a pares, subordinados, superiores e grupos de trabalho, agindo de forma colaborativa. Procura identificar e incentivar interfaces entre as diversas áreas do negócio. Mobiliza esforços quando necessário e dá abertura para receber novas idéias de outras áreas que afetemdiretamente seu trabalho, reconhecendo a contribuição positiva das pessoas. Mantém a cooperação como filosofia e linha de conduta, o que representa um compromisso com o longo prazo. Compartilha know how e oferece idéias espontaneamente em todos os níveis da organização. Perfil de Competências - Profissional de Logística Definição da Competência e Descrição dos Comportamentos

36 36 Definição da Competência PAIXÃO PELO QUE FAZ Realiza-se no trabalho, dando o melhor de si. Tem prazer, paixão e orgulho pelo que faz, transmitindo esse sentimento para a equipe. Perfil de Competências - Profissional de Logística CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO Lidera equipes para promover mudanças construtivas para a empresa, através da capacidade de discutir e influenciar positivamente outras pessoas a colaborarem, para reverter situações desfavoráveis e efetivar os objetivos organizacionais.

37 37 Definição da Competência Perfil de Competências - Profissional de Logística VISÃO ESTRATÉGICA Compreende o negócio da empresa e suas inter-relações com o mercado, desenvolvendo estratégias junto a clientes, fornecedores e concorrentes, de modo a gerar resultados imediatos e futuros, bem como propor alternativas e soluções em função de mudanças externas. LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Estabelece vínculo de confiança com a equipe, inspirado pelo exemplo pessoal e comunicação simples e direta, apontando metas e caminhos e equilibrando exigência e afetividade. TRABALHO EM EQUIPE Está associada à obtenção de resultados a partir da integração com outros profissionais e parceiros.

38 38 Um currículo de destaque Currículo atual de um profissional de logística

39 39 Um currículo de destaque

40 40 Um currículo de destaque

41 Gráfico de Carreira Eficiência Gerencial Necessidade de aprimoramento Zona de alerta Zona de carreira ótima Zona voar alto " Desempenho padrão Zona de atenção Experiência (idade)

42 42 Finding & Developing People Obrigada. Cláudia Conserva. Cristiana Reis.


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