A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia e Desenvolvimento Mídia e suas publicidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia e Desenvolvimento Mídia e suas publicidades"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia e Desenvolvimento Mídia e suas publicidades
Universidade Federal de Santa Catarina Tecnologia e Desenvolvimento Mídia e suas publicidades Equipe: Fernando Junior Groff Matheus Antunes da Silva 11/2012

2 Sumário Definição; Histórico; Veículos da mídia; Publicidade;
Política; Manipulação; Consumismo; Meio ambiente; Propaganda enganosa; Referências.

3 Definição É a grafia aportuguesada da palavra media conforme a pronúncia em inglês. Media é o plural de medium, palavra latina que significa “meio”. Em comunicação, serve para designar todos os meios de comunicação. Dicionário: Qualquer suporte de difusão de informações capaz de transmitir uma mensagem a um grupo.

4 Histórico As pinturas rupestres simbolizam os primeiros
indícios da comunicação visual (Mesopotâmia). Nas ruínas de Pompéia, foram encontrados 23 quadros elaborados pelos comerciantes da Mesopotâmia e da Roma antiga destinados a propaganda de produtos.

5 Histórico Primeiro jornal em papel - Pequim ,713.
Prensa móvel de Guttenberg, 3600 páginas por dia, ano de 1440. Primeira publicação periódica regular, "Nieuwe Tijdinghen“ , Bélgica, ano de 1602. O jornal mais antigo do mundo ainda em circulação é o “Post-och Inrikes Tidningar” (editado na Suécia), que teve início em 1645.

6 Histórico Exibidas as primeiras imagens
televisionadas por John Baird, 1926. Surge a RCA ( Radio Corporation of America),1926. Em 1930 som e imagem começaram a ser enviados em conjunto, inicialmente eram enviados alternadamente.

7 Histórico No Brasil Primeira transmissão radiofônica oficial,
Epitácio Pessoa, 7 de setembro1922. Início da era comercial da rádio, 1930. Sugimento das rádios FM’s, 1960.

8 Veículos da Mídia publicitária.”
Segundo SANT’ANNA (2001), “Veículo é todo meio, forma ou recurso capaz de levar ao conhecimento do grupo consumidor a mensagem publicitária.”

9 Veículos da Mídia

10 Jornal Um dos mais antigos veículos de informações;
Disponibilidade de edições locais ou bairrista; Meio de grande impacto; Leitura em diversas situações e locais; Perecível; Possibilidade de encartes; Primeiro jornal – Acta diurna, Roma, César - noticiar os resultados das guerras, dos jogos, da igreja católica e das atividades políticas; O pasquim - entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de  oposição ao regime militar - porta-voz da indignação social brasileira; Diminuindo a circulação lentamente, porém continua alta. Publico formador de opinião

11 Revista Publicação para grandes regiões; Alta qualidade gráfica;
Boa seletividade quanto ao público; Circulação mensal; Chegou ao Brasil no início do século XIX, com a corte portuguesa; Revista online.

12 Rádio Flexibilidade; Delimitação de sua cobertura devido sua área de transmissão; Crescimento das redes de rádio via satélite; Grande número de estações; Rádio online; Utilizado por grande parte da população; Entretenimento; Notícias; Regionalização.

13 Televisão Poderoso meio de comunicação; Campanhas publicitárias;
Abrange todas as classes sociais; Mensagens compactas; Alto custo de produção e veiculação; Emissoras regionais, dificultando veiculação de mensagens locais; Programação fútil; Falar sobre tv fechada

14 Televisão Pouca diversidade de informações em TV aberta;
Informações prontas, com imagens finalizadas e extremamente produzidas; Grande poder de manipulação e alienação; Limita os comportamentos sociais; Influência nas opiniões e gostos dos brasileiros; Novela “Avenida Brasil” em 7 meses arrecadou 1 bilhão de reais. Falar sobre tv fechada

15 Cinema Faixa etária; Distribuição de brindes;
Anúncio em folheto da programação; Alto custo de produção; Maior qualidade; Pequeno número de expectadores.

16 Painéis Eletrônicos e Outdoors
Pontos estratégicos; Mensagens de interesse a população; Diversidade de tipos de empresas; Poluição visual; Proibição em determinados locais.

17 Internet Veículo que mais cresce no mundo; Infinidade de informações;
Grande abrangência; Baixo custo de produção e veiculação; Rapidez; Flexibilidade; Propagandas enviadas para cliente em potencial; Dificuldade de adaptação a determinados públicos; Vendas diretas; Conteúdo selecionado.

18 Publicidade Engloba diversas áreas do conhecimento que envolvam a difusão comercial de produtos; Propor caminhos para que a mensagem chegue ao publico alvo; Divulgar e persuadir; Criar desejos; Alterar percepções; Obter confiança.

19 Publicidade Publicidade de produto: Divulgar produtos;
Boa alternativa de escolha de consumo. Publicidade de serviços: Tem a função de “vender” produtos imateriais, serviços de bancos. Publicidade genérica (ou de commodities): Analisa o caso, promovendo algum atributo genérico Três atividades primárias: Injetar informações em sistemas de comunicação, ou marketing; Realizar a coordenação dos programas de informação entre produtores com objetivos comuns; Destacar os atributos comuns de uma determinada categoria de produto.

20 Publicidade Publicidade de varejo:
Patrocinados pelo intermediário, no caso, o varejista. Exemplo: “supermercados” ao divulgar os produtos fornecidos, neste tipo de publicidade os fornecedores não investem, somente o “supermercado” que patrocina a comunicação. Publicidade de classificados: Mensagens de compra, venda ou aluguel de imóveis, móveis, serviços profissionais, empregos etc.; Grande importância no faturamento de muitos jornais, servindo às vezes como a própria mola de investimentos. Publicidade comparativa: Faz insinuação alusiva aos produtos e serviços dos concorrentes; Mostra a superioridade de seus produtos.

21 Publicidade Publicidade cooperativa:
Realizado conjuntamente pelo fabricante com um ou mais lojistas, ou inversamente, associação de vários fabricantes a uma grande loja, para a produção de anúncios conjuntos. Publicidade de promoção: Divulga a promoção de vendas por meio de anúncios e comerciais veiculados nas mídias Publicidade legal: Compreende os anúncios, cuja, publicação é exigida das empresas de capital aberto, de fundações, de cooperativas de associação e entidades de classe, dos órgãos da administração pública direta ou indireta, por lei ou regulamentação específica Exemplos : Editais, comunicados.

22 Política Políticos sem mídia são pouco votados porque através dela eles se tornam conhecidos; Poder da mídia em uma eleição; Omissão de notícias; Políticos donos de diversos veículos de comunicação. Midia distorce fatos em pró de determinado canditato. Tiram o foco de acontecimentos do brasil e focam em o que esta acontecendo na novela, a fim de que a população não saiba dos podres da politica.

23 Política Um grupo geralmente apoia um ou mais partidos resultando em benefício mútuo. Oligopólio dos veículos da mídia Midia distorce fatos em pró de determinado canditato. Tiram o foco de acontecimentos do brasil e focam em o que esta acontecendo na novela, a fim de que a população não saiba dos podres da politica.

24 Política Políticos com maior número de veículos no Brasil
Midia distorce fatos em pró de determinado canditato. Tiram o foco de acontecimentos do brasil e focam em o que esta acontecendo na novela, a fim de que a população não saiba dos podres da politica.

25 Política Controle de veículos de mídia por partidos
Midia distorce fatos em pró de determinado canditato. Tiram o foco de acontecimentos do brasil e focam em o que esta acontecendo na novela, a fim de que a população não saiba dos podres da politica. Principais veículos controlados por políticos

26 Manipulação Estratégia da distração – desviar de problemas importantes com informações insignificantes Criar problemas e depois oferecer soluções – provocar o aumento da violência a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Estratégia da gradação – aplicando gradativamente medidas inaceitáveis tornando-as aceitáveis. Estratégia do deferido – medida “dolorosa e necessária” para aplicação futura

27 Manipulação Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão – diminuindo o senso crítico dos indivíduos Manter o público na ignorância e mediocridade – o público seja incapaz de compreender as tecnologias e métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. Reforçar a revolta pela autoculpabilidade – indivíduo acredita que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, não rebelando-se contra o sistema.

28 Manipulação O caso das FARCS
A mídia corporativa do mundo todo acusa a FARC de serem organizações terroristas; FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia; Organização que luta contra a ditadura; Antigos camponeses expulsos das terras por latifundiários e multinacionais, estes apoiados pelo poder público colombiano; Lutam contra injustiça para não Irem para as periferias das grandes cidades

29 Consumismo “Necessidade” de consumir;
Contravalores impostos para uma falsa sensação de felicidade; Poder aquisitivo para consumir – aceitação na sociedade; Ferramenta fundamental da obsolescência programada; Censura não, mas conscientização; Datas comemorativas – dia das crianças, natal, páscoa, dia dos namorados, dia dos pais, dia das mães, etc.; Novas gerações cada vez mais consumistas.

30 Consumismo

31 Meio Ambiente Desenvolvimento sustentável;
Conscientização da população; Todos fazem a sua parte (será?); Geração e processamento de lixo; Efeito estufa; Desperdício do uso de recursos naturais e energéticos; Países pobres – grandes lixeiras mundiais; Degradação das relações entre sociedade e natureza; Logística reversa – coletar produtos de suas marcas e dar um fim adequado a elas.

32 Meio Ambiente

33 Meio Ambiente Distribuição do lixo tecnológico no mundo

34 Propaganda enganosa

35 Propaganda enganosa

36 Propaganda enganosa

37 Vídeo

38 Vídeo

39 Referências  

40 Perguntas 1 - Explique a influência da mídia na política. 2 - Quais são os meios que a mídia utiliza para manipular as pessoas.

41 Muito Obrigado


Carregar ppt "Tecnologia e Desenvolvimento Mídia e suas publicidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google