A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Tecnologia e Desenvolvimento Universidade Federal de Santa Catarina Mídia e suas publicidades Equipe: Fernando Junior Groff Matheus Antunes da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Tecnologia e Desenvolvimento Universidade Federal de Santa Catarina Mídia e suas publicidades Equipe: Fernando Junior Groff Matheus Antunes da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 1 Tecnologia e Desenvolvimento Universidade Federal de Santa Catarina Mídia e suas publicidades Equipe: Fernando Junior Groff Matheus Antunes da Silva 11/2012

2 2 Definição; Histórico; Veículos da mídia; Publicidade; Política; Manipulação; Consumismo; Meio ambiente; Propaganda enganosa; Referências. Sumário

3 3 É a grafia aportuguesada da palavra media conforme a pronúncia em inglês. Media é o plural de medium, palavra latina que significa meio. Em comunicação, serve para designar todos os meios de comunicação. Definição Dicionário: Qualquer suporte de difusão de informações capaz de transmitir uma mensagem a um grupo.

4 4 Histórico As pinturas rupestres simbolizam os primeiros indícios da comunicação visual (Mesopotâmia). Nas ruínas de Pompéia, foram encontrados 23 quadros elaborados pelos comerciantes da Mesopotâmia e da Roma antiga destinados a propaganda de produtos.

5 5 Primeiro jornal em papel - Pequim,713. Prensa móvel de Guttenberg, 3600 páginas por dia, ano de Primeira publicação periódica regular, "Nieuwe Tijdinghen, Bélgica, ano de O jornal mais antigo do mundo ainda em circulação é o Post-och Inrikes Tidningar (editado na Suécia), que teve início em Histórico

6 6 Exibidas as primeiras imagens televisionadas por John Baird, Surge a RCA ( Radio Corporation of America),1926. Em 1930 som e imagem começaram a ser enviados em conjunto, inicialmente eram enviados alternadamente. Histórico

7 7 No Brasil Primeira transmissão radiofônica oficial, Epitácio Pessoa, 7 de setembro1922. Início da era comercial da rádio, Sugimento das rádios FMs, Histórico

8 8 Segundo SANTANNA (2001), Veículo é todo meio, forma ou recurso capaz de levar ao conhecimento do grupo consumidor a mensagem publicitária. Veículos da Mídia

9 9

10 10 Um dos mais antigos veículos de informações; Disponibilidade de edições locais ou bairrista; Meio de grande impacto; Leitura em diversas situações e locais; Perecível; Possibilidade de encartes; Primeiro jornal – Acta diurna, Roma, César - noticiar os resultados das guerras, dos jogos, da igreja católica e das atividades políticas; O pasquim - entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de oposição ao regime militar - porta-voz da indignação social brasileira; Diminuindo a circulação lentamente, porém continua alta. Jornal

11 11 Publicação para grandes regiões; Alta qualidade gráfica; Boa seletividade quanto ao público; Circulação mensal; Chegou ao Brasil no início do século XIX, com a corte portuguesa; Revista online. Revista

12 12 Flexibilidade; Delimitação de sua cobertura devido sua área de transmissão; Crescimento das redes de rádio via satélite; Grande número de estações; Rádio online; Utilizado por grande parte da população; Entretenimento; Notícias; Regionalização. Rádio

13 13 Poderoso meio de comunicação; Campanhas publicitárias; Abrange todas as classes sociais; Mensagens compactas; Alto custo de produção e veiculação; Emissoras regionais, dificultando veiculação de mensagens locais; Programação fútil; Televisão

14 14 Pouca diversidade de informações em TV aberta; Informações prontas, com imagens finalizadas e extremamente produzidas; Grande poder de manipulação e alienação; Limita os comportamentos sociais; Influência nas opiniões e gostos dos brasileiros; Novela Avenida Brasil em 7 meses arrecadou 1 bilhão de reais. Televisão

15 15 Faixa etária; Distribuição de brindes; Anúncio em folheto da programação; Alto custo de produção; Maior qualidade; Pequeno número de expectadores. Cinema

16 16 Pontos estratégicos; Mensagens de interesse a população; Diversidade de tipos de empresas; Poluição visual; Proibição em determinados locais. Painéis Eletrônicos e Outdoors

17 17 Veículo que mais cresce no mundo; Infinidade de informações; Grande abrangência; Baixo custo de produção e veiculação; Rapidez; Flexibilidade; Propagandas enviadas para cliente em potencial; Dificuldade de adaptação a determinados públicos; Vendas diretas; Conteúdo selecionado. Internet

18 18 Engloba diversas áreas do conhecimento que envolvam a difusão comercial de produtos; Propor caminhos para que a mensagem chegue ao publico alvo; Divulgar e persuadir; Criar desejos; Alterar percepções; Obter confiança. Publicidade

19 19 Publicidade de produto: Divulgar produtos; Boa alternativa de escolha de consumo. Publicidade de serviços: Tem a função de vender produtos imateriais, serviços de bancos. Publicidade genérica (ou de commodities): Analisa o caso, promovendo algum atributo genérico Três atividades primárias: Injetar informações em sistemas de comunicação, ou marketing; Realizar a coordenação dos programas de informação entre produtores com objetivos comuns; Destacar os atributos comuns de uma determinada categoria de produto. Publicidade

20 20 Publicidade de varejo: Patrocinados pelo intermediário, no caso, o varejista. Exemplo: supermercados ao divulgar os produtos fornecidos, neste tipo de publicidade os fornecedores não investem, somente o supermercado que patrocina a comunicação. Publicidade de classificados: Mensagens de compra, venda ou aluguel de imóveis, móveis, serviços profissionais, empregos etc.; Grande importância no faturamento de muitos jornais, servindo às vezes como a própria mola de investimentos. Publicidade comparativa: Faz insinuação alusiva aos produtos e serviços dos concorrentes; Mostra a superioridade de seus produtos. Publicidade

21 21 Publicidade cooperativa: Realizado conjuntamente pelo fabricante com um ou mais lojistas, ou inversamente, associação de vários fabricantes a uma grande loja, para a produção de anúncios conjuntos. Publicidade de promoção: Divulga a promoção de vendas por meio de anúncios e comerciais veiculados nas mídias Publicidade legal: Compreende os anúncios, cuja, publicação é exigida das empresas de capital aberto, de fundações, de cooperativas de associação e entidades de classe, dos órgãos da administração pública direta ou indireta, por lei ou regulamentação específica Exemplos : Editais, comunicados. Publicidade

22 22 Políticos sem mídia são pouco votados porque através dela eles se tornam conhecidos; Poder da mídia em uma eleição; Omissão de notícias; Políticos donos de diversos veículos de comunicação. Política

23 23 Um grupo geralmente apoia um ou mais partidos resultando em benefício mútuo. Oligopólio dos veículos da mídia Política

24 24 Políticos com maior número de veículos no Brasil Política

25 25 Controle de veículos de mídia por partidos Principais veículos controlados por políticos Política

26 26 Estratégia da distração – desviar de problemas importantes com informações insignificantes Criar problemas e depois oferecer soluções – provocar o aumento da violência a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Estratégia da gradação – aplicando gradativamente medidas inaceitáveis tornando-as aceitáveis. Estratégia do deferido – medida dolorosa e necessária para aplicação futura Manipulação

27 27 Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão – diminuindo o senso crítico dos indivíduos Manter o público na ignorância e mediocridade – o público seja incapaz de compreender as tecnologias e métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. Reforçar a revolta pela autoculpabilidade – indivíduo acredita que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, não rebelando-se contra o sistema. Manipulação

28 28 O caso das FARCS A mídia corporativa do mundo todo acusa a FARC de serem organizações terroristas; FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia; Organização que luta contra a ditadura; Antigos camponeses expulsos das terras por latifundiários e multinacionais, estes apoiados pelo poder público colombiano; Lutam contra injustiça para não Irem para as periferias das grandes cidades Manipulação

29 29 Necessidade de consumir; Contravalores impostos para uma falsa sensação de felicidade; Poder aquisitivo para consumir – aceitação na sociedade; Ferramenta fundamental da obsolescência programada; Censura não, mas conscientização; Datas comemorativas – dia das crianças, natal, páscoa, dia dos namorados, dia dos pais, dia das mães, etc.; Novas gerações cada vez mais consumistas. Consumismo

30 30 Consumismo

31 31 Desenvolvimento sustentável; Conscientização da população; Todos fazem a sua parte (será?); Geração e processamento de lixo; Efeito estufa; Desperdício do uso de recursos naturais e energéticos; Países pobres – grandes lixeiras mundiais; Degradação das relações entre sociedade e natureza; Logística reversa – coletar produtos de suas marcas e dar um fim adequado a elas. Meio Ambiente

32 32 Meio Ambiente

33 33 Distribuição do lixo tecnológico no mundo Meio Ambiente

34 34 Propaganda enganosa

35 35 Propaganda enganosa

36 36 Propaganda enganosa

37 37 Vídeo

38 38 Vídeo

39 39 de-publicidade.html brasil cresce-8-5--e-TV-tem-share-recorde.html da-nacao-brasileira/como-a-midia-utiliza-a-mentira-para-manipular/ Referências

40 Explique a influência da mídia na política. 2 - Quais são os meios que a mídia utiliza para manipular as pessoas. Perguntas

41 41 Muito Obrigado


Carregar ppt "1 Tecnologia e Desenvolvimento Universidade Federal de Santa Catarina Mídia e suas publicidades Equipe: Fernando Junior Groff Matheus Antunes da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google