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Estruturação de um Quadro de Bordo de Apoio à Gestão (Balanced Scorecard) DIS0213 Ana Isabel Martins Janeiro 2013.

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1 Estruturação de um Quadro de Bordo de Apoio à Gestão (Balanced Scorecard)
DIS0213 Ana Isabel Martins Janeiro 2013

2 Objetivos da Ação de Formação
Estruturação de um Quadro de Bordo de Apoio à Gestão (Balanced Scorecard) Objetivos da Ação de Formação Abordar os aspetos essenciais da gestão estratégica Objetivos da gestão estratégica Criação de valor Indicadores de criação e gestão de valor Apresentar os principais sistemas de gestão e de monitorização do desempenho empresarial Analisar os principais conceitos do BSC Integrar o BSC com outras ferramentas de gestão Aprender a criar e implementar o BSC Conhecer os benefícios e as dificuldades do BSC Estudar diversos casos práticos Balanced Scorecard

3 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.1 Estratégia empresarial
Estruturação de um Quadro de Bordo de Apoio à Gestão (Balanced Scorecard) 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.1 Estratégia empresarial 1.2 Gestão orientada para a criação de valor 1.3 Indicadores de criação de valor Balanced Scorecard

4 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.1 Estratégia empresarial
Gestão Estratégica Empresarial A essência da gestão estratégica é elaborar, por meio de uma abordagem inovadora e criativa, uma estratégia competitiva que assegure o êxito da organização nos negócios atuais, ao mesmo tempo em que constrói as competências essenciais para o sucesso nos negócios de amanhã. A gestão estratégica é um processo contínuo porque a estratégia realizada de uma organização nem sempre coincide com a estratégia pretendida, devido às constantes mudanças verificadas na sociedade e no ambiente dos negócios. Filho (2005: 3) Balanced Scorecard

5 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.1 Estratégia empresarial
Princípios para uma Gestão Estratégica de sucesso: Analisar o setor e o ambiente e a forma como estes influenciam a empresa, bem como os impactes que possíveis mudanças possam provocar na empresa em termos do seu desempenho futuro; Identificar as forças e fraquezas da empresa, as suas competências nucleares, capacidades, limitações, cultura, infraestruturas, tecnologias, capital intelectual e sistemas de informação; Balanced Scorecard

6 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.1 Estratégia empresarial
Princípios para uma Gestão Estratégica de sucesso: Explorar oportunidades, assumir riscos, empreender, inovar; Desenvolver competências nucleares com valores que satisfaçam clientes atuais e atraiam novos clientes; Associar os fatores externos (mercado e posição da empresa) com os internos (competências nucleares e recursos); Balanced Scorecard

7 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.1 Estratégia empresarial
Princípios para uma Gestão Estratégica de sucesso: Integrar um planeamento e a definição de objetivos a curto e a longo prazo; Estabelecer objetivos estratégicos específicos que possam melhorar a posição da empresa no mercado e objetivos mais gerais, tais como o aumento de lucro ou a redução de gastos; Balanced Scorecard

8 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.1 Estratégia empresarial
Princípios para uma Gestão Estratégica de sucesso: Avaliar a performance em termos dos objetivos previamente definidos e disponibilizar a informação a quem toma as decisões estratégicas; Equilibrar a ligação entre a empresa e o mercado da forma mais eficaz possível, antecipando mudanças e implementando e ajustando continuamente a estratégia a essas mudanças. Balanced Scorecard

9 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.2 Gestão orientada para a criação de valor
Criação de Valor pela Diferenciação Diferença no Desempenho Diferença na Adaptabilidade Oportunidade Reestruturar Reformular Revitalizar Qualidade Gastos Logística Pessoas Produtividade Sistemas Portfólio de produtos Canais de distribuição Preço Tecnologia Processos produtivos Crescimento Novos negócios Novos mercados Sinergias de recursos Direção estratégica CRIAÇÃO DE VALOR Fonte: Criado pela autora Balanced Scorecard

10 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.2 Gestão orientada para a criação de valor
Decisões que aumentam VALOR Operacionais Investimento Financiamento Crescimento ou Expansão Ganhos de Eficiência Reestruturações Diminuição do custo capital Aumento da taxa crescimento Aumento do período supranormal Aumento dos Cash-flows Balanced Scorecard

11 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.3 Indicadores de criação de valor
Análise de Projetos / Análise Financeira Os valores previstos são geralmente estudados no âmbito da Análise de Projetos de Investimento, cujos principais indicadores de viabilidade são o Valor Atual Líquido (VAL) e a Taxa Interna de Rendibilidade (TIR), indicadores calculados com base nos cash-flows previsionais. Os valores realizados são geralmente estudados no âmbito da Análise Financeira, cujos principais indicadores de desempenho são a Rendibilidade Financeira ou Rendibilidade dos Capitais Próprios (RCP) e a Rendibilidade Operacional ou Rendibilidade Económica do Ativo (REA), indicadores calculados com base nos resultados históricos. Balanced Scorecard

12 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.3 Indicadores de criação de valor
Lacunas dos RESULTADOS São significativamente dependentes dos métodos contabilísticos critérios de valorização das existências finais métodos de depreciações e amortizações políticas de constituição de provisões, imparidades e justo valor Não refletem necessidades de investimento Não refletem o verdadeiro VALOR Cash is a fact, profit is an opinion (Rappaport, 1998: 15) Balanced Scorecard

13 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.3 Indicadores de criação de valor
Compatibilização dos métodos de análise VAL CF Previsionais _|___|___|___|___|____________|_ Análise de Investimentos n CF Realizados MVA _|___|___|___|___|____________|_ Análise Financeira n Balanced Scorecard

14 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.3 Indicadores de criação de valor
Valor Económico Criado (Economic Value Added – EVA) Valor de Mercado Acrescentado (Market Value Added - MVA) Valor de Cash-flow Criado (Cash Value Added - CVA) A diferença em relação ao EVA é que é calculado com cash-flows Retorno Total para o Acionista (Total Shareholder Return - TSR) Valor ponderado dos dividendos (remuneração direta ao acionista) e da valorização da ação (remuneração indireta, dado que reflete a expectativa do mercado em relação ao crescimento e à rendibilidade da empresa no futuro) Balanced Scorecard

15 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.3 Indicadores de criação de valor
Utilização dos indicadores de criação de valor Measurement Management System Motivation Mindset Teoria dos 4 M’s Balanced Scorecard

16 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.3 Indicadores de criação de valor
EVA (Economic Value Added): Stern Stewart & Co. (1982) EVAn = ROn (1 - t) - Ativon -1  kmn EVAn = Ativon -1  (REA’n – kmn) Método das Taxas Criação de Valor para o Acionista: EVAn > REA’n > kmn Destruição Valor para o Acionista: EVAn < REA’n < kmn Balanced Scorecard

17 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.3 Indicadores de criação de valor
Como CRIAR VALOR? Através da obtenção de melhorias operacionais, a fim de aumentar a rendibilidade operacional (RO (1 - t)); Otimizando a estrutura de capitais de forma a minimizar o custo de capital (km); Investindo em projetos viáveis, com REA’ > km. Balanced Scorecard

18 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.3 Indicadores de criação de valor
Principais fraquezas do EVA Apresenta uma fraca correlação com o valor bolsista; Pode induzir em erro os gestores. O EVA é geralmente baixo em períodos iniciais de investimento e geralmente elevado nos períodos de maturidade; O EVA tende a ser superior em negócios ou empresas de maior dimensão e com resultados moderados e mais baixos (desfavorecendo a avaliação) em PME’s rentáveis. Ferreira (2002b) Balanced Scorecard

19 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.3 Indicadores de criação de valor
MVA (Market Value Added): Boston Consulting Group MVAn =  EVAn   (1 + kmn) MVAn =  [Ativon -1  (REA’n - kmn)   (1 + kmn)] MVA EVAn EVAn EVAn EVAn EVAn __|_____________|_____________|_____________|_____________|_ n n n n n kmn kmn kmn kmn MVAn = EVAn + EVAn-1 (1 + kmn) + EVAn-2 (1 + kmn-1) (1 + kmn) + + EVAn-3 (1 + kmn-2) (1 + kmn-1) (1 + kmn) + + EVAn-4 (1 + kmn-3) (1 + kmn-2) (1 + kmn-1) (1 + kmn) Balanced Scorecard

20 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.3 Indicadores de criação de valor
2007 2008 2009 2010 REA’ 22,3 % 17,4 % 19,7 % 16,7 % km 18,6 % 19,2 % 16,3 % 12,4 % Amplitude taxas 3,7 % - 1,8 % 3,4 % 4,3 % EVA 96,57 - 64,08 132,26 181,03 Coeficiente Cap.* 1,558 1,307 1,124 1 EVA capitalizado 150,46 - 83,75 148,66 MVA - 396,4 Coeficiente de Capitalização 2007 2008 2009 2010  (1 + kmn) 1,1921,1631,124 1,1631,124 1,124 1 Balanced Scorecard

21 1. GESTÃO ESTRATÉGICA 1.3 Indicadores de criação de valor
MVA = Valor Mercado Empresa - Valor Contabilístico do Ativo MVA = Valor Mercado Capital Próprio - Valor Contabilístico Capital Próprio Maximizar o MVA é o objetivo Maximizar o EVA é a ferramenta Balanced Scorecard

22 2.2 Análise Estratégica e de Mercado 2.3 Análise Financeira
Estruturação de um Quadro de Bordo de Apoio à Gestão (Balanced Scorecard) 2. PRINCIPAIS SISTEMAS DE GESTÃO E DE MONITORIZAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL 2.1 Gestão Global 2.2 Análise Estratégica e de Mercado 2.3 Análise Financeira Balanced Scorecard

23 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.1 Gestão Global
Principais funções dos SIG Suporte funcional; Suporte à decisão; Suporte estratégico; Monitorização de performance. Globalização promove os sistemas estratégicos Aparecimento dos PC’s Relatórios predefinidos Suporte à decisão com sistemas interativos Processamento de Dados Internet Balanced Scorecard

24 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.1 Gestão Global
SITEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE A Gestão da Qualidade Total (GQT), ou Total Quality Management (TQM), consiste numa estratégia com o fim de criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais e tem sido amplamente utilizada nos setores da indústria, da educação e dos serviços (públicos e privados). TOTAL: extensão para além dos limites internos da empresa, impondo o reconhecimento da importância da qualidade a todos os seus stakeholders (fornecedores, clientes, distribuidores e outros parceiros). Balanced Scorecard

25 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.1 Gestão Global
A certificação da qualidade é indispensável para as micro e PME dado que permite que estas obtenham vantagens competitivas face às grandes empresas, muitas vezes mais preocupadas com o volume de atividade. Permite ainda: Aumentar o nível de confiança; Aumentar o nível de satisfação dos clientes; Reduzir gastos internos; Aumentar a produtividade; Melhorar continuamente a imagem e os processos; Facilitar o acesso a novos mercados. Balanced Scorecard

26 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.1 Gestão Global
Em Portugal, a norma NP EN ISO 9001: 2008 – Sistemas de Gestão da Qualidade, assenta em oito princípios básicos: Focalização no cliente; Liderança; Envolvimento das pessoas; Abordagem por processos; Abordagem à gestão através de um SGQ; Melhoria contínua; Abordagem à tomada de decisões baseada em factos; Relações mutuamente benéfica com Fornecedores. Balanced Scorecard

27 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.1 Gestão Global
6 SIGMA Reestruturação dos processos internos com vista ao aumento de eficiência, à redução de gastos e à eliminação de desperdícios, otimizando o timing do ciclo de produção, eliminando: ZERO DEFEITOS Má imagem Garantias Ineficiências Incumprimento de prazos Excesso de Inventário Enganos Desperdícios Tempo de manutenção Balanced Scorecard

28 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.1 Gestão Global
Principais benefícios Acentuada redução dos gastos nas atividades nucleares da empresa; Melhoria dos índices de produtividade; Crescimento da quota de mercado; Aumento do índice de retenção de clientes; Redução do tempo de atendimento de pedidos; Redução do tempo para o lançamento de novos produtos; Redução de peças e produtos com defeitos; Aparecimento de uma nova cultura organizacional que valoriza a qualidade, a produtividade e a criação de valor Filho (2005: 141) Balanced Scorecard

29 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.1 Gestão Global
Business Intelligence (BI) O termo Business Intelligence (BI) refere-se essencialmente ao conjunto de técnicas e processos assentes em tecnologias e softwares, utilizados na identificação, extração e análise de dados empresariais, compilando centenas ou milhares de informações resultantes de diversos sistemas de informação. Os sistemas de BI fornecem dados históricos, dados atuais e previsões das principais operações empresariais. As suas funções mais comuns incluem a produção de relatórios, processamento analítico online, análises, data-mining, process-mining, gestão de desempenho empresarial, benchmarking, text-mining e previsões. Balanced Scorecard

30 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.1 Gestão Global
BUSINESS INTELLIGENCE: APLICAÇÕES FUNCIONAIS NAS EMPRESAS Comercial Consolidação financeira Análise do comportamento do consumidor Reporting financeiro Análise da rendibilidade de consumidores Operações/Logística Análise de cross-selling Eficiência operacional Análise da força de vendas Planeamento da produção Análise dos canais de distribuição Controlo de qualidade Marketing Análise da cadeia logística Penetração no mercado/segmentos Recursos Humanos Eficácia das campanhas de marketing Planeamento afetação recursos Análise do ciclo de vida do produto/serviço Avaliação de performance Finanças Análise da compensação Previsão, planeamento e orçamentação Avaliação de competências Análise de performance Fonte: Sezões et al.(2006: 10) Balanced Scorecard

31 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
SWOT Empresa Produção Rec.Humanos Forças e Fraquezas Marketing Aprovisionamento I & D Balanced Scorecard

32 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Economia Novos Concorrentes Rivalidade Produtos Substitutos Negociação Fornecedores Negociação Clientes Balanced Scorecard

33 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Matriz de Estratégias pela Análise SWOT Fonte: consultado em 29/08/2011 Balanced Scorecard

34 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Nota complementar: o Ciclo de Vida do Produto A evolução das vendas de um produto ao longo do tempo apresenta padrões razoavelmente definidos, correspondentes a uma sucessão de estágios com diferentes oportunidades de crescimento e potenciais de lucro, exigindo diferentes abordagens em termos de estratégia comercial: Introdução Crescimento Maturidade Saturação Declínio Balanced Scorecard

35 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
O Ciclo de Vida do Produto Fonte: consultado em 1/10/2007 Balanced Scorecard

36 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Fases do Ciclo de Vida do Produto 1. INTRODUÇÃO Custos unitários elevados; volume de vendas reduzido; possíveis prejuízos. Produtos de sucesso evoluem para a fase de crescimento. Objetivo principal: recuperação dos gastos de desenvolvimento do produto. 2. CRESCIMENTO Crescimento exponencial das vendas; estabilização dos custos unitários; rápido crescimento dos lucros. Objetivo principal: alargamento da base de clientes e aumento da quota de mercado. Balanced Scorecard

37 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Fases do Ciclo de Vida do Produto 3. MATURIDADE Crescimento lento das vendas; custos unitários decrescem por via de economias de escala e inovação de processo; lucros atingem o seu nível máximo. Objetivo principal: manter a base de clientes atual e atrair clientes da concorrência. 4. SATURAÇÃO Estabilização / estagnação das vendas; custos unitários atingem o nível mínimo; margens de lucro começam a reduzir. Objetivo principal: assegurar gastos mínimos para competir com base em preços mais baixos que os da concorrência. Balanced Scorecard

38 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Fases do Ciclo de Vida do Produto 5. DECLÍNIO Redução das vendas; gastos baixos; declínio dos lucros; possíveis prejuízos. Opções principais: Retirar do mercado produtos a gerar prejuízos; Manter o produto apenas em “nichos” (segmentos de mercado específicos) em que seja possível fazer alguns lucros. Balanced Scorecard

39 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Balanced Scorecard

40 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Extensão do Ciclo de Vida do Produto Fonte: consultado em 1/10/2007 Balanced Scorecard

41 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Fonte: Adaptado de Silva e Jordão (2000: 97) y% x% 0% 1 qr Dilema Peso Morto + - Rendibilidade Recursos Financeiros Necessidades Financeiras Matriz BCG Balanced Scorecard

42 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Participação Relativa de Mercado Alta Baixa Crescimento do Mercado Alto Baixo 30% 15% 0% 4,7 1 Prod. A Prod. C Prod. F Prod. B Prod. D Prod. E Balanced Scorecard

43 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Matriz BCG e o Ciclo de Vida do Produto Fonte: Adaptado de consultado em 1/10/2007 Balanced Scorecard

44 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Matriz ADL + - Necessidades Financeiras Risco do Negócio Risco Concorrencial Rendibilidade Maturidade do Negócio Arranque Crescimento Maturidade Declínio Posição Concorrencial Dominante Forte Favorável Boa rendibilidade Fluxo Líquido Fundos  0 Risco médio Forte necessidade de invtº Fluxo Líquido Fundos ++ Risco fraco Fraca necessidade de invtº Fraco Marginal Fraca rendibilidade Fluxo Líquido Fundos - - Risco forte Fonte: Silva e Jordão (2000: 99) Balanced Scorecard

45 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Estratégias segundo a Matriz ADL Maturidade do Negócio Arranque Crescimento Maturidade Declínio Posição Concorrencial Dominante Conquista de quota Defesa de quota Desenvolvimento natural Defesa de posição Forte Favorável Conquista seletiva de quota Seleção e defesa de um segmento Desinvestimento seletivo Fraco Conquista seleciva de quota Abandono Marginal Conquista de posição ou saída Defesa de um segmento ou saída Fonte: Freire (1998: 243) Balanced Scorecard

46 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Eixos Estratégicos segundo o Ciclo de Vida do Produto Eixos Estratégicos Fase Natureza Objeto Exemplos de estratégia Arranque Inovar Produtos Inovação tecnológica Registo de patentes ou compra de licença Crescimento Desenvolver Distribuição Imagem Penetração comercial Pesquisa de novos mercados Maturidade Otimizar Gastos Integração vertical Internacionalização Declínio Racionalizar Abandono de produtos ou mercados Fonte: Silva e Jordão (2000: 100) Balanced Scorecard

47 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Matriz GE / McKinsey Proteger a posição de líder custe o que custar Investir para crescer Expandir com cuidado Especializar por áreas Reforçar a posição; Investir nos segmentos atrativos Rentabilizar prudentemente Crescer progressiva e seletivamente (limitar investimentos) Rentabilizar Retirar-se seletivamente Segmentar, reduzir os gastos e o investimento Abandonar; Desinvestir; Cortar gastos Fonte: Adaptado de Silva e Jordão (2000: 101) e Freire (1998: 376) Balanced Scorecard

48 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Matriz de Ansoff Fonte: Adaptado de Freire (1998: 217) Balanced Scorecard

49 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Poder de Negociação dos Fornecedores Poder de Negociação dos Clientes Ameaça de Produtos ou Serviços Substitutos Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes Rivalidade entre Concorrentes Modelo de Porter Fonte: Adaptado de Porter (1998: 4) Balanced Scorecard

50 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.2 Análise Estratégica e de Mercado
Estratégias Genéricas de Porter Vantagem Competitiva Baixo Custo Diferenciação Concorrencial Domínio Elevado Liderança pelos Custos Curvas de Experiência Economias de Escala Controlo rigoroso de gastos Quota de mercado Estandardização Simplificação Diferenciação Global Tecnologia Imagem de Marca Prazos Design Marketing Baixo Focalização Nichos de Mercado (Baixo Custo ou Diferenciação) Fonte: Adaptado de Porter (1998: 39) Balanced Scorecard

51 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
ANÁLISE FINANCEIRA: compete a recolha de informações e o seu estudo, por forma a fornecer dados ao gestor financeiro, através de um conjunto de técnicas que visam o estudo passado e presente da situação económico-financeira da empresa, com vista a determinar a sua provável evolução. Pretende-se obter respostas a estas questões: A empresa é lucrativa? Como é obtido o lucro? O que aconteceu no ano anterior? Qual nível de faturação da empresa? Está muito endividada? Que investimentos foram realizados? ... Balanced Scorecard

52 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
OBJETO: estudo das Demonstrações Financeiras e seus Anexos, com vista à caracterização da situação económica e financeira da empresa e da sua evolução ao longo de certo período de tempo, a fim de: 1. Verificar se a empresa dispõe dos meios financeiros adequados às necessidades operacionais, ou pode vir a dispor deles sem criar relações de dependência perante terceiros (EQUILÍBRIO FINANCEIRO) 2. Verificar a capacidade de gerar valor ou rendimento, de modo a satisfazer todos os agentes com interesses na organização e garantir a sua sobrevivência e expansão (RENDIBILIDADE / PRODUTIVIDADE) Balanced Scorecard

53 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
MÉTODO: 1. Recolha de informação Contabilística Extracontabilística 2. Preparação das demonstrações financeiras 3. Análise comparativa das informações recolhidas 4. Elaboração do Relatório de Contas Balanced Scorecard

54 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Um rácio é uma relação existente entre duas grandezas, expressa sob a forma de um quociente ou percentagem e tem como base valores obtidos através das demonstrações financeiras Permite analisar: a estrutura das aplicações e das origens; o equilíbrio entre o grau de liquidez das aplicações e o grau de exigibilidade das origens; a evolução da atividade da empresa; o nível da sua rentabilidade; ... Balanced Scorecard

55 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
PAINEL DE RÁCIOS Estrutura das Origens Balanços Percentuais e das Aplicações (%) Liquidez Geral Liquidez Liquidez Imediata ESTRUTURA Liquidez Reduzida ou SITUAÇÃO Financiamento do Investimento Solvabilidade e Envelhecimento do ANC Autonomia Autonomia Financeira Solvabilidade Capacidade de Endividamento Balanced Scorecard

56 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
PAINEL DE RÁCIOS (cont.) ATIVIDADE Prazo Médio de Recebimentos ou Prazo Médio de Pagamentos GESTÃO Rotação de Inventários Rotação dos Capitais Análise comparativa entre: Rácios da própria empresa (análise de evolução ou desvios); Rácios de empresas concorrentes; Rácios do setor de atividade. Balanced Scorecard

57 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Limitações das Demonstrações Financeiras: Necessidade de estimar o valor de algumas contas (exemplos: Perdas por Imparidades, Depreciações e Amortizações,...); Muitas rubricas com valor financeiro estão omitidas no Balanço por dificuldades de valorização objetiva (exemplos: Ativos Humanos, Imagem, Marca, Qualidade, ...); A existência de divergências conceptuais entre a técnica contabilística e a financeira provoca a necessidade de se efetuar ajustamentos às demonstrações financeiras, apoiadas em informações complementares extra- contabilísticas; Balanced Scorecard

58 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Limitações das Demonstrações Financeiras: A alteração de regras contabilísticas poderá influenciar a comparabilidade das peças contabilísticas de períodos consecutivos; A falta de uniformidade contabilística a nível internacional inviabiliza, na maioria das vezes, as comparações entre empresas do mesmo setor em diferentes países. Balanced Scorecard

59 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Limitações da Análise de Rácios: São apenas um instrumento e não substituem a apreciação do analista; A inexistência de valores de referência universais provoca uma elevada subjetividade afeta à análise; Quantificam factos e detetam anomalias mas, geralmente, não conseguem explicar satisfatoriamente as incorreções identificadas; A informação obtida através de um rácio é mínima. O método pressupõe o estudo da evolução do mesmo rácio no tempo e a sua interligação com outros rácios; Balanced Scorecard

60 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Limitações da Análise de Rácios: Dois valores idênticos para o mesmo rácio, obtido em períodos diferentes ou entre diferentes empresas, podem não refletir a mesma realidade; Um rácio de valor positivo (situação à partida favorável...) pode dissimular uma situação desfavorável, por resultar de componentes com sinais simultaneamente negativos; Os rácios podem ser afetados por operações pontuais que coincidam com os fechos de exercício ou com variações sazonais; Balanced Scorecard

61 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Limitações da Análise de Rácios: A análise de rácios apenas tem sentido quando elaborada dentro do contexto económico-social em que a empresa se insere, tornando complexa ou mesmo impossível a comparação de rácios entre empresas de diferentes setores ou países; A definição de valores médios do setor como valor padrão apenas é válido se os dados cumprirem as propriedades estatísticas necessárias, nomeadamente: a de proporcionalidade e de normalidade; Um rácio pode evoluir de forma positiva por uma melhoria ou pioria de um dos seus componentes; Balanced Scorecard

62 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Limitações da Análise de Rácios: Necessidade de selecionar um conjunto limitado de rácios que permita uma análise em que se minimize a informação perdida e a redundante. Balanced Scorecard

63 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Key Performance Indicators (KPI’s): dada a existência de inúmeros rácios ou indicadores é necessário proceder previamente à seleção daqueles que se consideram importantes face aos objetivos definidos pela empresa  Key Performance Indicators Os KPI’s podem ser de natureza financeira ou não-financeira e são expressos em termos de: unidades monetárias (€) percentagem relativa (%) unidades de tempo (anos, meses, dias, horas) contagem (n.º) índices/níveis (satisfação, qualidade, produtividade) Balanced Scorecard

64 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Banca Hotelaria e Turismo Estrutura do Ativo Taxa de ocupação Capacidade Creditícia Geral Proveitos por aposento Transformação de Recursos em Crédito Estada média (nº noites) Financiamento do Ativo Financeiro Proporção de hóspedes estrangeiros Solvabilidade Bruta Proporção de dormidas entre Jul-Set Taxa Média das Aplicações Capacidade de alojamento Taxa Média dos Recursos Ambiente Margem Financeira Consumo de água Margem do Negócio Taxa de reciclagem da água Saúde Pública Consumo de energia Taxa bruta de natalidade Taxa de poupança de energia Taxa de mortalidade infantil Eco-eficiência de resíduos sólidos Esperança de vida Taxa de resíduos perigosos Fumadores regulares Construção Consumo de álcool Índice de alterações ao projeto Comunicações Percentagem de tarefas concluídas Taxa de penetração linhas telefónicas Índice de rework Tráfego Impacto sobre o ambiente Taxa de cobertura de banda-larga Resíduos do processo de construção Número de acessos Previsibilidade do custo Balanced Scorecard

65 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
CONTROLO DE GESTÃO: Conjunto de métodos por meio dos quais se assegura que os recursos da empresa são eficazmente obtidos e utilizados na concretização dos objetivos definidos. Conjunto de técnicas que servem para preparar, facilitar e melhorar a tomada de decisões, envolvendo a contabilidade financeira e de gestão, as estatísticas e os rácios que compõe o Tableau de Bord, orçamentos, etc. Objetivo: verificar o grau de execução de uma estratégia. Balanced Scorecard

66 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Ficha de Controlo (exemplo) INDICADOR DA ÁREA GESTÃO – DEPARTAMENTO COMERCIAL Prazo Médio de Recebimentos Responsável: Dr. Santos PMR= Clientes/Vendas x 360 dias Obs: Desvio DESFAVORÁVEL. Os Clientes ultrapassam constantemente os prazos comerciais negociados. Medidas Corretivas: Exercer mais pressão sobre os Clientes. Aumentar descontos de pronto pagamento. Melhorar a gestão das cobranças. Balanced Scorecard

67 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Fonte: QlikView Personal Edition v10.0 Balanced Scorecard

68 2. PRINCIPAIS SISTEMAS 2.3 Análise Financeira
Fonte: QlikView Personal Edition v10.0 Balanced Scorecard

69 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Estruturação de um Quadro de Bordo de Apoio à Gestão (Balanced Scorecard) 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard 3.2 Integração do BSC com outros instrumentos de Gestão 3.3 Perspetivas de Valor 3.4 Construção e implementação do BSC 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC 3.6 Estudo de Casos Balanced Scorecard

70 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
BALANCED SCORECARD: ferramenta ou metodologia que traduz a missão e a visão das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho, que serve de base, simultaneamente, a um sistema de medição e de gestão estratégica. BALANCED: transmite a ideia de balanço (no sentido de equilíbrio coordenado) entre os objetivos de curto e de longo prazo, entre indicadores de desempenho financeiros e não-financeiros, entre indicadores de resultados e de processos, entre tendências e ocorrências e entre perspetivas de desempenho internas e externas . SCORECARD: procede à identificação dos indicadores-chave de desempenho, à definição de objetivos e ao registo dos resultados atingidos, podendo constituir uma base para o cálculo de um score (pontuação) para o sistema de prémios e incentivos . Balanced Scorecard

71 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Processo de Alinhamento Estratégico Fonte: Newsletter n.º 68 de 12/06/2006 Balanced Scorecard

72 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Principais Objetivos do BSC: Promover a focalização na estratégia da empresa a todos os níveis da gestão, através de uma metodologia de gestão estratégica integrada, contínua e eficiente que proporcione aos gestores uma visão alargada e integrada do desempenho; Alinhar o capital intelectual (pessoas) da empresa com a visão, a missão, a estratégia e o desempenho organizacional; Estabelecer uma visão partilhada do negócio, facilitando a comunicação entre níveis hierárquicos e departamentos; Alinhar os indicadores de performance à estratégia; Traduzir a estratégia em ações; Balanced Scorecard

73 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Principais Objetivos do BSC: Clarificar as relações de causa-efeito entre diferentes perspetivas de valor e respetivos objetivos e indicadores; Focalizar a atenção dos gestores no que é mais crítico; Gerir o risco do negócio avaliando permanentemente o sucesso da estratégia, antecipando e prevendo desempenhos futuros. Balanced Scorecard

74 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Perspetivas de Valor Visão & Missão Objetivos Indicadores Iniciativas Metas PROCESSOS INTERNOS Para satisfazer os acionistas e os clientes, em que processos deveremos alcançar a excelência operacional? APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO Para alcançar a nossa visão, que novos conhecimentos e competências devemos ter? CLIENTES Para alcançar a nossa visão, que valor percebido devemos criar para os clientes? FINANÇAS Para alcançar sucesso financeiro, que resultados devemos criar para os nossos acionistas e stakeholders? Fonte: Adaptado de Kaplan e Norton (1996b: 9) Balanced Scorecard

75 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Mapas Estratégicos Financeira Clientes Processos Internos Aprendizagem e Desenvolvimento Alinhar metas pessoais Promover acesso a informações estratégicas Melhorar a produtividade dos empregados Desenvolver habilidades estratégicas Entender os segmentos de mercado Rápido tempo de resposta Venda cruzada de produtos Desenvolver novos produtos Melhorar a confiança dos clientes nos produtos Melhorar a satisfação dos clientes pela execução superior Amplo mix de receitas Elevar retorno do investimento Melhorar eficiência operacional Balanced Scorecard

76 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Objetivos ou Fatores Críticos mais comuns: Rendibilidade (que podem agrupar os seguintes indicadores-chave: rendibilidade dos capitais próprios, rendibilidade das vendas, resultados por ação, etc.); Crescimento (quota de mercado, taxa de crescimento das vendas, volume de negócios, etc.); Criação de Valor (EVA, MVA, etc.); Satisfação (níveis de satisfação dos clientes ou dos colaboradores, montante de prémios e incentivos, cumprimento de prazos, etc.); Fidelização (número de repeat buyers, vendas a clientes habituais, etc.); Balanced Scorecard

77 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Objetivos ou Fatores Críticos mais comuns: Eficiência (prazos de execução, produtividade, níveis de utilização do equipamento, etc.); Qualidade (número de produtos defeituosos, número de reclamações, níveis de qualidade, etc.); Inovação (número de novas ideias ou novos produtos, etc.); Tecnologia (investimento em novas tecnologias, número de postos de trabalho informatizados, etc.); Qualificação (níveis de qualificação dos colaboradores, investimento em formação, número de horas de formação por colaborador, etc.). Balanced Scorecard

78 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Medidas de desempenho FINANCEIRAS: Criação de valor: EVA, MVA (€); Resultados operacionais, financeiros ou líquidos (€); Capital investido (€); Rendibilidade dos capitais (%); Equilíbrio financeiro: autonomia, solvabilidade, liquidez (%); Volume de negócios (€); Taxa de crescimento do volume de negócios (%); Vendas por trabalhador (€); Variação das exportações (%); Exportações / vendas totais (%); Gastos fixos, variáveis ou totais (€). Balanced Scorecard

79 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Medidas de desempenho DOS CLIENTES: Níveis de satisfação do cliente (índice); Tempos de resposta ou de atendimento (tempo); Número de reclamações (n.º); Quota de mercado (%); Número de clientes (n.º); Número de contratos assinados com clientes (n.º); Vendas por cliente (€); Número de clientes perdidos (n.º); Número de repeat buyers (clientes que voltam) (n.º); Despesas com publicidade e de marketing (€); Número de visitas a clientes (n.º). Balanced Scorecard

80 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Medidas de desempenho DOS PROCESSOS INTERNOS: Níveis de produtividade (índice); Níveis de ocupação e rendimento dos equipamentos (índice); Volume de produção (unidades); Tempos de execução (tempo); Níveis de qualidade (índice); Cumprimento de prazos (%); Produtos sem defeito (%); Tempo médio para substituir produtos defeituosos (tempo); Índice de sinistralidade no trabalho (índice); Emissão de poluentes por produção (n.º ou índice); Rotação de stocks (índice ou tempo). Balanced Scorecard

81 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Medidas de desempenho DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: Níveis de qualificação dos colaboradores (índices); Níveis de satisfação dos colaboradores (índices); Montante de prémios e incentivos (€); Taxa de absentismo (%); Taxa de retenção de pessoal (%); Investimento em I&D (€); Investimentos em novas tecnologias (€); Número de novas ideias aproveitadas (n.º); Número de novos produtos e serviços (n.º); Investimento em formação (€); Despesas de formação por número de colaboradores (€). Balanced Scorecard

82 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Definição ou quantificação das medidas de desempenho As metas quantificam as medidas de desempenho e, por isso, devem ser expressas segundo a mesma unidade de medida: Unidades monetárias (€) Rácios ou valores relativos (%) Unidades de tempo (anos, meses, dias, horas) Contagem (n.º) Índices (níveis de satisfação, qualidade, produtividade, ocupação, etc.) Balanced Scorecard

83 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS: Ações que uma empresa deve realizar em cada perspetiva de valor, a fim de alcançar as metas e os objetivos estratégicos. Iniciativas FINANCEIRAS mais comuns: Identificar novas oportunidades de negócio; Aumentar rendimentos com a penetração em novos mercados; Reforçar o esforço de vendas nas exportações; Desinvestir ou vender ativos cujos valor de alienação seja superior ao valor do rendimento gerado; Balanced Scorecard

84 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Iniciativas FINANCEIRAS mais comuns: Reduzir o Fundo de Maneio Necessário, através da alteração dos prazos médios de recebimento, pagamento e de inventários em armazém; Alterar a tabela de preços e/ou descontos de quantidade para melhorar as margens comerciais; Diminuir os gastos fixos (não renovando contratos de trabalho a prazo, encerrando unidades ou estabelecimentos não rentáveis, etc.); Aumentar a taxa de reinvestimento; Utilizar formas de financiamento inovadoras; Balanced Scorecard

85 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Iniciativas FINANCEIRAS mais comuns: Converter dívidas de curto em médio prazo (através da renegociação com fornecedores ou com a banca); Diminuir o número de fornecedores para obter maiores descontos de quantidade. Balanced Scorecard

86 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Iniciativas DOS CLIENTES mais comuns: Dar primazia à captação de novos clientes; Melhorar a atenção aos clientes (aos seus pedidos, sugestões e reclamações); Implementar um projeto CRM (Customer Relationship Management); Lançar campanhas de marketing; Realizar ações de merchandising; Realizar inquéritos à satisfação dos clientes; Definir a implantação de uma política de vendas multicanal; Eliminar da carteira de clientes os não rentáveis; Balanced Scorecard

87 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Iniciativas DOS CLIENTES mais comuns: Gerir todo o processo de aquisição dos clientes (dispor de soluções globais); Aumentar visitas a clientes; Incentivar visitas de clientes às instalações da empresa; Internacionalizar os negócios; Criar/expandir rede de agentes comerciais; Promover vendas cruzadas; Desenvolver a assistência pós-venda. Balanced Scorecard

88 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Iniciativas DOS PROCESSOS INTERNOS mais comuns: Criar um departamento responsável pelo controlo da qualidade; Implementar um sistema de qualidade total (para aumentar e certificar a qualidade da empresa); Implementar um sistema de gestão por objetivos; Desenvolver e implementar um programa JIT (Just in Time); Criar um sistema eficiente de gestão e resolução de reclamações de clientes; Aumentar a automatização e robotização nos processos de fabrico; Reduzir o número de dias do ciclo de produção; Balanced Scorecard

89 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Iniciativas DOS PROCESSOS INTERNOS mais comuns: Melhorar a gestão de stocks (diminuir o prazo médio de armazenamento); Selecionar e diminuir o número de fornecedores (para concertar o volume de compras e obter mais descontos); Reduzir os processos administrativos; Criar um departamento de I&D; Criar um departamento de design. Balanced Scorecard

90 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Iniciativas DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO mais comuns: Criar uma política de recursos humanos (definindo critérios de seleção e recrutamento, de avaliação de desempenho, de progressão remuneratória e hierárquica em função dos resultados); Estabelecer planos de formação para os colaboradores; Criar uma rede de comunicação interna (uma intranet por exemplo); Modernizar a base de suporte dos sistemas de informação; Promover o trabalho em equipa; Balanced Scorecard

91 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Iniciativas DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO mais comuns: Implementar sistemas de comunicação e de gestão de encomendas integradas com os clientes; Desenvolver a delegação de poderes; Desenvolver competências do colaboradores através da formação; Custear a melhoria do grau académico dos colaboradores; Melhorar o sistema de recolha e avaliação de sugestões dos clientes e colaboradores; Balanced Scorecard

92 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Iniciativas DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO mais comuns: Desenvolver um sistema de informação sobre o desempenho, de suporte à tomada de decisão, para ajustamento e melhoria da estratégia e da gestão da empresa. Adaptado de Russo (2006: ) Balanced Scorecard

93 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
Dashboard do BSC (exemplo) Perspetivas Medidas de Desempenho Metas Iniciativas Financeira Rendibilidade capitais Solvabilidade Volume de negócios RCP 17% Aumento 10% Aumento 15% Controlo de gastos Reduzir dívidas Rever preços Clientes Espera no atendimento Nº de Repeat Buyers De 20 para 10 min Aumento 30% Mais balcões Oferta de descontos Processos Internos Eficiência equipamentos Cumprimento de prazos Produtos sem defeito Rendimento a 95% De 4 para 3 semanas 98% sem defeito Otimizar recursos Rever os processos Controlo manutenção Aprendizagem e Desenvolvimento Invtº em formação Inovação 2 inovações Formar vendedores Concurso de ideias Balanced Scorecard

94 3. O BALANCED SCORECARD 3.1 Principais conceitos do Balanced Scorecard
O Orçamento Estratégico determina onde e como serão distribuídos os recursos humanos e financeiros. O orçamento estratégico deve definir os recursos (financeiros e não-financeiros) disponíveis, a sua origem, os responsáveis pelos mesmos e o respetivo cronograma de afetação. Balanced Scorecard

95 Integração do BSC com a Metodologia Seis Sigma
3. O BALANCED SCORECARD 3.2 Integração do BSC com outros instrumentos de Gestão Integração do BSC com a Metodologia Seis Sigma DMAIC BSC Define (Definir) Definir os processos internos a serem melhorados Definir os objetivos estratégicos e as iniciativas Definir a relação causa-efeito entre as perspetivas de valor Measure (Medir) Medir a eficiência e a eficácia dos processos atuais Medir o desempenho do processo em relação às exigências do cliente Analyse (Analisar) Analisar os resultados obtidos Analisar as causas que promovem a necessidade de melhorias Analisar a relação e o impacte dos processos com os objetivos definidos Fonte: Filho (2005: 140) Balanced Scorecard

96 Integração do BSC com a Metodologia Seis Sigma
3. O BALANCED SCORECARD 3.2 Integração do BSC com outros instrumentos de Gestão Integração do BSC com a Metodologia Seis Sigma DMAIC BSC Improve (Melhorar) Desenvolver alternativas para a melhoria dos processos Simular cenários possíveis Implementar soluções ou redesenhar os processos se necessário Control (Controlar) Garantir que a melhoria introduzida é sustentável a longo prazo Monitorizar periodicamente a performance dos processos Corrigir problemas sempre que necessário Fonte: Filho (2005: 140) Balanced Scorecard

97 Integração do BSC com a Análise SWOT
3. O BALANCED SCORECARD 3.2 Integração do BSC com outros instrumentos de Gestão Integração do BSC com a Análise SWOT Fatores Impactes segundo as Perspetivas de Valor Financeira Clientes Processos Internos Aprendizagem e Desenvolvimento Produção R Humanos I&D -  Gastos Satisfação Tempo espera Produtividade Qualidade Invtº em TIC’s Qualificação Novos produtos Macroecon Fiscais  Gastos Carga fiscal  custos unitº dos produtos Investimento Prémios e Incentivos Balanced Scorecard

98 Integração do BSC com o Modelo de Porter
3. O BALANCED SCORECARD 3.2 Integração do BSC com outros instrumentos de Gestão Integração do BSC com o Modelo de Porter Fatores ou Forças Competitivas Impactes segundo as Perspetivas de Valor Financeira Clientes Processos Internos Aprendizagem e Desenvolvimento Rivalidade entre concorrentes despesas publicidade Lim fidelização clientes Exige revisão de processos Exige novas competências Poder Negociação Clientes Limita o nível de preços Exige atendtº diferenciado Limita prazos de entrega Exige mais formação Poder Negociação Fornecedores Influencia o nível gastos n.º clientes Influencia qualidade Exige novas tecnologias Novos concorrentes Limita a taxa crescimento do Vol. Neg. Limita a captação de novos clientes Exige inovação de produtos Produtos substitutos Limita nível preços Promove venda cruzada Exige alianças estratégicas Balanced Scorecard

99 Integração do BSC com o Sistema de Prémios e Incentivos (I)
3. O BALANCED SCORECARD 3.2 Integração do BSC com outros instrumentos de Gestão Integração do BSC com o Sistema de Prémios e Incentivos (I) Perspetivas Pesos Indicador-chave Financeira 50% EVA Resultados Líquidos 70% 30% Clientes 25% Satisfação dos Clientes Quota de Mercado Processos Internos 15% Produtividade Qualidade 40% 60% Aprendizagem e Desenvolvimento 10% Investimento em TIC’s Investimento em Formação 80% 20% Balanced Scorecard

100 Integração do BSC com o Sistema de Prémios e Incentivos (II)
3. O BALANCED SCORECARD 3.2 Integração do BSC com outros instrumentos de Gestão Integração do BSC com o Sistema de Prémios e Incentivos (II) Indicador-chave Peso da Perspetiva (1) Peso do Indicador (2) Score (1)  (2) EVA Resultados Líquidos 50% 70% 30% 35,0% 15,0% Satisfação dos Clientes Quota de Mercado 25% 12,5% Produtividade Qualidade 15% 40% 60% 6,0% 9,0% Investimento em TIC’s Investimento em Formação 10% 80% 20% 8,0% 2,0% TOTAL 100% Balanced Scorecard

101 Integração do BSC com o Sistema de Prémios e Incentivos (III)
3. O BALANCED SCORECARD 3.2 Integração do BSC com outros instrumentos de Gestão Integração do BSC com o Sistema de Prémios e Incentivos (III) Indicador-chave Objetivo Score Real EVA Resultados Líquidos 50.000 35.000 35,0% 15,0% 45.000 32.000 31,5% 13,7% Satisfação dos Clientes Quota de Mercado 90% 33% 12,5% 85% 30% 11,8% 11,4% Produtividade Qualidade 95% 5 6,0% 9,0% 96% 4 6,1% 7,2% Investimento em TIC’s Investimento em Formação 75.000 8,0% 2,0% 9,6% TOTAL 100% - 93,3% Balanced Scorecard

102 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
PERSPETIVA FINANCEIRA: o objetivo principal da perspetiva financeira consiste em avaliar o contributo das escolhas estratégicas de uma empresa para o aumento do seu valor de mercado, para a criação de valor económico e para o aumento da riqueza dos seus acionistas e demais stakeholders. É premente que os acionistas reflitam sobre as seguintes questões: Qual o significado da empresa para os acionistas? Qual o interesse dos consumidores na sobrevivência da empresa? Balanced Scorecard

103 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Questões (continuação): Qual o grau de interesse dos investidores externos em disponibilizar recursos na empresa? Qual a motivação dos colaboradores em permanecer trabalhando na empresa? Qual a posição da empresa face aos seus fornecedores? As competências, a tecnologia e a imagem da empresa são atrativas para uma outra empresa ou investidor? Que benefícios proporcionamos à comunidade? Adaptado de Filho (2005: 75) Balanced Scorecard

104 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Objetivos estratégicos afetos à perspetiva FINANCEIRA: Obter retorno sobre o investimento; Aumentar o valor económico agregado; Obter crescimento e um mix diversificado dos réditos; Reduzir os gastos; Melhorar a produtividade; Utilizar os ativos de forma mais eficiente; Otimizar a estratégia de investimentos; Aumentar o retorno sobre o Ativo; Aumentar o volume de negócios por empregado; Aumentar o fluxo de caixa das operações; Balanced Scorecard

105 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Objetivos estratégicos afetos à perspetiva FINANCEIRA: Conseguir equilíbrio entre o crescimento e o risco; Minimizar o capital próprio investido; Aumentar a margem operacional; Identificar novas fontes de rendimento; Otimizar a exploração das atuais fontes de rendimento; Otimizar a distribuição de capital e de recursos; Analisar alternativas em termos de fusões, aquisições e desinvestimentos; Aumentar as rendimentos de serviços integrados; Balanced Scorecard

106 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Objetivos estratégicos afetos à perspetiva FINANCEIRA: Otimizar os ativos por empregado; Conquistar o rating AAA (Standard & Poor’s). Adaptado de Filho (2005: 95) Balanced Scorecard

107 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
PERSPETIVA DO CLIENTE: o objetivo principal da perspetiva do cliente consiste em avaliar o contributo das escolhas estratégicas de uma empresa para o aumento do valor percebido pelos clientes (em relação aos produtos, serviços, imagem de marca, experiência de compra e relacionamento) e para a identificação do valor de um cliente para a empresa. É premente que os gestores de topo reflitam sobre as seguintes questões: Quais os motivos que levam um determinado cliente a escolher uma empresa para comprar produtos e serviços? Balanced Scorecard

108 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Questões (continuação): A experiência de compra leva os clientes a desejarem repetir as suas compras na empresa? Qual é o grau de influência que a empresa pode exercer sobre as decisões de compra do cliente? Adaptado de Filho (2005: 102) Balanced Scorecard

109 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Fonte: consultado em 1/10/2007 Balanced Scorecard

110 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Objetivos da pesquisa de mercados: Definição de mercados potenciais: onde e a quem vender. Caracterização dos mercados: identificação das necessidades e características dos consumidores. Segmentação de mercados: identificação de sub-conjuntos de consumidores com características razoavelmente homogéneas, justificando a oferta de produtos diversificados e a definição de instrumentos de marketing diferentes para cada segmento. Balanced Scorecard

111 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Mercados-alvo e Posicionamento Estratégico: Escolha de mercados-alvo: definição dos segmentos de mercado onde a empresa pretende competir, em função da sua atratividade (dimensão, concorrência, perspetivas de crescimento e potencial para obtenção de vantagens competitivas). Posicionamento estratégico: definição dos meios estratégicos de marketing adequados a cada mercado alvo: produto, preço, promoção e distribuição. Balanced Scorecard

112 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Critérios de Segmentação dos Mercados Fonte: consultado em 1/10/2007 Balanced Scorecard

113 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Processo de Estratégia Comercial Fonte: consultado em 1/10/2007 Balanced Scorecard

114 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
VALOR DO CLIENTE Valor percebido pelo Cliente: comparação (avaliação objetiva e subjetiva) que um cliente faz entre o que ele recebe da empresa (qualidade, preço, imagem, conveniência, atendimento) e o que ele dá em troca (dinheiro, tempo, esforço, aprendizagem) no ato da compra. Valor da Marca: reflete o valor económico ou monetário dos sentimentos vividos pelo cliente aquando das suas experiências positivas com produtos e/ou serviços oferecidos por uma empresa. A marca procura estabelecer o elo emocional de ligação entre a empresa e os seus clientes. Valor da Retenção: constitui uma importante vantagem competitiva face ao elevado grau de competitividade e globalização de mercados. Balanced Scorecard

115 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Fidelizar Clientes promove a criação de valor para a empresa porque: A conquista de novos clientes é geralmente mais cara; Os clientes tendem a gastar mais nas empresas com as quais se identificam; Os clientes sentem-se mais à vontade, aumentando o seu nível de satisfação; Os clientes promovem publicidade positiva, transmitindo uma boa imagem da empresa junto dos seus familiares, amigos e conhecidos; Os clientes são menos sensíveis a variações de preço; Os clientes são mais condescendentes quando algo corre mal. Balanced Scorecard

116 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Objetivos estratégicos afetos à perspetiva DOS CLIENTES: Aumentar a receita por cliente; Aumentar o número de clientes; Criar diferenciação em relação aos concorrentes; Aumentar a venda cruzada de produtos/serviços; Melhorar o atendimento e o serviço pós-venda; Maximizar o reconhecimento da marca; Facilitar o acesso aos produtos/serviços; Promover a fidelização/lealdade do cliente; Aumentar os contratos de venda. Adaptado de Filho (2005: 115) Balanced Scorecard

117 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
PERSPETIVA DO PROCESSOS INTERNOS: o objetivo principal da perspetiva dos processos internos consiste em identificar os processos considerados críticos e essenciais que mais contribuem para a execução da estratégia de uma empresa. É através da análise dos processos internos que a empresa verifica se a inovação dos produtos e/ou serviços, a qualidade das operações e da produção, a satisfação dos clientes, o valor de mercado e a criação de riqueza para os acionistas estão sendo atingidas. Balanced Scorecard

118 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Funções dos Processos Internos na implementação do BSC: Concentram o foco da empresa nas iniciativas que viabilizam a criação de valor para o cliente; Contribuem para o aumento de produtividade e para a criação de valor económico agregado; Indicam os novos conhecimentos e as novas competências que os empregados precisam dominar para criar valor para o negócio. Filho (2005: 120) Balanced Scorecard

119 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
É premente que os gestores de topo reflitam sobre as seguintes questões: A empresa consegue dar resposta às exigências dos clientes em termos de rapidez, confiança e conveniência? A empresa está perdendo clientes para concorrentes que oferecem soluções e não apenas produtos e serviços? A entrada de novos concorrentes constitui uma ameaça grave? As margens de lucro estão sendo corroídas pelos elevados níveis de stock e de capital investido? É possível aumentar a flexibilidade, as escalas de produção e a rendibilidade recorrendo a alianças ou a subcontratações? Balanced Scorecard

120 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Questões (continuação): Como são considerados os fornecedores? Parceiros de negócios ou inimigos? Qual a distância entre os gestores de topo e a equipa operacional? Adaptado de Filho (2005: 144) Balanced Scorecard

121 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Objetivos estratégicos afetos à perspetiva DOS PROCESSOS INTERNOS: Redesenhar os processos de atendimento ao cliente; Redesenhar a cadeia de produção; Redesenhar a cadeia de aquisição e logística; Melhoria dos serviços de apoio ao cliente; Reduzir custos unitários dos produtos e serviços; Coordenar a cadeia de valor; Criar alianças estratégicas com outras empresas; Otimizar canais de distribuição e venda; Minimizar o tempo de desenvolvimento de novos produtos. Adaptado de Filho (2005: 152) Balanced Scorecard

122 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
PERSPETIVA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO: o objetivo principal da perspetiva da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional consiste em avaliar se o trabalho realizado pelos gestores e colaboradores da empresa está possibilitando a aprendizagem e a criação de novos conhecimentos e de competências nucleares, de forma a contribuir positivamente para a criação de valor para os stakeholders da empresa. Esta perspetiva avalia ainda se a cultura organizacional estimula a inovação, o desempenho e a atração, retenção e motivação dos talentos dos colaboradores e da empresa. Balanced Scorecard

123 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Estrutura dos Tipos de Capital Fonte: Filho (2005: 157) Balanced Scorecard

124 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Objetivos estratégicos afetos à perspetiva DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO: Aumentar o nível de satisfação dos empregados; Reter talentos com valor para a empresa; Aumentar a produtividade dos empregados; Motivar o trabalho em equipa; Adquirir tecnologias estratégicas; Desenvolver competências nucleares; Ajustar estilos de liderança; Aumentar o envolvimento dos colaboradores; Balanced Scorecard

125 3. O BALANCED SCORECARD 3.3 Perspetivas de Valor
Objetivos estratégicos afetos à perspetiva DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO: Otimizar a rotação dos colaboradores; Dominar o exercício das melhores práticas do negócio; Reformular o sistema de prémios e incentivos; Investir na formação dos colaboradores; Aumentar o número de registos e patentes; Investir em atividades de I&D. Adaptado de Filho (2005: 193) Balanced Scorecard

126 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Visão Estratégica e Missão: pontos de partida A visão de uma empresa reflete um conjunto de pretensões e ambições para o futuro, inspirando e motivando todos os membros de uma organização a tirar o máximo partidos das suas capacidades a fim de alcançar os níveis mais elevados de excelência profissional (Freire, 1998). A visão é uma declaração concisa que define as metas da empresa a médio e longo prazo e deve representar a perceção externa, ser orientada para o mercado e expressar, em termos motivadores e visionários, a forma pela qual a empresa quer ser reconhecida no mercado (Filho, 2005). A formulação da estratégia de uma empresa tem origem na conjugação das análises do meio envolvente e das competências internas da organização. A partir da visão do seu intento estratégico futuro são então definidas a missão, os objetivos e a estratégia (Freire, 1998: 169). Balanced Scorecard

127 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
A visão deve responder às seguintes questões: Para onde queremos ir? Qual o nosso sonho mais ambicioso? Qual a nossa visão do futuro? O que queremos alcançar a longo prazo? Para onde vamos a partir de onde estamos? Freire (1998) Exemplos de declarações de Visão: To become the most successful and respected lift truck company in the U.S. Toyota Balanced Scorecard

128 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Exemplos de declarações de Visão: McDonald's vision is to be the world's best quick service restaurant experience. Being the best means providing outstanding quality, service, cleanliness, and value, so that we make every customer in every restaurant smile. McDonald’s Our vision is to be the world leader in transportation products and related services. In order to achieve this vision, we recognize that many issues must be addressed and many goals attained. It is imperative that economic, environmental and social objectives be integrated into our daily business objectives and future planning activities so that we can become a more sustainable company. General Motors Balanced Scorecard

129 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Exemplos de declarações de Visão: To achieve sustainable growth, we have established a vision with clear goals. Profit: Maximizing return to shareowners while being mindful of our overall responsibilities; People: Being a great place to work where people are inspired to be the best they can be; Portfolio: Bringing to the world a portfolio of beverage brands that anticipate and satisfy peoples desires and needs; Partners: Nurturing a winning network of partners and building mutual loyalty; Planet: Being a responsible global citizen that makes a difference. Coca Cola Balanced Scorecard

130 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Exemplos de declarações de Visão: Bringing the best to everyone we touch. By "The best", we mean the best products, the best people and the best ideas. These three pillars have been the hallmarks of our Company since it was founded by Mrs. Estee Lauder in They remain the foundation upon which we continue to build our success today. The Estee Lauder Company Balanced Scorecard

131 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
A missão de uma empresa consiste numa declaração explícita dos ideais e das orientações globais da empresa a longo prazo, difundindo o espírito da empresa por todos os seus membros. A missão é uma declaração concisa, com foco interno, da razão de ser na empresa, do propósito básico para o qual se direcionam as suas atividades e dos valores que orientam as atividades dos seus colaboradores e deve descrever a forma como a empresa espera competir no mercado e criar valor (Filho, 2005). A missão pretende salientar as competências nucleares da empresa que permitem satisfazer os fatores críticos de sucesso do negócio (tais como, qualidade, segurança, inovação, proteção do meio ambiente, bem-estar das populações, desenvolvimento da região ou do país, ...) Balanced Scorecard

132 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
A missão deve responder às seguintes questões: Qual é a razão de ser da empresa? Qual é o negócio da empresa? Quais são as futuras competências requeridas pela empresa? Quem são os principais clientes ou segmentos de mercado da empresa? Quais são os principais produtos ou serviços da empresa? Quais são os princípios básicos e os valores da empresa? Freire (1998) Balanced Scorecard

133 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Exemplos de declarações de Missão: At Microsoft, we work to help people and businesses throughout the world realize their full potential. This is our mission. Everything we do reflects this mission and the values that make it possible. Microsoft We fulfill dreams through the experience of motorcycling, by providing to motorcyclists and to the general public an expanding line of motorcycles and branded products and services in selected market segments. Harley-Davidson, Inc Balanced Scorecard

134 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Exemplos de declarações de Missão: Everything we do is inspired by our enduring mission: to refresh the world... in body, mind, and spirit; to inspire moments of optimism... through our brands and our actions; to create value and make a difference... everywhere we engage. Coca Cola McDonald's brand mission is to "be our customers' favourite place and way to eat." McDonald’s Balanced Scorecard

135 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Exemplos de declarações de Missão: The mission of The Walt Disney Company is to be one of the world's leading producers and providers of entertainment and information. Using our portfolio of brands to differentiate our content, services and consumer products, we seek to develop the most creative, innovative and profitable entertainment experiences and related products in the world. The Walt Disney Company People love our clothes and trust our company. We will market the most appealing and widely worn casual clothing in the world. We will clothe the world. Levi Strauss & Co Balanced Scorecard

136 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Exemplos de declarações de Missão: To bring inspiration and innovation to every athlete in the world. NIKE Inc Balanced Scorecard

137 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Definição das diversas perspetivas: Relação CAUSA - EFEITO Ordenação das Perspetivas de Valor para uma Empresa Comercial Perspetivas Indicadores de Desempenho Financeira Gastos Capital Investido EVA Clientes Satisfação dos Clientes Quota de Mercado Processos Internos Produtividade Tempos de Execução Qualidade Aprendizagem e Desenvolvimento Investimento em Formação Inovação Investimento em I&D Balanced Scorecard

138 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Ordenação das Perspetivas de Valor para uma Entidade Pública Perspetivas Indicadores de Desempenho Clientes Satisfação dos Clientes N.º Reclamações Tempos de Atendimento Processos Internos Tempos de Execução Cumprimento Prazos Aprendizagem e Desenvolvimento Níveis de Qualificação dos Colaboradores Rotação dos Colaboradores Financeira Gastos Balanced Scorecard

139 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Ordenação das Perspetivas de Valor para uma IPSS Perspetivas Indicadores de Desempenho Aprendizagem e Desenvolvimento N.º Eventos ou Projetos realizados Processos Internos Níveis de Ocupação dos Colaboradores Produtividade Financeira Gastos Rendimentos Clientes Nº de Associados ou Membros Balanced Scorecard

140 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
1. Planificar e sensibilizar 2. Analisar e avaliar a empresa 3. Definir ou rever a estratégia 4. Definir as perspetivas e os objetivos e delinear o mapa estratégico 5. Definir as medidas de desempenho, as metas e as iniciativas 6. Elaborar o mapa estratégico 7. Implementar e comunicar resultados 8. Coordenar o BSC por toda a empresa 9. Avaliar e melhorar Fonte: Newsletter n.º 68 de 12/06/2006 Balanced Scorecard

141 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
1. Planificar: Identificar os motivos que justificam a sua implementação; Efetuar o levantamento dos recursos (em termos de gastos e de tempo) necessários e avaliação da sua disponibilidade: Financeiros Humanos (competências e quantidade) Sistema de informação / dados disponíveis Definir a amplitude da implementação. Balanced Scorecard

142 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
1. Sensibilizar: Constituir a equipa diretamente envolvida (Financeiros, Contabilidade, Recursos humanos, Informática, Marketing, Compras, Produção, Logística, …) Disponibilizar treino e formação; Comunicar a toda a empresa; Obter o apoio dos gestores de topo. Balanced Scorecard

143 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
2. Analisar e avaliar a empresa: Identificar as perspetivas de valor dos diversos stakeholders da empresa; Clarificar a Visão e a Missão; Analisar as forças e fraquezas internas e as oportunidades e ameaças externas; Identificar os fatores críticos de sucesso; Caracterizar a flexibilidade, capacidade de mudança e sustentabilidade a longo prazo; Analisar a estrutura organizacional; Avaliar os sistemas de informação e tecnologia existentes que irão suportar o BSC. Balanced Scorecard

144 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
3. Definir ou rever a estratégia: Refletir sobre os negócios, as atividades e os processos atuais da empresa em confronto com a sua visão de futuro e missão empresarial; Confrontar a estratégia que tem sido seguida com a estratégia a seguir no futuro. Esta etapa exige a simulação de diversos cenários, a identificação e avaliação das alternativas viáveis; Escolher a estratégia a implementar. Balanced Scorecard

145 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
4. Definir as perspetivas e os objetivos e delinear o mapa estratégico: Ordenar as quatro perspetivas de valor; Definir os objetivos estratégicos para cada uma das perspetivas de valor, tendo em conta que os objetivos estratégicos devem refletir a estratégia e devem ser: claros concretos viáveis passíveis de ser expressos em ações alcançáveis correlacionados entre si Balanced Scorecard

146 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
5. Definir as medidas de desempenho, as metas e as iniciativas: Definir os indicadores que melhor reflitam os objetivos estratégicos, as metas e as iniciativas ou ações a levar a cabo para os alcançar (ou mesmo superar) com sucesso. The Art of Selecting and Designing Measures: since every strategy is unique, every scorecard should be unique and contain several unique measures. Balanced Scorecard

147 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
6. Elaborar o mapa estratégico: Identificar as relações causa-efeito entre os diversos objetivos estratégicos definidos segundo as quatro perspetivas de valor. Balanced Scorecard

148 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
7. Implementar e comunicar resultados: Implementar o BSC definido e a comunicar os resultados, periodicamente, de forma a possibilitar a tomada de ações corretivas, sempre que necessário. Balanced Scorecard

149 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
8. Coordenar o BSC por toda a empresa: Coordenar o total alinhamento entre pessoas, departamentos, níveis hierárquicos ou unidades de negócio. Balanced Scorecard

150 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
9. Avaliar e melhorar: Avaliar o grau de concretização da estratégia, dos recursos envolvidos, dos processos desenvolvidos e dos resultados alcançados; Os resultados obtidos devem permitir avaliar o desempenho estratégico e constituir um feedback de aprendizagem que possibilite reformular a estratégia, no sentido de garantir a sustentabilidade da organização e melhoria futura. Balanced Scorecard

151 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Implementação do BSC em PME: A questão relevante não consiste na dimensão da entidade, mas sim: Existem necessidades que justifiquem a implementação do BSC? Quais as perspetivas de criação de valor fundamentais. São baseadas em ativos tangíveis ou ativos intangíveis? Existem condições e recursos para a sua implementação? Pessoas: Liderança; Competências Financeiros Informação Processos Balanced Scorecard

152 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Equipa de Implementação do BSC: “Facilitador” / Moderador / Coordenador Equipa interna Equipa externa Gestão Estratégica Informática: implementação de ferramentas próprias e redefinição da arquitetura do sistema Recursos humanos: gestão do processo de mudança Comunicação: interna; externa Balanced Scorecard

153 3. O BALANCED SCORECARD 3.4 Construção e implementação do BSC
Ferramentas Informáticas: Numa primeira fase, de utilização restrita, poderão ser adotadas ferramentas do Microsoft Office (Excel e Powerpoint); Caso a implementação seja integral é preferível avançar para a implementação de ferramentas informáticas específicas. Balanced Scorecard

154 3. O BALANCED SCORECARD Balanced Scorecard

155 3. O BALANCED SCORECARD Balanced Scorecard

156 3. O BALANCED SCORECARD Balanced Scorecard

157 3. O BALANCED SCORECARD Balanced Scorecard

158 3. O BALANCED SCORECARD Balanced Scorecard

159 3. O BALANCED SCORECARD Balanced Scorecard

160 3. O BALANCED SCORECARD 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC
Clarifica a visão e a missão empresarial; Torna a formulação e a implementação da estratégia um processo contínuo de aprendizagem, em que todos os profissionais da empresa são envolvidos em todas as suas fases de desenvolvimento; Alinha todo o funcionamento da empresa em torno da estratégia, colocando a estratégia no centro do negócio e, consequentemente, no interior do processo de gestão; Integra a estratégia no dia a dia operacional das pessoas; Balanced Scorecard

161 3. O BALANCED SCORECARD 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC
Assegura a compreensão da estratégia por todos os colaboradores da organização, para o melhor desempenho dos seus papeis; Descreve a estratégia da organização numa linguagem de fácil entendimento e de fácil explicação, a fim de motivar a troca de ideias e o envolvimento das pessoas, estimulando a comunicação entre as mesmas; Melhora a eficiência da gestão e a eficiência operacional ao reduzir gastos, aumentar a produtividade e a orientação do negócio; Balanced Scorecard

162 3. O BALANCED SCORECARD 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC
Traduz a estratégia num conjunto de indicadores financeiros e não-financeiros para medir a eficiência e a eficácia do uso de ativos tangíveis e intangíveis na criação de valor para a empresa; Melhora a rapidez e a qualidade das decisões, bem como o controlo dos processos organizacionais, contribuindo para a redução do risco; Otimiza a eficiência e a eficácia dos processos, permitindo definir quais são aqueles em que a organização atinge ou deve atingir a excelência; Balanced Scorecard

163 3. O BALANCED SCORECARD 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC
Atua sobre dados reais e não sobre princípios subjetivos, promovendo o esforço para alcançar níveis competitivos mais elevados; Monitoriza desempenhos; Pode integrar todas as ferramentas de gestão já existentes; Potencia a sustentabilidade a longo prazo. Balanced Scorecard

164 3. O BALANCED SCORECARD 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC
O BSC fomenta uma nova cultura empresarial: De Orientação para a produção Estrutura funcional Gestão de ativos tangíveis “Top - down” Gestão Para Orientação para o cliente Processos Gestão de ativos intangíveis “Bottom - up” Liderança Balanced Scorecard

165 3. O BALANCED SCORECARD 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC
Situações ou fatores que contribuem para o INSUCESSO: A visão e a estratégia da empresa não estão claramente definidas, não permitindo a sua transformação em objetivos mensuráveis e ações ou iniciativas viáveis; A estratégia não é apropriada à empresa e/ou não foi selecionada de acordo com as suas competências nucleares ou recursos disponíveis; Não é transmitido às pessoas envolvidas a importância e a utilidade do BSC. As pessoas são naturalmente resistentes à mudança e se não lhes for transmitido, de uma forma simples e clara, os principais benefícios do BSC, elas não se vão motivar nem envolver; Balanced Scorecard

166 3. O BALANCED SCORECARD 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC
Situações ou fatores que contribuem para o INSUCESSO: Não é transmitido às pessoas envolvidas o que se espera delas e/ou qual o seu contributo para a concretização dos objetivos globais; O BSC é percebido pelos gestores intermédios como uma ferramenta de uso temporário ou é considerado apenas mais um instrumento de controlo; Os objetivos e as metas são demasiado difíceis de atingir ou não são coerentes com a estratégia; Existência de demasiadas medidas de desempenho; Balanced Scorecard

167 3. O BALANCED SCORECARD 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC
Situações ou fatores que contribuem para o INSUCESSO: Não há coordenação entre os vários departamentos na tomada de ações corretivas aquando do registo de desvios significativos. Cada departamento tenta dar a volta aos seus resultados sem analisar nem tomar em consideração o sistema de causa-efeito entre as perspetivas e/ou seus indicadores; Sobrecarga de trabalho das pessoas envolvidas que argumentam ter falta de tempo para as reuniões periódicas de acompanhamento e análise de desvios; Não é dada, periodicamente, informação de feedback às pessoas envolvidas sobre a sua performance; Balanced Scorecard

168 3. O BALANCED SCORECARD 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC
Situações ou fatores que contribuem para o INSUCESSO: As pessoas envolvidas e responsáveis não são as mais indicadas; Falta de equipamentos ou de sistemas de informação eficientes que forneçam a informação necessária e/ou em tempo oportuno; A estrutura organizacional da empresa é demasiado pesada e pouco flexível, verificando-se um grande distanciamento entre os gestores de topo e as equipas operacionais; A visibilidade individual das pessoas e dos seus desempenhos pode promover uma maior relutância e resistência em aderir ao espírito do BSC; Balanced Scorecard

169 3. O BALANCED SCORECARD 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC
Situações ou fatores que contribuem para o INSUCESSO: A implementação do BSC provoca frequentemente confrontos com a cultura empresarial existente porque implica uma atitude de mudança; A diversificação existente entre as várias unidades de negócios pode promover dificuldades de alinhamento estratégico e de coordenação a nível global. Kaplan e Norton (1996b) e Olve et al. (2003) Balanced Scorecard

170 3. O BALANCED SCORECARD 3.5 Benefícios e dificuldades do BSC
Uma má estratégia não inviabiliza o sucesso de implementação e de funcionamento do BSC. O BSC irá medir, avaliar e controlar o que foi previamente definido em termos de objetivos, metas, iniciativas e grau de concretização da estratégia. Se a estratégia selecionada não for a mais apropriada, o BSC irá apenas refletir o mau desempenho e resultados conseguidos. Balanced Scorecard

171 3. O BALANCED SCORECARD 3.6 Estudo de Casos
Estudo de Casos reais: Caso 1: Empresa de Promoção Imobiliária (Portugal) Caso 2: Empresa de Consultoria (Brasil) Caso 3: Empresa de Comercialização de Tintas (Portugal) Caso 4: Empresa do Setor Farmacêutico (Brasil) Caso 5: Instituição de Apoio à Deficiência (EUA) Balanced Scorecard

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