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Veículos “Flex Fuel” ANFAVEA Henry Joseph Jr.

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Apresentação em tema: "Veículos “Flex Fuel” ANFAVEA Henry Joseph Jr."— Transcrição da apresentação:

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2 Veículos “Flex Fuel” ANFAVEA Henry Joseph Jr.
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores Henry Joseph Jr. Comissão de Energia e Meio Ambiente - CEMA Fórum Permanente de Energia e Meio Ambiente da UNICAMP Campinas, 5 de outubro de 2004

3 Os veículos de combustível flexível

4 Os veículos de combustível flexível
Os veículos “Flex-Fuel” foram lançados no mercado brasileiro em 2003 e 4 fabricantes (pelo menos, até hoje) estão produzindo e comercializando estes modelos.

5 Os veículos de combustível flexível
Os veículos “Flex-Fuel” foram lançados no mercado brasileiro em 2003 e 4 fabricantes (pelo menos, até hoje) estão produzindo e comercializando estes modelos.

6 Os veículos “Flex-Fuel” são projetados para serem abastecidos com gasolina, álcool ou qualquer mistura destes dois combustíveis:

7 Os veículos “Flex-Fuel” são projetados para serem abastecidos com gasolina, álcool ou qualquer mistura destes dois combustíveis: Através de sensores eletrônicos adequados, o computador de bordo do veículo reconhece o tipo de combustível e ajusta os parâmetros de combustão do motor para “aquele” combustível, sem qualquer necessidade de interferência do motorista.

8 Gasolina Álcool

9 A vantagem dos Veículos “Flex-Fuel” para os consumidores está na possibilidade de escolher o combustível que desejam, conforme preço, qualidade, características de desempenho, consumo ou mesmo disponibilidade, a cada abastecimento do veículo; Gasolina Álcool

10 A vantagem dos Veículos “Flex-Fuel” para os consumidores está na possibilidade de escolher o combustível que desejam, conforme preço, qualidade, características de desempenho, consumo ou mesmo disponibilidade, a cada abastecimento do veículo; Estes veículos são a evolução técnica dos modelos a álcool, comercializados no mercado brasileiro desde 1979, devido ao PROÁLCOOL. Gasolina Álcool

11 PROÁLCOOL Programa Brasileiro de Uso do Álcool: Por que o Álcool ?
Adotado em 1975 pelo governo Brasileiro, em resposta à crise internacional do petróleo, objetivando duas aplicações: Introduzir de forma oficial, padronizada e sistemática, a mistura de alto teor de álcool anidro na gasolina; Incentivar o desenvolvimento de veículos movidos a álcool. Por que o Álcool ? O Brasil é um grande produtor de açúcar e álcool desde o Século XVI; Durante a II Guerra Mundial (1939 a 1945), o Brasil já havia usado álcool como combustível, com bons resultados.

12 Participação da indústria automobilística
Com o objetivo de apoiar o programa, os fabricantes de veículos assinaram um “Protocolo de Entendimento” com o governo brasileiro, pelo qual se comprometiam a desenvolver e produzir veículos adequados ao PROÁLCOOL; Visto que naquele tempo não existia conhecimento internacional disponível sobre o uso de álcool etílico como combustível veicular, os fabricantes de veículos se decidiram por desenvolver esta tecnologia localmente; O primeiro protótipo de carro a álcool foi testado em 1977; Em 1979, foi vendido o primeiro veículo movido a álcool de fábrica.

13 Política de incentivo do PROÁLCOOL
Em 1978, o Governo Brasileiro adotou uma série de medidas para incentivar os consumidores a usar o álcool combustível: Garantia de menor preço para o álcool (≤ 65% do preço da gasolina); (ambos preços eram tabelados pelo governo) Redução de impostos (- 5%) para os carros movidos a álcool; Empréstimo subsidiado para produtores de álcool aumentarem capacidade; Obrigatoriedade para todos os postos de combustível venderem álcool; Manutenção de estoques estratégicos de álcool, para garantia de suprimento e preço.

14 Mercado Brasileiro de Veículos Leves
Fonte: ANFAVEA

15 Mercado Brasileiro de Veículos Leves
95,8% Fonte: ANFAVEA

16 O “declínio” do PROÁLCOOL
No final dos anos 80: Devido às dificuldades econômicas do país, o governo começou a remover os subsídios do álcool e o preço deste se aproximou do preço da gasolina; Os empréstimos aos produtores foram drasticamente cortados e reduzidos; O preço internacional do açúcar aumentou e muitos produtores decidiram-se por exportar açúcar a produzir álcool, causando falta deste combustível As reservas estratégicas de álcool foram rapidamente consumidas e não repostas; As vendas de veículos a álcool novos caíram e os veículos usados perderam rapidamente seu valor de revenda.

17 Mercado Brasileiro de Veículos Leves
Fonte: ANFAVEA

18 Mercado Brasileiro de Veículos Leves
Redução dos subsídios; Aumento do preço do álcool; Falta de álcool. Fonte: ANFAVEA

19 Mercado Brasileiro de Veículos Leves

20 Mercado Brasileiro de Veículos Leves
De 1979 a 1990: Vendas: unid. Álcool: unid. (55,8%) Gasolina: unid. (44,2%) De 1991 a 2002: Vendas : unid. Álcool : unid. (6,6%) Gasolina : unid. (93,4%) De 1979 a 2002: Vendas : unid. Álcool : unid. (25,2%) Gasolina : unid. (74,8%)

21 Mercado Brasileiro de Veículos Leves
De 1979 a 1990: Vendas: unid. Álcool: unid. (55,8%) Gasolina: unid. (44,2%) De 1991 a 2002: Vendas : unid. Álcool : unid. (6,6%) Gasolina : unid. (93,4%) De 1979 a 2002: Vendas : unid. Álcool : unid. (25,2%) Gasolina : unid. (74,8%)

22 O retorno do Álcool A partir da segunda metade dos anos 90:
O abastecimento de álcool se normalizou; O preço do álcool se estabilizou a um nível baixo (½ preço da gasolina); A indústria automobilística continuou a oferecer modelos a álcool; A imprensa internacional passou a valorizar os combustíveis “renováveis”; As mudanças climáticas passaram a ser consideradas catastróficas; O Protocolo de Quioto foi emitido; Os meios de comunicação passaram a ressaltar as vantagens ambientais do álcool.

23 Mercado Brasileiro de Veículos Leves
Fonte: ANFAVEA

24 Mercado Brasileiro de Veículos Leves
Fonte: ANFAVEA

25 O álcool combustível. Modificações necessárias no motor e no veículo.

26 Principais preocupações quanto ao álcool
Corrosão dos materiais metálicos; Ataque químico aos materiais elastoméricos; Baixo poder calorífico (alto consumo); Alteração da relação Ar-Combustível na combustão; Interferência na lubricidade do óleo lubrificante; Baixa pressão de vapor (dificuldade de partida a frio).

27 Modificações nos Veículos

28 Modificações nos Veículos
Carburador Motor Básico Coletor de Admissão Tanque de Combustível Conversor Catalítico Injeção Eletrônica Sistema Escapamento Bomba de Combustível Suspensão Regulador de Pressão do Combustível Óleo Lubrificante Sistema Partida Frio Filtro de Combustível Sistema de Ignição Sistema de Evaporativas

29 Motor a Álcool: Desempenho

30 Motor a Álcool: Desempenho

31 Motor a Álcool: Emissões

32 Motor a Álcool: Emissões
Antes do Catalisador

33 Motor a Álcool: Emissões
Antes do Catalisador Após o Catalisador

34 Perfil Comparativo das Emissões de HC

35 Perfil Comparativo das Emissões de HC

36 Perfil Comparativo das Emissões de HC
Aumento da Reatividade para Formação de Ozona (Fonte: D.J. Patterson & N.A. Henein)

37 O Balanço de Carbono

38 O Balanço de Carbono

39 O Balanço de Carbono

40 O Balanço de Carbono

41 O Balanço de Carbono

42 O Balanço de Carbono

43 O Efeito Estufa

44 O Efeito Estufa

45 O Efeito Estufa Aumento da Concentração de CO2

46 Combustíveis Renováveis

47 Combustíveis Renováveis

48 Combustíveis Renováveis

49 Combustíveis Renováveis

50 Combustíveis Renováveis

51 Veículos “Flex Fuel”

52 Veículos “Flex-Fuel” Março de 2003: Lançamento dos Veículos “Flex-Fuel” VW GOL Total Flex

53 Sistema de Reconhecimento do Combustível

54 Sistema de Reconhecimento do Combustível

55 Sistema de Reconhecimento do Combustível

56 Desempenho Comparativo

57 Desempenho Comparativo
Gasolina. Álcool .

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59 Palio Flex Strada Flex Palio Weekend Flex Palio Adventure Flex
Siena Flex

60

61 Ford Fiesta Flex

62

63 MONTANA Astra Zafira

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65 PolO Total Flex Parati Total Flex Gol Total Flex Fox Total Flex Saveiro Total Flex

66 Vendas: Álcool x Flex-Fuel

67 Vendas: Álcool x Flex-Fuel
Janeiro de 2003 a Agosto de 2004 Lançamento “Flex-Fuel”

68 Vendas: Álcool x Flex-Fuel x Gasolina

69 Vendas: Álcool x Flex-Fuel x Gasolina
Janeiro de 2003 a Agosto de 2004

70 E os Outros Fabricantes ?

71 Perspectivas para o Flexfuel

72 Perspectivas para o Flexfuel
Câmara Setorial do Açúcar e Álcool : Ministério da Agricultura Ministério da Energia Ministério do Desenvolvimento Ministério da Fazenda Ministério do Planejamento ANFAVEA SINDIPEÇAS PETROBRAS SINDICOM ÚNICA / COOPERSUCAR Sindicatos Produtores de Álcool NE / C-O

73 Perspectivas para o Flexfuel
Câmara Setorial do Açúcar e Álcool : Ministério da Agricultura Ministério da Energia Ministério do Desenvolvimento Ministério da Fazenda Ministério do Planejamento ANFAVEA SINDIPEÇAS PETROBRAS SINDICOM ÚNICA / COOPERSUCAR Sindicatos Produtores de Álcool NE / C-O Dezembro de 2003 Estudo Demanda de Álcool 2004 a 2010

74 Previsão de Vendas de Veículos Leves

75 Previsão de Vendas de Veículos Leves
3,9 % 17 % 67 % 30 % 67 % 50 % 67 % 67 %

76 Previsão da Frota de Veículos Leves

77 Previsão da Frota de Veículos Leves

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79 E-mail: henry.joseph@volkswagen.com.br
Obrigado

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