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Desenvolvimento Sustentável Meio-ambiente, emissões e tecnologias automotivas CLAUDIO LUIS MOYSES- Desenvolvimento sustentável – 2009/07/23.

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1 Desenvolvimento Sustentável Meio-ambiente, emissões e tecnologias automotivas CLAUDIO LUIS MOYSES- Desenvolvimento sustentável – 2009/07/23

2 2 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité ÍNDICE Emissões de Poluentes Consumo de Energia Soluções Tecnológicas Pilha de Combustível - Hidrogênio Referências

3 3 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Emissões de Poluentes – impacto no meio-ambiente Emissão de poluentes (CO, HC, NCx e partículas) Normas cada vez mais exigentes; A tecnologia tem que responder a este desafio; Protocolo de Quioto: Acordo global 2008 – 2012, redução de 5% GEE (face à 1990);

4 4 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Protocolo de Quioto Feito sob condições da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, os países signatários do Protocolo de Quioto concordam em reduzir suas emissões de gás carbônico e outros cinco gases do efeito estufa (GEE) através de políticas públicas próprias ou através da comercialização de "créditos de carbono" com outros países signatários.Protocolo de Quioto O Protocolo de Quioto é portanto, um tratado internacional sobre mudanças climáticas. Sua criação foi discutida de 1994 até 1997, quando foi finalmente finalizado. Até dezembro de 2006, 169 países ou outras entidades governamentais (ditos partes da Convenção) tinham ratificado o acordo. O Protocolo de Quioto só entrou em vigor depois que 55 partes da Convenção, que contabilizavam no total 55% das emissões totais de gás carbônico (CO2) em relação ao nível medido em 1990, tivessem ratificado o acordo. O Protocolo de Quioto entrou em vigor 90 dias após a Rússia ter assinado o acordo, ou seja, em fevereiro de 2005.Protocolo de Quioto169 países ou outras entidades governamentais

5 5 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Consumo de Energia 1 Big Mac = 590 kCal

6 6 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Soluções Tecnológicas Sistemas de propulsão alternativos: Híbridos, elétricos e Pilhas de combustível; Combustíveis Alternativos: Etanol; BioDiesel... Hidrogênio ?

7 7 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Pilha de Combustível – Princípio de Funcionamento O princípio da Pilha de Combustível é geralmente descrito como o inverso da eletrólise da água, Uma reação eletroquímica controlada entre o Hidrogênio e o Oxigênio do ar com produção simultânea de eletricidade, água e calor; Esta reação com o uso de catalisadores acontece em uma célula elementar composta de dois eletrodos (catodo e anodo); Concretamente, o Hidrogênio é introduzido sob forma gasosa ao nível do anodo. Em contato, em presença de um catalisador, as moléculas de Hidrogênio liberam seus elétrons H2 => 2H+ + 2e-; Estes elétrons e- vão se juntar ao catodo através do circuito elétrico e reagem com o Oxigênio graças a ação do catalisador; Os prótons H+ migram para o catodo, e com um reação de oxiredução produzem água (2 H+ + 2e- + ½ O2 => H2O); Esta transferência de elétrons que cria a corrente elétrica. O Único subproduto da reação é a água, não gerando emissões de poluentes locais. Ver link:

8 8 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Hidrogênio + Oxigênio => Calor + Energia Elétrica + Água Uma máquina de gerar energia elétrica …. e calor. Pilha de Combustível – Princípio de Funcionamento

9 9 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Pilha de Combustível Utilização de motor elétrico associado a Pilha de Combustível: Silencioso na circulação na cidade; Adaptado aos deslocamentos urbanos; O motor apenas consome energia quando está em movimento e em desaceleração recupera a energia; Motor elétrico de 22 Kw, com Pilha de Combustível de 5,5 Kw associado a baterias; Hidrogênio estocado a 300 bar. PSA Peugeot Citroën – Taxi londrino do século XXI

10 10 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Pilha de Combustível - Principais desafios Custos da Pilha: 500 USD por Kw (10 x mais que um motor de comb. Interna; Custos de componentes; Confiabilidade; Aceitação social; Partida à frio;... Combustível ideal : Hidrogênio Produção; Armazenamento; Abastecimento; Custos;...

11 11 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Hidrogênio: produção e distribuição Pilha de Combustível - Principais desafios

12 12 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Pilha de Combustível - Principais desafios Distribuição

13 13 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Pilha de Combustível A Pilha de Combustível se inscreve na estratégia ambiental do futuro da indústria automobilística, as montadoras trabalham neste sentido e protótipos já se encontram em testes ; As vantagens da Pilha de Combustível são numerosas, passa pela redução das emissões de CO2, necessária ´para o controle do efeito estufa, além do que contribui para a qualidade de vida nas cidades, graças a utilização de motores elétricos (silenciosos) e o fim da emissão de poluentes locais (N0x, partículas...). Os veículos são alimentados pelo hidrogênio que é armazenado no próprio veículo e são potencialmente carros de emissão zero; A Pilha de Combustível contribuirá para romper a supremacia do petróleo como fonte de energia no transporte individual, o que, no energético futuro, constitui uma importante vantagem.O Hidrogênio para a utilização pela Pilha de Combustível, além de poder ser produzido a partir de hidrocarbonetos tais como o petróleo e o gás, de preferência podem ser produzidos a partir de energias renováveis (eólica, solar, hidráulica, biomassa) ou a partir da energia nuclear; Esta tecnologia tem um forte potencial de evolução, deve entretanto revelar vários desafios tanto técnicos como econômicos antes de serem comercializados em escala industrial. O custo da pilha, a integração do sistema e a estocagem do Hidrogênio. Além do sistema de distribuição que necessita de grandes investimentos. Uma chave ambiental para o futuro

14 14 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Pilha de Combustível Reflexão: aguardando estas tecnologias, o que podemos fazer para minimizar os impactos sobre o meio ambiente: Uso racional dos recursos; Veículos com tecnologias que reduzem o impacto no meio-ambiente (Flex); Carona cidadã e transporte coletivo; Referencias: PSA Peugeot Citroën; Protocolo de Quioto; O Hidrogênio e as Pilhas de Combustível – Perspectivas de aplicação ao setor de transportes: Instituto Superior Técnico (Portugal) – Tiago Lopes Farias Uma chave ambiental para o futuro

15 15 Titre de la présentation – référence – date - confidentialité Pilha de Combustível OBRIGADO Uma chave ambiental para o futuro


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