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Pesquisa IGEOC Serasa Experian Perfil do Novo Consumidor de Crédito no Brasil Adilson Melhado Presidente do Instituto GEOC Laércio de Oliveira Pinto Presidente.

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1 Pesquisa IGEOC Serasa Experian Perfil do Novo Consumidor de Crédito no Brasil Adilson Melhado Presidente do Instituto GEOC Laércio de Oliveira Pinto Presidente da Unidade de Negócios PJ da Serasa Experian

2 Agenda Informações da Pesquisa Perfil Sócio-Econômico Comportamento do Inadimplente Relacionamento com Dívidas em Atraso Conclusões

3 Informações da Pesquisa Objetivo: Identificar as características do consumidor inadimplente Entender as razões da inadimplência Público: Consumidores com dívidas em atraso e regularizadas Cidades: São Paulo, Campinas, Bauru, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador e Recife Classe Social: A, B, C, D e E Idade: de 20 a 59 anos Metodologia: Qualitativa Quantitativa Amostra: 498 entrevistados (Set-Out/09)

4 Perfil Sócio-Econômico

5 55,4% dos(as) entrevistados(as) são casados(as) e 90,8% têm filhos.

6 Perfil Sócio-Econômico

7 Renda 60% da Renda Individual está concentrada em até R$ enquanto que 58% da Renda Familiar se concentra em valores até R$ 2.000

8 Perfil Sócio-Econômico Acesso à Internet e Frequência de uso

9 Perfil Sócio-Econômico Relacionamento bancário 56,8% dos inadimplentes possuem conta corrente, 33% caderneta de poupança 45% possuem cartão de crédito sendo que destes, 78,3% são cartões de bancos

10 Comportamento do Inadimplente

11 Comportamento de Compra Os inadimplentes se definem como… Compradores impulsivos Pensamento mágico: depois eu dou um jeito Mesmo sabendo da dificuldade em pagar, a vontade é incontrolável Na hora que vêem o produto desejado, não calculam se a parcela está dentro do orçamento A loja que recepcionou melhor ou oferece mais parcelas. A marca/ opção que mais agrada Não fazem as contas Não costumam pesquisar preços, compram pela preferência Se eu gosto, sai de baixo, eu não olho o preço. A preocupação maior está em obter, do que pagar. (Inadimplente, CD)

12 O momento da compra é uma enorme fonte de prazer e satisfação... E mesmo se endividando, parece ser única maneira de ter aquilo que se quer/ precisa Porque compram? Comportamento de Compra Suprir anseios e satisfazer desejos Dificuldade em lidar com a impossibilidade de adquirir aquilo que se deseja. Símbolo de status e pertencimento Eu peguei meu carro, condições eu tenho? Não, não tenho. Mas se formos olhar por esse lado, como é que você vai conquistar o que tem? Como é que você vai conquistar o prazer de se viver? (Inadimplente, CD)

13 Comportamento de Compra Neste sentido, se isentam da culpa pela falta de organização e planejamento, ficando mais como vítimas do que como responsáveis pela situação Esperava um aumento que não veio Carro/ geladeira/ fogão quebrou Problema de saúde Namorado que roubou Cheque que emprestou e não foi pago Perdeu o emprego Morte de um familiar Eles não se sentem responsáveis pelo não pagamento...

14 Relacionamento com Dívidas em Atraso

15 Tipos de Dívida REGULARIZADA Cartão de Crédito tem a maior representatividade das dívidas em atraso (37%), mas também representa o maior índice de regularização (42%) Destaque negativo é o Varejo que apresenta uma baixa regularização frente ao montante em atraso EM ATRASO

16 Relacionamento com Dívidas em Atraso Uso de produtos de crédito Prioridades de uso dos meios de pagamento para realização de compras:

17 Relacionamento com Dívidas em Atraso Valor de Dívidas REGULARIZADAEM ATRASO As dívidas em atraso com valor até R$ 500 são mais representativas (30%), porém, apresentam maior regularização (40%) Destaque negativo é que 9% dos consumidores com dívidas em atraso alegam não saber ou lembrar o valor da dívida

18 Relacionamento com Dívidas em Atraso Valor de Dívidas

19 Relacionamento com Dívidas em Atraso Formas de notificação de dividas REGULARIZADAEM ATRASO A carta é a forma de notificação mais representativa entre os consumidores com dívidas em atraso (55%) e com dívidas regularizadas (34%)

20 Relacionamento com Dívidas em Atraso Tempo para regularização da dívida 53% dos inadimplentes pretendem regularizar suas dívidas em atraso em até 3 meses 74% dos inadimplentes regularizaram dívidas com até 3 meses de atraso REGULARIZADAEM ATRASO

21 Relacionamento com Dívidas em Atraso Existência de acordos 26,6% dos inadimplentes já possuem algum acordo em andamento Destes acordos, 81,4% referem-se a renegociação de valor/ prazo

22 Conclusões

23 A maioria dos consumidores entrevistados se considera um comprador impulsivo. Porém, atribui a fatores externos a responsabilidade pelo não pagamento de dívidas A renda familiar é uma variável importante a ser considerada na segmentação de consumidores para ações de cobrança A Internet está cada vez mais presente na vida dos consumidores, refletindo importante instrumento de comunicação sobre dívidas em atraso A priorização de pagamento destaca o Cartão de Crédito como principal dívida a ser paga. As dívidas de menor valor são priorizadas pelo consumidor: consideram relevante quitar um maior número de dívidas Quase 30% dos entrevistados estão pagando outros credores no mercado, o que representa um público potencial a ser cobrado (pré-disposição ao pagamento)


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