A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES RICARDO DE MAIO BERMEJO/ SOLANGE RICARDO DE MAIO BERMEJO/ SOLANGE GOVERNADOR 2013/14 GOVERNADOR 2013/14.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES RICARDO DE MAIO BERMEJO/ SOLANGE RICARDO DE MAIO BERMEJO/ SOLANGE GOVERNADOR 2013/14 GOVERNADOR 2013/14."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES RICARDO DE MAIO BERMEJO/ SOLANGE RICARDO DE MAIO BERMEJO/ SOLANGE GOVERNADOR 2013/14 GOVERNADOR 2013/14

2 COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO Organização Administrativa AVENIDA DE SERVIÇOS INTERNOS

3 Clubes eficazes Mantêm estável e ampliam o quadro assoociativo Implementam projetos de serviços humanitários bem-sucedidos Apóiam a Fundação Rotária Formam líderes além do âmbito de clube Avenida de Serviços INTERNOS COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO

4 Comissão de Administração de Clube Responsabilidade de conduzir atividades que visem favorecer o funcionamento do clube.

5 RESPONSABILIDADES Realizar atividades que favoreçam o funcionamento eficaz do clube. Realizar atividades que favoreçam o funcionamento eficaz do clube.

6 RESPONSABILIDADES Fornecer o cronograma de atividades do clube

7 RESPONSABILIDADES Discutir metas, planos e projetos do clube Discutir metas, planos e projetos do clube

8 RESPONSABILIDADES Orçamento Orçamento JUNTAMENTE COM O TESOUREIRO E PRESIDENTE DO CLUBE ELABORAR O ORÇAMENTO JUNTAMENTE COM O TESOUREIRO E PRESIDENTE DO CLUBE ELABORAR O ORÇAMENTO

9 RESPONSABILIDADESRESPONSABILIDADES - frequência - Ajudar o secretário do clube a monitorar o comparecimento às reuniões.

10 RESPONSABILIDADESRESPONSABILIDADES - Organizar programas semanais e especiais. - Promover o companheirismo entre os sócios do clube. - Produzir o Boletim do clube.

11 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM ROTARY

12 SUBCOMISSÕESSUBCOMISSÕES Freqüência Boletim do clube Atividades de companheirismo Serviços Internos Revista Programação

13 PRESIDENTE DA COMISSÃO Conhecimento as normas do Rotary –Desenvoltura quanto ao uso de computador e da internet

14 Presidente da Comissão de Administração. Há várias tarefas que devem ser realizadas antes de. Há várias tarefas que devem ser realizadas antes de assumir o cargo. assumir o cargo.

15 Presidente da Comissão de Administração Selecionar e preparar os membros da comissão com a ajuda do Selecionar e preparar os membros da comissão com a ajuda do presidente eleito presidente eleito

16 OBJETIVO FAZER UM ROTARY CLUB DINAMICO FAZER UM ROTARY CLUB DINAMICO

17 OBRIGADO PELA ATENÇÃO CLEUTO JOSÉ MAGNANI/ADELINA CLEUTO JOSÉ MAGNANI/ADELINA GOV 2007/08 GOV 2007/08 FONES (14) , , FONES (14) , , VIVER ROTARY VIVER ROTARY TRANSFORMAR VISDAS TRANSFORMAR VISDAS

18 »F I M

19 OBJETIVO DO ROTARY O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

20 PRIMEIRO. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.

21 SEGUNDO. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.

22 TERCEIRO. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada.

23 QUARTO. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

24 . Histórico da Prestação de Serviços do Rotary O Objetivo do Rotary e as Avenidas de Serviços englobam o espírito de servir que há muito tempo define o Rotary. O Objetivo do Rotary e as Avenidas de Serviços englobam o espírito de servir que há muito tempo define o Rotary. Esta tradição de servir continua viva através dos esforços dos clubes para atenderem às necessidades de seus associados e comunidade, e do seu empenho para continuarem relevantes, flexíveis e inovadores cada clube de sua própria maneira. Esta tradição de servir continua viva através dos esforços dos clubes para atenderem às necessidades de seus associados e comunidade, e do seu empenho para continuarem relevantes, flexíveis e inovadores cada clube de sua própria maneira. A tradição de servir pode tomar diversas formas. A tradição de servir pode tomar diversas formas.

25 Avenidas de Serviços Serviços Internos Serviços Internos Serviços Profissionais Serviços Profissionais Serviços à Comunidade Serviços à Comunidade Serviços Internacionais Serviços Internacionais Serviços às Novas Gerações Serviços às Novas Gerações

26 Passos de Implementação Desenvolver metas de longo prazo que incluam os elementos de clubes eficazes. Desenvolver metas de longo prazo que incluam os elementos de clubes eficazes.

27 Passos de Implementação Utilizar as Diretrizes pra aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs para estabelecer metas anuais em apoio às metas de longo prazo. Utilizar as Diretrizes pra aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs para estabelecer metas anuais em apoio às metas de longo prazo.

28 Passos de Implementação Realizar assembleias de clube que incluam os associados no planejamento e os mantenham informados sobre as atividades rotárias. Realizar assembleias de clube que incluam os associados no planejamento e os mantenham informados sobre as atividades rotárias.

29 Passos de Implementação Facilitar a comunicação entre os líderes do clube, os associados e os líderes distritais. Facilitar a comunicação entre os líderes do clube, os associados e os líderes distritais.

30 Passos de Implementação Promover a continuidade Promover a continuidade administrativa para assegurar a capacitação de futuros líderes. administrativa para assegurar a capacitação de futuros líderes.

31 Passos de Implementação Alterar o Regimento Interno do Rotary Club, para que reflita a estrutura das respectivas comissões e as responsabilidades dos líderes do clube. Alterar o Regimento Interno do Rotary Club, para que reflita a estrutura das respectivas comissões e as responsabilidades dos líderes do clube.

32 Passos de Implementação Promover o desenvolvimento e fortalecimento de relacionamentos entre associados do clube. Certificar-se de que todos os associados estejam ativamente envolvidos em algum projeto ou atividade do clube.

33 Passos de Implementação Elaborar plano abrangente de treinamento Elaborar plano abrangente de treinamento

34 Passos de Implementação Indicar comissões de apoio às necessidades do clube Indicar comissões de apoio às necessidades do clube

35 Novas Comissões Permanentes* Administração do Clube IMAGEM Pública. Desenvolvi- mento do Rotary Projetos Hu,manitários Fundação Rotária * E agora a mais recente NOVAS GERAÇÕES Conselho diretor do clube

36 Novas Comissões Permanentes Conselho diretor do clube Administração do Clube IMAGEM PUBLICA DESENVOLVI- MENTO DO ROTARY PROGRAMAS HUMANITÁRIOS Fundação Rotária Apoio do distrito ao Plano de Liderança de Clube Governadores assistentes Com. Distrital DE IMAGEM PUBLICA Com. Distrital de Desenvolv. DO ROTARY Com. Distrital de Programas Com. Distrital da Fundação Rotária

37 Como é o seu clube? a)É divertido e dinâmico? b) Possui posição de destaque da qual se orgulha? c) Ele possui identidade própria? d) É conhecido por alguma atividade em particular?

38 e) Existe diversidade em seu quadro associativo? f) Está aberto a novas ideias? g) O seu clube é tudo que você queria que fosse?

39 O DESAFIO Se o seu Rotary Club encerrar suas atividades amanhã, a sua comunidade perceberá? Se o seu Rotary Club encerrar suas atividades amanhã, a sua comunidade perceberá?

40 TRABALHO EM EQUIPE ? TRABALHO EM EQUIPE ? Grupo de Dez: um só trabalha. O pobre do Zé

41 Recursos OBJETIVOS COMUNS E PLANEJAMENTO

42 O SEGREDO PARA FAZER UM ROTARY CLUB EFICAZ, É TRANSFORMAR OS ASSOCIADOS EM AUTENTICOS ROTARIANOS

43 O PRIMEIRO OBJETIVO DO ROTARY ENFATIZA O COMPANHEIRISMO COMO BASE PARA O SERVIR. ENQUANTO HOUVER COMPANHEIRISMO, HAVERÁ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS RICHARD H. WELLS = PRES. DE RI 1944/45

44 –A patologia dos clubes se apresenta através de uma série de sintomas de maior ou menor gravidade. São indicação clara de como anda a saúde, de um clube de Rotary, como também de qualquer associação, agremiação ou coletividade –. São os seguintes os principais males que afetam a saúde dos clubes PATOLOGIAS Alberto ttencourt PATOLOGIAS Alberto ttencourt

45 Doença grave, solapa as bases, aos poucos vai minando a pujança dos clubes. Doença grave, solapa as bases, aos poucos vai minando a pujança dos clubes. Patotismo é a formação de patotas. Seus integrantes, em geral, consideram a patota mais importante que o próprio clube. Eles deixam de pensar nos objetivos maiores da coletividade. Consideram a patota a própria razão de ser. Companheirismo, só dentro das patotas. A visão dos membros das patotas é unilateral, limitada Patotismo é a formação de patotas. Seus integrantes, em geral, consideram a patota mais importante que o próprio clube. Eles deixam de pensar nos objetivos maiores da coletividade. Consideram a patota a própria razão de ser. Companheirismo, só dentro das patotas. A visão dos membros das patotas é unilateral, limitada 1º) PATOTISMO 1º) PATOTISMO

46 É mal dos tempos modernos. É mal dos tempos modernos. Significa o predomínio do ego, dos interesses individuais na frente do coletivo. O egocentrismo divide, desagrega qualquer grupo. Significa o predomínio do ego, dos interesses individuais na frente do coletivo. O egocentrismo divide, desagrega qualquer grupo. O egocêntrico tem uma visão separatista do mundo. Ele não tem a menor consideração para com os outros. Problema deles, Danem-se são seus bordões. O egocêntrico acha que todos estão ali para lhe servir. Considera a sua felicidade a única que importa O egocêntrico tem uma visão separatista do mundo. Ele não tem a menor consideração para com os outros. Problema deles, Danem-se são seus bordões. O egocêntrico acha que todos estão ali para lhe servir. Considera a sua felicidade a única que importa 2º) EGOCENTRISMO 2º) EGOCENTRISMO

47 Terrível mal que afeta nossa sociedade. Terrível mal que afeta nossa sociedade. É a patologia do normal, descrita no livro Normose - a Patologia da Normalidade de Roberto Crema, Jean Yves Leloup, Pierre Weil. É a patologia do normal, descrita no livro Normose - a Patologia da Normalidade de Roberto Crema, Jean Yves Leloup, Pierre Weil. O normótico é aquele que se adapta a um contexto doente, alimenta-o, vive como se estivesse tudo bem. Ele criou seu próprio mundo, para viver num mundo em crise, onde impera a violência, corrupção, exploração, miséria. O normótico não tem capacidade de reação, para mudar, melhorar o estado de coisas. O normótico é aquele que se adapta a um contexto doente, alimenta-o, vive como se estivesse tudo bem. Ele criou seu próprio mundo, para viver num mundo em crise, onde impera a violência, corrupção, exploração, miséria. O normótico não tem capacidade de reação, para mudar, melhorar o estado de coisas. A normose, instalada dentro do clube, gera inércia, inação. O coletivo perde o fio da meada da prestação de serviços. Vai conforme a onda, dança conforme a música A normose, instalada dentro do clube, gera inércia, inação. O coletivo perde o fio da meada da prestação de serviços. Vai conforme a onda, dança conforme a música 3º) NORMOSE:

48 É o desinteresse total pela vida do clube. É o desinteresse total pela vida do clube. O apático não está nem aí para as obrigações do clube. Ele não quer saber das responsabilidades fiscais, não se preocupa com documentação patrimonial, com obrigações trabalhistas, com prestação de contas. O apático não está nem aí para as obrigações do clube. Ele não quer saber das responsabilidades fiscais, não se preocupa com documentação patrimonial, com obrigações trabalhistas, com prestação de contas. O apático deixa rolar, nada faz para mudar um contexto doente. O apático deixa rolar, nada faz para mudar um contexto doente. O apático não quer saber de instrução rotária, nem de prestação de serviços.. O apático não quer saber de instrução rotária, nem de prestação de serviços.. O apático não move uma palha para melhorar o clube. É incapaz de trabalhar em equipe. O apático não move uma palha para melhorar o clube. É incapaz de trabalhar em equipe. Quando a maioria dos sócios é apática, o clube caminha para o fundo do poço. Quando a maioria dos sócios é apática, o clube caminha para o fundo do poço. 4º) APATIA:

49 Dúvidas?

50 OBRIGADO PELA ATENÇÃO CLEUTO JOSÉ MAGNANI/ADELINA GOVERNADOR 2007/08 ROTARY CLUB DE PEDERNEIRAS FONE (14) , , –


Carregar ppt "SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES RICARDO DE MAIO BERMEJO/ SOLANGE RICARDO DE MAIO BERMEJO/ SOLANGE GOVERNADOR 2013/14 GOVERNADOR 2013/14."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google