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Transações entre Grupos de Mercados

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Apresentação em tema: "Transações entre Grupos de Mercados"— Transcrição da apresentação:

1 Transações entre Grupos de Mercados
Dr. Dale S. Rogers Dr. Dale S. Rogers National Paper Trade Association Visiting Eminent Scholar University of North Florida 25 April 2001

2 Transações entre Grupos de Mercados
Dr. Dale S. Rogers Transações entre Grupos de Mercados Ambiente atual de Transações entre Grupos de Mercado Objetivos e Tipos de Transações Impactos das Transações na Empresa Software e Databases que Otimizam as Transações Evolução dos Grupos de Mercado Virtuais

3 O Mito da Desintemediação
Dr. Dale S. Rogers O Mito da Desintemediação Poucos clientes irão evitar os intermediários e ir direto à fonte.. Oportunidades para terceirização Gerenciamento e posicionamento de inventário Os intermediários organizam o desorganizado

4 A complexidade do Supply Chain
Dr. Dale S. Rogers A complexidade do Supply Chain À medida que amadurece, o Supply Chain torna-se sempre mais complexo Aumenta o número de intermediários. No longo prazo, os intermediários podem tornar-se a parte mais poderosa da cadeia.

5 Intermediaries Vortais (Portais Verticais) Micro-Mercados E-Mercados
Dr. Dale S. Rogers Intermediaries Vortais (Portais Verticais) Micro-Mercados E-Mercados Vórtexes “Bufferfly Markets” Mercados Net Portais B2B EC

6 Dr. Dale S. Rogers 1ex·change Pronúncia: iks-'chAnj, 'eks-" Função: substantivo Uso: Frequentemente atributo Etimologia: Do Inglês exchaunge, do francês eschange, de eschangier para exchange, de (suposto) Latin Vulgar excambiare, do Latin ex- + cambiare para exchange -- mais em CHANGE Data: Século XIV 5 : um local em que produtos ou serviços são intercambiados: como a: um mercado organizado ou centro de comércio em securities ou commodities b : uma loja especializada em mercadorias geralmente de um tipo em particular c : uma loja ou sociedade cooperativa d: um escritório central em que linhas telefônicas são conectadas para permitir a comunicação Source:Merriam-Webster Collegiate Dictionary

7 História Fórum Romano – “fora vendalia”(19 mercados)
Dr. Dale S. Rogers História Fórum Romano – “fora vendalia”(19 mercados) Ágora - praça pública na antiga Grécia Source:

8 Dr. Dale S. Rogers Idade Negra Após a queda do Império Romano, os intercâmbios desapareceram por algum tempo. Feiras Medievais.

9 As ramificações de uma transação no varejo
Dr. Dale S. Rogers As ramificações de uma transação no varejo Varejistas Fornecedores Interface 2 Transação Logística Transação Comercial no Varejo Fornecedores do Produto Mercado Secundário (Inventário em Excesso) Transação MRO de Fornecedores Diversion Buyers

10 Map Characteristics – Summary
Dr. Dale S. Rogers Map Characteristics – Summary Focus: a specific marketplace. Flow: it DOES NOT show the flow of each business process Perspective: is has a node perspective, the nodes being the marketplaces, not the firms. Membership: Members are not identified. Measure: transactional volume, number of members

11 Transações Comerciais
Dr. Dale S. Rogers Transações Comerciais Transações Independentes Portal/ Comunidades Mercados de Fluxo de Trabalho Redes de Supply Chain na Internet Leilões

12 Transações Comerciais
Dr. Dale S. Rogers Transações Comerciais Estima-se que atualmente haja mais de 600 transações comerciais operando pela World Wide Web. Consolidação Modelos de negócios não padronizados As transações logísticas estarão ligadas a outra transação.

13 Quando isso acontecerá?
Dr. Dale S. Rogers Quando isso acontecerá? O alvo operacional para muitos é o início de 2001 Modelos de negócios evoluem rapidamente demais para a sistemização.

14 Dr. Dale S. Rogers Covisint

15 Arquitetura do Covisint
Dr. Dale S. Rogers Arquitetura do Covisint

16 Confusão As transações não são idênticas
Dr. Dale S. Rogers Confusão As transações não são idênticas Diferentes empresas podem usar a mesma transação de formas completamente diferentes Preço versus serviços

17 Onde está o Sol? Transação Transação Transação do Fabricante
Dr. Dale S. Rogers Onde está o Sol? Fornecedores de Serviços Varejistas Transportadores Transação do Fabricante Transação Multi-Industrial (logística) Transação no Varejo Transação MRO de Fornecedor Fornecedores de Interface 2

18 Magnitude dos Grupos de Mercado
Dr. Dale S. Rogers Magnitude dos Grupos de Mercado Estima-se que atualmente há mais de 600 transações comerciais operando pela World Wide Web. Impacto substancial sobre a estrutura e os relacionamentos de Supply Chain. Pesquisa da AMR estima que US$500 bilhões em compras domésticas de empresas serão movimentadas através desses grupos de mercados até 2003.

19 As ramificações de uma transação no varejo
Dr. Dale S. Rogers As ramificações de uma transação no varejo Varejistas Fornecedores Interface 2 Transação Logística Transação Comercial no Varejo Fornecedores do Produto Mercado Secundário (Inventário em Excesso) Transação MRO de Fornecedores Diversion Buyers

20 Transações Anunciadas para Varejo
Dr. Dale S. Rogers Transações Anunciadas para Varejo GlobalNetXchange: Carrefour (Francês) Hipermercado US$52,312,000 Metro AG (Alemanha) Diversos US$52,131,000 Sears, Roebuck (U.S.) loja de departamento/mercadorias em geral US$36,704,000 Kroger (U.S.) Supermercado US$27,426,000 Sainsbury (U.K.) Supermercado/Hipermercado/DIY US$26,923,000

21 Transações Anunciadas para Varejo
Dr. Dale S. Rogers Transações Anunciadas para Varejo WorldwideRetailXchange: Kmart (U.S.) Lojas de desconto US$33,674,000 Dayton Hudson (U.S.) Loja de descontos/departamentos US$30,951,000 Ahold (the Netherlands) Supermercado/Hipermercado US$29,436,000 Tesco (U.K.) Supermercado/Hipermercado US$28,570,000 Safeway (U.S.) Supermercado US$24,484,000 Auchan (França) Hipermercados/diversificados US$23,539,000 Albertson's (U.S.) Supermercado US$16,005,000 Casino Guichard (França) Supermercado/Hipermercado US$15,746,000 Walgreen (U.S.) Drogaria US$15,307,000 CVS (U.S.) Drogaria US$15,274,000 Marks & Spencer (U.K.) Loja de Departamento / Mercadorias em Geral US$13,053,000 Kingfisher (U.K.) Diversificado US$12,190,000

22 Transações Anunciadas para Varejo
Dr. Dale S. Rogers Transações Anunciadas para Varejo RetailersMarketXchange: Chevron Corporation McLane Company, uma subsidiária do Wal-Mart

23 Fabricantes de Secos e Molhados da America Exchange (Transora.com)
Dr. Dale S. Rogers Fabricantes de Secos e Molhados da America Exchange (Transora.com) Agrilink Foods; B&G Foods; Bestfoods; The Borden Family of Companies; Bush Brothers & Company; Campbell Soup Company; Chicken of the Sea International; The Clorox Company; The Coca Cola Company; Colgate-Palmolive Company; ConAgra, Inc.; Dean Foods Company; Del Monte Foods; The Dial Corporation; Dole Food Company, Inc.; The Earthgrains Company; Energizer; Flowers Industries, Inc.; General Mills, Inc.; The Gillette Company; H.J. Heinz Company; Hershey Foods Corporation; Hormel Foods Corporation; Johnson & Johnson; Kellogg Company; Kraft Foods, Inc.; Lance, Inc.; McCormick & Company, Inc.; Morton Salt, a Rohm and Haas Company; Nabisco, Inc.; Nestlé USA, Inc.; Novartis; PepsiCo, Inc.; The Pepsi Bottling Group, Inc.; The Pillsbury Company; Playtex Products, Inc.; PowerBar, Inc.; The Procter & Gamble Company; Ralston Purina Company; Reckitt Benckiser, Inc.; Rich Products Corporation; Sara Lee Corporation; S.C. Johnson & Son, Inc.; SMS Brands, LLC; Signature Brands LLC; The J.M. Smucker Company; Tone Brothers, Inc.; Tony's Pizza Service; Unilever North America; Wm. Wrigley, Jr. Company; Kellogg's

24 Dr. Dale S. Rogers Source: Chuck Beck, Colgate-Palmolive

25 Dr. Dale S. Rogers Serviços de Compras Processamento de transações mais rápido e mais preciso Maior visibilidade para compradores e vendedores em potencial Relato e monitoramento melhorados de funcionalidades Custos reduzidos de aquisição de clientes Maior capacidade para impor e monitorar obediência aos contratos de fornecedor Ferramentas e serviços de negociação (incluindo leilões) Plataformas de eProcurement Alocação colaborativa de recursos Gerenciamento de catálogos Compra esporádica

26 Serviços de Supply Chain
Dr. Dale S. Rogers Serviços de Supply Chain Maior visibilidade de Supply Chain Resposta rápida a flutuações de demanda Maior exatidão em previsão de vendas Redução em falta de estoque Custos reduzidos de expedição Melhor utilização de ativos Melhor gerenciamento de inventário Planejamento, Previsão e Ressuprimento Colaborativo (CPFR)® Transportes e Logística Gerenciamento de inventário

27 Serviços de Conteúdo e Comunidade
Dr. Dale S. Rogers Serviços de Conteúdo e Comunidade Fácil acesso a conteúdo relevante e personalizado Maior conhecimento e habilidade na indústria Maior e mais eficiente conectividade aos membros da comunidade Quadros de Mensagens Rápidas votações Treinamento, seminários e transmissão de programas pela Web

28 ERP Transação Logística Brecha Carrier TMS
Dr. Dale S. Rogers Transação Logística ERP Brecha Carrier TMS (Transportation Management System) As transações logísticas preenchem a brecha entre o sistema corporativo e o TMS

29 Dr. Dale S. Rogers Mistura

30 Dr. Dale S. Rogers EDI vs Transações Um Muitos Um Muitos

31 Vantagens de Transações On-Line
Dr. Dale S. Rogers Vantagens de Transações On-Line Redução de custos de compras EDI online custa até US$100-US$150/hora A Internet custa de US$10-US$15/hora Custo de pedidos de compras deve ser reduzido Maior transparência no Supply Chain Participantes não são limitados por restrições de software Mais fácil de comparar fornecedores Source: Ellis Booker, Internetweek, 6Mar2000

32 Leilões reversos Pneus para Ford de US$ 90 milhões para US$ 60 milhões
Dr. Dale S. Rogers Leilões reversos Pneus para Ford de US$ 90 milhões para US$ 60 milhões Pode ser oportunidade para opções

33 Ford-GM-DaimlerChrysler
Dr. Dale S. Rogers Ford-GM-DaimlerChrysler From: J Nasser Sent: Friday, February 25, :18 AM To: Funcionários Ford e outros Subject: (I) Ford, GM e DaimlerChrysler fazem anúncio conjunto Hoje, a Ford Motor Company, a General Motors e a DaimlerChrysler farão um anúncio muito importante, que irá acelerar a transformação do e-commerce em todo o nosso setor. Quero compartilhar esta notícia com vocês, antes que seja divulgada à mídia e ao público A Ford foi a pioneira em transações business to business com seus fornecedores pela internet. Em novembro, anunciamos nossa parceria com a Oracle para formar a auto-xchange, uma rede global on-line, aberta a toda indústria automobilística. A GM possui uma rede similar, a TradeXchange. A Ford e GM planejam unir essas transações para criar um único portal global, ao qual a DaimlerChrysler se juntará. Este empreendimento também oferece a livre participação de todas as montadoras de veículos, seus fornecedores e revendedores. O novo portal irá operar como um negócio separado, independente. Jac

34 Dr. Dale S. Rogers FORD, GENERAL MOTORS E DAIMLERCHRYSLER CRIAM O MAIOR MERCADO VIRTUAL NA INTERNET DETROIT, February 25, GM, Ford e DaimlerChrysler anuanciaram juntas hoje que estão planejando unir seus esforços para formar uma transação business-to-business de fornecedores integrados através de um único portal. Este empreendimento criará o maior mercado virtual do mundo. O novo negócio permitirá a livre participação de todas as montadoras de veículos do mundo, e seus respectivos fornecedores, parceiros e revendedores. Eventualmente, esse mercado eletrônico poderá ser expandido de modo a abranger outras indústrias. Ford, GM e DaimlerChrysler esperam fechar o acordo definitivo para o negócio no 1o.bimestre, sujeito às devidas aprovações pelo governo e outros. Até lá, todos os serviços atualmente associados às transações vigentes continuarão a ser oferecidos. Incluem-se aí compras por catálogo, cotações de preços, alocações de recursos, leilões on-line, além disso, funções de Supply Chain, como planejamento de capacidade, previsão de demanda, planejamento da produção, automação de transações na cadeia logística, serviços financeiros, pagamento e logística continuarão a ser expandidos.

35 Dr. Dale S. Rogers Poder Consolidado O presidente e CEO da Ford, Jacques A Nasser disse, “O anúncio de hoje é outro exemplo de como a Internet está transformando cada parte de nossa empresa e de nosso setor. É excitante, é dramático e só tende a acelerar-se. Vamos empurrar essa transformação mais adiante, para trazer benefícios sustentáveis aos nossos clientes, nossos fornecedores e nossos revendedores”. ”Enquanto prosseguimos na construção de nossos sites de transação em separado, rapidamente percebemos que tradicionais modelos individuais e independentes não seriam a estratégia vencedora para nós, nossa indústria, nossos fornecedores e, em última instância, nossos clientes”, disse G.Richard Wagoner Jr., presidente e COO da General Motors. “Unindo-nos, podemos acelerar ainda mais o ritmo de implementação, assim acelerando os benefícios de todos os envolvidos. Estamos entusiasmados com a oportunidade de continuar a construir o que cada um de nós iniciou separadamente e criar a melhor transação comercial do mundo”

36 Definição 4pl: A próxima evolução em Supply Chain
Dr. Dale S. Rogers Definição 4pl: A próxima evolução em Supply Chain Acordo para Alianças em Desempenhos nos Negócios Cliente Provedores de Serviços + Maior Integração Funcional + Maior Autonomia Operacional Provedores de 3PL 4PL Terceirização Cliente Provedores de 3PL Alocação de Recursos Internos Internal Logistics Operations Cliente

37 Evolução das Transações Logísticas
Dr. Dale S. Rogers Evolução das Transações Logísticas Gerenciar todo o Transporte Leilão 4PL

38 Como as Transações fazem dinheiro
Dr. Dale S. Rogers Como as Transações fazem dinheiro Transações baseadas em leilões (eBay): Em geral cobra-se um honorário de transação ao fornecedor, por volta de 5% do lucro on-line da empresa. Anúncios também são um grande gerador da receita. Transações Independentes (Spin-offs como a proposta Sears/Carrefour): Essas transações ganham dinheiro com transações, anúncio em websites e consultoria a vendedores (catálogos eletrônicos e integração de gerenciamento de informações) Portal/Comunidades (VerticalNet): anúncios Grupos de Mercado de Fluxo de Trabalho: Subscrições e anúncios Redes de Supply Chain na Internet (General Mills, Pillsbury, etc. transação de transporte/logística): a maioria do dinheiro gerado aqui é através de licenciamento de software, mas no futuro a remuneração deverá ser baseada nas transações.

39 Custos de Transação & Terceirização
Dr. Dale S. Rogers Custos de Transação & Terceirização Empresas são criadas porque o custo adicional de organizá-las é mais barato que os custos de transações envolvidos quando indivíduos conduzem negócios entre si usando o mercado. Empresas deveriam conduzir internamente apenas as atividades que não podem ser desempenhadas com menor ônus no mercado ou por outra empresa. Portanto uma empresa irá expandir-se precisamente ao ponto em que “os custos de organizar uma transação extra dentro da empresa são iguais aos custos de realizar a mesma transação por meio de um portal no mercado aberto." Source: Ronald Coase

40 Software Ariba Technologies Commerce One i2 Technologies Oracle SAP
Dr. Dale S. Rogers Software PROVEDOR DE APLICATIVOS PRINCIPAL SOFTWARE DE TRANSAÇÃO PRINCIPAL FOCO EM E-BUSINESS Ariba Technologies Market Suite for Dynamic Pricing Commerce Center Compra indireta/direta de materiais manufatura Commerce One Market Site Portal Solution Compra indireta de materiais manufatura i2 Technologies TradeMatrix Funcionalidade SCM Oracle Oracle Exchange Compra e Processamento de Pedidos SAP mySAP.com Marketplace Compras diretas e indiretas

41 Sun Logistics Virtual Network (SLVN)
Dr. Dale S. Rogers Sun Logistics Virtual Network (SLVN)

42 Seleção de Projeto Alvos Solução.com Reduzir e Consolidar
Dr. Dale S. Rogers Seleção de Projeto Alvos Solução.com Arquitetura de Sistema Reduzir e Consolidar Modelo de Centro de Distribuição Lógica de Roteirização de Peças Envolver um Parceiro na Solução Integração de Provedor de Reparo Integração de Parceiros na Rede Capacidade para gerenciamento de exceção Visibilidade em Tempo Real Reduzir “Pontos de Contato” Processo de Demanda/Devolução de Peças

43 Reparações de Processo
Dr. Dale S. Rogers Reparações de Processo Engenheiro de Campo Localização Remota de Estoque Centro de Distribuição Centro de Distribuição Localização Remota de Estoque Fornecedor Engenheiro de Campo Modelo de Centro de Distribuição Processo de Demanda/Devolução de Peças ALVOS

44 Resultados Alcançados
Dr. Dale S. Rogers Resultados Alcançados 10 20 30 40 50 60 70 69 52 33 12 REDUÇÃO DA BASE LVN (Logistics Virtual Network) DO FORNECEDOR Q3/FY99 Q4/FY99 Q1/FY00 Q2/FY00 BOARDS DISPLAYS & PS PERIPHERALS WEB APPLICATION TOTAL Redução do Número de Fornecedores Diretos em 82,6%

45 Outros Resultados Obtidos
Dr. Dale S. Rogers - Relacionamentos Integrados com Fornecedores - Viabilizado Sistema de Gerenciamento de execução do controle de tráfego aéreo - Visibilidade de backorder em tempo nos provedores de reparo - Visibilidade de Inventário em tempo real - Dados qualitativos diretamente dos provedores de reparo - Redução de ordens de compra mensais, de mais de 300 para 30

46 COM Antes do Sun LVN: Nosso " " em COM! Dr. Dale S. Rogers
Clientes União de Negócios Fornecedor Serviços Corporativos Parceiros Provedores de Reparo Força de Venda SUN COM

47 Dr. Dale S. Rogers Hoje Sun LVN é: Nosso " " está fora do meio com um sistema de Controle de Tráfego Aéreo Clientes União de Negócios Fornecedor Serviços Corporativos Parceiros Provedores de Reparo Força de Venda SUN COM

48 COM O Futuro Sun LVN: Nosso " " em COM!
Dr. Dale S. Rogers O Futuro Sun LVN: Nosso " " em COM! ATC Clientes União de Negócios Fornecedor Serviços Corporativos Parceiros Provedores de Reparo Força de Venda SUN Leilões Interempresarias COM A maior oportunidade de e-Business dentro da Sun hoje!

49 O próximo passo: “Draga Zero” ou “E2E”
Dr. Dale S. Rogers O próximo passo: “Draga Zero” ou “E2E” Verdadeira conexão entre suprimento e demanda Uma operação equilibrada entre operações de “back” e de “front end”. Eliminação de ativos fixos e redundâncias na Cadeia de Valor. Onipresente, intuitivo, “Peer to Peer”, próximo a Tempo real e automático. Source: Tim Allen, Bell Microproducts

50 As ramificações de uma transação no varejo
Dr. Dale S. Rogers As ramificações de uma transação no varejo Varejistas Fornecedores Interface 2 Transação Logística Transação Comercial no Varejo Fornecedores do Produto Mercado Secundário (Inventário em Excesso) Transação MRO de Fornecedores Diversion Buyers


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