A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação I Guias de Turismo. Apresentação I O que há para fazer numa cidade, o melhor restaurante, o lugar da moda, o museu mais interessante... O.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação I Guias de Turismo. Apresentação I O que há para fazer numa cidade, o melhor restaurante, o lugar da moda, o museu mais interessante... O."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação I Guias de Turismo

2 Apresentação I O que há para fazer numa cidade, o melhor restaurante, o lugar da moda, o museu mais interessante... O guia sabe. A profissão equilibra a solução de problemas relacionados às viagens com o seu lado prazeroso e a oportunidade de conhecer os mais diferentes lugares e pessoas em cada excursão.

3 Apresentação I Definição Guias de turismo são profissionais que acompanham turistas em excursões locais, nacionais ou internacionais, prestando assistência e fornecendo informações sobre os lugares a serem visitados. Alguns especializam-se, por exemplo, em roteiros ecológicos, excursões a locais místicos, turismo de aventura, grupos de terceira idade. Há também guias que trabalham simultaneamente como agentes de viagens.

4 Apresentação I Atividades As atividades de guias de turismo incluem :As atividades de guias de turismo incluem : Verificar e confirmar os arranjos de transporte, alimentação e acomodações; Prestar assistência no despacho e liberação dos passageiros e suas bagagens em portos, aeroportos, estações de trem ou rodoviárias;

5 Apresentação I Administrar insatisfações de clientes com as acomodações em hotéis ou veículos; Atuar em casos de perdas de documentos relativos a viagem, roubo de passaportes e todo tipo de imprevisto;

6 Apresentação I Guias regionais:Guias regionais: recebem o turista e providenciam seu transporte ao hotel; acompanham pessoas ou grupos em visitas a pontos turísticos;

7 Apresentação I Guias de excursão (nacional ou internacional):Guias de excursão (nacional ou internacional): organizam a distribuição do grupo no ônibus, trem, avião ou outro meio de transporte; fornecem informações sobre os horários e características de cada atividade; coordenam a locomoção dos turistas; organizam a chegada e saída dos hotéis;

8 Apresentação I Acompanham o grupo aos lugares previstos no programa; buscam soluções para qualquer problema que interfira no bem-estar do grupo sob sua responsabilidade.

9 Apresentação I Condições de Trabalho Na maioria das vezes, guias de turismo trabalham como autônomos, requisitados por agências para viajar com grupos ou acompanhar visitantes em excursões urbanas. As atividades podem ser exercidas ao ar livre ou em ambientes fechados, dependendo do tipo de atividade programada. O calendário e o horário de trabalho são irregulares, porque dependem da programação feita pela agência ou mesmo por contratantes particulares.É comum terem mais trabalho nos fins de semana, e a jornada pode incluir programas noturnos

10 Apresentação I Características Pessoais Boa aparência; boa memória; capacidade de comunicação; capacidade de decisão; capacidade de lidar com o público; capacidade de liderança; criatividade; desembaraço; disciplina; firmeza; flexibilidade; iniciativa; paciência; simpatia; sociabilidade.

11 Apresentação I Qualificação Requerida Para o exercício da profissão são exigidos registro na EMBRATUR, ensino médio completo e certificado de conclusão de curso reconhecido pela EMBRATUR e pelo Conselho Estadual de Educação. É preciso ter mais de 18 anos, no caso de guia regional, e 21 para ser guia de excursão nacional ou internacional.

12 Apresentação I Para guias internacionais é indispensável a fluência em inglês e no idioma do país onde pretende levar os grupos. O conhecimento de línguas estrangeiras é desejável também para guias regionais e nacionais, porque parte da clientela de viagens domésticas é formada por turistas de outros países.

13 Apresentação I Mercado de Trabalho e Perspectivas O mercado de trabalho para guias é saturado, com um grande número de profissionais disputando as oportunidades de trabalho. A procura por serviços é irregular durante o ano, concentrando-se em período de férias escolares e feriados longos. Condições climáticas ou políticas nos locais de destino também influenciam a procura por viagens e por todos os serviços relacionados.

14 Apresentação I Portanto, são poucos os guias de turismo que podem viver exclusivamente da profissão. É comum professores trabalharem como guias, porque têm tempo disponível exatamente nos períodos de maior demanda. Também há guias que atuam simultaneamente como agentes de viagens.

15 Apresentação I Há duas tendências opostas influenciando o futuro da profissão. Por um lado, o aumento da oferta de boas publicações na área de turismo e de informações gratuitas via internet tende a reduzir a necessidade de acompanhantes. Por outro lado, todas as pesquisas indicam que haverá um grande aumento do turismo em todo o mundo, aumentando o número de turistas que requerem a companhia de um guia.

16 Apresentação I Guias de Ecoturismo

17 Apresentação I Definição Os guias de ecoturismo são especialistas em roteiros ecológicos, acompanhando grupos de turistas em visitas a parques nacionais e estaduais, apresentando a fauna, a flora e a geografia dessas áreas de preservação ambiental. Costumam trabalhar em um único parque, conhecendo a fundo seus pontos mais atrativos, as trilhas a serem seguidas e os riscos a serem evitados.

18 Apresentação I Devem estar aptos a conciliar as expectativas dos turistas e a conservação dos locais visitados,contribuindo para a formação de uma consciência ambientalista e para o uso sustentado do patrimônio natural.

19 Apresentação I Atividades Além das atividades comuns aos demais guias de turismo, as atividades dos guias especializados em ecoturismo incluem: instruir grupos de turistas acerca dos recursos naturais próprios ao parque visitado; planejar o suprimento do grupo de acordo com o roteiro planejado; zelar pela segurança do turista e pela preservação dos sítios visitados;

20 Apresentação I Condições de Trabalho Quase todos os guias de ecoturismo trabalham como autônomos, sendo requisitados por hotéis e agências de viagens, devendo procurá-los regularmente a fim de renovar e consolidar as relações com os agentes contratantes. As visitas guiadas são realizadas ao ar livre, em horários irregulares, concentrando-se nos finais de semana.

21 Apresentação I Ao contrário dos demais guias, que, geralmente, acompanham grupos formados por idosos e crianças, os guias de ecoturismo costumam guiar clientes entre 25 e 50 anos de idade, boa parte deles com poder aquisitivo e nível de exigência bastante alto.

22 Apresentação I Características Pessoais Boa disposição física, capacidade de comunicação; capacidade de lidar com o público; capacidade de liderança,; criatividade; desembaraço; espírito aventureiro; gosto por atividades ao ar livre e pelo contato com a natureza.

23 Apresentação I Qualificação Requerida Somente profissionais registrados como guias especializados na EMBRATUR podem exercer a profissão legalmente. Para obter esse registro, o candidato deve ser maior de 18 anos, possuir diplomas de nível médio e de curso de formação profissional de guias de turismo reconhecidos pela EMBRATUR e pela Secretaria de Educação do estado em que o mesmo foi realizado. O domínio do inglês é imprescindível.

24 Apresentação I Recrutamento Como as agências de viagem são as principais contratantes de guias de turismo, o especialista em ecoturismo deve nelas se cadastrar, a fim de aumentar suas chances de ser contratado. A maioria dos curso de formação profissional encaminha seus alunos às agências,visando cadastrá-los

25 Apresentação I Mercado de Trabalho O mercado de trabalho para os guias de turismo está saturado, sem exceção para o especialista em ecoturismo. Há um grande número de guias não regulamentados atuando no setor, o que torna a situação ainda mais difícil, pois o guia de ecoturismo acaba concorrendo com professores, ambientalistas e montanhistas. Como o setor turístico possui estações altas e baixas, pocos guias conseguem atuar exclusivamente na área durante todo o ano.

26 Apresentação I Remuneração Um guia de ecoturismo experiente e com uma carteira ampla de clientes costuma receber, em média, R$ 1.200,00 nos meses de férias. Guias iniciantes conseguem ganhar até R$ 700,00 mensais. Como o turismo possui altas e baixas estações, esses valores podem ser reduzidos em até dois terços, dependendo do mês do ano.

27 Apresentação I Público Alvo Estudantes de turismo; Naturalistas; Biólogos; Engenheiros Florestais; Zoólogos; E demais interessados em vida ao ar livre;

28 Apresentação I Fonte de Informações: Internet, de profissões.com.br


Carregar ppt "Apresentação I Guias de Turismo. Apresentação I O que há para fazer numa cidade, o melhor restaurante, o lugar da moda, o museu mais interessante... O."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google