A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regulamentação Profissional em Turismo Carla Kitsuta Caroline Groot Giulianna Polettini Michelle Russo Tatiane Silva Tiago Colucio Donato Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regulamentação Profissional em Turismo Carla Kitsuta Caroline Groot Giulianna Polettini Michelle Russo Tatiane Silva Tiago Colucio Donato Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Regulamentação Profissional em Turismo Carla Kitsuta Caroline Groot Giulianna Polettini Michelle Russo Tatiane Silva Tiago Colucio Donato Oliveira

2 Agenda Formação dos Profissionais de Turismo Áreas de Atuação Regulamentação Profissional Perguntas e Respostas

3 Formação dos Profissionais em Turismo no Brasil Expansão do Turismo no Brasil a partir dos anos 70 Criação do primeiro curso de Bacharelado em Turismo na Universidade Morumbi em 1971 Objetivo de preparar profissionais qualificados acabando com a improvisação, adaptação e repentinidade que existia no setor.

4 Expansão dos Cursos de Turismo Crise dos anos 80 impactou todos os cursos, causando redução no número de formandos. Expansão no número de cursos entre 1990 e A partir de 2005, fechamento de cursos Desenvolvimento de cursos de Pós-graduação ainda de forma tímida. Atualmente existem 9 cursos de Pós-Graduação em Turismo no Brasil

5 Formação Profissional: Teoria e Prática Necessidade de equilibrar os cursos de Turismo entre Teoria e Prática Prática: Habilidades técnicas e gerenciais para atuar e desenvolver produtos e serviços turísticos Teoria: Pesquisa e desenvolvimento com foco no planejamento e responsabilidade dos profissionais. Busca da inovação.

6 Profissionais de Turismo Os verdadeiros Turismólogos (Bacharéis em Turismo), especialistas em Turismo ou os profissionais do trade turístico são aqueles que, a partir do momento em que abraçam o Turismo, como opção de vida profissional, jamais voltarão a ser turistas novamente. (Adalto Félix de Godoi)

7 Áreas de Atuação do Profissional Eventos Planejamento Turístico Turismo de Aventura Turismo Rural Agências de Viagens Hospitais Lazer Viagens Ecoturismo Hotéis Cultura Meio Ambiente

8 Prestação de Serviços Definição de Prestação de Serviços Turismo e a Prestação de Serviços Turismo é prestação de serviços, devemos passar a sensação para o cliente de que ao visitar a praia tão desejada no panfleto, seja melhor ainda na realidade, isto faz o produto final depender de um serviço de qualidade.

9 Desafios do Profissional de Turismo Falta de Valorização do Profissional Pouco Reconhecimento da Sociedade Salários Baixos Poucas Escolhas de Formação Profissional

10 Regulamentação Profissional É o direito ao exercício profissional, são normas (leis, resoluções, portarias, instruções normativas) que regulam, determinam requisitos, procedimentos e/ou classificações em uma determinada profissão.

11 Regulamentação Profissional no Brasil A regulamentação de uma determinada profissão, é realizada por meio de lei, cuja iniciativa pode ser dos deputados federais e dos senadores, bem como do Presidente da República. A apreciação é feita pelo Congresso Nacional, e posterior sanção, pelo Presidente da República.

12 Projetos de Lei que Pretendem Regulamentar a Profissão Agente de Turismo (1) PL 4.078/2008 – Autor Deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB) Turismólogo (1) PL 6.906/2002 – Autor senador Moreira Mendes (PFL/RO)

13 A profissão de Turismólogo deve ser regulamentada ? SIM Área de trabalho Garantia no mercado de trabalho Arrecadação de Contribuições (Receitas) NÂO Limitação em áreas de trabalho; Não haverá mudança na área profissional; Não será a causa para o aumento de profissionais qualificados; Certificação de competência profissional; Insuficiência para resolver todos os problemas da área;

14 A regulamentação é necessária para o bom desenvolvimento do trabalho do Turismólogo? Não! Desempenho Profissional Qualidade na prestação de Serviços Alto nível de escolaridade e conhecimento Formação profissional de qualidade

15 Existe turismólogo regulamentado em outros países? Não! Em nenhum país do mundo existe uma profissão de turismólogo ou similar regulamentada; Regulamentação de algumas atividades profissionais ligadas ao turismo; Rapidez e eficiência no sistema de proteção ao consumidor; Alto nível de consciência e ética profissional; Sistema educacional sólido.

16 Mensagem Final Principal desafio do profissional é a sua valorização pela sociedade e pelo mercado. Regulamentação deve ser feita pelos clientes através da avaliação da qualidade dos serviços prestados.

17 Perguntas e Respostas

18 Referências Regulamentação Profissional em Turismo MATIAS, Marlene. Turismo Formação e Profissionalização São Paulo. p SHIGUNOV A.N.,MACIEL,L.S.B. Currículo e Formação Profissional nos Cursos de Turismo Campinas. P91-103


Carregar ppt "Regulamentação Profissional em Turismo Carla Kitsuta Caroline Groot Giulianna Polettini Michelle Russo Tatiane Silva Tiago Colucio Donato Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google