A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Domínio de outro idioma: porta aberta para o mercado de trabalho Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LES 0180 – Introdução a Administração Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Domínio de outro idioma: porta aberta para o mercado de trabalho Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LES 0180 – Introdução a Administração Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Domínio de outro idioma: porta aberta para o mercado de trabalho Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LES 0180 – Introdução a Administração Prof. Responsável: Evaristo Marzabal Neves Apoio Didático: Natália de C. Trombeta e Aline C. Fermino/Bolsistas PECEGE-FEALQ Piracicaba, Fevereiro 2011

2 OPINIÕES

3 Por que é importante a língua inglesa? Porque esse idioma exerce uma espécie de imperialismo linguístico. Exerce o papel de língua veicular universal, na qual falantes dos mais variados idiomas conseguem se comunicar. Porque esse idioma exerce uma espécie de imperialismo linguístico. Exerce o papel de língua veicular universal, na qual falantes dos mais variados idiomas conseguem se comunicar.

4 É em inglês que se fecham praticamente todos os negócios internacionais, assim como é nessa língua que se registram os mais importantes avanços científicos bem como em revistas e periódicos referenciados mundialmente. Não utilizá-la nesses campos equivale a arremessar-se para fora do mundo. É em inglês que se fecham praticamente todos os negócios internacionais, assim como é nessa língua que se registram os mais importantes avanços científicos bem como em revistas e periódicos referenciados mundialmente. Não utilizá-la nesses campos equivale a arremessar-se para fora do mundo. Fonte: Artigo Não utilizar o inglês é arremessar-se para fora do mundo. Hélio Schwartsman. Folha de São Paulo, 07/02/2011. p. C9

5 Falar com fluência, ler publicações estrangeiras, escrever bem e demonstrar competências de inter- relacionamento são aptidões valorizadas tanto por empresas multinacionais como as que atuam só no Brasil ( J.E. Rayagada-Business Language) Falar com fluência, ler publicações estrangeiras, escrever bem e demonstrar competências de inter- relacionamento são aptidões valorizadas tanto por empresas multinacionais como as que atuam só no Brasil ( J.E. Rayagada-Business Language) O inglês é o idioma mais valorizado (língua internacional) vindo a seguir o espanhol, alemão e, correndo por fora, o mandarim ( J.E. Rayagada-Business Language) O inglês é o idioma mais valorizado (língua internacional) vindo a seguir o espanhol, alemão e, correndo por fora, o mandarim ( J.E. Rayagada-Business Language)

6 Mais adiante, profissionalmente, quanto mais importante for o cargo, maior deverá ser a compreensão do idioma. A fluência é o fator importante e é determinante para a evolução na carreira (P.C. Vicente – Fast English). Mais adiante, profissionalmente, quanto mais importante for o cargo, maior deverá ser a compreensão do idioma. A fluência é o fator importante e é determinante para a evolução na carreira (P.C. Vicente – Fast English). É fundamental para o executivo. Para diretores e gerentes são exigidos escrever documentos e saber conversar com colegas estrangeiros. Sintetizando: O que interessa é a fluência no idioma e a capacidade de usá-lo como instrumento de trabalho. Quem é fluente faz parte de uma mentalidade global (P.C. Vicente – Fast English). É fundamental para o executivo. Para diretores e gerentes são exigidos escrever documentos e saber conversar com colegas estrangeiros. Sintetizando: O que interessa é a fluência no idioma e a capacidade de usá-lo como instrumento de trabalho. Quem é fluente faz parte de uma mentalidade global (P.C. Vicente – Fast English).

7 Importante: ser capaz de realizar tarefas, como fazer apresentações, receber visitantes, participar de chamadas para conferências, negociar com clientes e fornecedores, redigir s, relatórios e participar de treinamentos (L. Sardinha, Up Language). Importante: ser capaz de realizar tarefas, como fazer apresentações, receber visitantes, participar de chamadas para conferências, negociar com clientes e fornecedores, redigir s, relatórios e participar de treinamentos (L. Sardinha, Up Language). Numa empresa multinacional ou mesmo nacional que comercializa com o exterior, um presidente precisa ter no mínimo 85% de domínio de outro idioma, um gerente entre 60 e 70% e os demais, no mínimo 50%. Abaixo de 50% terá dificuldades de progressão. (L. Sardinha, Up Language) Numa empresa multinacional ou mesmo nacional que comercializa com o exterior, um presidente precisa ter no mínimo 85% de domínio de outro idioma, um gerente entre 60 e 70% e os demais, no mínimo 50%. Abaixo de 50% terá dificuldades de progressão. (L. Sardinha, Up Language)

8 Relatório do Global English: 10 mil respondentes de 150 empresas globais em 100 países Entre 2000 e 2007 a porcentagem de empregados que utilizaram o idioma diariamente no trabalho aumentou de 44 para 49% Entre 2000 e 2007 a porcentagem de empregados que utilizaram o idioma diariamente no trabalho aumentou de 44 para 49% 80% desses empregados afirmaram que precisam de até 2 anos de estudos para colocar seu inglês no nível que acham necessário. 80% desses empregados afirmaram que precisam de até 2 anos de estudos para colocar seu inglês no nível que acham necessário.

9 ATENÇÃO: Ingressante: Todas essas observações e informações sinalizam que o aprendizado de um idioma estrangeiro ou mais de um, deve ser planejado desde seu ingresso na ESALQ. (E.M. Neves) ATENÇÃO: Ingressante: Todas essas observações e informações sinalizam que o aprendizado de um idioma estrangeiro ou mais de um, deve ser planejado desde seu ingresso na ESALQ. (E.M. Neves)

10 Espanhol: muito importante após o inglês, devido o Mercosul e a expansão dos negócios internacionais com países da língua espanhola. Exemplo: a Petrobrás em seus concursos exige prova de inglês ou de espanhol. Não basta arranhar o portunhol. Não se esqueçam da America Latina, onde apenas o Brasil tem o idioma português. Espanhol: muito importante após o inglês, devido o Mercosul e a expansão dos negócios internacionais com países da língua espanhola. Exemplo: a Petrobrás em seus concursos exige prova de inglês ou de espanhol. Não basta arranhar o portunhol. Não se esqueçam da America Latina, onde apenas o Brasil tem o idioma português. Alemão: embora o inglês seja adotado como língua oficial de comunicação pelas multinacionais alemãs que atuam no Brasil (quase 900 só em São Paulo), saber o alemão é bom para se comunicar melhor e mais rapidamente com os colegas residentes na Alemanha Alemão: embora o inglês seja adotado como língua oficial de comunicação pelas multinacionais alemãs que atuam no Brasil (quase 900 só em São Paulo), saber o alemão é bom para se comunicar melhor e mais rapidamente com os colegas residentes na Alemanha Na área de high technology, engenheiros e técnicos são incentivados a aprender o alemão, já que os centros de desenvolvimento de novas tecnologia ficam na matriz alemã. Na área de high technology, engenheiros e técnicos são incentivados a aprender o alemão, já que os centros de desenvolvimento de novas tecnologia ficam na matriz alemã.

11 Mandarim: 873 milhões é o número de falantes nativos de mandarim (Ethnologue). Objetivo para quem se relacionar com empresas locais que só se comunicam em mandarim. No Brasil, atraídos pelo aumento das relações comerciais com a China, e, por ascensão como potência mundial. Mandarim: 873 milhões é o número de falantes nativos de mandarim (Ethnologue). Objetivo para quem se relacionar com empresas locais que só se comunicam em mandarim. No Brasil, atraídos pelo aumento das relações comerciais com a China, e, por ascensão como potência mundial. Francês: Há 600 empresas no Brasil que tem sede na França. Francês: Há 600 empresas no Brasil que tem sede na França. Fonte: Empresas valorizam boa comunicação com estrangeiros. Folha de São Paulo, 25/01/09, p.F3.

12 ATENÇÃO! O domínio de mais línguas é fundamental em qualquer entrevista para estágios e programas de trainee. Porém, não é suficiente se não estiver preparado para os demais passos, como conhecimento da organização e da empresa (evite ser paraquedista), das dinâmicas estabelecidas, etc., para evitar que ocorra o seguinte...

13 Voce disse que era fluente em inglês, mas não passou na entrevista Domino o inglês, mas não tenho fluência em entrevista

14 Obrigado!


Carregar ppt "Domínio de outro idioma: porta aberta para o mercado de trabalho Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LES 0180 – Introdução a Administração Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google