A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOUTORADO PROFISSIONAL E ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DIFERENÇAS E EXPERIÊNCIAS Prof. José Francisco Salm, Ph.D.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOUTORADO PROFISSIONAL E ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DIFERENÇAS E EXPERIÊNCIAS Prof. José Francisco Salm, Ph.D."— Transcrição da apresentação:

1 DOUTORADO PROFISSIONAL E ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DIFERENÇAS E EXPERIÊNCIAS Prof. José Francisco Salm, Ph.D.

2 Argumento central: O doutorado profissional e o acadêmico em administração pública são similares em essência, embora não iguais em propósito de formação. O doutorado profissional e o acadêmico em administração pública enfrentam problemas acadêmicos e de definição de área que exigem atenção e solução.

3 Nos EUA, no início de 1990 havia +/- 50 tipos de doutorado profissional. Ex: EdD (educational doctor), JD (juris-law), MD (medical doctor), DBA (business adm.), DPA (public administration).

4 Início Séc XXI: o 50% das universidades Inglesas possuíam doutorado profissional (109 programas). o Austrália tinha 131 doutorados profissionais. o Nos EUA há 72 programas de doutorado em administração pública e negócios públicos que concedem, aproximadamente, 208 títulos de doutorado acadêmico e profissional.

5 O que é o doutorado profissional em administração pública? Doutorado profissional em administração pública é uma titulação que universidades conferem para quem realizou estudos e pesquisas avançadas nesse campo específico de conhecimento, com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades necessárias para a gestão das organizações que produzem o bem público. Usualmente, egressos de doutorado profissional não exercem o magistério, mas podem lecionar disciplinas de cunho profissional.

6 O que é o doutorado acadêmico em administração pública? Doutorado acadêmico em administração pública é uma titulação que universidades conferem para quem realizou estudos e pesquisas avançadas em tema inédito e original e tenha demonstrado elevado grau de saber nesse campo específico do conhecimento.

7 Diferenças entre os dois tipos de doutorado em administração pública As principais diferenças entre esses doutorados estão no (a) direcionamento para atividade profissional - carreira, (b) tipo de pesquisa em uso, (c) foco e método empregado para aprendizagem; O doutorado profissional foca a pesquisa em problema profissional prático. A pesquisa é voltada para a solução de problemas profissionais;

8 A aprendizagem do doutorado profissional está voltada para o estudo e a reflexão sobre a teoria e a prática no campo da administração pública, enquanto no doutorado acadêmico a aprendizagem está voltada para a geração do conhecimento científico nessa área.

9 Minha vivência no MPA e informações sobre o DPA na USC A experiência no MPA: Admissão, currículo, sistema de avaliação e foco profissional. Total de 24 créditos. O doutorado profissional em administração pública exige o cumprimento entre 60 e 70 créditos. O acesso ao Ph.D. em adm. pública: Exigências, disciplinas, pesquisa, publicação e foco em epistemologia e pesquisa. Total de +/- 70 créditos.

10 Algumas pontos para discussão sobre doutorados em administração: Definição clara do que se deseja, no Brasil, com a formação de doutores em administração, tanto em administração empresarial quanto pública; Quais são os critérios para avaliar, de forma diferenciada, programas de doutorado em administração empresarial e doutorados em administração pública; O que deve diferenciar no Brasil o doutorado acadêmico do doutorado profissional e como deve ser avaliado cada um deles.

11 Algumas sugestões: O doutorado profissional deve ser único e distinto em propósito, currículo e tecnologia de ensino e aprendizagem; O padrão intelectual e o rigor acadêmico do doutorado profissional deve ser tão elevado quanto o do acadêmico; A pesquisa é central em ambos os doutorados, embora mude o foco;

12 Há necessidade de definir o que é uma tese e dissertação de doutorado e mestrado profissional, bem como o seu padrão de qualidade; Há necessidade de preparar professores para o doutorado profissional em administração pública. Uma estratégia a considerar é o Pró- administração específico para a formação de professores para doutorados profissionais em administração, tanto público quanto privado;

13 Parte dos professores em doutorados profissionais, assim como em mestrados profissionais devem ter vivências na área profissional. Ser DE e realizar pesquisa para o desenvolvimento da ciência não é a credencial suficiente para todos os professores desse tipo de doutorado; Deve haver uma simbologia que diferencie dos dois doutorados.

14 OBRIGADO Prof. José Francisco Salm, Ph.D.

15 Breve revisão e fatos curiosos sobre doutorados: · Primeiro doutorado em Paris, Séc XII; · Primeiro doutorado acadêmico na Alemanha, começo séc XIX; · Primeiros doutorados eram em : Teologia, direito e medicina; Primeiro Ph.D. na Inglaterra, Univ. Oxford 1920;


Carregar ppt "DOUTORADO PROFISSIONAL E ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DIFERENÇAS E EXPERIÊNCIAS Prof. José Francisco Salm, Ph.D."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google