A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PADRÃO COLÉGIO REGINA PACIS DE NORMALIZAÇÃO: Normas da ABNT para apresentação de trabalhos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PADRÃO COLÉGIO REGINA PACIS DE NORMALIZAÇÃO: Normas da ABNT para apresentação de trabalhos."— Transcrição da apresentação:

1 PADRÃO COLÉGIO REGINA PACIS DE NORMALIZAÇÃO: Normas da ABNT para apresentação de trabalhos

2 Para a elaboração de um trabalho correto, é essencial o uso das normas técnicas para uma boa apresentação. Diante disso, optamos por utilizar alguns critérios sugeridos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a fim de facilitar a organização e a compreensão da leitura. O aluno deverá considerar, além das instruções do professor, os seguintes critérios:

3 Divide-se em três partes técnicas: verbal, escrita, visual.

4 VERBAL Se a voz estava em bom tom ou se sofrível (abafada). Se foi bem distribuído e desenvolvido pelo grupo ou apenas um discursou. Se a dicção estava perfeita ou se precisa de aprimoramento na fala. (Expresso de viva voz)

5 VISUAL Deve falar através das imagens (gravuras, desenhos, pinturas, fotos...). Deve surpreender (brincar com o imaginário das pessoas como as propagandas). A leitura das figuras deve ficar clara, sem a necessidade de muitas escritas ou explicações longas. Usar a criatividade a ponto de supor que ninguém faria o que você fez. Cartaz, Blocão, Sinaleiros, Letreiros... (exposição dos conceitos através de imagens que se visualiza).

6 ESCRITA O trabalho deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo: Capa Contra capa - dedicatória (opcional) Sumário Corpo do texto: –introdução –desenvolvimento –conclusão Referências (Representação do pensamento em caracteres convencionais / letras)

7 1) Capa (elemento obrigatório) Proteção externa do trabalho, devendo conter dados essenciais que identifiquem a obra (nome da instituição, título, nome do aluno, nome do professor, data, cidade).

8 COLÉGIO REGINA PACIS TRABALHO DE CIÊNCIAS Título do trabalho Nome do aluno Nome do professor Data Belo Horizonte

9 2) Contra capa - dedicatória (elemento opcional) Página onde o aluno presta homenagem a uma ou mais pessoas. A ABNT não determina a normalização desta página, ficando o layout a critério do aluno.

10 3) Sumário Enumeração dos capítulos, seções e partes que compõem o trabalho, seguido de sua localização dentro do texto. Deve ser empregada a numeração progressiva. Observe: 1 SEÇÃO PRIMÁRIA (CAIXA ALTA, NEGRITO, TAMANHO 12) 1.1 Seção secundária (Caixa baixa, NEGRITO, TAMANHO 12)

11 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO (A origem de Roma) 2- FORMAÇÃO DO IMPERIO ROMANO Principais imperadores CULTURA ROMANA DECADÊNCIA DO IMPÉRIO ROMANO REFERÊNCIAS

12 4) Corpo de texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) Deve constar a natureza do trabalho, justificativa, objetivos, o tema proposto e outros elementos para situar o trabalho. Introdução

13 Desenvolvimento Compreende a revisão da literatura, metodologia e exposição da pesquisa. A revisão de literatura compõe-se da evolução do tema e idéias de diferentes autores sobre o assunto. Deve conter citações textuais ou livres, com indicação dos autores conforme norma NBR 10520/2002. A metodologia deve apresentar o método adotado – entrevista, questionário, observação, experimentação, a população pesquisada – características e quantificação. A exposição da pesquisa é a análise dos fatos apresentados, ou seja, os dados obtidos, as estatísticas, comparações com outros estudos e outras observações.

14 Conclusão Discussão dos resultados obtidos na pesquisa, onde se verifica as observações pessoais do autor. Poderá também apresentar sugestões de novas linhas de estudo. A conclusão não deve apresentar citações ou interpretações de outros autores.

15

16 Escrita (Representação do pensamento em caracteres convencionais / letras) O trabalho deve ser feito em: Folha A4. Se digitado: Fonte Arial (Nimbus Sans L) ou Times New Roman (Nimbus Roman)– tamanho 12. – texto justificado (barra de ferramenta). Se manuscrito: tudo o que é grifado (em negrito no computador), deve ser sublinhado.

17 Margens: superior 3cm, inferior 3cm, direita 3cm, esquerda 2cm.

18 3 cm

19 Citacões Se menos de 2 linhas, como: A divina providência cuidará de nós (Carmem Sallés), no corpo do texto (normal), se mais de 2 linhas, como no exemplo abaixo, utilizar margem 7cm, mesmo tipo de letra, tamanho 10, (o sobrenome do autor e quem o menciona (se for o caso), ano de publicação e paginação, vem ao final entre parênteses, devendo constar da referência). Querendo aprofundar-se vide: NBR 10520/2002 – Citações em documentos. EX.: [...] Reconhecer e recuperar o conhecimento de quem aprende é norma básica da aprendizagem, uma vez que ela é produto da interação entre o conhecimento que o aluno possui e as informações que lhe são proporcionadas. (TORRES apud GARCIA, 1997, p.77-78).

20 Referências Modelos de referência (Síntese) 1. REFERÊNCIA (antiga BIBLIOGRAFIA* ou Referência Bibliográfica*) * Estes termos não são mais usados porque não usamos mais apenas livros para pesquisar. A Referência deve vir ao fim do trabalho em folha separada. Uma listagem de todos os livros, Cd´s, fitas, www,... usados em ordem alfabética (nesta ordem) 1º. Autor. (invertido, nome de família ou sobrenome em caixa alta, acompanhado do prenome) 2º. Título. (sublinhado, se escrito a mão; grifado em negrito, ou de preferência em itálico se digitado) como nos exemplos abaixo. 3º. Local : (estes dois pontos, separa os diferentes assuntos) 4º. Editora, (desnecessário escrever a palavra editora) 5º. Data. (ano da publicação) 6º. Volume (V.) 7º. Página (p.) 8º. Coleção (nome entre parênteses), caso pertença a uma

21 EX.: REFERÊNCIA DIAFÉRIA, Lourenço. O empinador de estrelas. São Paulo: Moderna, (Veredas) LOBATO, Monteiro. Aritmética da Emília. São Paulo : Brasiliense, MACHADO, Ana Maria. Raul da Ferrugem Azul. Rio de Janeiro: Salamandra, 1987.

22 Para documento eletrônico ou textos publicados na www: Ex.: PINHEIRO, Ana Virginia. Da importância do manuscrito literário. Disponível na Internet. ia/pinheiro.html. 22 abr WALKER, Janice R. MLA-style citations of eletronic sources [online]. Jan. 1995, revisado em [capturado em 4 set. abr,1995. Disponível: 1995].

23 PARA MIRIAN, Toledo Re: Saudações. para COTILHA, S. [mensagem capturada em 25 jul.2002].

24 PARA ENTIDADE COLETIVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, Multieducação: Núcleo Curricular Básico. Rio de Janeiro, 1996.

25 PARA COMPACT DISC VENTURINI, Flávio. Cidade veloz. São Paulo: Chorus? Som Livre, compact disc (ca. 44 min).

26 PARA CD-ROM MICROSOFT dinosaurs. [s.l.]: Microsoft Corporation, c disco a laser para computador.

27 Não se exige de ninguém um texto literariamente perfeito, mas escrever corretamente, na sua própria língua, é obrigação Prof. Dr. Octávio Antônio Valsechi

28


Carregar ppt "PADRÃO COLÉGIO REGINA PACIS DE NORMALIZAÇÃO: Normas da ABNT para apresentação de trabalhos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google