A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACITAÇÃO INSERE MULHERES NO MERCADO DA HOSPITALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACITAÇÃO INSERE MULHERES NO MERCADO DA HOSPITALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 CAPACITAÇÃO INSERE MULHERES NO MERCADO DA HOSPITALIDADE
APAF Associação Paulista de Apoio à Família

2 Fundada em 2004 por pais e amigos da
APAF: quem somos Fundada em 2004 por pais e amigos da Stance Dual School, a APAF – Associação Paulista de Apoio a Família, é uma organização não governamental, situada no bairro da Bela Vista com atuação na Sub-prefeitura Sé. Elabora e produz programas e projetos sociais que visam promover o desenvolvimento integral do ser humano por meio de ações focadas no atendimento a saúde, promoção social, assistência jurídica e capacitação para o trabalho (competências e habilidades) de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

3 APAF Objetivo Programas Creche Aconchego Espaço Iluminar
Promover ações sociais voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social criando oportunidades para seu desenvolvimento e promoção social Programas Creche Aconchego Espaço Iluminar

4 APAF Projetos Sociais ações Creche Aconchego Espaço Iluminar
EMEI – Aconchego I EMEI – Aconchego II (em implantação para 2º / 2008 Curso de hospitalidade Instituto Ricardo Almeida Mãos Empreendedoras (32) CIEE: Suplência Fund. I e II (25) ações eventos culturais (teatro, cinema, festas comemorativas) cursos livres e palestras (inglês, informática, bijuterias, culinária, nutrição) orientação jurídica, psicológica, assistência social, encaminhamento aos parceiros para atendimento médico, oftalmológico, dentário, entre outros. As ações tem a participação de centenas de pessoas pois são abertas à comunidade do bairro e às mulheres cadastras no Espaço Iluminar.

5 Curso de Hospitalidade
Justificativa (público alvo e localização) & Método de pesquisa Foram elaborados mapas temáticos utilizando dados estatísticos do IBGE, PMSP e diversas secretarias de Estado com o intuito de prospectar duas situações: potenciais mercados de trabalho na região atendida pela APAF; como resultado chegou-se à prestação de serviços na área de hospitalidade graças à grande concentração de bens culturais, bens de alojamento e alimentação , bens históricos e eventos de negócios identificação e localização de nosso público alvo utilizando ferramental de georreferenciamento em escala de setor censitário. Resultado: organização de curso com formação abrangente em conteúdos e extensão, focando potencializar oportunidades de empregabilidade de nosso público-alvo no bairro onde residem. Como sub-produto, melhoria dos indicadores de renda, escolaridade e saúde do local (IDH).

6 Curso de Hospitalidade
Missão Desenvolver pessoas no âmbito pessoal e profissional para melhor empregabilidade no mercado da hospitalidade. Desenvolver nessas mulheres competências e habilidades específicas em atendimento ao cliente, governança & lavanderia e alimentos & bebidas para sua melhor empregabilidade Mulheres maiores de 18 anos Renda familiar de até 4 salários mínimos Desempregadas e residentes na região da Sub-prefeitura Sé Sem qualificação ou capacitação para o trabalho formal Baixa escolaridade Objetivo Público Alvo

7 Curso de Hospitalidade
Módulo I Atendimento ao Cliente – 100 horas Módulo II Governança e Lavanderia – 100 horas Módulo III Alimentos & Bebidas – 100 horas Módulo IV Vivência Profissional – 112 horas Turmas: até 60 mulheres Processo de seleção: análise de documentação; entrevistas com psicólogos e assistentes sociais

8 Curso de Hospitalidade
Módulo: Atendimento ao Cliente Objetivo Aprender a lidar com suas próprias emoções para lidar melhor com o cliente, por meio do auto-conhecimento e do exercício do respeito à diferença. Conteúdos de aula Emoções e ações, autoconhecimento emocional, valorização do trabalho, inteligência emocional, relacionamento interpessoal, responsabilidades, imagem profissional, clientes e suas necessidades, reservas, recepção, vendas, preparação de eventos, eventos, atendimento a pessoas com necessidades especiais. Infra-estrutura necessária Um professor qualificado na área de Hospitalidade com foco em atendimento ao cliente; um estagiário de curso superior da mesma área; sala para aula com até 60 lugares com recursos audiovisuais; atendimento psicológico (enfoque comportamental); assistência social (foco em desenvolvimento humano e promoção social) Possíveis ocupações no mercado de trabalho Recepcionista, hostess, atendente de reservas e qualquer cargo de atendimento ao cliente.

9 Curso de Hospitalidade
Módulo: Governança e lavanderia Objetivo Aprender a higienizar áreas comuns, de hospedagem e roupas de hóspedes, do hotel e de funcionários, através de procedimentos e controles dessas ações. Conteúdos de aula Terminologias, cargos e funções na governança, organograma funcional, LER X DORT, Ergonomia, EPIs princípios éticos e condutas, governança em diversos segmentos: hotel x flat, cruzeiros, produtos químicos, síndrome do edifício doente e tipos de sujeiras, higiene e limpeza, equipamentos e ferramentas de limpeza, limpeza de pisos frios, quentes, carpetes, vidros, enxoval, estoque mínimo, inventários e controles, atuação da camareira, seqüência de tarefas, pool, condomínio, frigobar, procedimentos, controles e impressos, rotinas, organização de rouparia do andar, limpezas periódicas, arrumação da cama, carrinho funcional, lavanderia, entre outros. Infra-estrutura necessária Um professor qualificado na área de Hospitalidade com foco em governança e lavanderia; um estagiário de curso superior da mesma área; sala para aula com até 60 lugares com recursos audiovisuais; quarto / suíte completa; atendimento psicológico (enfoque comportamental); assistência social (foco em desenvolvimento humano e promoção social) Possíveis ocupações no mercado de trabalho Camareira, faxineira, assistente na lavanderia, passadeira entre outras que trabalhem com higienização de ambientes

10 Curso de Hospitalidade
Módulo: Alimentos & Bebidas Objetivo Aprender a empregar alimentos e bebidas na hospitalidade, por meio de conhecimento de higiene e manipulação de alimentos, bases de cocção, confeitaria e serviços, além de elaborar pequenos cardápios. Conteúdos de aula Serviços de A&B, organização de tipos de eventos, funcionários do restaurante, equipamentos de cozinha, higienização de cozinhas, corte de legumes, corte de frutas, corte de carnes, montagem de mesa de frutas, canapés, saldas, caldos e molhos básicos, decoração de pratos, montagem de mesas,:Buffet, cremes básicos de confeitaria, tortas e bolos, eventos Infra-estrutura necessária Um professor qualificado na área de Hospitalidade com foco em alimentos e bebidas; um estagiário de curso superior da mesma área; sala para aula com até 60 lugares com recursos audiovisuais; cozinha industrial; salão para atendimento de clientes; atendimento psicológico (enfoque comportamental); assistência social (foco em desenvolvimento humano /promoção social) Possíveis ocupações no mercado de trabalho auxiliar de cozinha, auxiliar de confeitaria, garçonete, auxiliar de bar e outras ocupações

11 COMPOSIÇÃO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM HOSPITALIDADE
Apresentação de trabalho sobre “Emoções” realizada na aula de Atendimento ao Cliente no Sinhoresp Horas curso profissionalizante (total): 300 Horas da vivência profissional 112 Horas acompanhamento psicológico, jurídico, social e suplência de educação básica 290

12 Eventos Culturais & Cursos Livres alunas do Curso de Hospitalidade
Aula de Auto – Maquiagem As alunas receberam orientações de uma profissional da Natura sobre cuidado com a pele e maquiagem. Entre os objetivos desta aula está a reflexão sobre a importância da imagem no mundo do trabalho. Estudo de Meio As alunas tiveram a oportunidade de visitar Hotéis, Distribuidora de Bebidas e Restaurante para conhecerem os procedimentos dos estabelecimentos. Aula de auto maquiagem Estudo de Meio em Hotéis e Restaurantes Fispal Referência no setor de alimentação, a Fispal realiza em São Paulo uma das maiores feiras da América Latina. A atividade que não era obrigatória proporcionou às alunas conhecimento em relação ao setor em que vão trabalhar. Equipotel Em agosto a APAF participou da importante feira com um stand de 15m². As alunas do curso não apenas freqüentaram o evento como um importante momento de aprendizagem mas também atenderam ao público que prestigiou essa ação. Alunas do curso no stand da APAF Visitação à Fispal

13 RESULTADOS PARCIAIS 2007 TRABALHANDO (CONTRATADA CLT) 41 %
Atividade realizada com mulheres cadastradas no Espaço Iluminar TRABALHANDO (CONTRATADA CLT) % VIVÊNCIA PROFISSIONAL % AGUARDANDO EMPREGO % Dados: Janeiro de 2008

14 RESULTADOS PARCIAIS 2007 Patrocício: Convênios: Parceiros: Apoio
Atividade realizada com mulheres cadastradas no Espaço Iluminar Patrocício: PAMCARY RD Jumping STANCE DUAL SCHOOL PMSP Convênios: Sinhoresp Escola João Dória Jr. Abresi CIEE Parceiros: Vila Távola - Hotel San Raphael - Hotel San Michel - Fran’s Café Rede Chambertin de Hotéis - Rede Transamérica Apoio Aprendiz – Hospital Sírio Libanês – Fundação Moacir Cunha

15 RESULTADOS PARCIAIS 2007 Metas da APAF
Atividade realizada com mulheres cadastradas no Espaço Iluminar Metas da APAF multiplicar nosso projeto social por meio de parcerias junto ao setor de negócios de hospitalidade Divulgação na Mídia

16 CAPACITAÇÃO INSERE MULHERES NO MERCADO DA HOSPITALIDADE
APAF – Associação Paulista de Apoio à Família Contatos: Daniela Flores – Coordenação do Curso de Hospitalidade APAF Tel ou


Carregar ppt "CAPACITAÇÃO INSERE MULHERES NO MERCADO DA HOSPITALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google