A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunas: Aline, Ariadne, Bruna, Daiane, Marianne e Viki.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunas: Aline, Ariadne, Bruna, Daiane, Marianne e Viki."— Transcrição da apresentação:

1 Alunas: Aline, Ariadne, Bruna, Daiane, Marianne e Viki.

2 Teve seu início na década de 60; No pós Guerra foi necessário voltar-se a reconstruir as cidades de modo que garantisse a adaptação da nova população que contava com mutilados e pessoas fragilizadas e muitas vezes com problemas psicológicos É uma área da ciência psicológica mais geral; Analisa como o comportamento das pessoas pode atingir o ambiente à sua volta e como os aspectos social e físico do ambiente pode interferir no comportamento das pessoas; Surgiu visando trazer soluções eficientes para problemas do aspecto: ambiente-comportamento;

3 O ambiente pode ser modificado por determinados comportamentos do homem e o comportamento humano também pode ser alterado devido a determinadas circunstâncias ambientais; Realiza uma análise sistemática das interrelações de ambiente e indivíduo; Tem um caráter multidisciplinar, pois recebe muitas contribuições de outras áreas; Modelo transacional; É estudada como uma unidade e não de forma fragmentada.

4 Ter em conta de que se é capaz de modificar o meio ambiente. Nós moldamos nosso próprio ambiente e depois disso esse ambiente molda nosso comportamento (Hansar 1943 citado por Canter 1975) É necessário que se esteja presente em todos os contextos do dia-a-dia. Considerar a pessoa e o meio como uma só entidade. É estudada como uma unidade. O estudo da percepção não pode ocorrer fora do seu ambiente natural

5 Considerar que o indivíduo atua sobre o meio assim como o meio influencia o indivíduo. Há uma interrelação entre o ambiente físico e o comportamento humano, ou seja, o ambiente influencia o comportamento, e este por sua vez, também leva a uma mudança no ambiente. Uma investigação ou intervenção desta índole deve ser sempre levada a cabo com a colaboração de outras ciências. A PA tem um caráter multidisciplinar, pois recebe colaborações de outras disciplinas, tais como: geografia humana, sociologia urbana, antropologia, arquitetura, entre outras.

6 MÉTODOS E TÉCNICAS: AUTO-RELATO QUESTIONÁRIOS ENTREVISTAS VESTÍGIOS AMBIENTAIS OBSERVAÇÃO

7 AUTO-RELATO As pessoas falam de seus desejos, acarretando em influencia na pesquisa. Tem grande importância, pois se utiliza do método de observação QUESTIONÁRIO Principal instrumento para levantamento de dados. Permite coletar informações das pessoas, idéias, sentimentos, planos, crenças e status social, educacional e econômico. Pode ser aplicado individualmente ou em grupo Deve-se ter claro e bem definido o objetivo da pesquisa para determinar publico alvo. Levar sempre em consideração o contexto social e cultura, a estrutura lógica das questões e a relevância da pesquisa.

8 ENTREVISTAS Envolve aspectos do ambiente Maior percepção que o individuo tem do ambiente físico Limitações: tempo, custo e habilidades sociais do entrevistador. Analisa o ambiente físico, objetivo e contexto sócio-cultural. VESTIGIOS AMBIENTAIS Procura analisar os vestígios da ação humana (arqueologia do comportamento) Permite analisar sinais ou marcas de ocupações, e mapeamento comportamental. Representação das localizações Comportamento do individuo no espaço por meio de observação in loco. OBSERVAÇÃO Analisa a freqüência de comportamentos inadequados

9 Segundo Pinheiro (1997), a Psicologia Ambiental se interessa por compreender a interação do homem com seu ambiente para desenvolver estratégias e ferramentas de aplicação e intervenção que contribuam para a mudança dessa relação de forma mais consciente. A Psicologia Ambiental é interdisciplinar; O campo de atuação geralmente envolve equipes multidisciplinares; É amplo, pois trabalha na relação entre Homem X Ambiente.

10 Exemplos de estudos e intervenção na área,: planejamento de edifícios (hospitais, casas, etc.), planejamento e avaliação de equipamentos urbanos (ciclovias, trens, etc.), tratamento de resíduos sólidos, consequências de desastres naturais, impacto de diferentes tipos de ambientes sobre populações específicas, relações de vizinhança, reações de pessoas vivendo situações extremas, percepção e avaliação ambientais e enfrentamento de mudanças repentinas nas condições de vida. Estudos são realizados para avaliar a influência de fatores de estresse ambientais, como o ruído, o calor, a poluição e a multidão que causam efeitos sobre o comportamento social (agressividade, ansiedade, perturbações do sono, etc.). Está presente em ambientes organizacionais, analisa o espaço físico observando a funcionalidade, eficiência e nível de satisfação dos ocupantes daquele espaço, melhorando a relação e qualidade de vida no trabalho.

11 Trabalha em conjunto com a Psicologia do Trânsito,analisa o comportamento de pedestres e motoristas no trânsito, auxiliar outros profissionais em busca de redução de danos nesse ambiente, como: desenhista industrial, engenheiro mecânico e ergonomista para estudar veículos; urbanistas e engenheiro do trânsito para avaliar as vias; legislador para estudar, avaliar e propor regras de trânsito. O mais importante é realizar estudos, avaliações e propostas sempre integrando indivíduo, ambiente e regras sociais para evitar comportamentos inadequados que venham causar eventos desagradáveis (GÜNTHER, 2001).

12 %20O%20QUE%20%C3%89%20PSICOLOGIA%20AMBIENTAL.pdf 294X Psicologia Ambiental Concepções e Métodos de Trabalho - Psicologia Ambiental - Atuação - Psicologado Artigos ambiental-concepcoes-e-metodos-de-trabalho#ixzz1oA0xQN55 Psicologia Ambiental Concepções e Métodos de Trabalho - Psicologia Ambiental - Atuação - Psicologado Artigos ambiental-concepcoes-e-metodos-de-trabalho#ixzz1oA0xQN55


Carregar ppt "Alunas: Aline, Ariadne, Bruna, Daiane, Marianne e Viki."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google