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Educação e Avaliação da Aptidão Física da Criança e do Adolescente

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Apresentação em tema: "Educação e Avaliação da Aptidão Física da Criança e do Adolescente"— Transcrição da apresentação:

1 Educação e Avaliação da Aptidão Física da Criança e do Adolescente
FITNESSGRAM Educação e Avaliação da Aptidão Física da Criança e do Adolescente Miguel Nascimento

2 FITNESSGRAM Professor Aluno
Avalia 3 áreas da aptidão física relacionadas com a saúde; Avalia o nível de actividade física; Operacionaliza a intervenção ao nível da aptidão / actividade física; Processo evolutivo de aptidão /actividade física; Miguel Nascimento

3 Software – Professor e Aluno
FITNESSGRAM Fitnessgram Avaliação da Aptidão Física Avaliação da Actividade Física Aconselhamento personalizado Gestão Escolar Activitygram Avaliação da Actividade Física Aconselhamento personalizado Software – Professor e Aluno Miguel Nascimento

4 Manual do Programa Concepção do FITNESSGRAM e ACTIVITYGRAM;
Bateria de testes de Aptidão Física; Questionário de Actividade Física; Interpretação dos resultados e dos relatórios; Fichas de registo e de planeamento; Instruções para utilização do software; CD com cadências e músicas para aplicação de testes CD com software nas versões para o Professor e Aluno Miguel Nascimento

5 Metas Educativas Saber – Praticar de forma correcta e segura a Actividade Física relacionada com o bem estar; Apreciar – Prática regular de Actividade Física relacionada com o bem estar; Aprender – Enquadrar rotinas de Actividade Física regular no estilo de vida; Aprender – Empenhar-se em qualquer Actividade Física ao longo da vida. Miguel Nascimento

6 FITNESSGRAM Objectivo de curto prazo
Proporcionar aos alunos Oportunidades de aprendizagem de conceitos de aptidão física enquanto participam em actividades agradáveis que contribuam para o aumento da Aptidão Física Miguel Nascimento

7 FITNESSGRAM Objectivo de longo prazo
Ensinar aos alunos: Conhecimentos / habilidades que lhes permitam ser fisicamente activos ao longo da vida Todos os alunos através da prática regular da Actividade Física se encontrem dentro ou acima da Zona Saudável de Aptidão Física Miguel Nascimento

8 FITNESSGRAM Conhecimentos / Habilidades
O aluno deve ser capaz: Auto-avaliar o nível de aptidão física; Interpretar os resultados da avaliação; Planear programa pessoal; Auto-motivar para a prática de AF Miguel Nascimento

9 FITNESSGRAM Programa de Educação Física
Desenvolvido de forma progressiva o longo dos anos Pré-escolar Básico Secundário Prioridade de experiências que promovam o interesse do aluno pela actividade física (“vale a pena”) e a percepção da competência (“sou capaz”). Miguel Nascimento

10 Processo de Aptidão Física
1ª Etapa – Esclarecimento sobre conceitos fundamentais da aptidão e actividade física; 2ª Etapa – Preparação dos alunos para a avaliação: Preparação física; Treino dos protocolos; 3ª Etapa – Avaliação da aptidão e actividade física; 4ª Etapa – Planeamento do programa promoção da aptidão e actividade física: Estabelecimento de metas. 5ª Etapa – Reavaliação. Miguel Nascimento

11 Conceitos básicos do desenvolvimento e da manutenção da aptidão física
1ª Etapa Conceitos básicos do desenvolvimento e da manutenção da aptidão física A importância do exercício físico regular na saúde e na prevenção de doenças degenerativas; A descrição de cada área da aptidão física e sua contribuição para a saúde; Os métodos de desenvolvimento de cada área da aptidão física. Miguel Nascimento

12 2ª Etapa No sentido de maximizar a segurança os alunos devem estar fisicamente preparados para serem submetidos à avaliação. Miguel Nascimento

13 Ensino dos itens a serem avaliados e respectivos testes
2ª Etapa Ensino dos itens a serem avaliados e respectivos testes O que está a ser avaliado; Protocolo de avaliação de cada teste; Sessões de treino; Miguel Nascimento

14 3ª Etapa Avaliação do nível de aptidão física Alunos emparelhados;
Auto-avaliação. Miguel Nascimento

15 4ª Etapa Definição de objectivos e planeamento do programa de desenvolvimento / manutenção da aptidão física Informar os alunos e pais dos resultados da avaliação através do relatório FITNESSGRAM; Ensinar os alunos a interpretar os resultados; Dar assistência aos alunos na programação; Avaliar o desempenho de grupo. Miguel Nascimento

16 Promoção da actividade física:
4ª Etapa Promoção da actividade física: Ser fisicamente activo ao longo da vida Motivar os alunos para estabelecerem hábitos de actividade física regular; Encorajar e reconhecer o empenhamento dos alunos. Miguel Nascimento

17 Redefinição de objectivos
5ª Etapa Avaliação do próprio programa de aptidão física Professor Aluno Redefinição de objectivos Miguel Nascimento

18 FITNESSGRAM Diversas habilidades motoras devem ser ensinadas desde muito cedo: Repertório – habilidades motoras; Oportunidade de encontrar actividades em que sintam competências e em que se divirtam. Diversas competências comportamentais (auto-motivação; auto-esforço;e planeamento de programas) – competências essenciais à manutenção de padrões de actividade física ao longo da vida Miguel Nascimento

19 FITNESSGRAM Avaliação da aptidão física referenciada a critérios de saúde Aptidão aeróbia; Composição corporal; Força e resistência muscular; Flexibilidade. CD com cadências e músicas para aplicação de testes Miguel Nascimento

20 FLEXIBILIDADE Senta e Alcança
Miguel Nascimento

21 Flexibilidade e Força do Tronco
Miguel Nascimento

22 Composição Corporal % Massa Gorda-Prega Geminal
Miguel Nascimento

23 Composição Corporal % Massa Gorda-Prega Tricipital
Miguel Nascimento

24 APTIDÃO AERÓBIA - VAIVÉM
Miguel Nascimento

25 Força e Resistência Abdominal
Miguel Nascimento

26 Força Superior Miguel Nascimento

27 Flexibilidade Miguel Nascimento

28 ACTIVITYGRAM Actividade Física e Saúde
A Actividade Física melhora a saúde tanto em Adultos como em Crianças! Adulto Saudável Criança Saudável Adulto Activo Criança Activa Miguel Nascimento

29 Actividade Física e Saúde
ACTIVITYGRAM Actividade Física e Saúde O aumento da Actividade Física da Criança é a melhor forma de promover a Saúde do Adulto! Adulto Saudável Criança Saudável Adulto Activo Criança Activa Miguel Nascimento

30 FITNESSGRAM A Aptidão Física e a Saúde adquiridas em Criança não se mantêm na vida adulta se o indivíduo não for fisicamente activo. O aumento da Actividade Física da Criança é a melhor forma de promover a Saúde do Adulto! Miguel Nascimento

31 FITNESSGRAM Assim, o objectivo do FITNESSGRAM é aumentar a probabilidade das Crianças se transformarem em Adultos ACTIVOS! Miguel Nascimento

32 Aconselhamento Individualizado
ACTIVITYGRAM Aconselhamento Individualizado O programa fornece aconselhamento personalizado acerca da forma como cada criança poderá melhorar a sua Aptidão Física. Não é necessário os Alunos partilharem essa informação com os colegas. Miguel Nascimento

33 Objectivo FITNESSGRAM
O objectivo da promoção da Aptidão Física e da Actividade Física do Jovem é aumentar a probabilidade de que estes adquiram hábitos de Actividade Física regular que contribuam para a sua Saúde ao longo da vida. Miguel Nascimento

34 Objectivo FITNESSGRAM
Aplicando a filosofia do Fitnessgram à Educação Física, aumentamos as hipóteses de que as Crianças se tornem Adultos Activos! Miguel Nascimento

35 ACTIVITYGRAM O QUE É UM CONSUMIDOR EDUCADO DE EXERCÍCIO?
É fisicamente apto. Realiza regularmente Actividade Física. Conhece as implicações e os benefícios decorrentes da prática de Actividades Físicas. Valoriza a Actividade Física e o seu contributo para um estilo de vida saudável. Aprendeu as habilidades motoras necessárias à realização de uma variedade de Actividades Físicas. Miguel Nascimento

36 Hábitos de Actividade Física Regular
ACTIVITYGRAM A recolha de informação relativa ao nível de actividade física – 1 etapa para a intervenção a nível da aquisição de: Hábitos de Actividade Física Regular ao Longo da Vida Miguel Nascimento

37 ACTIVITYGRAM Requisitos cognitivos do diário AF predominantemente para crianças a partir do 5º ano de escolaridade. Nota: com treino e assistência do professor é possível a obtenção de resultados satisfatórios com crianças mais novas (3º e 4º ano) Miguel Nascimento

38 ACTIVITYGRAM Avaliação AF inexacta – questionários
14 dias de monitorização para avaliar com precisão os hábitos de AF Miguel Nascimento

39 ACTIVITYGRAM Zona Saudável de Actividade Física Quantidade:
Crianças – 3 momentos (num total de 45’)* Adolescentes – 2 momentos (num total de 30’) * Mais tempo livre e mais actividade na aula de EF (comparativamente com alunos do secundário) Miguel Nascimento

40 Promoção da Actividade Física: Ser fisicamente activo ao longo da vida
Motivar os alunos para estabelecerem hábitos de actividade física regular; Encorajar e reconhecer o empenhamento dos alunos. Miguel Nascimento

41 FITNESSGRAM E EF Reconhecidos os efeitos salutogénicos da AF e do exercício; Ineficácia da influência deste reconhecimento; Escola como contexto prioritário de intervenção. Miguel Nascimento

42 FITNESSGRAM E EF Educação Física deve veincular o prazer pelo exercício nos jovens; Educação Física pode ser compreendida também como um processo enquadrado no âmbito da saúde pública. Miguel Nascimento

43 FITNESSGRAM E EF Utilização do exercício e a sua compreensão pode ser um factor facilitador de promoção e educação da saúde Redução dos hábitos morbidogénicos próprios deste período Miguel Nascimento

44 FITNESSGRAM E EF COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS Inibição do uso do tabaco
Diminuição de comportamentos sexuais de risco Alimentação mais adequada Miguel Nascimento

45 FITNESSGRAM E EF Informação resultante dos testes: fonte de educação e motivação extrínseca; Interpretação dos resultados conjuntamente com os alunos é um momento formativo fundamental. Miguel Nascimento

46 FITNESSGRAM E EF Relatório importante para o reconhecimento da disciplina e do trabalho desenvolvido; Registo da actividade diária é também foco de aconselhamento individualizado. Miguel Nascimento

47 Importante realçar comportamentos
FITNESSGRAM E EF Importância da Actividade Física por vezes camuflada pelos testes: Crianças activas com fracos resultados; Crianças inactivas com bons resultados; Importante realçar comportamentos em vez de resultados Mensagens e Activitygram podem ajudar na promoção da Actividade Física para a vida Miguel Nascimento

48 Desenvolvimento ou Manutenção de
FITNESSGRAM E EF Saúde é para todos, para toda a vida e para cada um; Objectivo: estabelecer hábitos de actividade física regular através de experiências agradáveis de aptidão física. Desenvolvimento ou Manutenção de um nível dentro da ZSAF Miguel Nascimento

49 PROFESSOR DE EF – Promoção de AF
Necessidade de extensão para além da Escola e do dia de aulas: Extensão ao agregado familiar e à comunidade; Prioridade a experiências que promovam o interesse pela AF (“Vale a pena!”) e percepção de competência (“Sou capaz!”) Miguel Nascimento

50 APTIDÃO vs ACTIVIDADE FÍSICA
Promoção Processo da actividade física Comportamento Produto da actividade física Aptidão Física Educação Reforço Actividade Física ao longo da vida Miguel Nascimento

51 FITNESSGRAM E EF Enfatizar objectivos relevantes para a vida quotidiana (p.e. ter um ar saudável e sentir-se bem); Dar a entender a importância da AF; Saúde não implica grande quantidade de AF. Miguel Nascimento

52 PROMOÇÃO DA AF E EF Explicar a importância da AF de acordo com o que se julga importante para a vida quotidiana; Informar acerca do desempenho: Manutenção do processo educativo; Selecção de áreas para melhorar e manter um bom desempenho; Ajudar o aluno a encontrar um tempo e local para enquadrar a AF no seu quotidiano. Miguel Nascimento

53 PROMOÇÃO DA AF E EF Incitar os alunos a assumir um compromisso, por escrito, de participar na actividade necessária para alcançar os objectivos definidos, sendo específicos; Encorajar o registo ou a utilização do ACTIVITYGRAM; Revelar interesse (questionando); Discutir os progressos. Ser activo não é fácil. Miguel Nascimento

54 PROMOÇÃO DA AF E EF Encorajar os alunos a definir metas a curto prazo:
Evidência para a Actividade Física e não Resultados “mais 3 abdominais” em vez de “3 a 4 vezes por semana” “META PRODUTO” vs “META PROCESSO” Miguel Nascimento

55 PROMOÇÃO DA AF E EF Reforço positivo;
Reconhecer o facto do aluno atingir objectivos; Recomendar actividades de baixa a média intensidade; Envolver os Pais e fomentar a sua importância; Encorajar o apoio familiar; Ser um exemplo. Miguel Nascimento

56 RECONHECIMENTO E MOTIVAÇÃO Programa Mantém-te Activo!
Miguel Nascimento

57 Mantém-te Activo! Objectivo – alcançar ZSAF
Reconhecer os alunos pelo seu sucesso é um dos métodos de os motivar. Reconhecimento ≠ Prémio ZSAP Quem alcança desempenhos mais elevados Miguel Nascimento

58 Mantém-te Activo! Prémios entendidos muitas vezes como algo dado e não merecido – apenas para os eleitos; Reconhecimento de todas as crianças que alcancem a ZSAF e não premiar altos níveis de desempenho; Miguel Nascimento

59 Mantém-te Activo! Crianças e adolescentes podem atingir um bom nível de Aptidão Física se forem normalmente activos (processo); Processo de reconhecimento como base de motivação para os jovens; Miguel Nascimento

60 Mantém-te Activo! Reconhecimento do desempenho é aceitável mas nunca em detrimento do reconhecimento da Actividade Física; Elevados níveis perdem o valor se não forem mantidos para a vida; Miguel Nascimento

61 Mantém-te Activo! Taxa de participação em níveis adequados de AF regular nos Estados Unidos nos adultos é de 10 a 12% (U.S. Department of Health and Human Services, 1996); Valores similares em Portugal; Portugal é um dos países europeus com maior taxa de sedentarismo; Miguel Nascimento

62 Mantém-te Activo! Programas de reconhecimento do desempenho da ApF mal sucedidos nos últimos 30 anos; Não alcançaram o objectivo de actividade para a vida; Miguel Nascimento

63 Mantém-te Activo! – tipo de eventos
Programas de actividades diversas; Actividades de avaliação; Actividades cognitivas; Eventos de Promoção de actividades; Reconhecimento de resultados face aos objectivos estabelecidos; Miguel Nascimento

64 Mantém-te Activo! obtenção de apoios
Associação de Pais ou Professores; Associações de serviço comunitário; Empresas locais: Normalmente interessadas; Quanto maior a abrangência maior o interesse; Miguel Nascimento

65 Mantém-te Activo! obtenção de apoios
Utilização dos conceitos do FITNESSGRAM para solicitar apoios: Abordagem relacionada com a saúde; Comparação de alunos a critérios referenciados à saúde e não ao desempenho; Possibilidade de motivar os alunos com objectivos e padrões razoáveis; Miguel Nascimento

66 Mantém-te Activo! fundamentos
Reconhecimento baseado na satisfação de objectivos desafiantes mas alcançáveis (Lock e Lathan, 1985); Objectivos demasiado difíceis desmotivam (Harter, 1978), principalmente em alunos com baixa auto-estima; Falta de retorno do esforço – “não compensa tentar”; Recompensa do processo sempre bem sucedida; Miguel Nascimento

67 Mantém-te Activo! fundamentos
Informação contínua acerca do progresso deve ser a base da motivação intrínseca; Intervenções sem informação não motivam; Motivação intrínseca demonstrada por (Whitehead e Corbin): Sentimentos de competência; Esforço; Falta de ansiedade e desfruto da Actividade Física; Miguel Nascimento

68 Mantém-te Activo! fundamentos
Prémios atribuídos aos excepcionais desempenhos associados a factores maturacionais ou genéticos: Sempre os mesmos premiados; Ao alcance de muito poucos alunos resultando na desmotivação dos outros. Miguel Nascimento

69 Miguel Nascimento


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