A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atendimento Espiritual na Casa Espírita

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atendimento Espiritual na Casa Espírita"— Transcrição da apresentação:

1 Atendimento Espiritual na Casa Espírita

2 Atendimento Espiritual na Casa Espírita
Abrangência: Recepção – Acolhida aos que chegam às reuniões da Casa Espírita. Atendimento Fraterno – Orientação aos que chegam ao Centro Espírita buscando consolação e amparo.

3 Atendimento Espiritual na Casa Espírita
Abrangência: Explanação do Evangelho à Luz da D.E. – Estudo de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, visando a edificação moral e o aspecto consolador. Passe e Magnetização da água – Visando mobilizar recursos magnético- espirituais para os necessitados desse atendimento.

4 Atendimento Espiritual na Casa Espírita
Abrangência: Irradiação Mental – Reunião para vibrações e preces em favor dos necessitados de atendimento espiritual. Evangelho no Lar – Reunião da família para o estudo do Evangelho e a oração em conjunto.

5 Recepção Objetivo: Colaboradores:
Acolher fraternalmente os que procuram a Casa Espírita, principalmente os que chegam pela primeira vez. Colaboradores: Um Coordenador para estruturar, capacitar e coordenar as equipes de recepção para cada reunião/atividade. Uma equipe de recepção escalada em número suficiente para atender a demanda de cada reunião/atividade.

6 Recepção Local para o trabalho:
Porta de entrada da Casa Espírita ou da sala de reunião. Etapas: Cumprimentar e dar as boas vindas. Colocar-se à disposição para eventuais orientações. Procurar colocar aquele que chega à vontade, sem constrangê-lo.

7 Recepção Etapas (cont.): Se solicitado ...
orientar sobre o funcionamento da Casa, disponibilizando os diversos tipos de atividades e cursos que ela oferece; responder dúvidas e indagações, de maneira clara, objetiva, direta, concisa, imprimindo afetividade, naturalidade e segurança; e encaminhar o visitante à área desejada ou à pessoa que possa, de maneira mais específica, auxiliá-lo.

8 Recepção Como implantar:
Selecionar e treinar os colaboradores que tenham um perfil adequado para a tarefa: conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade emocional, bom senso, ausência de preconceitos, simpatia, alegria, afetividade, naturalidade e segurança. Identificar em cada reunião/atividade os colaboradores que podem assumir a tarefa. Fazer, regularmente, capacitação e atualização dos trabalhadores. Fazer, periodicamente, a avaliação do trabalho.

9 Recepção Benefícios: Abre as portas da Casa Espírita àqueles que a procuram. Oferece orientação adequada. Cria um clima de afetividade e segurança. Recomendações: À despedida, de maneira simples e gentil, renovar o convite para que retorne. Todas as reuniões deverão ter esse tipo de atendimento.

10 Atendimento ou Diálogo Fraterno
Objetivo: Receber fraternalmente aquele que busca o Centro Espírita, proporcionando-lhe oportunidade de expor livremente e em caráter privativo suas dificuldades. Acolhe aquele que: deseja fazer uma visita e/ou integrar-se às atividades da Casa

11 Atendimento ou Diálogo Fraterno
Objetivo: Acolhe aquele que: deseja receber ajuda material e/ou espiritual deseja informação ou estudo necessita de consolo, orientação doutrinária e amparo tem curiosidade e quer conhecer o trabalho Espírita

12 Atendimento ou Diálogo Fraterno
Etapas: Recepção – acolhe fraternalmente quem chega, identificando-lhe o motivo da vinda e oferecendo-lhe os recursos de que a Casa Espírita dispõe para atendê-lo na sua necessidade: cursos, reuniões, evangelização da criança e do jovem, e outros. Encaminhamento - acompanha-o até o local de sua destinação, direcionando-o sempre que necessário.

13 Atendimento ou Diálogo Fraterno
Etapas: Diálogo Fraterno – Recebe o necessitado do consolo e/ou orientação, identificando-lhe os problemas, carências ou aspirações e orientando-o segundo os princípios evangélicos e doutrinários. Orienta-o, sempre, para a necessidade do Evangelho no Lar, estimula-o para a leitura saudável e para o estudo, sugerindo os livros adequados da Codificação e obras complementares.

14 Atendimento ou Diálogo Fraterno
Etapas: Diálogo Fraterno – Reergue-lhe a auto-estima e a esperança, mas conscientiza-o de que somente ele poderá mudar o quadro de sua preocupação, através da própria posição mental e renovação íntima. Após as devidas orientações, encaminha-o para a reunião de explanação evangélica e para o passe.

15 Atendimento ou Diálogo Fraterno
Colaboradores: um Coordenador para estruturar, capacitar e coordenar a equipe para a atividade. Uma equipe com recepcionista, encaminhador e dialogadores em número suficiente para atender a demanda da atividade.

16 Atendimento ou Diálogo Fraterno
Local para o trabalho: Local privativo, iluminado e ventilado, para que o sigilo seja preservado. Água, copos descartáveis e lenços de papel. Livros básicos (Obras Básicas, coleção Emmanuel, outros) Mensagens de consolo e orientação.

17 Atendimento ou Diálogo Fraterno
Como implantar: Selecionar e treinar os colaboradores que tenham um perfil adequado para a tarefa: conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade emocional, ausência de preconceitos, bom senso, empatia, alegria, afetividade, naturalidade e segurança. Fazer, regularmente, capacitação e atualização dos trabalhadores. Fazer, periodicamente, a avaliação do trabalho.

18 Atendimento ou Diálogo Fraterno
Benefícios: Consola aos que se encontram em dificuldades pelas perdas, separações, conflitos, doenças, depressões, ... Orienta doutrinariamente sobre as causas das aflições e os meios para solucioná-las. Ampara, ergue e sustenta o Espírito nas bases do Evangelho, segundo a Doutrina Espírita.

19 Colaboradores (todos previamente escalados):
Explanação do Evangelho à Luz da DE Objetivo: Estudar “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de maneira sistematizada e com escala de trabalho previamente estabelecida. Colaboradores (todos previamente escalados): um dirigente para iniciar, coordenar e encerrar a reunião um expositor-preparador para fazer a leitura preparatória e/ou preces um expositor, para a palestra do dia

20 Explanação do Evangelho à Luz da DE
Etapas: leitura de página preparatória (5 min) prece inicial – concisa, simples, inteligível, objetiva, clara e audível (1 min) explanação da página evangélica (10 a 45 min) prece final – concisa, simples, inteligível, objetiva, clara e audível (1min) Obs: quando houver recurso, a Casa Espírita pode e deve valer-se de projeções de imagens e som, com textos evangélicos ou doutrinários curtos e/ou de músicas suaves e selecionadas, visando a favorecer a harmonização íntima.

21 Explanação do Evangelho à Luz da DE
Local para o trabalho: Salão de palestras da Casa Espírita. Sala iluminada e ventilada, com cadeiras suficiente para acomodar o público-alvo. Ter sempre à mesa um exemplar de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Usar para a preparação do ambiente, de preferência, os livros da série Emmanuel: Pão Nosso; Caminho, Verdade e Vida; Fonte Viva; Vinha de Luz; Palavras de Vida Eterna.

22 Explanação do Evangelho à Luz da DE
Como implantar: Selecionar e treinar os colaboradores que tenham um perfil adequado para a tarefa: conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade emocional, ausência de preconceitos, bom senso, simpatia, alegria, afetividade, naturalidade e segurança. Fazer, regularmente, capacitação e atualização dos trabalhadores. Fazer, periodicamente, a avaliação do trabalho.

23 Explanação do Evangelho à Luz da DE
Benefícios: Consola aos que se encontram em dificuldades pelas perdas, separações, conflitos, doenças, depressões, ... Orienta doutrinariamente sobre as causas das aflições e os meios para solucioná-las. Ampara, ergue e sustenta o Espírito nas bases do Evangelho, segundo a Doutrina Espírita.

24 Passe e Magnetização da Água
Objetivo: Oferecer, aos que necessitarem e desejarem, os recursos magnéticos dos colaboradores encarnados e dos Benfeitores Espirituais. Colaboradores: um coordenador da tarefa. um número razoável de aplicadores de passes. um responsável pelo encaminhamento das pessoas e pela acomodação dos vasilhames de água.

25 Passe e Magnetização da Água
Etapas: Início – Antes do início da tarefa convidar os colaboradores responsáveis para ouvirem a explanação do Evangelho, já assentados na primeira fileira. Ao término da explanação evangélica, o coordenador e a equipe de trabalhadores reunir- se-ão, dentro da sala de passes, para a prece preparatória e a magnetização das águas.

26 Passe e Magnetização da Água
Etapas: Atendimento – Caberá ao encaminhador receber os vasilhames para a magnetização da água, acomodando-os na sala de passe. O encaminhador levará para a sala, um número de pessoas proporcional ao número de aplicadores de passe. O coordenador fará o convite à prece mental e cada aplicador de passe encaminhar-se-á para um participante-receptor.

27 Passe e Magnetização da Água
Etapas - Atendimento: O passe deverá ser transmitido com simplicidade, sem gesticulação exagerada ou respiração ofegante, sem bocejo ou articulação de palavras em voz alta. Não se permitirá o toque direto no atendido e a passividade mediúnica. A cada nova turma para atendimento, um dos colaboradores, fará o convite para uma prece mental, buscando Jesus. Ao término, cada atendido recebe um copo com a água magnetizada.

28 Passe e Magnetização da Água
Etapas: Término – Ao término da tarefa, o coordenador indicará alguém para a prece de encerramento Avaliação Geral – Após a finalização, é necessário uma avaliação geral e rápida

29 Passe e Magnetização da Água
Local para o trabalho: sala própria ou discretamente isolada nº de cadeiras para os atendidos correspondente ao nº de colaboradores local para a colocação de vasilhames de água (já identificados), trazidos pelos necessitados, e para os copos individuais e descartáveis música ambiente suave

30 Passe e Magnetização da Água
Como implantar: Selecionar e treinar os colaboradores que tenham um perfil adequado para a tarefa: conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade emocional, ausência de preconceitos, bom senso, simpatia, alegria, afetividade, naturalidade e segurança. Fazer, regularmente, capacitação e atualização dos trabalhadores. Fazer, periodicamente, a avaliação do trabalho.

31 Passe e Magnetização da Água
Benefícios: Reequilibra emocional e fisicamente (psicossomático). Compensação energética. Reconforta, revigora e refaz. Possibilita a solidariedade. Ampara, ergue e sustenta vibratoriamente.

32 Reunião de Irradiação Objetivo: Participantes:
Oração em conjunto, visando amparar os carentes de atendimento espiritual (enfermos físicos e espirituais), pela paz no mundo, pela Casa Espírita e seus trabalhadores, em especial. Participantes: Um coordenador e um expositor Colaboradores – treinados na irradiação e disciplina mental, para a sustentação vibratória e passes (se necessário) Carentes de amparo espiritual

33 Reunião de Irradiação Leitura preparatória (5 min)
Etapas: Leitura preparatória (5 min) Prece inicial (1 min) Exposição de um tema evangélico (10 a 15 min) Passes (se necessário) Vibrações Prece final (1 min) Tempo total: 1 hora, no máximo.

34 Reunião de Irradiação Local para o trabalho:
Salão/sala reservada com acomodação suficiente para os colaboradores e assistidos. Ventilação e iluminação apropriada. Música ambiente suave. Ter sempre à mesa um exemplar de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Usar para a preparação do ambiente, de preferência, os livros da série Emmanuel: Pão Nosso; Caminho, Verdade e Vida; Fonte Viva; Vinha de Luz e Palavras de Vida Eterna.

35 Reunião de Irradiação Como implantar: Selecionar e treinar os colaboradores que tenham ardente desejo de ajudar e um perfil adequado para a tarefa: conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade emocional, ausência de preconceitos, bom senso, afetividade, naturalidade e segurança.

36 Reunião de Irradiação Como implantar: Treinar os colaboradores especialmente na irradiação e disciplina mental para a sustenção vibratória Fazer, regularmente, capacitação e atualização dos trabalhadores. Fazer, periodicamente, a avaliação do trabalho.

37 Reunião de Irradiação Benefícios:
Reequilibra emocional e fisicamente (psicossomático). Compensação energética. Reconforta, revigora e refaz. Possibilita a solidariedade. Ampara, ergue e sustenta vibratoriamente.

38 Evangelho no Lar Objetivo: Participantes:
Reunir a família, em dia e hora determinados, para o estudo do Evangelho e a oração em conjunto, visando ao fortalecimento dos laços afetivos e a preservação da harmonia e equilíbrio dos familiares. Participantes: Todas as pessoas integrantes do Lar, incluindo as crianças, os agregados e visitantes.

39 Evangelho no Lar Etapas: Leitura preparatória
Prece inicial (clara, simples, inteligível, audível, objetiva) Leitura e comentário de uma página de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, com a participação de todos os presentes Vibrações (por familiares e amigos ausentes, por enfermos, pela paz mundial, ...) Prece de encerramento (clara, simples, inteligível, audível, objetiva)

40 Evangelho no Lar Local para o trabalho:
Ambiente que melhor acomode a família e demais participantes da atividade. Biblioteca, quarto ou outro ambiente mais reservado, quando os participantes não desejam incomodar ou serem incomodados pelos demais familiares ou frequentadores da casa, que não aderiram à reunião.

41 Evangelho no Lar Recomendações:
Duração de, no máximo, 1 hora. Se houver crianças reduzir o tempo. Abster-se de manifestações mediúnicas. Colocar água para ser magnetizada pelos Benfeitores Espirituais. Não suspender a reunião por motivo de visitas inesperadas (estas serão convidadas a participar), passeios ou acontecimentos fúteis.

42 Evangelho no Lar Recomendações:
Não permitir conversação menos digna (tragédias, pessoas ou religiões) antes, durante ou depois da reunião. As crianças serão convidadas a participar com canto, poesia, histórias, prece e/ou comentários conforme sua capacidade ou possibilidade.

43 Campanha para implantação
Evangelho no Lar Campanha para implantação do Evangelho no Lar: Incentivar a implantação dessa reunião, nos lares dos trabalhadores e freqüentadores da Casa Espírita. Preparar equipes, devidamente treinadas, para a implantação desse trabalho.

44 Campanha para implantação
Evangelho no Lar Campanha para implantação do Evangelho no Lar: As equipes (coordenador e visitadores) reunir-se- ão no Centro Espírita para a preparação e prece em conjunto, antes de dirigirem-se aos lares que solicitaram atendimento. Voltarão, em horário previamente combinado, ao Centro Espírita, para a prece e o encerramento da tarefa.

45 Evangelho no Lar Benefícios:
Melhorar o ambiente afetivo e espiritual da família, visando o fortalecimento e preservação da harmonia e equilíbrio dos familiares. Ensejar momentos de paz e união. Ampliar o conhecimento e entendimento do Evangelho. Criar o hábito do estudo e da oração em família, fortalecendo a amizade e fraternidade que deve existir em cada um.

46 Evangelho no Lar Benefícios:
Fortalecer, nos integrantes do lar, a coragem e a esperança, a alegria e a boa-vontade para com todos, necessárais para vencer os desafios. Higienizar o ambiente espiritual do lar, pelo cultivo de pensamentos e sentimentos cristãos. Atrair a presença e a assistência dos bons Espíritos, bem como evangelizar os desencarnados carentes vinculados ao lar ou familiares.

47 Quem são os envolvidos?

48 naturalidade e cortesia
PERFIL DO VISITANTE Dialoguemos com naturalidade e cortesia Equilibrado? Portemo-nos com serenidade e brandura Agitado? Angustiado? Sejamos habilidosos para que abra o coração

49 estimulando-o à conversa
PERFIL DO VISITANTE (cont.) Desconfiado? Mostremos segurança e sinceridade Usemos discrição, estimulando-o à conversa Inibido? Acatemos com mansuetude seu desabafo e ajudemo-lo Zangado?

50 Atendamo-lo com gentileza Saibamos levantar-lhe o
PERFIL DO VISITANTE (cont.) Orientemo-lo adequadamente, incentivando-o à leitura e ao estudo da Doutrina Curioso? Atendamo-lo com gentileza sem excessos Falante? Desanimado? Saibamos levantar-lhe o ânimo e a auto-estima

51 Esforçar-se para ter: PERFIL DO TRABALHADOR
Conhecimento evangélico-doutrinário sólido Conduta moral segura Envolvimento e comprometimento com as tarefas da Casa Espírita

52 Capacitação adequada para a tarefa que vai executar, e treinamentos periódicos
Participação ativa nos grupos de estudo da Casa Espírita A assiduidade, a pontualidade e a disciplina mental que garantem a continuidade do trabalho

53 Conhecimento da Doutrina Espírita, do Movimento Espírita e das normas e atividades da Casa Espírita
Consciência da importância do trabalho que está realizando, imprimindo-lhe qualidade

54 Naturalidade, simplicidade, atenção, afabilidade, brandura, generosidade, simpatia, indulgência, compaixão, segurança, ausência de preconceitos, respeito, cortesia e discrição para com todos, garantindo a harmonia na tarefa


Carregar ppt "Atendimento Espiritual na Casa Espírita"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google