A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DO TURISMO Profa. Andreia Roque. Conteúdo Programático.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DO TURISMO Profa. Andreia Roque. Conteúdo Programático."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DO TURISMO Profa. Andreia Roque

2 Conteúdo Programático

3

4 Conceitos Básicos: Vamos falar sobre o turismo? Definição de Turismo: Turismo é? Histórico do Turismo: Desde as grandes viagens de Marco Polo, existem atividades que envolvem viagens e conhecer novos destinos cultural e localidades Turismo e atualidades: Negócio do Turismo ( Olimpíadas Militares, Copa do Mundo, Olímpiadas e muito mais

5 TURISMO E MOBILIDADE: Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo) o turismo é uma atividade especial que ocorre longe de seu espaço e por um período superior a 24 horas. Estamos redescobrindo o turismo. Em outras palavras, estamos olhando o turismo além das definições formais e encontrando novas dimensões que envolvem múltiplas relações, passando a fazer parte de nossas vidas e das expectativas cotidianas

6 ABORDAGEM: MITOS E REALIDADES O grande negócio do turismo mundial é internacional: (o turismo é predominantemente doméstico, aproximadamente 80% O turismo refere-se exclusivamente a lazer e férias ( turismo abrange várias finalidades de visitas incluindo negócios, eventos científicos, educação e outros) Trabalhar no turismo é viajar muito ( a maioria dos negócios encontra-se no setor de hospitalidade) O turismo é dominado pelas grandes empresas multinacionais( as empresas nos destinos são quase em sua totalidade de pequeno e médio porte) O turismo é um setor simples que requer pouco planejamento podendo ser uma segunda opção de trabalho ( turismo é uma cadeia produtiva multisetorial e complexa e para prosperar exige planejamento, dados de pesquisa e sensibilidade) ( TURISMO PRINCÍPIOS E PRÁTICAS- BOOKMAN)

7 Conteúdo Programático

8 Visão Geral da Gestão do Turismo Planejamento é organizar o futuro de forma a atingir certos objetivos Os planos devem ser elaborados para um período de tempo definido de forma que haja uma estrutura de tempo. Via de regra por 10 anos ( acordo de decisão poder público e privado) Abordagem contínua e flexível ( suscetível a circunstância variável)

9 Abordagem abrangente: todos os aspectos devem ser considerados para a gestão.Não se trabalha somente o que queremos mas sim o que temos na realidade para transformar no que queremos Abordagem integrada: estar inserido nos planos nacionais, regionais necessita promoção. Abordagem ambiental e sustentável: satisfação do turista seja possível com a manutenção do estar bem da sociedade

10 Abordagem implementável: seja possível ser implementada, não deixando de ser contemporâneo Visão de gestão estratégica: resolução de situações imediatas e ao mesmo tempo abrangente

11 O TURISMO HOJE : SEGMENTAÇÃO A diversificação da oferta turística mundial em relação as tendências da demanda, ocasiona a expansão do mercado. A segmentação é entendida como uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Em 2010 Mtur define Brasil( Aventura, Rural, Ecoturismo,Negócios e Eventos, Naútico, Estudos e Intercâmbio, Cutural, Pesca e Sol e Praia) Os estudos de turismo de luxo e de massa identificam índices sem precedentes. Aumento da atividade do turismo do século XXI, com a falta de maturidade empresarial sobre o tema manifesta-se sobre muitas maneiras, especialmente na falta de consenso sobre o que de fato é nossa oferta e nossa demanda e sua importância A transformação para uma atividade pública e de todos leva a latente necessidade de desenvolvimento sustentável e gerenciamento do turismo

12 ( definições estatísticas e abordagens do turismo em prol do desenvolvimento e comunidades)http://www.world-tourism.org ( empresas privadas que lidam com o turismo)http://www.ttc.org

13 Conteúdo Programático

14

15 1- Introdução ao Turismo: Gestão Local BIBLIOGRAFIS DE APOIO ANDRADE, J.V Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Editora Ática. ANSARAH, M.G.R Turismo: segmentação de mercado. São Paulo: Editora Futura. BARRETO, M Planejamento e organização do turismo. São Paulo: Editora Papirus. BENI, M. C Análise estrutural do turismo. São Paulo: Editora SENAC, 427pp. BURNS, P.M & HOLDEN, A Tourism: a new perpective. London: Prentice Hall, 239pp. COOPER, FLETCHER, GILBERT E WANHILL Tourism principles and practice. Logman. kRIPPENDORF, J. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989 LAGE, B.H.G. e MILONE, C.M Turismo: teoria e prática. São Paulo: Editora Atlas. LINDBERG, K. & HAWKINS, D.E Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo: SENAC, 292pp. MOLINA, E.S. Planificacion integral del turismo: um enfoque para Latinoamérica. México; Trillas PELLEGRINI FILHO, A Ecologia, cultura e turismo. São Paulo: Papirus, PETROCCHI, M Turismo: planejamento e gestão. São Paulo: Editora Futura. REJOWSKI,M. Turismo e pesquisa científica: Pensamento Internacional X Situação Brasileira. São Paulo: Papirus, RUSCHMANN, D. Turismo e Planejamento Sustentável. A proteção do meio ambiente. São Paulo: Papirus, 1996 TRIGO,.G.L A sociedade pós-industrial e o profissional em turismo. São Paulo. Papirus, 1998 YAZIGI, E. ET ALLI. Turismo, espaço, paisagem e cultura. São paulo. Hucitec, 1996.


Carregar ppt "GESTÃO DO TURISMO Profa. Andreia Roque. Conteúdo Programático."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google