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O Espaço e seus Opostos Flo Menezes (2005)
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Escólio
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1 É o contexto que dá significação às coisas. A frase ‘amanhã vai chover’ adquire sentido bem diverso se falado por um pescador ou, ao contrário, por um milionário em férias [Berio]
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2 intender
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3 O inconsciente é uma consciência impregnada de alteridade, e de tal forma que tal deslocamento tende continuamente a um vazio indicial a ser ocasionalmente preenchido, simbólica ou iconicamente, pelo desejo
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4 viver é recortar
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Ética e estética são uma só
5 Ética e estética são uma só [Wittgenstein]
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6 É porque a inclusão é intencional que é possível fundar o transcendente no imanente sem o degradar [Lyotard]
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7 Sobre aquilo de que não se pode falar, deve-se calar [Wittgenstein] Os Elementos (simples) são inexplicáveis e incognoscíveis, mas somente sensíveis, e os complexos, ao contrário, cognoscíveis, e exprimíveis e pensáveis com verdadeira opinião [Platão]
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A natureza jamais repete duas vezes a mesma coisa [Schaeffer]
8 A consciência interna é um rio [Husserl] Tudo é relativo neste mundo onde nada mais que a mudança existe de permanente [Trotsky] A natureza jamais repete duas vezes a mesma coisa [Schaeffer]
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9 As palavras são diversas da realidade subsistente [Górgias]
A relação do signo ao objeto significado, e em particular da representação ao representado, a sua identidade, que ao mesmo tempo é também sua diferença, constitui uma das antinomias mais dramáticas do signo... Esta antinomia é inevitável, pois que sem contradição não se dá o jogo de conceitos nem o dos signos, a relação entre conceito e signo torna-se automática, o curso dos eventos se paralisa, a consciência da realidade se dissolve [Jakobson] To be or not to be: that is the question: Whether ’tis nobler in the mind to suffer The slings and arrows of outrageous fortune, Or to take arms against a sea of troubles, And, by opposing, end them. To die, to sleep… [Shakespeare]
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Obra 10 obras formas figuras
work in progress [James Joyce; Pierre Boulez?] motivos perfis figuras formas obras Obra Obra em obras [Décio Pignatari]
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11 A virtude consiste em obras [Diógenes Laércio]
A verdade é um outro nome da sedimentação [Merleau-Ponty] Na ciência não pode haver verdades estabelecidas. O estudioso não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é aquele que faz as verdadeiras perguntas [Lévi-Strauss] Nada é jamais terminado. Mesmo a obra acabada é o rito e o comentário de algo que se deu antes e de algo que acontecerá mais tarde. A questão não provoca uma resposta, mas um comentário… e uma outra questão [Berio] Todo mito é ao mesmo tempo primitivo em relação a si mesmo, derivado em relação a outros [Lévi-Strauss]
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som e pós-som (ressonância) retenção de sua duração
12 A emoção musical provém precisamente do fato de que a cada instante o compositor retira ou acrescenta mais ou menos do que prevê o ouvinte [Lévi-Strauss] som e pós-som (ressonância) retenção de sua duração ressonâncias: “interna” ao som (nele) e “externa” ao som (em nós) extensão/desdobramento espacial do objeto sonoro afeto rede de tensões e de referências
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A natureza ama ocultar-se [Heráclito]
13 A natureza ama ocultar-se [Heráclito] A música não está no espaço visível, mas ela o mina, ela o investe, ela o desloca… [Merleau-Ponty]
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14 akhousma escuta mathemata ciências physis natureza
Música acusmáticos Geometria matemáticos Gnomônica (Astrologia) físicos
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Above the hell-rot… the air without refuge of silence… [Pound]
15 Silêncio: pessoas que confiam umas nas outras [Cage] Above the hell-rot… the air without refuge of silence… [Pound]
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Seria quase insuportável se soubéssemos a Verdade [Schoenberg]
16 O espaço não é uma substância, mas um atributo [Leibniz] Seria quase insuportável se soubéssemos a Verdade [Schoenberg]
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A verdade acha-se na profundidade [Demócrito]
17 A verdade acha-se na profundidade [Demócrito] Atrações: capacidade de representarem-se as ações a distância [Anaximandro]
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18 As coisas evoluem, percorrem ciclos, recomeçam em seguida. Mas não são as coisas que se repetem então; são os ciclos [Schaeffer] così fui sanza lacrime e sospiri anzi ’l cantar di quei che notan sempre dietro alle note delli etterni giri [Dante]
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Estratégias
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19 Difusão eletroacústica Projeção sonora (de relevo)
espacialização
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20 Níveis de espaço da obra musical eletroacústica
Interno (composição) Externo (difusão eletroacústica) Estrutural Interpretativo
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Espaço externo (interpretativo)
21 Espaço externo (interpretativo) Escuta preponderantemente frontal Escuta oni-espacial Escuta cinemática Escuta teatral “Cinema para os ouvidos” “Teatro para os ouvidos” Orquestra de alto-falantes Teatro sonoro Tipos distintos de alto-falantes Alto-falantes iguais Percepção de presença dos alto-falantes Supressão da percepção de presença dos alto-falantes
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22 Níveis do espaço quanto ao material musical
Espaço intrínseco (espectral) Espaço extrínseco (referencial) Espaço morfológico Espaço tipológico Espaço introversivo Espaço extroversivo
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23 Mobilidade espacial: se o objeto é móvel ou estático;
Velocidade: se sua mobilidade é lenta ou rápida; Resolução espacial: se o movimento se dá de forma contínua e progressiva ou se, ao contrário, efetua saltos no espaço; Ocupação espacial: se a presença do objeto é delimitada ou expandida; Reconhecibilidade do movimento: se a trajetória espacial é ilustrativa, figural, ou se, ao contrário, dá-se por incursões inusitadas no espaço; Direção do movimento: no caso de figuras reconhecíveis, se o movimento se dá em sentido horário ou anti-horário; Difusão/propagação sonora: se o objeto é reverberante, evocando amplidão ambiental, ou seco, restringindo o espaço imaginado; Relevo: se o objeto sonoro no espaço revela saliências, protuberâncias em planos distintos, apoiado por alternâncias dinâmicas e por suas qualidades ressonânticas, ou se, ao contrário, revela-se plano e chapado; Localização do objeto sonoro: se a escuta o detecta em um dado ponto do espaço, e, em havendo movimento, se a localização se dá de forma direcional, ou se a escuta do objeto é difusa, e, no caso de movimento, adirecional; Profundidade: se o objeto sonoro encontra-se próximo ou distante de nós, evocando, respectivamente, presença ou ausência sonora.
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24 Parâmetros relacionados ao comportamento espacial dos espectros na composição quanto à/ao: Mobilidade sonora Móvel Imóvel Dinâmico Estático Velocidade Rápido Lento Acelerado Desacelerado
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25 Resolução espacial Contínuo Descontínuo Gradual Anguloso
Linear (progressivo) Pontiagudo (por saltos) Liso Estriado Ocupação espacial (angulação, volume e superfície) Expandido Delimitado Pleno Circunscrito Cheio Rarefeito
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26 Reconhecibilidade do movimento Geométrico Randômico
Regular (figuras reconhecíveis) Irregular (novas figuras) Figural Afigural Direção: sentido horário sentido anti-horário Difusão/propagação sonora Reverberante Seco
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27 Relevo (do objeto sonoro no espaço) Protuberante Plano
Poroso Chapado Com relevo Sem relevo Localização do objeto sonoro Pontual Difuso Direcional Adirecional Profundidade Próximo Distante Presente Ausente
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28 A verdade acha-se na profundidade [Demócrito]
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