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MARKETING em Shopping Centers

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Apresentação em tema: "MARKETING em Shopping Centers"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING em Shopping Centers
Curso de Excelência Profissional no Varejo Turma de 2011

2 MARKETING INTRODUÇÃO Charles Dickens, em seu livro “Um Conto de Duas Cidades” escrito em 1859, fez o seguinte comentário sobre a Revolução Francesa: - Foi o melhor dos tempos; foi o pior dos tempos. Charles John Huffam Dickens ( ) foi o mais popular romancista inglês da era Vitoriana e contribuiu para a introdução da crítica social na literatura de ficção. Escreveu, entre outras obras, “Oliver Twist” e “David Copperfield”.

3 MARKETING As mudanças aceleradas fazem com que o hoje seja diferente do ontem e diferente do amanhã. A frase de Dickens colocada aqui significa que manter uma estratégia é arriscado, assim como, paradoxalmente, mudá-la é arriscado. O que o Marketing tem a ver com esses assuntos? O Marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais, transformando-as em uma oportunidade de negócios lucrativa, seja ela uma necessidade particular ou social. O que devemos ter em mente é que por trás de todo problema, por maior que ele seja, existe uma oportunidade disfarçada.

4 MARKETING DEFINIÇÃO É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA-American Marketing Association 2005) Estudo das atividades  comerciais que, a partir do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os, para o seu melhor mercado. (Dicionário Priberam)

5 MARKETING TIPOS DE ORIENTAÇÃO EM NEGÓCIOS
1. A Orientação de Produção Paixão / Obsolescência 2. A Orientação de Produto 3. A Orientação de Vendas Finanças (Engº, Vend., Advog.) 4. A Orientação de Marketing Cliente (Percepção como indivíduo) 5. A Orientação de Marketing Social Mudanças sociais

6 MARKETING Comparativo entre Orientação de Vendas e de Marketing
Ponto de Partida Foco Meios Fins FÁBRICA PRODUTOS VENDAS E LUCRO POR MEIO PROMOÇÃO DO VOLUME ORIENTAÇÃO DE VENDAS MERCADO-ALVO NECESSIDADES MKT INTEGRADO LUCRO POR MEIO DA DOS CLIENTES SATISFAÇÃO DOS CLIENTES ORIENTAÇÃO DE MARKETING

7 MARKETING MARKETING INTEGRADO PRODUÇÃO P COMERCIAL P C P REC. HUMANOS
FINANÇAS

8 MARKETING MARKETING ESTRATÉGICO
É necessário adaptar as variáveis controláveis da empresa, às variáveis incontroláveis do seu ambiente de negócios. Para isto utiliza-se o MARKETING MIX ESTRATÉGICO 4 P C - PRODUTO CLIENTE (solução p/ o) - PREÇO CUSTO (para o cliente) - PRAÇA CONVENIÊNCIA - PROMOÇÃO COMUNICAÇÃO

9 MARKETING Conjunto de atividades MARKETING OPERACIONAL PREÇO
É a operação de um conjunto de atividades que buscam obter e manter clientes, visando o melhor retorno para a empresa. Conjunto de atividades PREÇO Preço de Lista Descontos Concessões Condições Crédito DISTRIBUIÇÃO Canais Cobertura Localização Estoque / Logística PRODUTO Características Qualidade Design / Marca Serviços / Variedade COMUNICAÇÃO Propaganda Promoção de Vendas Relações Públicas MKT Direto

10 MARKETING EMPRESA MERCADO AMBIENTE AMBIENTE DE MARKETING PRODUÇÃO
CONSUMIDOR ECONÔMICO FINANÇAS INTERMEDIÁRIOS TECNOLÓGICO COMERCIAL CONCORRENTES SÓCIO-CULTURAL RH FORNECEDORES POLÍTICO-LEGAL MARKETING ... NATURAL SISTEMAS DEMOGRÁFICO

11 MARKETING ESTUDO DO CONSUMIDOR Quem constitui o mercado?
O que o mercado compra? Por que o mercado compra? Quem participa da compra? Como o mercado compra? Quando o mercado compra? Onde o mercado compra?

12 MARKETING PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES (Abraham Maslow)
NECESSIDADES PRODUTOS Auto-realização/Auto-satisfação Universidade / Férias / ONGs Estima / Respeito / Status Marcas de prestígio Sociais / Amor Eventos / Ativ. sociais / Clubes Segurança física e financeira Portão autom. / Seguro / Previd. privada Fisiológicas / Água / Ar / Descanso Água encanada / Esgoto

13 MARKETING COMPORTAMENTO DE COMPRA COMPRADOR
Estímulos de MKT Características: Outros estímulos: 4Ps Culturais Econômicos Sociais Sociais Pessoais Tecnológicos Psicológicas Ambientais Naturais Processo de decisão de compra

14 MARKETING PAPÉIS DE COMPRA Iniciador Pensou na ideia
Influenciador Exerce influência na decisão Decisor Decide se, o que, como, quando e onde comprar Comprador Efetivamente realiza a compra Usuário Consome ou usa o produto ou serviço

15 MARKETING Cidade Center Norte

16 MARKETING

17 MARKETING

18 MARKETING

19 MARKETING

20 MARKETING

21 MARKETING

22 MARKETING

23 MARKETING

24 MARKETING Obrigado e bom curso a vocês! José Carlos Manzini


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