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MARKETING em Shopping Centers
Curso de Excelência Profissional no Varejo Turma de 2011
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MARKETING INTRODUÇÃO Charles Dickens, em seu livro “Um Conto de Duas Cidades” escrito em 1859, fez o seguinte comentário sobre a Revolução Francesa: - Foi o melhor dos tempos; foi o pior dos tempos. Charles John Huffam Dickens ( ) foi o mais popular romancista inglês da era Vitoriana e contribuiu para a introdução da crítica social na literatura de ficção. Escreveu, entre outras obras, “Oliver Twist” e “David Copperfield”.
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MARKETING As mudanças aceleradas fazem com que o hoje seja diferente do ontem e diferente do amanhã. A frase de Dickens colocada aqui significa que manter uma estratégia é arriscado, assim como, paradoxalmente, mudá-la é arriscado. O que o Marketing tem a ver com esses assuntos? O Marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais, transformando-as em uma oportunidade de negócios lucrativa, seja ela uma necessidade particular ou social. O que devemos ter em mente é que por trás de todo problema, por maior que ele seja, existe uma oportunidade disfarçada.
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MARKETING DEFINIÇÃO É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA-American Marketing Association 2005) Estudo das atividades comerciais que, a partir do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os, para o seu melhor mercado. (Dicionário Priberam)
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MARKETING TIPOS DE ORIENTAÇÃO EM NEGÓCIOS
1. A Orientação de Produção Paixão / Obsolescência 2. A Orientação de Produto 3. A Orientação de Vendas Finanças (Engº, Vend., Advog.) 4. A Orientação de Marketing Cliente (Percepção como indivíduo) 5. A Orientação de Marketing Social Mudanças sociais
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MARKETING Comparativo entre Orientação de Vendas e de Marketing
Ponto de Partida Foco Meios Fins FÁBRICA PRODUTOS VENDAS E LUCRO POR MEIO PROMOÇÃO DO VOLUME ORIENTAÇÃO DE VENDAS MERCADO-ALVO NECESSIDADES MKT INTEGRADO LUCRO POR MEIO DA DOS CLIENTES SATISFAÇÃO DOS CLIENTES ORIENTAÇÃO DE MARKETING
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MARKETING MARKETING INTEGRADO PRODUÇÃO P COMERCIAL P C P REC. HUMANOS
FINANÇAS
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MARKETING MARKETING ESTRATÉGICO
É necessário adaptar as variáveis controláveis da empresa, às variáveis incontroláveis do seu ambiente de negócios. Para isto utiliza-se o MARKETING MIX ESTRATÉGICO 4 P C - PRODUTO CLIENTE (solução p/ o) - PREÇO CUSTO (para o cliente) - PRAÇA CONVENIÊNCIA - PROMOÇÃO COMUNICAÇÃO
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MARKETING Conjunto de atividades MARKETING OPERACIONAL PREÇO
É a operação de um conjunto de atividades que buscam obter e manter clientes, visando o melhor retorno para a empresa. Conjunto de atividades PREÇO Preço de Lista Descontos Concessões Condições Crédito DISTRIBUIÇÃO Canais Cobertura Localização Estoque / Logística PRODUTO Características Qualidade Design / Marca Serviços / Variedade COMUNICAÇÃO Propaganda Promoção de Vendas Relações Públicas MKT Direto
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MARKETING EMPRESA MERCADO AMBIENTE AMBIENTE DE MARKETING PRODUÇÃO
CONSUMIDOR ECONÔMICO FINANÇAS INTERMEDIÁRIOS TECNOLÓGICO COMERCIAL CONCORRENTES SÓCIO-CULTURAL RH FORNECEDORES POLÍTICO-LEGAL MARKETING ... NATURAL SISTEMAS DEMOGRÁFICO
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MARKETING ESTUDO DO CONSUMIDOR Quem constitui o mercado?
O que o mercado compra? Por que o mercado compra? Quem participa da compra? Como o mercado compra? Quando o mercado compra? Onde o mercado compra?
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MARKETING PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES (Abraham Maslow)
NECESSIDADES PRODUTOS Auto-realização/Auto-satisfação Universidade / Férias / ONGs Estima / Respeito / Status Marcas de prestígio Sociais / Amor Eventos / Ativ. sociais / Clubes Segurança física e financeira Portão autom. / Seguro / Previd. privada Fisiológicas / Água / Ar / Descanso Água encanada / Esgoto
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MARKETING COMPORTAMENTO DE COMPRA COMPRADOR
Estímulos de MKT Características: Outros estímulos: 4Ps Culturais Econômicos Sociais Sociais Pessoais Tecnológicos Psicológicas Ambientais Naturais Processo de decisão de compra
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MARKETING PAPÉIS DE COMPRA Iniciador Pensou na ideia
Influenciador Exerce influência na decisão Decisor Decide se, o que, como, quando e onde comprar Comprador Efetivamente realiza a compra Usuário Consome ou usa o produto ou serviço
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MARKETING Cidade Center Norte
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MARKETING Obrigado e bom curso a vocês! José Carlos Manzini
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