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MARKETING em Shopping Centers Curso de Excelência Profissional no Varejo Turma de 2011.

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Apresentação em tema: "MARKETING em Shopping Centers Curso de Excelência Profissional no Varejo Turma de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING em Shopping Centers Curso de Excelência Profissional no Varejo Turma de 2011

2 MARKETING INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Charles Dickens, em seu livro Um Conto de Duas Cidades escrito em 1859, fez o seguinte comentário sobre a Revolução Francesa: Charles Dickens, em seu livro Um Conto de Duas Cidades escrito em 1859, fez o seguinte comentário sobre a Revolução Francesa: - Foi o melhor dos tempos; foi o pior dos tempos. - Foi o melhor dos tempos; foi o pior dos tempos. Charles John Huffam Dickens ( ) foi o mais popular romancista inglês da era Vitoriana e contribuiu para a introdução da crítica social na literatura de ficção. Escreveu, entre outras obras, Oliver Twist e David Copperfield. Charles John Huffam Dickens ( ) foi o mais popular romancista inglês da era Vitoriana e contribuiu para a introdução da crítica social na literatura de ficção. Escreveu, entre outras obras, Oliver Twist e David Copperfield.

3 MARKETING As mudanças aceleradas fazem com que o hoje seja diferente do ontem e diferente do amanhã. A frase de Dickens colocada aqui significa que manter uma estratégia é arriscado, assim como, paradoxalmente, mudá-la é arriscado. As mudanças aceleradas fazem com que o hoje seja diferente do ontem e diferente do amanhã. A frase de Dickens colocada aqui significa que manter uma estratégia é arriscado, assim como, paradoxalmente, mudá-la é arriscado. O que o Marketing tem a ver com esses assuntos? O que o Marketing tem a ver com esses assuntos? O Marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais, transformando-as em uma oportunidade de negócios lucrativa, seja ela uma necessidade particular ou social. O Marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais, transformando-as em uma oportunidade de negócios lucrativa, seja ela uma necessidade particular ou social. O que devemos ter em mente é que por trás de todo problema, por maior que ele seja, existe uma oportunidade disfarçada. O que devemos ter em mente é que por trás de todo problema, por maior que ele seja, existe uma oportunidade disfarçada.

4 MARKETING DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA-American Marketing Association 2005) (AMA-American Marketing Association 2005) Estudo das atividades comerciais que, a partir do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os, para o seu melhor mercado. Estudo das atividades comerciais que, a partir do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os, para o seu melhor mercado. (Dicionário Priberam) (Dicionário Priberam)

5 MARKETING TIPOS DE ORIENTAÇÃO EM NEGÓCIOS TIPOS DE ORIENTAÇÃO EM NEGÓCIOS 1. A Orientação de Produção Paixão / Obsolescência 1. A Orientação de Produção Paixão / Obsolescência 2. A Orientação de Produto 2. A Orientação de Produto 3. A Orientação de Vendas Finanças (Engº, Vend., Advog.) 3. A Orientação de Vendas Finanças (Engº, Vend., Advog.) 4. A Orientação de Marketing Cliente (Percepção como indivíduo) 4. A Orientação de Marketing Cliente (Percepção como indivíduo) 5. A Orientação de Marketing Social Mudanças sociais 5. A Orientação de Marketing Social Mudanças sociais

6 MARKETING Comparativo entre Orientação de Vendas e de Marketing Comparativo entre Orientação de Vendas e de Marketing Ponto de Partida Foco Meios Fins Ponto de Partida Foco Meios Fins FÁBRICA PRODUTOS VENDAS E LUCRO POR MEIO FÁBRICA PRODUTOS VENDAS E LUCRO POR MEIO PROMOÇÃO DO VOLUME PROMOÇÃO DO VOLUME ORIENTAÇÃO DE VENDAS ORIENTAÇÃO DE VENDAS MERCADO-ALVO NECESSIDADES MKT INTEGRADO LUCRO POR MEIO DA MERCADO-ALVO NECESSIDADES MKT INTEGRADO LUCRO POR MEIO DA DOS CLIENTES SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DOS CLIENTES SATISFAÇÃO DOS CLIENTES ORIENTAÇÃO DE MARKETING ORIENTAÇÃO DE MARKETING

7 MARKETING MARKETING INTEGRADO MARKETING INTEGRADO PRODUÇÃO PRODUÇÃO P COMERCIAL P C P REC. HUMANOS COMERCIAL P C P REC. HUMANOS P FINANÇAS FINANÇAS

8 MARKETING MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO - É necessário adaptar as variáveis controláveis da empresa, às variáveis incontroláveis do seu ambiente de negócios. - Para isto utiliza-se o MARKETING MIX ESTRATÉGICO 4 P 4 C 4 P 4 C - PRODUTO - CLIENTE (solução p/ o) - PRODUTO - CLIENTE (solução p/ o) - PREÇO - CUSTO (para o cliente) - PREÇO - CUSTO (para o cliente) - PRAÇA - CONVENIÊNCIA - PRAÇA - CONVENIÊNCIA - PROMOÇÃO - COMUNICAÇÃO - PROMOÇÃO - COMUNICAÇÃO

9 MARKETING MARKETING OPERACIONAL MARKETING OPERACIONAL É a operação de um conjunto de atividades que buscam obter e manter clientes, visando o melhor retorno para a empresa. É a operação de um conjunto de atividades que buscam obter e manter clientes, visando o melhor retorno para a empresa. Conjunto de atividades Conjunto de atividades PREÇO Preço de Lista DescontosConcessões Condições Crédito DISTRIBUIÇÃOCanaisCoberturaLocalização Estoque / Logística PRODUTOCaracterísticasQualidade Design / Marca Serviços / Variedade COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃOPropaganda Promoção de Vendas Relações Públicas MKT Direto

10 MARKETING AMBIENTE DE MARKETING EMPRESA MERCADOAMBIENTE PRODUÇÃOCONSUMIDORECONÔMICO FINANÇASINTERMEDIÁRIOSTECNOLÓGICO COMERCIALCONCORRENTESSÓCIO-CULTURAL RHFORNECEDORESPOLÍTICO-LEGAL MARKETING...NATURAL SISTEMASDEMOGRÁFICO...

11 MARKETING ESTUDO DO CONSUMIDOR 1. Quem constitui o mercado? 2. O que o mercado compra? 3. Por que o mercado compra? 4. Quem participa da compra? 5. Como o mercado compra? 6. Quando o mercado compra? 7. Onde o mercado compra?

12 MARKETING PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES (Abraham Maslow) PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES (Abraham Maslow) NECESSIDADES PRODUTOS NECESSIDADES PRODUTOS Auto-realização/Auto-satisfação Universidade / Férias / ONGs Auto-realização/Auto-satisfação Universidade / Férias / ONGs Estima / Respeito / Status Marcas de prestígio Estima / Respeito / Status Marcas de prestígio Sociais / Amor Eventos / Ativ. sociais / Clubes Sociais / Amor Eventos / Ativ. sociais / Clubes Segurança física e financeira Portão autom. / Seguro / Previd. privada Segurança física e financeira Portão autom. / Seguro / Previd. privada Fisiológicas / Água / Ar / Descanso Água encanada / Esgoto Fisiológicas / Água / Ar / Descanso Água encanada / Esgoto

13 COMPORTAMENTO DE COMPRA COMPORTAMENTO DE COMPRA COMPRADOR COMPRADOR Estímulos de MKT Características: Outros estímulos: Estímulos de MKT Características: Outros estímulos: 4Ps Culturais Econômicos 4Ps Culturais Econômicos Sociais Sociais Sociais Sociais Pessoais Tecnológicos Pessoais Tecnológicos Psicológicas Ambientais Psicológicas Ambientais Naturais Naturais Processo de Processo de decisão de decisão de compra compra MARKETING

14 MARKETING PAPÉIS DE COMPRA PAPÉIS DE COMPRA Iniciador Pensou na ideia Iniciador Pensou na ideia Influenciador Exerce influência na decisão Influenciador Exerce influência na decisão Decisor Decide se, o que, como, quando Decisor Decide se, o que, como, quando e onde comprar e onde comprar Comprador Efetivamente realiza a compra Comprador Efetivamente realiza a compra Usuário Consome ou usa o produto Usuário Consome ou usa o produto ou serviço ou serviço

15 MARKETING Cidade Center Norte

16 MARKETING

17 MARKETING

18 MARKETING

19 MARKETING

20 MARKETING

21 MARKETING

22 MARKETING

23 MARKETING

24 MARKETING Obrigado e bom curso a vocês! Obrigado e bom curso a vocês! José Carlos Manzini


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