A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A NOVA ORDEM MUNDIAL A NOVA ORDEM MUNDIAL E OS CONFLITOS TRIBAIS E RELIGIOSOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A NOVA ORDEM MUNDIAL A NOVA ORDEM MUNDIAL E OS CONFLITOS TRIBAIS E RELIGIOSOS."— Transcrição da apresentação:

1 A NOVA ORDEM MUNDIAL A NOVA ORDEM MUNDIAL E OS CONFLITOS TRIBAIS E RELIGIOSOS

2 A DIVISÃO ARTIFICIAL DA ÁFRICA E OS CONFLITOS TRIBAIS INICIALMENTE, OS EUROPEUS ESTABELECERAM UMA RELAÇÃO MAIS DISTANTE, AS FEITORIAS, ONDE NÃO HAVIA UMA OCUPAÇÃO TERRITORIAL, MAS JÁ SE ESTABELECIA UM DOMÍNIO ATRAVÉS DE RELACIONAMENTOS COMERCIAIS COM OS CHEFES TRIBAIS LOCAIS. INICIALMENTE, OS EUROPEUS ESTABELECERAM UMA RELAÇÃO MAIS DISTANTE, AS FEITORIAS, ONDE NÃO HAVIA UMA OCUPAÇÃO TERRITORIAL, MAS JÁ SE ESTABELECIA UM DOMÍNIO ATRAVÉS DE RELACIONAMENTOS COMERCIAIS COM OS CHEFES TRIBAIS LOCAIS.

3

4 A SITUAÇÃO MAIS COMUM ERA O APROVEITAMENTO DAS RIVALIDADES TRIBAIS SECULARES. OFERECIAM- SE ARMAS PARA UMA DETERMINADA TRIBO E ESSA GUERREAVA COM A OPONENTE, SUBJUGANDO-A. A SITUAÇÃO MAIS COMUM ERA O APROVEITAMENTO DAS RIVALIDADES TRIBAIS SECULARES. OFERECIAM- SE ARMAS PARA UMA DETERMINADA TRIBO E ESSA GUERREAVA COM A OPONENTE, SUBJUGANDO-A.

5 A DIVISÃO ARTIFICIAL NÃO RESPEITOU OS LIMITES CULTURAIS DA ÁFRICA, AGREGANDO EM POUCO MAIS DE 50 PAÍSES, UMA POPULAÇÃO ANTERIORMENTE DIVIDIDA EM MAIS DE DEZ MIL PEQUENAS COMUNIDADES, REINOS, ESTADOS E FEDERAÇÕES. A DIVISÃO ARTIFICIAL NÃO RESPEITOU OS LIMITES CULTURAIS DA ÁFRICA, AGREGANDO EM POUCO MAIS DE 50 PAÍSES, UMA POPULAÇÃO ANTERIORMENTE DIVIDIDA EM MAIS DE DEZ MIL PEQUENAS COMUNIDADES, REINOS, ESTADOS E FEDERAÇÕES.

6

7

8 EM TROCA DAS ARMAS, OS PRISIONEIROS ERAM CEDIDOS PARA TORNAREM-SE ESCRAVOS NA AMÉRICA. EM TROCA DAS ARMAS, OS PRISIONEIROS ERAM CEDIDOS PARA TORNAREM-SE ESCRAVOS NA AMÉRICA. NO FINAL DO SÉC. XIX, DURANTE A CONFERÊNCIA DE BERLIM ( ), AS POTÊNCIAS EUROPÉIAS, PRINCIPALMENTE O REINO UNIDO E A FRANÇA, DIVIDIRAM O TERRITÓRIO AFRICANO E IMPLEMENTARAM UMA COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO ALEGANDO ESTAREM PROMOVENDO UMA MISSÃO CIVILIZADORA ÀQUELE CONTINENTE. NO FINAL DO SÉC. XIX, DURANTE A CONFERÊNCIA DE BERLIM ( ), AS POTÊNCIAS EUROPÉIAS, PRINCIPALMENTE O REINO UNIDO E A FRANÇA, DIVIDIRAM O TERRITÓRIO AFRICANO E IMPLEMENTARAM UMA COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO ALEGANDO ESTAREM PROMOVENDO UMA MISSÃO CIVILIZADORA ÀQUELE CONTINENTE.

9 A COLONIZAÇÃO SE ESTENDEU ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX, COM OS CONFLITOS OCORRENDO DENTRO DOS PAÍSES ARTIFICIALMENTE CRIADOS, FATO QUE INTERESSAVA AO COLONIZADOR, POIS, ENQUANTO PREVALECESSEM OS CONFLITOS TRIBAIS, NÃO HAVERIA A POSSIBILIDADE DE ELES SE UNIREM CONTRA O INIMIGO COMUM QUE VINHA DE FORA. A COLONIZAÇÃO SE ESTENDEU ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX, COM OS CONFLITOS OCORRENDO DENTRO DOS PAÍSES ARTIFICIALMENTE CRIADOS, FATO QUE INTERESSAVA AO COLONIZADOR, POIS, ENQUANTO PREVALECESSEM OS CONFLITOS TRIBAIS, NÃO HAVERIA A POSSIBILIDADE DE ELES SE UNIREM CONTRA O INIMIGO COMUM QUE VINHA DE FORA.

10 COMO HERANÇA DA COLONIZAÇÃO, TAMBÉM PODEMOS CITAR A REDE DE EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS AFRICANOS. MINÉRIOS E PRODUTOS AGRÍCOLAS TROPICAIS ERAM DOMINADOS POR PESSOAS OU EMPRESAS EUROPÉIAS QUE OS COMERCIALIZAVAM E SE ENRIQUECIAM. COMO HERANÇA DA COLONIZAÇÃO, TAMBÉM PODEMOS CITAR A REDE DE EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS AFRICANOS. MINÉRIOS E PRODUTOS AGRÍCOLAS TROPICAIS ERAM DOMINADOS POR PESSOAS OU EMPRESAS EUROPÉIAS QUE OS COMERCIALIZAVAM E SE ENRIQUECIAM.

11 CHAMAMOS ESSE PRIMEIRO MOMENTO DE O DESMANTELAMENTO DA ORDEM PRÉ-EXISTENTE. CHAMAMOS ESSE PRIMEIRO MOMENTO DE O DESMANTELAMENTO DA ORDEM PRÉ-EXISTENTE. O SEGUNDO MOMENTO TRATA DA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA E DA INFLUÊNCIA DA GUERRA FRIA NAQUELE CONTINENTE QUE AQUI CHAMAREMOS DE A GUERRA FRIA E O ASSISTENCIALISMO. O SEGUNDO MOMENTO TRATA DA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA E DA INFLUÊNCIA DA GUERRA FRIA NAQUELE CONTINENTE QUE AQUI CHAMAREMOS DE A GUERRA FRIA E O ASSISTENCIALISMO.

12 A GUERRA FRIA E A POLÍTICA ASSISTENCIALISTA NA ÁFRICA

13

14 DIVIDIDA E EXPLORADA, A ÁFRICA DO SÉCULO XX É UM CENÁRIO DE POBREZA, CAMPO FÉRTIL PARA O ASSISTENCIALISMO DAS NAÇÕES QUE COMANDAVAM O CENÁRIO POLÍTICO DA ÉPOCA: EUA E URSS E SEUS ALIADOS. DIVIDIDA E EXPLORADA, A ÁFRICA DO SÉCULO XX É UM CENÁRIO DE POBREZA, CAMPO FÉRTIL PARA O ASSISTENCIALISMO DAS NAÇÕES QUE COMANDAVAM O CENÁRIO POLÍTICO DA ÉPOCA: EUA E URSS E SEUS ALIADOS.

15

16 O PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO (INDEPENDÊNCIA) OCORREU AO LONDO DO SÉCULO XX, PORÉM MANTENDO-SE A DIVISÃO ARTIFICIAL E TAMBÉM AS MESMAS ELITES ECONÔMICAS DO PERÍODO COLONIAL, E É POR ISSO QUE SE FALA EM NEOCOLONIALISMO, JÁ QUE A INDEPENDÊNCIA SE DEU APENAS NO PLANO POLÍTICO. O PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO (INDEPENDÊNCIA) OCORREU AO LONDO DO SÉCULO XX, PORÉM MANTENDO-SE A DIVISÃO ARTIFICIAL E TAMBÉM AS MESMAS ELITES ECONÔMICAS DO PERÍODO COLONIAL, E É POR ISSO QUE SE FALA EM NEOCOLONIALISMO, JÁ QUE A INDEPENDÊNCIA SE DEU APENAS NO PLANO POLÍTICO.

17 AO CONQUISTAREM A INDEPENDÊNCIA, OS NOVOS PAÍSES AFRICANOS CONTAVAM COM MÃO-DE- OBRA DESQUALIFICADA E AS MELHORES TERRAS ESTAVAM CONCENTRADAS NAS MÃOS DE UMA ELITE LOCAL, PRODUZINDO PARA A EXPORTAÇÃO (PLANTATION). AO CONQUISTAREM A INDEPENDÊNCIA, OS NOVOS PAÍSES AFRICANOS CONTAVAM COM MÃO-DE- OBRA DESQUALIFICADA E AS MELHORES TERRAS ESTAVAM CONCENTRADAS NAS MÃOS DE UMA ELITE LOCAL, PRODUZINDO PARA A EXPORTAÇÃO (PLANTATION).

18 NO ÂMBITO INTERNACIONAL, O CONTINENTE DESPERTAVA OS INTERESSES DAS POTÊNCIAS DOMINANTES DA ÉPOCA, DESEJOSAS DE AMPLIAR A SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA. NÃO TARDOU PARA QUE FOSSEM OFERECIDOS AOS NOVOS GOVERNANTES BENEFÍCIOS COMO ALIMENTOS, LINHAS DE CRÉDITO E ARMAS PARA QUE SE ALIASSEM AO CAPITALISMO OU AO SOCIALISMO. NO ÂMBITO INTERNACIONAL, O CONTINENTE DESPERTAVA OS INTERESSES DAS POTÊNCIAS DOMINANTES DA ÉPOCA, DESEJOSAS DE AMPLIAR A SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA. NÃO TARDOU PARA QUE FOSSEM OFERECIDOS AOS NOVOS GOVERNANTES BENEFÍCIOS COMO ALIMENTOS, LINHAS DE CRÉDITO E ARMAS PARA QUE SE ALIASSEM AO CAPITALISMO OU AO SOCIALISMO.

19 A DISPUTA MILITAR ENTRE AS DUAS SUPERPOTÊNCIAS DA GUERRA FRIA ALASTROU-SE PELA ÁFRICA. QUANDO O GOVERNO DE UM DETERMINADO PAÍS ERA ALIADO DA URSS, OS EUA TRATAVAM DE ARMAR GRUPOS PARAMILITARES LOCAIS PARA DEPOR O GOVERNO E IMPLANTAR O SEU SISTEMA. A SITUAÇÃO INVERSA TAMBÉM OCORRIA. A DISPUTA MILITAR ENTRE AS DUAS SUPERPOTÊNCIAS DA GUERRA FRIA ALASTROU-SE PELA ÁFRICA. QUANDO O GOVERNO DE UM DETERMINADO PAÍS ERA ALIADO DA URSS, OS EUA TRATAVAM DE ARMAR GRUPOS PARAMILITARES LOCAIS PARA DEPOR O GOVERNO E IMPLANTAR O SEU SISTEMA. A SITUAÇÃO INVERSA TAMBÉM OCORRIA.

20 ANGOLA E MOÇAMBIQUE DESVENCILHADAS DO DOMÍNIO PORTUGUÊS NA DÉCADA DE 1970, AS NOVAS NAÇÕES ADOTARAM O SOCIALISMO COMO SISTEMA POLÍTICO- ECONÔMICO. DESVENCILHADAS DO DOMÍNIO PORTUGUÊS NA DÉCADA DE 1970, AS NOVAS NAÇÕES ADOTARAM O SOCIALISMO COMO SISTEMA POLÍTICO- ECONÔMICO.

21 ANGOLA

22 LUANDA

23 IMEDIATAMENTE, OS GRUPOS RIVAIS FORAM ARMADOS POR NAÇÕES CAPITALISTAS. EM ANGOLA, OS CONFLITOS FORAM TRAVADOS ENTRE O GRUPO DO GOVERNO – MPLA(MOVIMENTO PELA LIBERTAÇÃO DE ANGOLA) E A UNITA (UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA). IMEDIATAMENTE, OS GRUPOS RIVAIS FORAM ARMADOS POR NAÇÕES CAPITALISTAS. EM ANGOLA, OS CONFLITOS FORAM TRAVADOS ENTRE O GRUPO DO GOVERNO – MPLA(MOVIMENTO PELA LIBERTAÇÃO DE ANGOLA) E A UNITA (UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA).

24 SOLDADOS DO MPLA GRUPO SOCIALISTA – CONTROLAVAM AS ÁREAS PRODUTORAS DE PETRÓLEO

25 SAVIMBI GRUPO CAPITALISTA – CONTROLAVAM AS RESERVAS DE DIAMANTES

26

27

28 MPLA – SOCIALISTA- CONTROLE DAS ÁREAS PRODUTORAS DE PETRÓLEO. MPLA – SOCIALISTA- CONTROLE DAS ÁREAS PRODUTORAS DE PETRÓLEO. UNITA – CAPITALISTAS – CONTROLE DAS ÁREAS PRODUTORAS DE DIAMANTES. UNITA – CAPITALISTAS – CONTROLE DAS ÁREAS PRODUTORAS DE DIAMANTES.

29 EM 2001, SAVIMBI, LÍDER DA UNITA ACEITOU PARTICIPAR DO GOVERNO, COM SUAS FORÇAS INTEGRANDO O EXÉRCITO ANGOLANO. O GOVERNO ANGOLANO DECLAROU EM 2001 O FIM DA GUERRA CIVIL E CHAMOU OS INVESTIDORES A RETORNAREM AO PAÍS. EM 2001, SAVIMBI, LÍDER DA UNITA ACEITOU PARTICIPAR DO GOVERNO, COM SUAS FORÇAS INTEGRANDO O EXÉRCITO ANGOLANO. O GOVERNO ANGOLANO DECLAROU EM 2001 O FIM DA GUERRA CIVIL E CHAMOU OS INVESTIDORES A RETORNAREM AO PAÍS.

30

31 MAPUTO

32

33 EM MOÇAMBIQUE, O GOVERNO DA FRELIMO (FRENTE DE LIBERTAÇÃO DE MOÇAMBIQUE) – SOCIALISTA, COMBATIA OS REBELDES DA RENAMO ( RESISTÊNCIA NACIONAL DE MOÇAMBIQUE) – CAPITALISTAS. EM MOÇAMBIQUE, O GOVERNO DA FRELIMO (FRENTE DE LIBERTAÇÃO DE MOÇAMBIQUE) – SOCIALISTA, COMBATIA OS REBELDES DA RENAMO ( RESISTÊNCIA NACIONAL DE MOÇAMBIQUE) – CAPITALISTAS.

34 PARTIDO DE CUNHO- SOCIALISTA

35 RENAMO

36 A ÁFRICA MARGINALIZADA NA NOVA ORDEM MUNDIAL A ÁFRICA ENTROU NO ANO 2000 NUMA SITUAÇÃO PRECÁRIA: REGISTRAVA AS MAIS ALTAS TAXAS DE MORTALIDADE INFANTIL DO MUNDO, OCUPAVA DEZENOVE DAS VINTE ÚLTIMAS POSIÇÕES NO RANKING DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DA ONU E APRESENTAVA TAXAS ELEVADÍSSIMAS DE PESSOAS CONTAMINADAS COM O VÍRUS HIV. A ÁFRICA ENTROU NO ANO 2000 NUMA SITUAÇÃO PRECÁRIA: REGISTRAVA AS MAIS ALTAS TAXAS DE MORTALIDADE INFANTIL DO MUNDO, OCUPAVA DEZENOVE DAS VINTE ÚLTIMAS POSIÇÕES NO RANKING DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DA ONU E APRESENTAVA TAXAS ELEVADÍSSIMAS DE PESSOAS CONTAMINADAS COM O VÍRUS HIV.

37 HIV

38 NA NOVA ORDEM MUNDIAL INICIADA COM O FIM DA GUERRA FRIA, NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA A GUERRA DE IDEOLOGIAS. A ORDEM AGORA É ECONÔMICA E O CONTINENTE AFRICANO NÃO APRESENTA AS VANTAGENS DE OUTRAS REGIÕES SUBDESENVOLVIDAS: INFRA- ESTRUTURA, MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA OU ESPECIALIZADA E PRINCIPALMENTE, MERCADO CONSUMIDOR. NA NOVA ORDEM MUNDIAL INICIADA COM O FIM DA GUERRA FRIA, NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA A GUERRA DE IDEOLOGIAS. A ORDEM AGORA É ECONÔMICA E O CONTINENTE AFRICANO NÃO APRESENTA AS VANTAGENS DE OUTRAS REGIÕES SUBDESENVOLVIDAS: INFRA- ESTRUTURA, MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA OU ESPECIALIZADA E PRINCIPALMENTE, MERCADO CONSUMIDOR.

39 O CHIFRE DA ÁFRICA CORRESPONDE A UMA DAS REGIÕES MAIS PROBLEMÁTICAS, APRESENTANDO INSTABILIDADE POLÍTICA E FOME CRÔNICA. CORRESPONDE A UMA DAS REGIÕES MAIS PROBLEMÁTICAS, APRESENTANDO INSTABILIDADE POLÍTICA E FOME CRÔNICA.

40 FOME CRÔNICA NA ETIÓPIA O DRAMA DA ETIÓPIA CHOCOU O MUNDO EM 1985/86 QUANDO IMAGENS DE PESSOAS EM ESTADO DE INANIÇÃO FORAM MOSTRADAS PELA IMPRENSA. O DRAMA DA ETIÓPIA CHOCOU O MUNDO EM 1985/86 QUANDO IMAGENS DE PESSOAS EM ESTADO DE INANIÇÃO FORAM MOSTRADAS PELA IMPRENSA.

41

42 ADDIS ABEBA

43

44

45

46

47 A MORTE DE MILHARES DE ETÍOPES DEVIDO À FOME CRÔNICA FOI ATRIBUÍDA Á SECA QUE ASSOLAVA O PAÍS. UMA VISÃO DETERMINISTA CONVENIENTEMENTE EMPREGADA PARA ESCONDER AS VERDADEIRAS CAUSAS DA TRAGÉDIA: A MORTE DE MILHARES DE ETÍOPES DEVIDO À FOME CRÔNICA FOI ATRIBUÍDA Á SECA QUE ASSOLAVA O PAÍS. UMA VISÃO DETERMINISTA CONVENIENTEMENTE EMPREGADA PARA ESCONDER AS VERDADEIRAS CAUSAS DA TRAGÉDIA:

48 A AUSÊNCIA DE INVESTIMENTOS ECONÔMICOS E HUMANITÁRIOS EXTERNOS APÓS A GUERRA FRIA, A CONCENTRAÇÃO DE TERRAS E FALTA DE UMA POLÍTICA AGROPECUÁRIA COM FINALIDADE DE SUBSISTÊNCIA CONDENARAM UM MILHÃO DE ETÍOPES À MORTE NA DÉCADA DE A AUSÊNCIA DE INVESTIMENTOS ECONÔMICOS E HUMANITÁRIOS EXTERNOS APÓS A GUERRA FRIA, A CONCENTRAÇÃO DE TERRAS E FALTA DE UMA POLÍTICA AGROPECUÁRIA COM FINALIDADE DE SUBSISTÊNCIA CONDENARAM UM MILHÃO DE ETÍOPES À MORTE NA DÉCADA DE 1980.

49 A CAMPANHA INTERNACIONAL DE AJUDA À ÁFRICA NÃO ATINGIU O SEU OBJETIVO UMA VEZ QUE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO JÁ SE ENCONTRAVA EM ESTADO DE SUBNUTRIÇÃO CRÔNICA, NECESSITANDO DE ATENDIMENTO MÉDICO PARA PODER SOBREVIVER. A CAMPANHA INTERNACIONAL DE AJUDA À ÁFRICA NÃO ATINGIU O SEU OBJETIVO UMA VEZ QUE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO JÁ SE ENCONTRAVA EM ESTADO DE SUBNUTRIÇÃO CRÔNICA, NECESSITANDO DE ATENDIMENTO MÉDICO PARA PODER SOBREVIVER.

50

51 NOS ANOS SEGUINTES, O DRAMA DA FOME NA ETIÓPIA E NOS PAÍSES VIZINHOS SE REPETIU, MAS, DESSA VEZ, NÃO TEVE GRANDE DIVULGAÇÃO NA IMPRENSA, LEVANDO AS PESSOAS A ACREDITAREM QUE O PROBLEMA JÁ HAVIA SIDO SOLUCIONADO. NOS ANOS SEGUINTES, O DRAMA DA FOME NA ETIÓPIA E NOS PAÍSES VIZINHOS SE REPETIU, MAS, DESSA VEZ, NÃO TEVE GRANDE DIVULGAÇÃO NA IMPRENSA, LEVANDO AS PESSOAS A ACREDITAREM QUE O PROBLEMA JÁ HAVIA SIDO SOLUCIONADO.

52 CONFLITO NA SOMÁLIA ENTRE OS DIVERSOS FATORES RESPONSÁVEIS PELOS CONFLITOS NA SOMÁLIA, PODEMOS DESTACAR: ENTRE OS DIVERSOS FATORES RESPONSÁVEIS PELOS CONFLITOS NA SOMÁLIA, PODEMOS DESTACAR: - DISPUTA ENTRE SOMÁLIA E ETIÓPIA, ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 1980 PELA POSSE DA REGIÃO DE OGADEN – ÁREA SEMI DESÉRTICA – TERRITÓRIO ETÍOPE. - DISPUTA ENTRE SOMÁLIA E ETIÓPIA, ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 1980 PELA POSSE DA REGIÃO DE OGADEN – ÁREA SEMI DESÉRTICA – TERRITÓRIO ETÍOPE.

53

54 DISPUTA ENTRE OS DIVERSOS CLÃS PARA TOMAR O PODER LOCAL. DISPUTA ENTRE OS DIVERSOS CLÃS PARA TOMAR O PODER LOCAL. COM APENAS UMA TRIBO, A SOMÁLIA APRESENTOU DISPUTAS, AQUI REPRESENTADAS PELOS DIVERSOS CLÃS E SEUS PODERES SOBRE ÁREAS DETERMINADAS DO TERRITÓRIO SOMALI. COM APENAS UMA TRIBO, A SOMÁLIA APRESENTOU DISPUTAS, AQUI REPRESENTADAS PELOS DIVERSOS CLÃS E SEUS PODERES SOBRE ÁREAS DETERMINADAS DO TERRITÓRIO SOMALI.

55 ALGUNS DESSES CLÃS TORNARAM-SE PODEROSOS DEVIDO AO RECEBIMENTO DE ARMAS DURANTE A GUERRA FRIA. E, TÃO LOGO ESTA ACABOU, USARAM- NAS PARA SAQUEAR OUTROS CLÃS, ROUBANDO- LHES OS SEUS ALIMENTOS E TERRITÓRIOS. ALGUNS DESSES CLÃS TORNARAM-SE PODEROSOS DEVIDO AO RECEBIMENTO DE ARMAS DURANTE A GUERRA FRIA. E, TÃO LOGO ESTA ACABOU, USARAM- NAS PARA SAQUEAR OUTROS CLÃS, ROUBANDO- LHES OS SEUS ALIMENTOS E TERRITÓRIOS.

56 EM 1991, NÃO CONSEGUINDO CONTROLAR A GUERRA CIVIL QUE SE ALASTRAVA PELO PAÍS, O GENERAL BARRE, QUE GOVERNAVA DITATORIALMENTE A SOMÁLIA, ABANDONOU O PAÍS, DEIXANDO-O SEM GOVERNO E À MERCE DA DISPUTA ENTRE OS DIVERSOS CLÃS. EM 1991, NÃO CONSEGUINDO CONTROLAR A GUERRA CIVIL QUE SE ALASTRAVA PELO PAÍS, O GENERAL BARRE, QUE GOVERNAVA DITATORIALMENTE A SOMÁLIA, ABANDONOU O PAÍS, DEIXANDO-O SEM GOVERNO E À MERCE DA DISPUTA ENTRE OS DIVERSOS CLÃS.

57 UM DESSES CLÃS, LIDERADO PELO GENERAL AIDID, PASSOU A CONTROLAR OS ALIMENTOS E REMÉDIOS ORIUNDOS DA AJUDA INTERNACIONAL, IMPEDINDO QUE CHEGASSEM AOS CIVIS NECESSITADOS. UM DESSES CLÃS, LIDERADO PELO GENERAL AIDID, PASSOU A CONTROLAR OS ALIMENTOS E REMÉDIOS ORIUNDOS DA AJUDA INTERNACIONAL, IMPEDINDO QUE CHEGASSEM AOS CIVIS NECESSITADOS.

58 SOMENTE EM 1997, OS CLÃS RIVAIS RESOLVERAM ASSINAR UMA CONVENÇÃO DE PAZ NO CAIRO, DISPONDO SOBRE A CRIAÇÃO DE UM CONSELHO PRESIDENCIAL E OUTRO LEGISLATIVO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS FACÇÕES. SOMENTE EM 1997, OS CLÃS RIVAIS RESOLVERAM ASSINAR UMA CONVENÇÃO DE PAZ NO CAIRO, DISPONDO SOBRE A CRIAÇÃO DE UM CONSELHO PRESIDENCIAL E OUTRO LEGISLATIVO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS FACÇÕES.

59 MESMO ASSIM, OS CONFLITOS NÃO CESSARAM E TAMPOUCO O CLÃ DO NORTE ABANDONOU A IDÉIA DE UM PAÍS INDEPENDENTE – A REPÚBLICA DA SOMALILÂNDIA, AUTOPROCLAMADA EM 1991 MAS SEM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL. O SALDO DE MORTOS DO CONFLITO DA SOMÁLIA ULTRAPASSA OS TREZENTOS MIL. MESMO ASSIM, OS CONFLITOS NÃO CESSARAM E TAMPOUCO O CLÃ DO NORTE ABANDONOU A IDÉIA DE UM PAÍS INDEPENDENTE – A REPÚBLICA DA SOMALILÂNDIA, AUTOPROCLAMADA EM 1991 MAS SEM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL. O SALDO DE MORTOS DO CONFLITO DA SOMÁLIA ULTRAPASSA OS TREZENTOS MIL.

60 SOMALILÂNDIA

61

62 CRIAÇÃO DA ERITRÉIA EM 1993, FOI CRIADO MAIS UM PAÍS NA ÁFRICA COM O RECONHECIMENTO DA ONU – A ERITRÉIA, CUJO TERRITÓRIO PERTENCIA À ETIÓPIA. EM 1993, FOI CRIADO MAIS UM PAÍS NA ÁFRICA COM O RECONHECIMENTO DA ONU – A ERITRÉIA, CUJO TERRITÓRIO PERTENCIA À ETIÓPIA.

63

64 ASMARA

65

66 O CONFLITO ENTRE ETIÓPIA E ERITRÉIA DATA DO SÉCULO XIX E NOVAMENTE NOS REPORTA À COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁFRICA. A ERITRÉIA FOI UMA COLÔNIA ITALIANA ATÉ A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, OCASIÃO EM QUE FOI USADA PELOS FASCISTAS COMO PONTE PARA NOVAS CONQUISTAS NO CONTINENTE AFRICANO. O CONFLITO ENTRE ETIÓPIA E ERITRÉIA DATA DO SÉCULO XIX E NOVAMENTE NOS REPORTA À COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁFRICA. A ERITRÉIA FOI UMA COLÔNIA ITALIANA ATÉ A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, OCASIÃO EM QUE FOI USADA PELOS FASCISTAS COMO PONTE PARA NOVAS CONQUISTAS NO CONTINENTE AFRICANO.

67 A INGLATERRA, EM POSIÇÃO OPOSTA À ITÁLIA NA GUERRA, DEU AJUDA À ETIÓPIA E EXPULSOU OS SOLDADOS ITALIANOS DA REGIÃO. A INGLATERRA, EM POSIÇÃO OPOSTA À ITÁLIA NA GUERRA, DEU AJUDA À ETIÓPIA E EXPULSOU OS SOLDADOS ITALIANOS DA REGIÃO. COM O TÉRMINO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E A DEROTA ITALIANA, A ERITRÉIA FOI INCORPORADA À ETIÓPIA, DESENCADEANDO O MOVIMENTO SEPARATISTA ERITREU. COM O TÉRMINO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E A DEROTA ITALIANA, A ERITRÉIA FOI INCORPORADA À ETIÓPIA, DESENCADEANDO O MOVIMENTO SEPARATISTA ERITREU.

68 OS REBELDES ERITREUS OBTIVERAM CONQUISTAS SIGNIFICATIVAS SOMENTE NA DÉCADA DE 1990, QUANDO O GOVERNO DA ETIÓPIA SE ENCONTRAVA ENFRAQUECIDO E SEM AJUDA INTERNACIONAL. NESSE CENÁRIO FOI RECONHECIDA A INDEPENDÊNCIA DA ERITRÉIA PELA ONU. OS REBELDES ERITREUS OBTIVERAM CONQUISTAS SIGNIFICATIVAS SOMENTE NA DÉCADA DE 1990, QUANDO O GOVERNO DA ETIÓPIA SE ENCONTRAVA ENFRAQUECIDO E SEM AJUDA INTERNACIONAL. NESSE CENÁRIO FOI RECONHECIDA A INDEPENDÊNCIA DA ERITRÉIA PELA ONU.

69 A DEMARCAÇÃO DAS FRONTEIRAS AINDA GERA CONFLITOS ENTRE OS DOIS PAÍSES QUE RECLAMAM DE ÁREAS PERDIDAS E VIVEM CONSTANTEMENTE EM CONFLITO. NO FINAL DA DÉCADA DE 1990, CHEGARAM A SE CONFRONTAR EM GUERRA ABERTA. A DEMARCAÇÃO DAS FRONTEIRAS AINDA GERA CONFLITOS ENTRE OS DOIS PAÍSES QUE RECLAMAM DE ÁREAS PERDIDAS E VIVEM CONSTANTEMENTE EM CONFLITO. NO FINAL DA DÉCADA DE 1990, CHEGARAM A SE CONFRONTAR EM GUERRA ABERTA.

70 A ERITRÉIA POSSUI TAMBÉM RELAÇÕES DE DISPUTA COM OS PAÍSES VIZINHOS EM FUNÇÃO DO CONTROLE DO ESTREITO DE ÁDEN, LIGAÇÃO ENTRE O MAR VERMELHO E O GOLFO DE ÁDEN, QUE É UMA PASSAGEM NATURAL PARA O OCEANO INDICO. A ERITRÉIA POSSUI TAMBÉM RELAÇÕES DE DISPUTA COM OS PAÍSES VIZINHOS EM FUNÇÃO DO CONTROLE DO ESTREITO DE ÁDEN, LIGAÇÃO ENTRE O MAR VERMELHO E O GOLFO DE ÁDEN, QUE É UMA PASSAGEM NATURAL PARA O OCEANO INDICO.

71

72 A GUERRA DOS FACÕES EM RUANDA UMA GUERRA TRIBAL SEM PRECEDENTES QUE PROVOCOU A MORTE DE UM MILHÃO DE PESSOAS EM APENAS DOIS MESES. UMA GUERRA TRIBAL SEM PRECEDENTES QUE PROVOCOU A MORTE DE UM MILHÃO DE PESSOAS EM APENAS DOIS MESES.

73

74

75 O CONFLITO DE RUANDA CHAMOU A ATENÇÃO PELA BRUTALIDADE E DESRESPEITO AOS CIVIS, ESFACELANDO AS FAMÍLIAS E O PRÓPRIO PAÍS. O CONFLITO DE RUANDA CHAMOU A ATENÇÃO PELA BRUTALIDADE E DESRESPEITO AOS CIVIS, ESFACELANDO AS FAMÍLIAS E O PRÓPRIO PAÍS.

76 RUANDA FOI COLONIZADA PELA BÉLGICA E ENQUADRA-SE NO MODELO DE PAÍS COM TRIBOS RIVAIS UNIDAS POR FRONTEIRAS ARTIFICIAIS IMPOSTAS. RUANDA FOI COLONIZADA PELA BÉLGICA E ENQUADRA-SE NO MODELO DE PAÍS COM TRIBOS RIVAIS UNIDAS POR FRONTEIRAS ARTIFICIAIS IMPOSTAS. AS TRIBOS HUTU E TUTSI HÁ TEMPOS MANIFESTAM ANIMOSIDADE. AS TRIBOS HUTU E TUTSI HÁ TEMPOS MANIFESTAM ANIMOSIDADE.

77 OS HUTUS SÃO MAIORIA EM RUANDA, CERCA DE 90% DA POPULAÇÃO, ENQUANTO OS TUTSIS, ESPALHADOS POR VÁRIOS PAÍSES DA ÁFRICA CENTRO-LESTE, REPRESENTAM APENAS 10% DA POPULAÇÃO DE RUANDA. OS HUTUS SÃO MAIORIA EM RUANDA, CERCA DE 90% DA POPULAÇÃO, ENQUANTO OS TUTSIS, ESPALHADOS POR VÁRIOS PAÍSES DA ÁFRICA CENTRO-LESTE, REPRESENTAM APENAS 10% DA POPULAÇÃO DE RUANDA.

78 EM 1994, O AVIÃO QUE TRANSPORTAVA OS PRESIDENTES DE RUANDA E DO BURUNDI CAIU, MATANDO OS DOIS CHEFES DE ESTADO. CRIOU-SE, ENTÃO, DENTRO DO PRÓPRIO GRUPO DE HUTUS COM PODER POLÍTICO, UMA DISPUTA PARA A SUA SUCESSÃO, COM INDICAÇÕES QUE CONTRARIAVAM OS TUTSIS E AS PRÓPRIAS LEIS DO PAÍS. EM 1994, O AVIÃO QUE TRANSPORTAVA OS PRESIDENTES DE RUANDA E DO BURUNDI CAIU, MATANDO OS DOIS CHEFES DE ESTADO. CRIOU-SE, ENTÃO, DENTRO DO PRÓPRIO GRUPO DE HUTUS COM PODER POLÍTICO, UMA DISPUTA PARA A SUA SUCESSÃO, COM INDICAÇÕES QUE CONTRARIAVAM OS TUTSIS E AS PRÓPRIAS LEIS DO PAÍS.

79 OS TUTSIS MANIFESTARAM-SE PACIFICAMENTE CONTRA A ESCOLHA ANTIDEMOCRÁTICA DO NOVO PRESIDENTE E FORAM SEVERAMENTE REPRIMIDOS POR ESTE. INICIAVA-SE ALI, O MAIOR DOS CONFLITOS ENTRE AS DUAS TRIBOS. OS TUTSIS MANIFESTARAM-SE PACIFICAMENTE CONTRA A ESCOLHA ANTIDEMOCRÁTICA DO NOVO PRESIDENTE E FORAM SEVERAMENTE REPRIMIDOS POR ESTE. INICIAVA-SE ALI, O MAIOR DOS CONFLITOS ENTRE AS DUAS TRIBOS.

80 OS TUTSIS, EMBORA MINORITÁRIOS, DETINHAM O CONTROLE DE TERRAS E DE BOA PARTE DA ECONOMIA AGROPECUÁRIA, PODENDO, DESSA MANEIRA, ADQUIRIR ARMAS NO MERCADO INFORMAL. OS HUTUS CONTROLAVAM O EXÉRCITO, MAS O GOVERNO EMPOSSADO PEDIU AOS CIVIS QUE PARTICIPASSEM DA GUERRA CONTRA OS TUTSIS, UTILIZANDO ARMAS DOMÉSTICAS COMO FACAS, FACÕES E MACHADOS. OS TUTSIS, EMBORA MINORITÁRIOS, DETINHAM O CONTROLE DE TERRAS E DE BOA PARTE DA ECONOMIA AGROPECUÁRIA, PODENDO, DESSA MANEIRA, ADQUIRIR ARMAS NO MERCADO INFORMAL. OS HUTUS CONTROLAVAM O EXÉRCITO, MAS O GOVERNO EMPOSSADO PEDIU AOS CIVIS QUE PARTICIPASSEM DA GUERRA CONTRA OS TUTSIS, UTILIZANDO ARMAS DOMÉSTICAS COMO FACAS, FACÕES E MACHADOS.

81 TUTSIS

82

83 O QUE SE VIU FOI UMA VERDADEIRA CARNIFICINA. A LUTA FOI TRAVADA CORPO A CORPO E QUEM NÃO MORRIA EM COMBATE TINHA SEU CORPO MUTILADO. O QUE SE VIU FOI UMA VERDADEIRA CARNIFICINA. A LUTA FOI TRAVADA CORPO A CORPO E QUEM NÃO MORRIA EM COMBATE TINHA SEU CORPO MUTILADO.

84 A PROPORÇÃO DO CONFLITO OBRIGOU A POPULAÇÃO HUTU A BUSCAR REFÚGIO NOS PAÍSES VIZINHOS TÃO LOGO OS TUTSIS, MELHOR EQUIPADOS BELICAMENTE, CONSEGUIRAM CONQUISTAR A CAPITAL, DESTITUINDO O GOVERNO. A PROPORÇÃO DO CONFLITO OBRIGOU A POPULAÇÃO HUTU A BUSCAR REFÚGIO NOS PAÍSES VIZINHOS TÃO LOGO OS TUTSIS, MELHOR EQUIPADOS BELICAMENTE, CONSEGUIRAM CONQUISTAR A CAPITAL, DESTITUINDO O GOVERNO.

85 HUTUS

86 NOS CAMPOS DE REFUGIADOS, TAMBÉM NÃO HAVIA SEGURANÇA, TENDO SIDO OS HUTUS ATACADOS INÚMERAS VEZES POR MEMBROS DA TRIBO TUTSI, QUE TAMBÉM VIVEM FORA DE RUANDA. NOS CAMPOS DE REFUGIADOS, TAMBÉM NÃO HAVIA SEGURANÇA, TENDO SIDO OS HUTUS ATACADOS INÚMERAS VEZES POR MEMBROS DA TRIBO TUTSI, QUE TAMBÉM VIVEM FORA DE RUANDA.

87

88 UM ACORDO DE PAZ FOI ASSINADO EM 1995, COM O COMPROMISSO DE SE CRIAR UM GOVERNO DE TRANSIÇÃO E PERMITIR A VOLTA DE REFUGIADOS SEM NENHUM TIPO DE RETALIAÇÃO. UM ACORDO DE PAZ FOI ASSINADO EM 1995, COM O COMPROMISSO DE SE CRIAR UM GOVERNO DE TRANSIÇÃO E PERMITIR A VOLTA DE REFUGIADOS SEM NENHUM TIPO DE RETALIAÇÃO.

89 ALÉM DAS MORTES GERADAS PELO CONFLITO DIRETO, MUITOS RUANDESES FALECERAM DEVIDO ÀS DOENÇAS CONTRAÍDAS PELA ÁGUA CONTAMINADA POR CADÁVERES: CÓLERA E TIFO. ALÉM DAS MORTES GERADAS PELO CONFLITO DIRETO, MUITOS RUANDESES FALECERAM DEVIDO ÀS DOENÇAS CONTRAÍDAS PELA ÁGUA CONTAMINADA POR CADÁVERES: CÓLERA E TIFO. A ONU DESIGNOU TROPAS PARA ACOMPANHAR A REPATRIAÇÃO DOS RUANDESES E TENTAR UNIR AS FAMÍLIAS SEPARADAS DURANTE A GUERRA. A ONU DESIGNOU TROPAS PARA ACOMPANHAR A REPATRIAÇÃO DOS RUANDESES E TENTAR UNIR AS FAMÍLIAS SEPARADAS DURANTE A GUERRA.

90

91 SERRA LEOA SERRA LEOA FOI O ÚLTIMO COLOCADO NO RANKING DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DA ONU POR VÁRIOS ANOS CONSECUTIVOS, O QUE DEMONSTRA A AUSÊNCIA DE INVESTIMENTOS SOCIAIS. SERRA LEOA FOI O ÚLTIMO COLOCADO NO RANKING DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DA ONU POR VÁRIOS ANOS CONSECUTIVOS, O QUE DEMONSTRA A AUSÊNCIA DE INVESTIMENTOS SOCIAIS.

92

93

94 TAMBÉM FIGURA ENTRE OS PIORES PAÍSES DO MUNDO EM DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, FATO EXPLICADO PELO CONTROLE DAS MINAS DE DIAMANTES NAS MÃOS DE POUCAS PESSOAS. TAMBÉM FIGURA ENTRE OS PIORES PAÍSES DO MUNDO EM DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, FATO EXPLICADO PELO CONTROLE DAS MINAS DE DIAMANTES NAS MÃOS DE POUCAS PESSOAS.

95 E É JUSTAMENTE O CONTROLE DOS DIAMANTES E ALUTA PELO PODER QUE DESENCADEARAM UM CONFLITO GUERRILHEIRO NAQUELE PAÍS NA DÉCADA DE UM GRUPO LIDERADO POR FODAY SANKOH, INTERESSADO EM ALCANÇAR O GOVERNO ATRAVÉS DA LUTA ARMADA, CRIOU A FRENTE REVOLUCIONÁRIA UNIDA (FRU) E É JUSTAMENTE O CONTROLE DOS DIAMANTES E ALUTA PELO PODER QUE DESENCADEARAM UM CONFLITO GUERRILHEIRO NAQUELE PAÍS NA DÉCADA DE UM GRUPO LIDERADO POR FODAY SANKOH, INTERESSADO EM ALCANÇAR O GOVERNO ATRAVÉS DA LUTA ARMADA, CRIOU A FRENTE REVOLUCIONÁRIA UNIDA (FRU)

96 FODAY SANKOH

97 TAL GRUPO NÃO DEFENDIA NENHUMA PROPOSTA DE MUDANÇA SOCIAL OU POLÍTICA PARA O PAÍS, APENAS ANCORAVA SEU PROPÓSITO NA FIGURA DE SEU LÍDER, CONSIDERADO PELOS SEUS GUERRILHEIROS COMO UM SEMI DEUS. ISSO SE EXPLICA PELO FATO DE SANKOH TER RECORRIDO A ANTIGAS CRENÇAS ANIMISTAS PARA ANGARIAR A SIMPATIA DOS SEUS SUBALTERNOS. TAL GRUPO NÃO DEFENDIA NENHUMA PROPOSTA DE MUDANÇA SOCIAL OU POLÍTICA PARA O PAÍS, APENAS ANCORAVA SEU PROPÓSITO NA FIGURA DE SEU LÍDER, CONSIDERADO PELOS SEUS GUERRILHEIROS COMO UM SEMI DEUS. ISSO SE EXPLICA PELO FATO DE SANKOH TER RECORRIDO A ANTIGAS CRENÇAS ANIMISTAS PARA ANGARIAR A SIMPATIA DOS SEUS SUBALTERNOS.

98 UM EX-GUERRILHEIRO DE SANKOH RELATOU À IMPRENSA INTERNACIONAL QUE A MAIORIA DOS COMBATENTES ERA COMPOSTA POR JOVENS ENTRE 12 E 17 ANOS QUE VIAM NA FRU UMA CHANCE DE TER PRESTÍGIO E, AINDA, PODER COMER DIARIAMENTE, JÁ QUE EM SEUS LARES OS ALIMENTOS SEMPRE FORAM ESCASSOS. UM EX-GUERRILHEIRO DE SANKOH RELATOU À IMPRENSA INTERNACIONAL QUE A MAIORIA DOS COMBATENTES ERA COMPOSTA POR JOVENS ENTRE 12 E 17 ANOS QUE VIAM NA FRU UMA CHANCE DE TER PRESTÍGIO E, AINDA, PODER COMER DIARIAMENTE, JÁ QUE EM SEUS LARES OS ALIMENTOS SEMPRE FORAM ESCASSOS.

99 OS GUERRILHEIROS OBJETIVAVAM O CONTROLE DE TODAS AS MINAS DE DIAMANTES DO PAÍS. ESTES ERAM TROCADOS POR ARMAS QUE MANTINHAM O GRUPO NA ATIVA. OS GUERRILHEIROS OBJETIVAVAM O CONTROLE DE TODAS AS MINAS DE DIAMANTES DO PAÍS. ESTES ERAM TROCADOS POR ARMAS QUE MANTINHAM O GRUPO NA ATIVA. A MARCA DEIXADA PELOS GUERRILHEIROS NAS VILAS AGRÁRIAS QUE OCUPAVAM ERA A MUTILAÇÃO DE QUALQUER PESSOA, INCLUSIVE CRIANÇAS E BEBÊS. A MARCA DEIXADA PELOS GUERRILHEIROS NAS VILAS AGRÁRIAS QUE OCUPAVAM ERA A MUTILAÇÃO DE QUALQUER PESSOA, INCLUSIVE CRIANÇAS E BEBÊS.

100 SERRA LEOA TEM HOJE UMA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO MUTILADA E QUE DEPENDE DE PRÓTESE SIMPLES PARA PODER TRABALHAR NA AGRICULTURA. SERRA LEOA TEM HOJE UMA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO MUTILADA E QUE DEPENDE DE PRÓTESE SIMPLES PARA PODER TRABALHAR NA AGRICULTURA.

101 EM MAIO DE 2000, SANKOH FOI PRESO E, APÓS UMA TENTATIVA DE LINCHAMENTO DA POPULAÇÃO QUE O CERCOU NA CAPITAL, FREETOWN, A POLÍCIA CONSEGUIU RESGATÁ-LO E LEVÁ-LO PARA A PRISÃO. OS GUERRILHEIROS DE SANKOH FORAM SE DESMOBILIZANDO, ASSIM QUE SOUBERAM DA PRISÃO DO SEU LÍDER. EM MAIO DE 2000, SANKOH FOI PRESO E, APÓS UMA TENTATIVA DE LINCHAMENTO DA POPULAÇÃO QUE O CERCOU NA CAPITAL, FREETOWN, A POLÍCIA CONSEGUIU RESGATÁ-LO E LEVÁ-LO PARA A PRISÃO. OS GUERRILHEIROS DE SANKOH FORAM SE DESMOBILIZANDO, ASSIM QUE SOUBERAM DA PRISÃO DO SEU LÍDER.

102 ESSE EPISÓDIO DE SERRA LEOA CHAMOU A ATENÇÃO DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS PARA A QUESTÃO DOS GUERRILHEIROS MIRINS. SE CRIANÇAS, AINDA SEM DISCERNIMENTO, JÁ PEGAM EM ARMAS, PARTICIPAM DE BATALHAS, MATAM OU MORREM, O QUE ESPERAR DO FUTURO? ESSE EPISÓDIO DE SERRA LEOA CHAMOU A ATENÇÃO DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS PARA A QUESTÃO DOS GUERRILHEIROS MIRINS. SE CRIANÇAS, AINDA SEM DISCERNIMENTO, JÁ PEGAM EM ARMAS, PARTICIPAM DE BATALHAS, MATAM OU MORREM, O QUE ESPERAR DO FUTURO?

103 NIGÉRIA PAÍS DA PORÇÃO CENTRO-OESTE DA ÁFRICA, A NIGÉRIA SEMPRE FOI VÍTIMA DA SUA PRINCIPAL RIQUEZA: O PETRÓLEO. PAÍS DA PORÇÃO CENTRO-OESTE DA ÁFRICA, A NIGÉRIA SEMPRE FOI VÍTIMA DA SUA PRINCIPAL RIQUEZA: O PETRÓLEO.

104

105 ABUJA

106

107 O PAÍS, O MAIS POPULOSO DO CONTINENTE AFRICANO, CONTÉM CERCA DE 250 ETNIAS DIFERENTES E FOI CRIADO ARTIFICIALMENTE PELOS EUROPEUS, MANTENDO-SE ATÉ 1960 SOB O DOMÍNIO DA INGLATERRA. O PAÍS, O MAIS POPULOSO DO CONTINENTE AFRICANO, CONTÉM CERCA DE 250 ETNIAS DIFERENTES E FOI CRIADO ARTIFICIALMENTE PELOS EUROPEUS, MANTENDO-SE ATÉ 1960 SOB O DOMÍNIO DA INGLATERRA.

108 MESMO ANTES DA COLONIZAÇÃO INGLESA, AS TRIBOS NIGERIANAS JÁ POSSUÍAM RIVALIDADES E GUERREAVAM FAZENDO PRISIONEIROS QUE SERIAM POSTERIORMENTE VENDIDOS COMO ESCRAVOS NA AMÉRICA. MESMO ANTES DA COLONIZAÇÃO INGLESA, AS TRIBOS NIGERIANAS JÁ POSSUÍAM RIVALIDADES E GUERREAVAM FAZENDO PRISIONEIROS QUE SERIAM POSTERIORMENTE VENDIDOS COMO ESCRAVOS NA AMÉRICA.

109 A INDEPENDÊNCIA DA NIGÉRIA NÃO TROUXE A UNIÃO ENTRE AS TRIBOS, AO CONTRÁRIO, AGUÇOU AINDA MAIS A DISPUTA PELAS MELHORES TERRAS E PELO DOMÍNIO DA REGIÃO PETROLÍFERA. A INDEPENDÊNCIA DA NIGÉRIA NÃO TROUXE A UNIÃO ENTRE AS TRIBOS, AO CONTRÁRIO, AGUÇOU AINDA MAIS A DISPUTA PELAS MELHORES TERRAS E PELO DOMÍNIO DA REGIÃO PETROLÍFERA.

110 A GUERRA DE BIAFRA, OCORRIDA ENTRE 1967 E 1970 É UM EXEMPLO DISSO. A TRIBO DOS IBOS, SITUADA NO SUDESTE DO PAÍS SE ENCONTRA SOBRE UMA ÁREA COM IMPORTANTES JAZIDAS DE PETRÓLEO, FATO QUE DETERMINOU A PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DA REGIÃO EM 1967, A PARTIR DE ENTÃO, DENOMINADA REPÚBLICA DE BIAFRA. A GUERRA DE BIAFRA, OCORRIDA ENTRE 1967 E 1970 É UM EXEMPLO DISSO. A TRIBO DOS IBOS, SITUADA NO SUDESTE DO PAÍS SE ENCONTRA SOBRE UMA ÁREA COM IMPORTANTES JAZIDAS DE PETRÓLEO, FATO QUE DETERMINOU A PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DA REGIÃO EM 1967, A PARTIR DE ENTÃO, DENOMINADA REPÚBLICA DE BIAFRA.

111

112 O GOVERNO NIGERIANO, COM APOIO BRITÂNICO CONTESTOU A SOBERANIA DE BIAFRA E UMA GUERRA FOI DEFLAGRADA. DURANTE TRES ANOS, A TRIBO IBO RESISTIU E MANTEVE SEU IDEAL DE INDEPENDÊNCIA, SENDO ESTIMULADA PELA FRANÇA QUE TINHA INTERESSE NO PETRÓLEO DAQUELA ÁREA. O GOVERNO NIGERIANO, COM APOIO BRITÂNICO CONTESTOU A SOBERANIA DE BIAFRA E UMA GUERRA FOI DEFLAGRADA. DURANTE TRES ANOS, A TRIBO IBO RESISTIU E MANTEVE SEU IDEAL DE INDEPENDÊNCIA, SENDO ESTIMULADA PELA FRANÇA QUE TINHA INTERESSE NO PETRÓLEO DAQUELA ÁREA.

113 COM UM SALDO DE MAIS DE 1 MILHÃO DE MORTOS, O CONFLITO TERMINOU EM 1970, SEM QUE OS IBOS TIVESSEM OBTIDO A INDEPENDÊNCIA DE BIAFRA. COM UM SALDO DE MAIS DE 1 MILHÃO DE MORTOS, O CONFLITO TERMINOU EM 1970, SEM QUE OS IBOS TIVESSEM OBTIDO A INDEPENDÊNCIA DE BIAFRA. APÓS O CONFLITO EM BIAFRA, O PAÍS PASSOU DE QUATRO UNIDADES FEDERATIVAS PARA DOZE, NUMA INTENÇÃO CLARA DE DIVIDIR O PODER TERRITORIAL DA TRIBO IBO. APÓS O CONFLITO EM BIAFRA, O PAÍS PASSOU DE QUATRO UNIDADES FEDERATIVAS PARA DOZE, NUMA INTENÇÃO CLARA DE DIVIDIR O PODER TERRITORIAL DA TRIBO IBO.

114 A GEOGRAFIA DO PODER ATUALMENTE NA NIGÉRIA TANTO SE DÁ DO PONTO DE VISTA DAS TRÊS TRIBOS MAJORITÁRIAS EM POPULAÇÃO COMO DA DIVISÃO EM REGIÕES: OS HAUSSAS- FULANIS COMPREENDEM 32% DA POPULAÇÃO E PROFESSAM O ISLAMISMO, A GEOGRAFIA DO PODER ATUALMENTE NA NIGÉRIA TANTO SE DÁ DO PONTO DE VISTA DAS TRÊS TRIBOS MAJORITÁRIAS EM POPULAÇÃO COMO DA DIVISÃO EM REGIÕES: OS HAUSSAS- FULANIS COMPREENDEM 32% DA POPULAÇÃO E PROFESSAM O ISLAMISMO,

115 OS IORUBAS, CERCA DE 21% VIVEM NO SUDOESTE E SÃO CRISTÃOS, MAS HÁ TAMBÉM ISLÂMICOS EM CRESCIMENTO ALÉM DE ANIMISTAS.OS IBOS, CERCA DE 18%, EM GRANDE PARTE CRISTÃOS, VIVEM NO SUDESTE DO PAÍS. OS IORUBAS, CERCA DE 21% VIVEM NO SUDOESTE E SÃO CRISTÃOS, MAS HÁ TAMBÉM ISLÂMICOS EM CRESCIMENTO ALÉM DE ANIMISTAS.OS IBOS, CERCA DE 18%, EM GRANDE PARTE CRISTÃOS, VIVEM NO SUDESTE DO PAÍS.

116 DESSA FORMA, O NORTE, REGIÃO MAIS POBRE É ISLÂMICA E APLICA AS LEIS DO ALCORÃO(SHARIA), ENQUANTO O SUL É CRISTÃO, TRANSFORMANDO A DISPUTA PELO PODER TAMBÉM EM CONFLITO RELIGIOSO. ESTIMA-SE QUE, DESDE 1999, JÁ TENHAM MORRIDO CERCA DE DEZ MIL PESSOAS DEVIDO AOS CONFLITOS TRIBAIS- RELIGIOSOS. DESSA FORMA, O NORTE, REGIÃO MAIS POBRE É ISLÂMICA E APLICA AS LEIS DO ALCORÃO(SHARIA), ENQUANTO O SUL É CRISTÃO, TRANSFORMANDO A DISPUTA PELO PODER TAMBÉM EM CONFLITO RELIGIOSO. ESTIMA-SE QUE, DESDE 1999, JÁ TENHAM MORRIDO CERCA DE DEZ MIL PESSOAS DEVIDO AOS CONFLITOS TRIBAIS- RELIGIOSOS.

117 ARGÉLIA PAÍS DO NORTE DO CONTINENTE AFRICANO, A ARGÉLIA FAZ PARTE DO MAGREB (EM ÁRABE QUE DIZER LOCAL ONDE O SOL SE PÕE) QUE É UMA ORGANIZAÇÃO FORMADA PELA TUNÍSIA, ARGÉLIA E MARROCOS. PAÍS DO NORTE DO CONTINENTE AFRICANO, A ARGÉLIA FAZ PARTE DO MAGREB (EM ÁRABE QUE DIZER LOCAL ONDE O SOL SE PÕE) QUE É UMA ORGANIZAÇÃO FORMADA PELA TUNÍSIA, ARGÉLIA E MARROCOS.

118

119 A PORÇÃO SETENTRIONAL DA ÁFRICA É DENOMINADA ÁFRICA BRANCA, DEVIDO A SUA INFLUÊNCIA ÁRABE E TAMBÉM MUÇULMANA. A ARGÉLIA HOJE É UM PAÍS MAJORITARIAMENTE MUÇULMANO E É NESSE CONTEXTO QUE OS CONFLITOS OCORREM. A PORÇÃO SETENTRIONAL DA ÁFRICA É DENOMINADA ÁFRICA BRANCA, DEVIDO A SUA INFLUÊNCIA ÁRABE E TAMBÉM MUÇULMANA. A ARGÉLIA HOJE É UM PAÍS MAJORITARIAMENTE MUÇULMANO E É NESSE CONTEXTO QUE OS CONFLITOS OCORREM.

120 ARGEL

121 A ARGÉLIA CONQUISTOU A SUA INDEPENDÊNCIA DEPOIS DE UMA LONGA GUERRA TRAVADA CONTRA O COLONIZADOR FRANCÊS ( ), QUE LEVOU AO PODER O LÍDER POPULISTA BEN BELLA, DA FLN (FRENTE DE LIBERTAÇÃO NACIONAL).O GOVERNO SOCIALISTA DE BEM BELLA FRACASSOU, NÃO CONSOLIDANDO UMA UNIÃO ENTRE AS DIVERSAS FACÇÕES. A ARGÉLIA CONQUISTOU A SUA INDEPENDÊNCIA DEPOIS DE UMA LONGA GUERRA TRAVADA CONTRA O COLONIZADOR FRANCÊS ( ), QUE LEVOU AO PODER O LÍDER POPULISTA BEN BELLA, DA FLN (FRENTE DE LIBERTAÇÃO NACIONAL).O GOVERNO SOCIALISTA DE BEM BELLA FRACASSOU, NÃO CONSOLIDANDO UMA UNIÃO ENTRE AS DIVERSAS FACÇÕES.

122 FOI SUBSTITUÍDO PELO CORONEL BOUMEDIENE, QUE LANÇOU UM PLANO AUDACIOSO DE GOVERNO; NACIONALIZAÇÕES, INDUSTRIALIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA. TEVE PAPEL IMPORTANTE NO MOVIMENTO DOS PAÍSES NÃO-ALINHADOS, NUMA TENTATIVA DE TORNAR-SE INDEPENDENTE DA INFLUÊNCIA DAS SUPERPOTÊNCIAS. FOI SUBSTITUÍDO PELO CORONEL BOUMEDIENE, QUE LANÇOU UM PLANO AUDACIOSO DE GOVERNO; NACIONALIZAÇÕES, INDUSTRIALIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA. TEVE PAPEL IMPORTANTE NO MOVIMENTO DOS PAÍSES NÃO-ALINHADOS, NUMA TENTATIVA DE TORNAR-SE INDEPENDENTE DA INFLUÊNCIA DAS SUPERPOTÊNCIAS.

123 NÃO CONSEGUIU, TODAVIA, DAR UM CARÁTER NACIONALISTA PARA AS ASPIRAÇÕES ARGELIANAS. A INFLUÊNCIA RELIGIOSA MUÇULMANA CRESCIA E TORNAVA-SE MAIS IMPORTANTE QUE O PRÓPRIO GOVERNO. NÃO CONSEGUIU, TODAVIA, DAR UM CARÁTER NACIONALISTA PARA AS ASPIRAÇÕES ARGELIANAS. A INFLUÊNCIA RELIGIOSA MUÇULMANA CRESCIA E TORNAVA-SE MAIS IMPORTANTE QUE O PRÓPRIO GOVERNO.

124 NÃO TARDOU PARA QUE, DIANTE DO ATRASO ECONÔMICO E SOCIAL EM QUE O PAÍS SE ENCONTRAVA, A POPULAÇÃO SE VOLTASSE PARA O GRUPO QUE PROMETIA TIRÁ-LA DA EXCLUSÃO SOCIAL. CRIOU-SE A FIS (FRENTE ISLÂMICA DE SALVAÇÃO), ACABANDO COM OS ANOS DO PARTIDO ÚNICO. NÃO TARDOU PARA QUE, DIANTE DO ATRASO ECONÔMICO E SOCIAL EM QUE O PAÍS SE ENCONTRAVA, A POPULAÇÃO SE VOLTASSE PARA O GRUPO QUE PROMETIA TIRÁ-LA DA EXCLUSÃO SOCIAL. CRIOU-SE A FIS (FRENTE ISLÂMICA DE SALVAÇÃO), ACABANDO COM OS ANOS DO PARTIDO ÚNICO.

125 A FIS SE LANÇOU COM GRANDE POPULARIDADE E CONSEGUIU, EM MENOS DE 2 ANOS, GRANDE SUCESSO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 1990 E TAMBÉM NO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE A FIS SE LANÇOU COM GRANDE POPULARIDADE E CONSEGUIU, EM MENOS DE 2 ANOS, GRANDE SUCESSO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 1990 E TAMBÉM NO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 1991.

126 MAS, COM O APOIO DA FRANÇA, O SEGUNDO TURNO FOI SUSPENSO, CAUSANDO A IRA DOS MUÇULMANOS E O INÍCIO DE UM GRANDE PROCESSO DE INSTABILIDADE NO PAÍS. MAS, COM O APOIO DA FRANÇA, O SEGUNDO TURNO FOI SUSPENSO, CAUSANDO A IRA DOS MUÇULMANOS E O INÍCIO DE UM GRANDE PROCESSO DE INSTABILIDADE NO PAÍS.

127 A FIS FOI PROIBIDA E PASSOU PARA A CLANDESTINIDADE, FATO QUE ESTIMULOU A ATUAÇÃO DA FACÇÃO ARMADA LIGADA A ELA – A GIA (GRUPO ISLÂMICO ARMADO). A GIA ESPALHA O TERROR NAS ÁREAS DOMINADAS. A FIS FOI PROIBIDA E PASSOU PARA A CLANDESTINIDADE, FATO QUE ESTIMULOU A ATUAÇÃO DA FACÇÃO ARMADA LIGADA A ELA – A GIA (GRUPO ISLÂMICO ARMADO). A GIA ESPALHA O TERROR NAS ÁREAS DOMINADAS.

128 OS GUERRILHEIROS PATRULHAM, VIOLENTAM E ASSASSINAM AS MULHERES QUE DESCUMPREM AS ORDENS DE USAR O VÉU (SHADOR), MESMO QUE NÃO SEJAM MUÇULMANAS. OS GUERRILHEIROS PATRULHAM, VIOLENTAM E ASSASSINAM AS MULHERES QUE DESCUMPREM AS ORDENS DE USAR O VÉU (SHADOR), MESMO QUE NÃO SEJAM MUÇULMANAS.

129

130 REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO A INDEPENDÊNCIA DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO (ANTIGO CONGO BELGA), EM 1960, NÃO TROUXE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL QUE SE PODERIA ESPERAR DE UM TERRITÓRIO TÃO RICO EM RECURSOS NATURAIS. A INDEPENDÊNCIA DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO (ANTIGO CONGO BELGA), EM 1960, NÃO TROUXE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL QUE SE PODERIA ESPERAR DE UM TERRITÓRIO TÃO RICO EM RECURSOS NATURAIS.

131

132 EM 1965, UM GOVERNO DITATORIAL – DE MOBUTU SESSE SEKO – SE INSTALOU NO PAÍS COM O APOIO DA FRANÇA E DA BÉLGICA, INTERESSADAS EM MANTER O PAÍS DENTRO DA ESFERA DE INFLUÊNCIA CAPITALISTA E EXPLORAR OS SEUS RECURSOS ATRAVÉS DE EMPRESAS MINERADORAS. EM 1965, UM GOVERNO DITATORIAL – DE MOBUTU SESSE SEKO – SE INSTALOU NO PAÍS COM O APOIO DA FRANÇA E DA BÉLGICA, INTERESSADAS EM MANTER O PAÍS DENTRO DA ESFERA DE INFLUÊNCIA CAPITALISTA E EXPLORAR OS SEUS RECURSOS ATRAVÉS DE EMPRESAS MINERADORAS.

133 A DITADURA DE MOBUTU DUROU 32 ANOS E SE CARACTERIZOU PELA USURPAÇÃO DAS RIQUEZAS NACIONAIS EM BENEFÍCIO PRÓPRIO, ACENTUANDO A POBREZA NO PAÍS. A DITADURA DE MOBUTU DUROU 32 ANOS E SE CARACTERIZOU PELA USURPAÇÃO DAS RIQUEZAS NACIONAIS EM BENEFÍCIO PRÓPRIO, ACENTUANDO A POBREZA NO PAÍS.

134 EM 1997, FORÇAS REBELDES, LIDERADAS POR LAURENT- DESIRÉ KABILA, DEPUSERAM MOBUTU E ASSUMIRAM O CONTROLE DO PAÍS, RENOMEANDO-O DE ZAIRE PARA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO. EM 1997, FORÇAS REBELDES, LIDERADAS POR LAURENT- DESIRÉ KABILA, DEPUSERAM MOBUTU E ASSUMIRAM O CONTROLE DO PAÍS, RENOMEANDO-O DE ZAIRE PARA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO.

135


Carregar ppt "A NOVA ORDEM MUNDIAL A NOVA ORDEM MUNDIAL E OS CONFLITOS TRIBAIS E RELIGIOSOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google