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Gestão da Frota – Modelo CPFL

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Apresentação em tema: "Gestão da Frota – Modelo CPFL"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Frota – Modelo CPFL
Departamento de Infraestrutura Administrativa 07/05/2013 © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

2 Gestão de Frota Corporativa Gestão de Frota Operacional
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CEO Diretoria de Estratégia e Inovação Diretoria de RH Estratégico Vice-Presidência Administrativa Vice-Presidência Financeira e de Relações com Investidores Vice-Presidência de Operações Vice-Presidência de Desenvolvimento de Negócios Vice-Presidência de Relações Institucionais Infraestrutura Administrativa Gestão de Frota Corporativa Centro de Serviços - Infraestrutura Gestão de Frota Operacional © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

3 Gestão de custos, prazos e qualidade
PAPEL DA INFRAESTRUTURA ADMINISTRATIVA CORPORATIVA Prover soluções estratégicas em Infraestrutura Administrativa com foco em reduções de custos, eficiência nas operações e inovação, suportando as Unidades de Gestão do Grupo. Gestão de custos, prazos e qualidade Gestão eficaz dos contratos Normatização Atuação Estratégica Atendimento às necessidades dos Clientes Segurança Imóveis Frota Obras Civis Serviços © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

4 CASE – PLANO PLURIANUAL DE RENOVAÇÃO DE FROTA
Responsável pelo planejamento da frota, a equipe de gestão Corporativa elaborou em 2009, um plano PLURIANUAL DE RENOVAÇÃO DE FROTA para o período de 2010 a que teve como direcionadores os objetivos a seguir: Readequar e redimensionar a frota para atender novas necessidades e tendências de mercado; Aumento de produtividade na operação através de tecnologias embarcadas nos veículos e equipamentos; Reduzir Idade Média da frota; Reduzir Custos operacionais (OPEX); Reduzir Impactos Ambientais, através de veículo e equipamentos Energeticamente mais eficientes, reduzindo emissão de CO2. © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

5 CASE – PLANO PLURIANUAL DE RENOVAÇÃO DE FROTA
Para desenvolvimento do trabalho, foram realizados diversos estudos técnico-financeiros considerando: Estudo do Ponto Ótimo de substituição para cada classe de veículos; O que adquirir, quais os melhores modelos disponíveis no mercado; Como adquirir (Compra, Locação, Leasing); Recurso Próprio x Recurso de Terceiros. © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

6 OPEX DE ACORDO COM NÍVEL DE INVESTIMENTO
Comportamento dos custos de Opex, considerando nível de investimento em renovação de frota © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

7 PONTO ÓTIMO DE REPOSIÇÃO PARA CADA CLASSE DE VEÍCULOS
POR POR R$ / km R$ / km (Idade) (Idade) POR POR R$ / km R$ / km (Idade) (Idade) POR – Ponto Ótimo de Reposição © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

8 PLANO PLURIANUAL - O QUE ADQUIRIR
Adquirir modelos de veículos e equipamentos disponíveis no mercado nacional e internacional para assegurar eficiência operacional e segurança no trabalho: Veículos traçados, híbridos, com motores energeticamente mais eficientes; Equipamentos Over center, Articulados e telescópicos, controlados remotamente, para trabalho ao potencial; Ferramental (compactador de solo, brocas, saca postes); CESTA 10m ISOLADA OC ALTEC 25m – 500KV GUINDAUTO 12 T COM BROCA DIGGER DERICK © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

9 PLANO PLURIANUAL - COMO ADQUIRIR
Locação Leasing Operacional PLANO PLURIANUAL - COMO ADQUIRIR Leasing Financeiro Qual a melhor forma de adquirir os veículos e equipamentos: Compra Direta Recursos Próprios (R$) Recursos Terceiros (R$), BNDES (FINAME) Fator analisado – aproveitamento fiscal - ICMS © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

10 PLANO PLURIANUAL Estudos de campo, definiram a necessidade de nova configuração da frota para segurança e produtividade: Aumento do número de Pick-Up’s leves para Projeto de STC (primarização) e pequenas emergências; Aumento do número de CESTAS AÉREAS ISOLADAS de 10m Over Center e substituição de Cestas aéreas com cesto duplo por Cesto Unitário; Redução do número de CAMINHONETES com escadas, para atender emergências; © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

11 PLANO PLURIANUAL – STATUS ATUAL
Substituído 64% da frota R$ 59 MM R$ 38 MM R$ 34 MM R$ 121 MM

12 IMPACTOS DO PLANO – REDUÇÃO DE OPEX
-37% - 33% Valor atualizado pelo IPCA (2010 – 2012) © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

13 PAPEL DA INFRAESTRUTURA ADMINISTRATIVA CENTRO DE SERVIÇOS
NECT – Serviços de Infraestrutura Gestão operacional dos serviços com atuação transacional Segurança Atendimento aos clientes através do Portal e CRM Pagamentos de Notas Fiscais e faturas Elaboração dos projetos arquitetônicos e escopo Administração de: Contratos – execução Manutenção dos veículos e equipamentos Pool de veículos e documentação Manutenção e limpeza das instalações Legal dos imóveis – cadastro e documentação Expedição, viagens, segurança, arquivo central Imóveis Frota Obras Civis Serviços © CPFL Energia Todos os direitos reservados.

14 GESTÃO OPERACIONAL- FROTA
RESPONSABILIDADES DA EQUIPE: Pagamentos das taxas – IPVA, Licenciamentos, Licenças especiais, ...; Emissão mensal de relatórios de indicadores (R$/km – abastecimentos, manutenção, km rodado, ....); Gestão de multas; Criação e manutenção de banco de preços de peças; Aquisição de peças e pneus de forma centralizada; Administração da manutenção preventiva e corretiva; Gestão e acompanhamento dos gastos por veículo; Administração do pool de veículos administrativos;

15 GESTÃO OPERACIONAL- NECT
Parceiros que auxiliam no processo operacional: ECO FROTAS – Gestão operacional das manutenções e abastecimento Oficinas Postos de combustível Oficinas de Equipamentos Hidráulicos POINTER – Telemetria Melhoria na gestão operacional das equipes no campo Utilização eficiente dos veículos Dimensionamento e distribuição da frota nas bases operacionais

16 Principais Indicadores
Comparação com outras empresas do Setor Elétrico (4º. TRI/12)

17 GESTÃO OPERACIONAL- NECT
APROVADORES INSPETORES Cotação, análise e aprovação de orçamento, inclusive os orçamentos < R$ que não forem aprovados num prazo de 24h; Parametrização dos grupos de revisão e avisos automáticos de revisão preventiva; Acerto de inconsistências no sistema; Configuração de tempário padrão; Acompanhamento dos indicadores das bases que estão sob responsabilidade; Análise de Controle de perdas e laudos de avaria/acidente; Interface com os líderes das pontas; Análise e aprovação de orçamento < R$ ; Vistoria presencial em oficinas; Parametrização dos grupos de revisão e avisos automáticos de revisão preventiva; Configuração de tempário padrão; Acompanhamento dos indicadores das bases que estão sob responsabilidade; Análise de Controle de perdas e laudos de avaria/acidente; Interface com os líderes e usuários das pontas;

18 ÁREA DE ATUAÇÃO – SÃO PAULO

19 ÁREA DE ATUAÇÃO – RIO GRANDE DO SUL

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Iniciativa de Valor de renovação da Frota, com a aprovação do orçamento plurianual 2010 – 2014. NECT – Implantação, viabilidade e melhoria contínua, com foco em custos. Implementação de novas tecnologias visando produtividade das equipes de campo. OBZ – Metodologia de gestão financeira do Opex baseado no Orçamento Base Zero através de Drives.

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