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A Força da Integração. Central de Atendimento Empresarial Integra órgãos e entidades, respeitando sua individualidade; Possibilita o registro e a legalização.

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1 A Força da Integração

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3 Central de Atendimento Empresarial Integra órgãos e entidades, respeitando sua individualidade; Possibilita o registro e a legalização de empresas em um único lugar; Maneira simplificada, rápida e integrada; Público alvo são empreendedores, empresários e contadores O QUE É O FÁCIL?

4 Simplificar e racionalizar o processo de registro de empresas Reduzir custos e prazos para os empresários Reduzir custos para os Órgãos que participam Incentivar a saída de empresários da informalidade Informar e orientar o cliente, de forma padronizada, sobre os tramites do processo de registro Aumentar a satisfação dos clientes no seu relacionamento com os Órgãos envolvidos Objetivos

5 INICIATIVAS ATUAIS CENTRAIS DE ATENDIMENTO EMPRESARIAL NOMECAPITAISINTERIOR FÁCIL AL, AP, CE, DF, ES, GO, MG, PB, PI, PR, RJ, RN, RS, RR, RO PR (Maringá, Cascavel, Londrina); CE (Juazeiro do Norte); MG (Araxá;Ubá;Ituiutaba;Poços de Caldas; Lavras;Betim;Ipatinga;Araguari;Lagoa Santa;Montes Claros;Pouso Alegre;São Sebastião do Paraíso;Ubá;Uberlândia;Nova Serrana e AL (Arapiraca) OUTROS AM (NAE), BA (SAC), SP (Casa do Empreendedor e Poupatempo), Brasília/Setor de Indústria (Na Hora Empresarial), PE (Expresso Empresa), MA (Sala do Empreendedor) Taguatinga-DF (Na Hora Empresarial), Cariacica-ES (CIAMPE-Centro Integrado de Atendimento às MPE); Coari-AM (NAMPE); Itaquera-SP (Poupa Tempo); São Bernardo do Campo-SP (Poupa Tempo); Santo Amaro-SP (Poupa Tempo). TOTAL CENTRAIS2026

6 Parceiros Junta Comercial Prefeitura Municipal –Superintendência do Convívio Urbano –Secretaria de Finanças –Vigilância Sanitária Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas Receita Federal Banco do Brasil Corpo de Bombeiros SEBRAE C.R.C.

7 Parceiros Junta Comercial Abertura de 09 novos postos de trabalho Criação do Cadastro Empresarial do Estado de Alagoas com 140 mil empresas. Receita Federal Única unidade da Receita que continua disponibilizando equipe técnica no Fácil Eliminação de 03 documentos

8 Parceiros SMCCU Criação do termo de responsabilidade Fiscalização Posterior inscrição municipal Termo de consentimento de vizinhos Vigilância Sanitária Fiscalização Posterior Termo de Responsabilidade Sanitária

9 Parceiros Finanças Eliminação de 13 documentos Dispensa da Quitação do IPTU Fiscalização Posterior SEFAZ Eliminação de 05 documentos Fiscalização Posterior Emissão da FIC definitiva Autorização de uso de nota- fiscal de consumidor final Microempresa Social

10 Parceiros Banco do Brasil Manutenção do Posto apesar do baixo número de autenticações Corpo de Bombeiros Fiscalização Posterior Redução da Taxa

11 Parceiros Contabilistas Participação na elaboração do sistema como clientes Constantes feed-backs para a melhoria dos procedimentos da Central - Fácil

12 Funcionamento Núcleo de Informação e Orientação –Atendimento personalizado realizado por todos os parceiros. – Assessoria quanto ao preenchimento dos documentos oficiais para o registro. Núcleo Operacional –Processamento dos pedidos de registro e legalização de empresas pelos Órgãos Públicos de forma padronizada e impessoal. –Alimenta os sistemas de informação do Fácil e os cadastros dos órgãos.

13 Núcleos de Orientação, Informação e Operação NOINOP SEBRAE

14 Fluxo Geral NOI – Fase de Orientação PROTOCOLO NOP – Análise e Deferimento Ato Constitutivo chancelado NIRE CNPJInsc. EstadualTaxa de Localização CLIENTE FINAL

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16 Fluxo de Trabalho no Núcleo de Informação SMF SEBRAE SMCCU JUCEAL CRC SEFAZ SRF V. S. AUTO ATENDIMENTO BOMBEIROS

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19 FÁCIL Vantagens para os clientes 09 locais diferentes para o registro completo. Prazo médio para abertura de empresas 90 Orientação fragmentada e desorganizada 09 órgãos num só local e integração do processo único; Prazos - 24h à 5 dias- média 3 dias -24h à 10 dias – média 5 dias. Padronização dos processos e criação de manuais. ANTES

20 FÁCIL Vantagens para os clientes Documentação em excesso. Fiscalizações prévias. Redução de 38 documentos. Redução da taxa do Corpo de Bombeiros. Fiscalizações posteriores. ANTES

21 FÁCIL Vantagens para os clientes Equipe com diferentes culturas e realidades. Equipe com pouco reconhecimento e capacitação. Identidade da equipe Fácil, respeitada as realidades dos órgãos. 500 horas de reuniões semanais 80 horas de encontros anuais ANTES

22 Vantagens para os parceiros Antecipação da receita em aproximadamente 90 dias; Cadastro com informações mais seguras; Redução do número de contribuintes nas secretarias; - Aumento de 140% do número das taxas de localização de 2001 a 2003; Aumento de 100% do número de licenças sanitárias, no primeiro ano; - Corpo de Bombeiros – 2000 – 179 licenças /ano – 130 novas empresas/mês.

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24 Muito Obrigada! Renata Fonseca de Gomes Pereira Diretora Técnica – SEBRAE/AL (82)


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