A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bases de dados O que é uma base de dados? em papel, … … ou em suporte digital… … é uma colecção de dados, organizados, que se relacionam… INFORMAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bases de dados O que é uma base de dados? em papel, … … ou em suporte digital… … é uma colecção de dados, organizados, que se relacionam… INFORMAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1

2 Bases de dados

3 O que é uma base de dados? em papel, … … ou em suporte digital… … é uma colecção de dados, organizados, que se relacionam… INFORMAÇÃO … é INFORMAÇÃO

4 Lembra-te de algumas razões para informatizar uma base de dados! maior rapidez de consulta mais variedade na combinação dos dados – mais informação menos repetições de dados – maior fiabilidade … e ainda muitas outras razões de que te lembraste!

5 Existem no mercado muitas ferramentas para informatizar uma base de dados: Estes são alguns dos produtos que permitem criar, utilizar e manter bases de dados. sbase – OpenOffice 3 sbase – OpenOffice 3 Microsoft Access Microsoft Access FileMaker FileMaker Microsoft SQL Microsoft SQL Oracle Oracle Informix Informix DB2 DB2 etc. etc.

6 Base de dados No nosso caso iremos trabalhar com o Microsoft Office Access 2010, um dos mais divulgados para o ambiente Windows.

7 Para construíres uma base de dados… Uma vez discutidas as questões anteriores, mãos à obra! Qual o tema que eleges para a tua BD? Qual o tema que eleges para a tua BD? a tua agenda de moradas, as tuas músicas, os desafios e os golos do teu clube, os tempos e classificações do campeonato de F1, as tuas receitas, etc., Que perguntas queres fazer à tua BD? Que perguntas queres fazer à tua BD? quantos…, quais…, que…, desde quando, etc., Onde coleccionar os dados para introduzir na tua BD? Onde coleccionar os dados para introduzir na tua BD? na internet, nos teus arquivos, em revistas, etc. … terás que reflectir sobre alguns aspectos:

8 Começamos por definir as Tabelas, isto é, … gavetas … as gavetas dos dados… arrumamos melhor os dados se os distribuirmos, segundo um critério, por várias gavetas…

9 Na base de dados da alimentação… Receitas … temos a tabela Receitas, onde guardamos os dados próprios de cada receita: o nome, o tipo de receita, a elaboração, a foto…

10 Na base de dados da alimentação… Ing_R … a dos ingredientes Ing_R, onde guardamos os dados de cada ingrediente… a quantidade, a unidade de medida…

11 O tipo de campo… dados … deve ser escolhido de acordo com as caraterísticas dos dados que queremos que ele guarde A escolha acertada do tipo de campo facilita a sua utilização posterior: se quisermos comparar datas, convém que o campo esteja definido como Data/hora, se quisermos comparar datas, convém que o campo esteja definido como Data/hora, se quisermos fazer cálculos, temos que o definir como numérico, se quisermos fazer cálculos, temos que o definir como numérico, se for muito extenso deve ser definido como Memo, se for muito extenso deve ser definido como Memo, etc. etc.

12 Há tabelas com outras funções… R_tipo … que não se destinam a armazenar dados… é o caso da tabela R_tipo… … que serve para validar o tipo de receita: bacalhau, arroz, sopas, vegetais, etc., … permite também restringir as pesquisas e… utiliza-se interativamente…

13 … tabela R_tipo utiliza-se interativamente… … desta forma…

14 Organização da informação … mas o que é isto?… … mas já lá vamos!

15 Entrada de dados na BD os campos Agora que definimos os dados – os campos – de cada tabela, podemos começar a preenchê-los… se clicarmos 2 vezes sobre o nome da tabela Receitas… … aparecem os campos vazios para preenchermos, mas…

16 … os formulários são… simpáticos… … não é simpático … não é simpático ter que escrever os dados da receita nas diferentes tabelas (a das receitas, a dos ingredientes, etc.)! É aí que entram os Formulários! … é muito mais simples escrever todos os dados da mesma receita de uma vez só !

17 … os formulários são… janelas… forma organizada … para ver os dados de forma organizada, isto é, informação para aceder à informação. mas então?!…

18 … várias tabelas no mesmo formulário!... … estando os dados da receita numa tabela e os dados dos ingredientes noutra tabela… como é que o Access sabia quais os ingredientes que devia associar àquela receita?...

19 é o esquema de Relações... Access … que informa o Access … sobre a gaveta em que deve procurar os ingredientes daquela receita!

20 o esquema de Relações... sbase âncora aponta ao sbase, os campos que servem deâncora de uma tabela para outra! o campo que contém o nome da receita – R_nome – faz a ligação entre a tabela das Receitas e a dos ingredientes Ing_R o nome do ingrediente – I_nome - relaciona a tabela de ingredientes – Ing_R - com a tabela dos nutrientes – Ing_N a consulta aos tipos de receita faz-se através desta relação

21 Há formulários com funções diferentes… Formulários … como os Formulários de navegação… … este, por exemplo, que só apresenta Botões … botões? Será isto?...

22 ... ao clicar num b otão… desenrola-se uma ação… … essa ação resulta da execução de uma Macro (ou de um Módulo)

23 … as Macros e os Módulos são pequenos programas… … as Macros e os Módulos são pequenos programas… … que executam várias tarefas: abrir ou fechar um formulário, abrir ou fechar um formulário, calcular um valor, calcular um valor, consultar uma tabela, consultar uma tabela, imprimir um Relatório, imprimir um Relatório, etc. etc.

24 Relatório … Relatório? … o que é isso? Relatório é como o Access designa a impressão da informação

25 The End e agora, ao trabalho! … e agora, ao trabalho! Bases de dados


Carregar ppt "Bases de dados O que é uma base de dados? em papel, … … ou em suporte digital… … é uma colecção de dados, organizados, que se relacionam… INFORMAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google