A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TAKT TIME Gabriel Silva Giliarde Barni Lucas Fernandes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TAKT TIME Gabriel Silva Giliarde Barni Lucas Fernandes."— Transcrição da apresentação:

1 TAKT TIME Gabriel Silva Giliarde Barni Lucas Fernandes

2 INTRODUÇÃO REMO: esporte aquático que necessita basicamente de força, resistência, concentração e principalmente ritmo.

3 INTRODUÇÃO Se os remadores decidem remar ao seu próprio tempo e ritmo, o barco navegará em zig zag.

4 INTRODUÇÃO VOGA: É um dos integrantes do time, mas ele é o que dá RITMO ao barco.

5 TAKT TIME - DEFINIÇÃO Do alemão Taktzeit : Takt = Compasso, ritmo; Zeit = Tempo, período. É bem definido pelo maestro de uma orquestra que determina o ritmo que a orquestra toca. Takt Time = Ritmo da produção.

6 TAKT TIME - DEFINIÇÃO Então, o RITMO é o que responde a pergunta: A qual taxa que precisamos trabalhar para atender a demanda do consumidor?

7 TAKT TIME – DEFINIÇÃO O tempo takt estabelece o ritmo da produção para corresponder com o grau de necessidade do cliente e torna-se a "pulsação" de qualquer sistema Lean. Orienta a maneira pela qual a matéria prima avança pelos processos (sistema).

8 TAKT TIME - DEFINIÇÃO É o resultado da divisão do tempo diário de operação pelo número de peças requeridas por dia. Taiichi Ohno

9 OBJETIVO DO TAKT TIME Determinar se um processo é capaz de atender uma determinada demanda. Determina a capacidade do processo. Ex.: Se aumentarmos a demanda, será necessário aumentar o número de turnos?

10 MANIPULANDO TAKT TIME Uma maneira de se manipular o Takt Time é manipulando o tempo disponível: Adicionando horas extras; Adicionando novos turnos; Adicionando horas extras nos finais de semana.

11 MANIPULANDO TEMPO DE CICLO Adicionar ou remover operadores; Adicionar ou remover máquinas.

12 POR QUE MANIPULAR O TAKT TIME E O TEMPO DE CICLO? Alcançar a nova demanda exigida pelo cliente. Takt Time – 60 seg. Takt Time – 30 seg. 1 operador. 2 operadores.

13 TAKT TIME - PONTO IMPORTANTE Takt Time é calculado e não medido.

14 TAKT TIME V S. TEMPO DE CICLO CÁLCULO DO QUE PRECISA SER FEITO. MEDIDA DO QUE SE PODE FAZER TEMPO QUE ALGO LEVA PARA SER FEITO.

15 TAKT TIME V S. TEMPO DE CICLO Tempo de Ciclo deve ser sempre menor que o Takt Time, caso contrário o cliente terá que esperar pelo produto.

16 TAKT TIME V S. TEMPO DE CICLO TEMPO TOTAL DE CICLO TAKT TIME NÚMERO DE OPERADORES

17 TAKT TIME V S. TEMPO DE CICLO A figura representa o Tempo Total de Ciclo para se fazer um produto, nesse caso, 74 segundos.

18 TAKT TIME V S. TEMPO DE CICLO Takt Time: 30 s. Impossível um único operador realizar todas as tarefas dentro do Takt Time.

19 TAKT TIME V S. TEMPO DE CICLO 74/30 = 2,47, portanto, 3 operadores.

20 CALCULANDO TAKT TIME - EXEMPLO 1 Turno – 8 horas x 60min/h = 480 min/turno Paradas – 30 min/turno Reuniões de Start Up – 10 min/turno Almoço – 30 min/turno Limpeza final de turno – 10 min/turno Tempo setup máquina – 15 min/turno Tempo de Operação sem paradas = 480 – 30 – 10 – 30 – 10 – 15 = 385 Demanda do cliente = 50 unidades/turno TAKT TIME = 385 min/turno = 7,7 minutos/uni. 50 uni./turno

21 CALCULANDO TAKT TIME - EXEMPLO A cada 7 minutos precisamos produzir no mínimo 1 unidade para atender o requisito do cliente. Ou seja, se sentarmos no final da linha de produção, teremos que ver 1 produto pronto saindo a cada 7 minutos.

22 TAKT TIME V S. ANDON Em certas situações, utiliza-se o Andon (sinalizador luminoso) associado a um temporizador para indicar o ritmo dos processos. Informar problemas em processo (paradas de máquina) e indicar quando o processo está atrasado em relação ao Takt Time. Pode-se também utilizar um sinalizador sonoro para indicar o tempo de ciclo das operações, facilitando assim o controle do ritmo pelo operador.

23 TAKT TIME – ANDON

24 TAKT TIME - ANDON

25 TAKT TIME - EXEMPLO A situação ideal em uma empresa é ter o tempo takt igual aos tempos de ciclo (freqüência com que uma peça sai de um processo) e também igual a capacidade de produção da empresa. Com isso, o investimento estará ajustado para as necessidades dos clientes e cada operação ou processo estará dimensionado corretamente, sem capacidade adicional ou ociosa e também sem gargalos. José Roberto Ferro – Presidente do Lean Institute Brasil

26 REFERÊNCIAS leansixsigmasource.com leanmanufacturingsecrets.com velaction.com/lean-takt-time simpleximprovement.com Lean Institute Brasil


Carregar ppt "TAKT TIME Gabriel Silva Giliarde Barni Lucas Fernandes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google