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Www.tecem.com.br Tecnologia Empresarial MANUTENÇÃO: Função Estratégica MANUTENÇÃO: Júlio Nascif Xavier.

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1 Tecnologia Empresarial MANUTENÇÃO: Função Estratégica MANUTENÇÃO: Júlio Nascif Xavier

2 Tecnologia Empresarial GARANTIR A DISPONIBILIDADE DA FUNÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES DE MODO A ATENDER A UM PROCESSO DE PRODUÇÃO, COM CONFIABILIDADE, SEGURANÇA, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E CUSTO ADEQUADOS. MISSÃO DA MANUTENÇÃO:

3 Tecnologia Empresarial TIPOS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA NÃO PLANEJADA PREVENTIVA CORRETIVA PLANEJADA PREDITIVA DETECTIVA ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO

4 Tecnologia Empresarial Tipo de Manutenção% Corretiva não planejada Preventiva Preditiva / Detectiva Eng. de Manutenção Abraman %

5 Tecnologia Empresarial CORRETIVA NÃO PLANEJADA US$ 17 a 18 /HP/ano PREVENTIVA US$ 11 a 13 /HP/ano PREDITIVA (+corretiva planejada) US$ 7 a 9 /HP/ano

6 Tecnologia Empresarial

7 Tecnologia Empresarial PROBLEMAS CRÔNICOS Será que representa um modo errado de encarar o problema ? Será que estamos dando a devida atenção ? Será que estamos usando os recursos disponíveis ? Será que estamos aplicando as tecnologias que dispomos? VOCÊ ADMITE UM PROBLEMA CRÔNICO NO SEU CARRO? repetitivo quebra – conserta – quebra – conserta – quebra – conserta - quebra gera indisponibilidade deixa de faturar custos de manutenção aumentam gera mais serviço que precisa coloca em xeque a competência da manutenção baixa a moral

8 Tecnologia Empresarial SERVIÇOS DESNECESSÁRIOS equipe trabalha mais do que precisa não tem tempo para analise e diagnóstico está sempre fazendo as coisas com pressa também não tem tempo para promover melhorias quanto mais para acabar com problemas crônicos manutenção predominantemente corretiva não planejada excesso de manutenção preventiva falta de filtro no recebimento de solicitação de serviços distorção da função manutenção – serviços que não são de manutenção

9 Tecnologia Empresarial INDICADORES: VITAL FEW QUALIDADE, CUSTO, ATENDIMENTO, MORAL, SEGURANÇA TMEF e TMPR DISPONIBILIDADE CUSTOS (Pessoal, Material e Serviços de Terceiros) Absenteísmo Acidentes com afastamento Cumprimento da Programação Perdas de Produção por problemas de equipamentos Taxa de resserviços (retrabalhos) Produtos rejeitados por problemas de manutenção

10 Tecnologia Empresarial DESENVOLVIMENTO DA MANUTENÇÃO REATIVA CONTROLADORA INOVADORA CLASSE MUNDIAL RESULTADOS TEMPO

11 Tecnologia Empresarial DISPONIBILIDADE = TMEF TMEF + TMPR

12 Tecnologia Empresarial TMEF = ( ) / 4 = 232,5 dias TMPR = ( ) / 3 = 5,66 dias DISPONIBILIDADE = 232,5 / (232,5 + 5,66) = 97,62 % TMEF, TMPR e DISPONIBILIDADE Esse levantamento depende do histórico

13 Tecnologia Empresarial AUMENTAR A DISPONIBILIDADE AUMENTAR O TMEF – TEMPO MÉDIO ENTRE FALHAS MINIMIZAR O TMPR - TEMPO MÉDIO PARA REPARO Reduzindo a Manutenção Preventiva ao mínimo necessário Adotando Técnicas Preditivas onde for possível Melhorando a capacitação do pessoal (próprio e contratado) Praticando um bom planejamento e coordenação de serviços Praticando Desenvolvimento de Engenharia de Manutenção

14 Tecnologia Empresarial CONFIABILIDADE É a probabilidade do equipamento, sistema ou planta desempenhar sua função por um período de tempo estabelecido e sob condições definidas. Confiabilidade é uma expectativa de desempenho. Normalmente definida no projeto do equipamento. DISPONIBILIDADE Função do tempo de operação e do tempo de reparo. Resultado do desempenho. Retirado do histórico de equipamento.

15 Tecnologia Empresarial MELHORAR OS RESULTADOS DA MANUTENÇÃO MELHORAR OS RESULTADOS DA MANUTENÇÃO MELHORANDO A GERÊNCIA DOS RECURSOS DISPONÍVEIS MÃO DE OBRA PRÓPRIA MATERIAIS SERVIÇOS DE TERCEIROS INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS MÃO DE OBRA ORGÂNICA + MÃO DE OBRA DE TERCEIROS = 60 a 90% DO CUSTO TOTAL DE MANUTENÇÃO (DESCONSIDERANDO LUCRO CESSANTE) MÃO DE OBRA ORGÂNICA + MÃO DE OBRA DE TERCEIROS = 60 a 90% DO CUSTO TOTAL DE MANUTENÇÃO (DESCONSIDERANDO LUCRO CESSANTE)

16 Tecnologia Empresarial MÃO DE OBRA - ITEM A PRODUTIVIDADE * FACILITAÇÃO DE SERVIÇO * MICRO PLANEJAMENTO DE SERVIÇOS * LIBERAÇÃO PARA INÍCIO DOS SERVIÇOS * RECEBIMENTO AO TÉRMINO DOS SERVIÇOS * INFORMAÇÕES RELATIVAS AO SERVIÇO * ENTREGA DE MATERIAL NO LOCAL DE SERVIÇO * CAPACITAÇÃO DO PESSOAL PARA OS SERVIÇOS **PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS CMMS

17 Tecnologia Empresarial PLANEJAMENTO, CONTROLE, CMMS D P C A PLANEJAMENTO NÃO EXISTE NECESSITA MELHORIAS CONTROLE Histórico Não existe, ou Não é confiável

18 Tecnologia Empresarial PLANEJAMENTO, CONTROLE, CMMS CMMS NORMALMENTE SÃO SUB-UTILIZADOS NÃO ATENDEM: COMPRA, CUSTOMIZAÇÃO IMPLANTAÇÃO DEFICIENTE INTERFACE RUIM COM OUTROS SOFTWARES HARDWARE INSUFICIENTE PROCESSAMENTO CENTRALIZADO - LERDEZA

19 Tecnologia Empresarial PLANEJAMENTO, CONTROLE, CMMS CMMS Na maioria das vezes, não há facilitação de serviços nem micro detalhamento ERP Nem sempre os módulos de manutenção são adequados. Raramente o pessoal de manutenção participa da customização. Muita gente diz que não tem tempo para planejar mas tem todo o tempo do mundo para corrigir os defeitos que são fruto do mau planejamento.

20 Tecnologia Empresarial

21 Tecnologia Empresarial ANÁLISE DE FALHAregistro e histórico confiável conhecimento. MANUTENIBILIDADEdispositivos, melhorias nos equipamentos, ferramentas MICRO DETALHAMENTO E FACILITAÇÃO conhecimento e banco de dados incorporando à OS MANUTENÇÃO PREDITIVA conhecimento PLANEJAMENTO, CONTROLE E PROGRAMAÇÃO CMMS: customização, treinamento, atualização tecnológica, interface MELHORES PRÁTICAS

22 Tecnologia Empresarial

23 Tecnologia Empresarial TEMPO MÉDIO ENTRE FALHAS EQUIPAMENTOS ROTATIVOS Selos Mecânicos Vedação hermética na caixa de mancal (Inpro seal) Bombas de acordo com a API a. edição Norma N 553 C da Petrobrás Carta de selos (gráfico) Estabelecimento de faixas para melhor operação Acoplamentos de lâminas

24 Tecnologia Empresarial CUSTO DE MANUTENÇÃO EM RELAÇÃO AO FATURAMENTO BRUTO FONTE-ABRAMAN 2001

25 Tecnologia Empresarial FONTE - ABRAMAN

26 Tecnologia Empresarial SERÁ QUE TODOS SABEM QUAL É O CUSTO DA MANUTENÇÃO? - EM RELAÇÃO AO FATURAMENTO BRUTO ? - EM RELAÇÃO AO PATRIMÔNIO DA PLANTA ? QUAL É A SUA INFLUÊNCIA NO CUSTO DO PRODUTO? O QUE SIGNIFICA PARADA POR FALHA DE MANUTENÇÃO (LUCRO CESSANTE POR HORA OU DIA?)

27 Tecnologia Empresarial Mudança de Paradigma da Manutenção

28 Tecnologia Empresarial WHY ARE COMPANIES CHOOSING MAINTENANCE BEST PRACTICES? US companies spend in excess of $500 billion annually on maintenance and reliability.* Maintenance costs typically run 4% to 15% of production costs and sometimes exceed profits.* Up to a third of these costs are unnecessary.* Best Practices in Maintenance can increase asset utilization by more than 30%.** *ASEE Prism, January, 1998 **Maintenance Technology Magazine, July, 2000.

29 Tecnologia Empresarial TECÉM – TECNOLOGIA EMPRESARIAL LTDA Consultoria, Acessoria, Avaliação e Diagnóstico em Manutenção e Gestão Empresarial Auditorias e Estudos de Confiabilidade Treinamentos in company Rua Inconfidentes, 657 sala 402 – Savassi – Belo Horizonte – MG Telefax (31) e


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