A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As mais-valias do Sistema de Localização Geográfica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As mais-valias do Sistema de Localização Geográfica"— Transcrição da apresentação:

1 As mais-valias do Sistema de Localização Geográfica
O caso prático dos SMAS de Oeiras e Amadora Susana Guerreiro, Gestora de Frota SMAS de Oeiras e Amadora DET – Divisão de Equipamento e Telegestão Algébrica | Intra Gestor de Frotas Conferência | 23 de Maio de 2012 | Hotel Fénix | Lisboa

2 Sumário Apresentação Enquadramento da Gestão de Frotas na Realidade Atual Caracterização da Frota dos SMAS de Oeiras e Amadora Vantagens da associação das TIC à Gestão de Frotas As mais-valias da Georreferenciação Em que medida a Georreferenciação contribuiu para a opção por um Sistema de Gestão Partilhada de Viaturas

3 Apresentação Vídeo Institucional

4 “A Implementação das TIC vem assim atuar como um Processo Facilitador”
Apresentação Factos: A Gestão de Viaturas não é o “Core Business” dos SMAS As Viaturas são Ferramentas Indispensáveis ao bom Funcionamento dos Serviços É necessário Otimizá-las (gestão mais eficiente dos dinheiros públicos) Contexto Atual de Contração Económica e Constrangimento Orçamental Crescentes Exigências da Sociedade Serviços Públicos cada vez mais Capazes (servir melhor e com menos gastos) “A Implementação das TIC vem assim atuar como um Processo Facilitador”

5 Sumário Apresentação Enquadramento da Gestão de Frotas na Realidade Atual Caracterização da Frota dos SMAS de Oeiras e Amadora Vantagens da associação das TIC à Gestão de Frotas As mais-valias da Georreferenciação Em que medida a Georreferenciação contribuiu para a opção por um Sistema de Gestão Partilhada de Viaturas

6 Meta: Atingir a Excelência Operacional
Enquadramento da Gestão de Frotas na Realidade Atual Crise Económica Contração Constrangimento Orçamental Redução da Despesa Pública (menos custos e desperdícios) Desenvolvimento de TI’s (modernização) Maior Controle / Monitorização (menos abusos) Relatórios de Gestão (suporte à decisão) Sustentabilidade Financeira Gestão de Frota Eficiente Aumento da Produtividade (maior flexibilidade) Aumento da Qualidade (foco no cliente) Maior Racionabilidade, Transparência e Credibilidade Otimização de Recursos “Fazer + com –” Meta: Atingir a Excelência Operacional

7 Enquadramento da Gestão de Frotas na Realidade Atual
“A gestão de frotas é assim hoje um processo complexo e crítico, sobretudo nesta era da informação, transparência e eficiência, e em que a orçamentação é cada vez mais criteriosa e rigorosa” Com esse intuito os SMAS têm associado TIC à Gestão da Frota, nomeadamente através da: Implementação de um Software de Gestão de Frota Georreferenciação de Viaturas (e dentro em breve) de um Sistema de Gestão Partilhada de Viaturas

8 Sumário Enquadramento da Gestão de Frotas na Realidade Atual Apresentação Caracterização da Frota dos SMAS de Oeiras e Amadora Vantagens da associação das TIC à Gestão de Frotas As mais-valias da Georreferenciação Em que medida a Georreferenciação contribuiu para a opção por um Sistema de Gestão Partilhada de Viaturas

9 Retração do Mercado de 2ª Mão
Caracterização da Frota dos SMAS de Oeiras e Amadora Propriedade das Viaturas e Máquinas e Tendências ANTERIORMENTE ATUALMENTE Retração do Mercado de 2ª Mão

10 recurso às TIC para uma Gestão mais Eficiente”
Caracterização da Frota dos SMAS de Oeiras e Amadora “Por norma as Frotas são responsáveis por uma percentagem significativa dos custos de uma Organização, sendo crucial o recurso às TIC para uma Gestão mais Eficiente” Nos SMAS essa percentagem de custos corresponde apenas a: 3,2 % Não obstante tratam-se de Dinheiros Públicos impondo-se uma Gestão Rigorosa Daí a aposta dos SMAS nas TIC como uma mais-valia para os seus Gestores (em termos de Presente e Futuro)

11 Sumário Caracterização da Frota dos SMAS de Oeiras e Amadora Enquadramento da Gestão de Frotas na Realidade Atual Apresentação Vantagens da associação das TIC à Gestão de Frotas As mais-valias da Georreferenciação Em que medida a Georreferenciação contribuiu para a opção por um Sistema de Gestão Partilhada de Viaturas

12 Era da Informação e do Conhecimento
Vantagens da associação das TIC à Gestão de Frotas GESTÃO DE FROTAS TIC Era da Informação e do Conhecimento Acesso a um vasto conjunto de relatórios Maior capacidade de análise Maior número de KPI’s Software de Gestão Partilhada de Viaturas Localização Geográfica de Viaturas NOVO Business Intel (GOP’s) Software de Gestão de Frotas Por via da Integração das TIC, entre si, e com a Gestão de Frotas Plataforma de Aquisições e de Compras Públicas + Controle e Rigor - Custos + Transparência e Credibilidade Visão + alargada Gestão + Eficiente KPI’s Software de Gestão de Combustíveis (on-line) GOP’s – Grandes Opções do Plano (Orçamento)

13 Vantagens da associação das TIC à Gestão de Frotas
“Não basta ter uma grande quantidade de informação, é necessário geri-la e integrá-la agregando valor às tomadas de decisão”

14 Sumário Vantagens da associação das TIC à Gestão de Frotas Caracterização da Frota dos SMAS de Oeiras e Amadora Enquadramento da Gestão de Frotas na Realidade Atual Apresentação As mais-valias da Georreferenciação Em que medida a Georreferenciação contribuiu para a opção por um Sistema de Gestão Partilhada de Viaturas

15 “A frota passou a ter... controlo remoto!”
As mais-valias da Georreferenciação “Independentemente da Solução da Implementada a Georreferenciação produz Vantagens em diversos Vetores” Para os SMAS esses Vetores são: Aumento da Performance/Produtividade Redução de Custos Aumento da Segurança Poupança de Combustível Controlo da Frota (com uma Visão Global da Atividade das Viaturas) “A frota passou a ter... controlo remoto!”

16 As mais-valias da Georreferenciação
- Aumento da Performance/Produtividade: Diminuição dos Abusos com Viagens Realizadas Indevidamente (↑ Controle; ↓ Kms realizados; ↓ Tempo despendido fora do serviço) Maior Capacidade e Rapidez de Resposta (Por via da localização em tempo real das viaturas e escalonamento da mais próxima) 1º VETOR - Redução de Custos: Diminuição dos Abusos com Viagens Realizadas Indevidamente (↓ Kms realizados; ↓ Desgaste; ↓ Combustível gasto; ↓ Custos) Rentabilização e Otimização da Frota (↑ Noção das taxas e períodos de utilização; ↑ Capacidade de reafetação e/ou partilha de viaturas; ↑ Probabilidade de redução do nº de viaturas da frota) 2º VETOR

17 As mais-valias da Georreferenciação
- Redução de Custos (continuação): Redução dos Excessos de Velocidade (↓ Acidentes; ↓ Desgaste; ↓ Combustível gasto; ↓ Custos) Sensibilização dos Utilizadores para uma condução mais económica (↑ Noção do perfil dos condutores; ↑ Ações de Formação/Sensibilização; ↓ Desgaste de pneus; ↓ Combustível gasto; ↓ Custos) Outros Fatores que contribuem para a Redução de Custos: Planeamento de Rotas (↑ Eficiência; ↑ Rentabilização; ↑ Produtividade; ↓ Combustível gasto; ↓ Custos) Possibilidade de Evitar o Roubo de Combustível (↓ Combustível roubado; ↓ Perdas/Custos) 2º VETOR “Pouco notório em Frotas com Utilizações Casuísticas” “Dispositivos não instalados nos SMAS”

18 As mais-valias da Georreferenciação
- Aumento da Segurança: Redução dos Excessos de Velocidade (↓ Risco de Acidentes; ↓ Riscos para os utilizadores) Possibilidade de Evitar o Roubo do Bem/Património (Por via da identificação em tempo real da localização exata das viaturas e eventual disponibilização desses dados às autoridades ) Outro Fator que o poderá vir a potenciar: Possibilidade de Evitar o Roubo de Combustível – Válido para alguns softwares e mediante a instalação de um dispositivo adicional 3º VETOR

19 As mais-valias da Georreferenciação
- Poupança de Combustível: Diminuição dos Abusos com Viagens Realizadas Indevidamente (↓ Kms realizados; ↓ Consumo de Combustível) Otimização da Frota (Escalonamento da viatura mais próxima de um serviço inesperado; ↓ Kms realizados; ↓ Consumo de Combustível) Redução dos Excessos de Velocidade (↓ Consumo de Combustível) Sensibilização dos Utilizadores para uma condução mais económica (↑ Noção do perfil dos condutores; ↑ Ações de Formação/Sensibilização; Fatores que o potenciam: O Planeamento de Rotas A Deteção de Roubos de Combustível 4º VETOR

20 Rotas do último mês Percursos de 1 dia Rota em Tempo Real
As mais-valias da Georreferenciação Rotas do último mês Percursos de 1 dia Rota em Tempo Real - Controlo da Frota: Acesso a Novos Indicadores de Suporte à Decisão (Mapas; Imagens de Satélite; Gráficos dos Alertas; Relatórios; Histórico por Viatura) Visão Global da Frota (3/4 das viaturas afetas a outras U.O.) Identificar onde intervir Maior Eficiência e Rentabilização (com redução efetiva de custos sem comprometer a disponibilidade) 5º VETOR Requer no entanto uma constante: Monitorização Informação/sensibilização dos colaboradores e suas chefias “O que NÃO é observado, monitorizado, registado e comunicado, NÃO é analisado, ajustado e/ou alterado comprometendo o desenvolvimento”

21 Sumário As mais-valias da Georreferenciação Vantagens da associação das TIC à Gestão de Frotas Caracterização da Frota dos SMAS de Oeiras e Amadora Enquadramento da Gestão de Frotas na Realidade Atual Apresentação Em que medida a Georreferenciação contribuiu para a opção por um Sistema de Gestão Partilhada de Viaturas

22 “O Know How obtido por intermédio da Georreferenciação
Em que medida a Georreferenciação contribuiu para a opção por um Sistema de Gestão Partilhada de Viaturas “O Know How obtido por intermédio da Georreferenciação facultou-nos uma Visão Global do Funcionamento da Frota” Ao permitir-nos constatar: As Movimentações das Viaturas E as Taxas de Utilização e Períodos de Ocupação O que aliado aos indicadores retirados do Software de Gestão de Frotas, nos proporcionou: A comprovação de uma realidade (passível de melhoria) Suporte à justificação da proposta de melhoria apresentada

23 “A Georreferenciação contribuiu para a decisão por um
Em que medida a Georreferenciação contribuiu para a opção por um Sistema de Gestão Partilhada de Viaturas “A Georreferenciação contribuiu para a decisão por um Sistema de Gestão Partilhada de Viaturas” Ao permitir comprovar: A Existência de um número razoável de viaturas subutilizadas Baixas Taxas de Utilização Vs Elevados Períodos de Ocupação Poucos Kms realizados => (Custo por Km elevado, em AOV) Foi assim possível: Contrapor os diversos obstáculos criados pelas U.O. face a uma eventual Redução de Viaturas Obter uma decisão favorável para a criação de um Novo Modelo de Gestão, recorrendo à partilha =>

24 QUESTÕES Muito Obrigado
“If you keep doing what you’ve always done, you’ll keep getting what you’ve always gotten” Kenneth Blanchard QUESTÕES Muito Obrigado Algébrica | Intra Gestor de Frotas Conferência | 23 de Maio de 2012 | Hotel Fénix | Lisboa


Carregar ppt "As mais-valias do Sistema de Localização Geográfica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google