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Estratégia Empresarial Aplicada 1. Introdução SENAI-CETIQT Auto Diagnóstico da Gestão do DESIGN Programa Brasileiro de DESIGN Sub-Programa Geral IV 1.1.

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1 Estratégia Empresarial Aplicada 1. Introdução SENAI-CETIQT Auto Diagnóstico da Gestão do DESIGN Programa Brasileiro de DESIGN Sub-Programa Geral IV As principais carências das Indústrias Onde está sua empresa hoje? Quais são as suas opções? Retorna

2 PróximoAnterior 1.1 As principais carências das Indústrias Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK A grande carência da Gestão Estratégica e do Design A Gestão Estratégica, como forma de conduzir negócios, está longe de atingir sua maioridade, nas indústrias brasileiras. Enquanto a Gestão da Qualidade e o Marketing vão entrando na fase adulta da absorção dos seus conceitos, pelo menos na citação de frases constantes nos manuais ou aplicativos, a Gestão Estratégica ainda é uma grande caixa preta, aceita com uma conotação de academicismo sem grandes efeitos práticos.

3 PróximoAnterior 1.1 As principais carências das Indústrias Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK – Um levantamento de grandes proporções das práticas e abordagem da Gestão Estratégica, na Grã Bretanha chegou as seguintes conclusões: a)- As empresas apoiadoras de vendas encaravam a Gestão Estratégica apenas como uma função de marketing, como uma atividade de apoio às vendas ou a promoção delas. Neste caso a Gestão estratégica estava limitada ao departamento de marketing e não era considerado relevante nos demais.

4 PróximoAnterior Inseguras no Longo PrazoSeguras no Longo Prazo GESTÃO DA QUALIDADE Avaliando as necessidades dos clientes Apoio promocional às vendas Gestão do Marketing Filosofia voltada para todas as atividades da empresa GESTÃO ESTRATÉGICA Marketeiras inconsistentes Baixa relação Pedido x Faturado Mobilidade no reposicionamento EMPRESAS COM VIDA IMPROVÁVEL ACIMA DE 10 ANOS EMPRESA COM BAIXA PROBABILIDADE APÓS 10 ANOS EMPRESAS COM GRANDE PROBABILIDADE APÓS 10 ANOS MANTIDAS AS ESTRATÉGIAS ATUAIS

5 PróximoAnterior 1.1 As principais carências das Indústrias Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK c)Somente a gestão estratégica pode permitir um aumento considerável da probabilidade de sobrevivência no longo prazo, pois reposiciona a empresa no cenário futuro através de um projeto estratégico concebido, pela antecipação das variáveis prováveis, com grande antecedência. d)As organizações que ignorarem a concorrência internacional estarão concorrendo a um sério perigo. A indústria britânica de motocicletas são citadas como exemplos clássicos de uma indústria que dominava o mercado mundial e que hoje já não existe mais. Perdeu seu terreno para as motos japonesas, mais baratas e de alta qualidade. e)Uma cultura estratificada de valores sedimentados na cópia, cultivada num ambiente de reserva de mercado e de substituições de importação, acrescida do ambiente altamente inflacionário que impedia ao cliente Ter uma idéia relativa de preços, criou a idéia de que o design é um conceito supérfluo, tornando difusa a idéia de agregação de valor

6 PróximoAnterior 1.1 As principais carências das Indústrias Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK CONCEITO FUNDAMENTAL DESTE TÓPICO A Gestão Estratégica e o Design (Gestão do Design) têm, claramente, um papel importante a desempenhar na empresa, mantendo-a atualizada em relação às mudanças do ambiente geral, bem como do ambiente competitivo. A medida que o ritmo das mudanças avança a Gestão do Design se torna vital para a sobrevivência a longo prazo, da própria organização.

7 PróximoAnterior 1.2 Onde a sua empresa está hoje? Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK A empresa é um sistema aberto interagindo com o mercado como podemos demonstrar com o seguinte esquema: MERCADO CLIENTES EMPRESA (Ambiente Tarefa) A empresa interage com o mercado através da identificação dos clientes. Não existe empresa sem clientes. Na Gestão Estratégica o Cliente deve ser considerado assim:

8 PróximoAnterior 1.2 Onde a sua empresa está hoje? Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK a) O CLIENTE É O REI! primeiro princípio da Gestão Estratégica é reconhecer que os objetivos de longo prazo da organização poderão ser mais facilmente alcançados se o cliente estiver extremamente satisfeito. Levit indica as perguntas básicas que devemos fazer em razão da satisfação do cliente: PERGUNTAAGORAEM 2 ANOSEM 5 ANOS Em que negócio estamos? Em que negócio também poderíamos estar? Em que negócio gostaríamos de estar? O que precisamos fazer para acontecer o que desejamos?

9 PróximoAnterior 1.2 Onde a sua empresa está hoje? Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK b) Clientes não compram produtos. Compram os benefícios decorrentes da compra. c) Gestão Estratégica é um trabalho que deve envolver todos em todas as fases. Não pode ser um trabalho da direção. d) Qualquer mercado é heterogêneo independente do segmento, nicho ou abrangência. e) Os mercados mudam e os clientes mudam de mercado, tornando ainda mais complexa esta relação.

10 PróximoAnterior 1.2 Onde a sua empresa está hoje? Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK f) O design é ponto alto de valor na Gestão Estratégica. Para iniciarmos a construção de um conceito que sinteticamente chamamos de Gestão do Design observe a diferença da melhoria incremental e a radical a partir do design: tempo qualidadedesign misto Valor

11 PróximoAnterior 1.2 Onde a sua empresa está hoje? Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK G) Finalmente como está sua empresa hoje?

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13 PróximoAnterior 1.3 Quais são as suas opções? Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK Estamos observando um aumento, em taxas aceleradas, da competição nos mercados. Isto está acontecendo em virtude da competição internacional e da redução da taxa de crescimento na imensa maioria dos países. Esta condição, aliada a um mercado cada vez menos previsível, faz da Gestão Estratégica com foco em Design (GESTÃO DO DESIGN) uma questão cada vez mais fundamental e de maior grau de complexidade do que ela representou no passado. Enquanto nos anos 70 e 80 a preocupação era determinar o que seria uma empresa com foco no mercado, a partir do início da década de 90, esta filosofia deu lugar para as empresas com foco na Gestão Estratégica, considerando os aspectos do design e dos negócios, numa escala superior de valor.

14 PróximoAnterior 1.3 Quais são as suas opções? Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK Isto obriga a que tenhamos um perfeito e sempre atualizado conhecimento dos clientes, uma idéia clara das suas necessidades atuais e futuras, dentro de um mercado cada vez mais fragmentado e exigente. Tudo isto para que possamos ter o comprometimento da organização para oferecer um conjunto, tão extenso quanto possível, de benefícios aos clientes, através dos nossos produtos e serviços; A chave-mestra desta identidade empresa cliente é a definição do posicionamento competitivo da organização. Isto significa sintonizar as atividades e as ofertas da organização as exigências do segmento ou segmentos escolhidos e então oferecer algo melhor do que a concorrência;

15 PróximoAnterior 1.3 Quais são as suas opções? Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK Existem dois macro-universos neste sentido. O centrado na liderança de custos (commodities) e o voltado para a diferenciação (mercado de valor agregado). O posicionamento de mercado voltado para o custo (eficiência) se torna mais vulnerável por que a tendência da próxima década é vencer através da diferenciação e fazer da inovação, em momento posterior, um objeto de baixo custo, mudando o patamar tecnológico do que era considerado produto sem valor agregado. As suas opções são: uma Estratégia Ofensiva, uma Estratégia Defensiva ou uma que alterne movimentos de uma ou outra forma. A medida que os produtos vão percorrendo o seu ciclo de vida, novos clientes vão assimilando sua aceitação. Para produtos que já atingiram a fase madura de mercado faz-se necessário sua expansão geográfica, possivelmente até a exportação, o que indica o movimento combinado como o aparentemente mais adequado.

16 PróximoAnterior 1.3 Quais são as suas opções? Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK EMPRESA CONCORRÊN CIA A B C D A - Ser melhor que a concorrência em todas as vantagens comparativas; B - Ser melhor que a concorrência em algumas vantagens comparativas – chave; C - Atuar em espaços não atendidos pela concorrência; D - Antecipar movimentos e decisões dos líderes para ganhos temporários de valor.

17 PróximoAnterior 1.3 Quais são as suas opções? Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK A Gestão Estratégica é uma declaração dos objetivos da empresa como das estratégias mais amplas que ela usará para atingi–los.. Os três componentes principais para o estabelecimento da estratégia central são os seguintes: Definir a finalidade ou missão do negócio; Analisar o ambiente tarefa da empresa em termos de pontos fortes (facilitadores do cumprimento da missão) ou fracos (dificultadores da missão); Examinar o setor industrial e o mercado na busca de oportunidades (facilitadores da missão) ou ameaças (complicadores da missão)

18 PróximoAnterior 1.3 Quais são as suas opções? Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK MISSÃO DA EMPRESA GESTÃO ESTRATÉGICA DESIGN PROJETOS ORGANIZAÇÃO RESULTADOS VANTAGEM DIFERENCIAL POSICIONAMENTO COMPETITIVO MERCADO OPORTUNIDADES & AMEAÇAS PROCESSOS FORÇAS & FRAQUEZAS MARKETING

19 PróximoAnterior 1.4 E então? Mãos à obra! Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK


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