A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO: diferenciais para um mundo super competitivo Prof. Luiz Alberto Machado São Paulo 11 de agosto de 2007 FÓRUM 2007 FÓRUM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO: diferenciais para um mundo super competitivo Prof. Luiz Alberto Machado São Paulo 11 de agosto de 2007 FÓRUM 2007 FÓRUM."— Transcrição da apresentação:

1 CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO: diferenciais para um mundo super competitivo Prof. Luiz Alberto Machado São Paulo 11 de agosto de 2007 FÓRUM 2007 FÓRUM TEENAGER DAS UNIVERSIDADES E PROFISSÕES Colégio Dante Alighieri

2 LASAM Objetivo da palestra Desenvolver o potencial criativo existente Desenvolver o potencial criativo existente em cada um em cada um Solte a imaginação !!! Todos são criativos !!! Só depende de você !!!

3 LASAM O que é globalização ?

4 LASAM A globalização não é apenas palavra da moda, mas a síntese das transformações radicais pelas quais vem passando a economia mundial desde o início dos anos 80. Suas dimensões básicas, que estão revolucionando a atividade produtiva e o modo de vida neste fim de milênio, são a aceleração do tempo e a integração do espaço. O paradoxo é que embora façamos as coisas que desejamos em cada vez menos tempo, falte também cada vez mais tempo para fazer aquilo que desejamos. Quanto mais economizamos tempo, mais carecemos dele. GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo Globalização, Transição Econômica e Infra-estrutura no Brasil em Competitividade na Infra-estrutura para o Século XXI Pág. 52

5 LASAM Numa tentativa de definição, poderíamos dizer que a globalização resulta da conjunção de três forças poderosas: 1. A TERCEIRA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA (tecnologias ligadas à busca, processamento, difusão e transmissão de informações; inteligência artificial; engenharia genética); 2. A FORMAÇÃO DE ÁREAS DE LIVRE COMÉRCIO E BLOCOS ECONÔMICOS INTEGRADOS (União Européia, Nafta, Mercosul etc.); e 3. A CRESCENTE INTERLIGAÇÃO E INTERDEPENDÊNCIA DOS MERCADOS FÍSICOS E FINANCEIROS EM ESCALA PLANETÁRIA.

6 LASAM Ganham importância na economia globalizada 1.A estabilidade e a previsibilidade macroeconômicas; 2.O capital humano (não só no seu componente cognitivo, necessário para interagir com as novas tecnologias, mas também no que diz respeito à ética e à confiabilidade interpessoal); 3.A agilidade e a flexibilidade empresariais.

7 LASAM , , , , , ,00 QUANTO CUSTARIAM ALGUMAS MERCADORIAS SE O GOVERNO NÃO TIVESSE CORTADO 9 ZEROS DA MOEDA E DIVIDIDO TUDO POR CR$ 2.750,00, QUANDO DA IMPLANTAÇÃO DO REAL PREÇOS EM CRUZEIROS ATUALIZADOS PELA INFLAÇÃO ACUMULADA DE JANEIRO/1980 A JUNHO/1995 A inflação acumulada seria de % Quanto seria hoje em CR$1980 em Cr$1995 em R$ Ônibus9,000,65 Cafezinho15,000,50 Leite C ( I )16,730,63 Fogão7.290,00242,00 Geladeira9.990,00460,00 Televisão35.390,00395,00

8 LASAM Por outro lado e simetricamente perdem importância 1.A noção de Estado nacional soberano e o ativismo macroeconômico keynesiano; 2.A mão-de-obra barata e os recursos naturais abundantes como fatores de competitividade e atração de investimento direto estrangeiro; 3.A auto-suficiência econômica como objetivo nacional.

9 LASAM Cérebro triúnico Quando falamos em cérebro humano, estamos nos referindo a um complexo sistema que compreende, na verdade, três subsistemas: Reptiliano relacionado aos nossos instintos Límbico relacionado às nossas emoções Neocortical o mais sofisticado deles, relacionado ao nosso intelecto

10 LASAM Princípios do Cérebro Seguem-se os chamados princípios de funcionamento do cérebro, ou, em outras palavras, leis aparentes que regem as interações entre as diversas estruturas de células dentro deste fantástico órgão. As explicações dadas a cada princípio tem por objetivo clarificar o seu funcionamento, de forma que se possa lançar mão dos mesmos.

11 LASAM

12 LASAM LADO ESQUERDO DO CÉREBRO Controla o lado direito do corpo, estimula a lógica, a análise, a linearidade etc. e é onde está assentado o pensamento convergente LADO DIREITO DO CÉREBRO Controla o lado esquerdo do corpo, Estimula a criatividade, a imaginação, as fantasias etc. e é onde está assentado o pensamento divergente Hemisférios cerebrais e processos mentais do cérebro

13 LASAM Características dos hemisférios cerebrais Hemisfério Esquerdo Mecânico Substância Preto e branco Linguagem Fechado Cauteloso Verbal Cético Detalhista Hemisfério Direito Criativo Essência Cores Meditação Aberto Aventureiro Visual Receptivo Amplo

14 LASAM O LADO DIREITO DO CÉREBRO CONTROLA O LADO ESQUERDO DO CORPO O LADO ESQUERDO DO CÉREBRO CONTROLA O LADO DIREITO DO CORPO

15 LASAM Uso integrado do cérebro PENSAMENTO DIVERGENTE Considerar problemas como oportunidades. Buscar sempre novas alternativas de solução. Ver a ambigüidade como uma situação desejável. Entender os próprios limites e, sobretudo, ter paciência na busca da inovação. PENSAMENTO CONVERGENTE Arriscar-se a assumir uma solução em vez de esperar a resposta perfeita. Manter o foco no objetivo e procurar a solução de consenso de forma construtiva. Garantir o sucesso dentro de padrões éticos. A Criatividade supõe um balanço dinâmico entre Divergência e Convergência.

16 LASAM Dominância cerebral 1.PENSADOR _____ 2.SONHADOR_____ 3.DETALHISTA_____ 4.VISIONÁRIO_____ 5.FALANTE_____ 6.IDEALISTA_____ 7.ORGANIZADO_____ 8.EXCÊNTRICO_____ 9.PRECISO_____ 10.IMAGINATIVO_____ 11.CONTROLADO_____ 12.MUSICAL_____ 13.PERSISTENTE_____ 14.ARTÍSTICO_____ 15.MATEMÁTICO_____ 16.EMOTIVO_____ 17.CALCULISTA_____ 18.CRIATIVO_____ 19.PREVISÍVEL_____ 20.ROMÂNTICO_____

17 LASAM Estado Emocional Velho paradigma 2

18 LASAM Estado Emocional Novo Paradigma O estado emocional das pessoas exerce poderosa influência na criatividade. Para desenvolver o potencial criativo de forma plena, precisamos buscar o equilíbrio e a estabilidade nos três planos constituidores da pessoa humana: no plano físico (corpo), no plano mental (cabeça) e no plano emocional (coração). Distúrbios em qualquer desses planos acabam por acarretar prejuízos aos demais.

19 LASAM O desenvolvimento do potencial criativo começa com Valores Crenças Preconceitos Paradigmas Percepções Floriano Serra aprender a desaprender que consiste em rever, questionar, atualizar, descobrir novos:

20 LASAM OS SEIS PÊS BLOQUEADORES: 1.Pais 2.Professores 3.Patrões 4.Perfeição 5.Proibições 6.Preguiça

21

22 LASAM O que a criatividade não é? DOM NATURAL DOM NATURAL Com o qual alguns nascem e outros não MAGIA MAGIA As pessoas criativas conhecem algum truque MISTÉRIO MISTÉRIO A fonte da criatividade é algo misterioso LOUCURA LOUCURA As pessoas criativas são excêntricas

23 LASAM É uma função inventiva da imaginação criadora

24 LASAM

25 LASAM CAPACIDADE DE OLHAR A MESMA COISA QUE TODOS OS OUTROS, MAS VER ALGO DIFERENTE NELA Charles Chic Thompson

26 LASAM Criatividade é a capacidade de fazer existirem coisas novas ou únicas e que agreguem valor.

27 LASAM C = Criatividade Co = Conhecimento I = Imaginação A = Avaliação C = f (Co, I, A) = f (,, ) LASAM

28 LASAM As quatro dimensões da criatividade

29 LASAM Fazer Diferente. Pensar Diferente Pensar sobre como se Pensa

30 LASAM Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?

31 LASAM

32 LASAM

33 LASAM Por que perdemos nosso potencial criativo? Apego ao estabelecido Conformidade com a 1ª solução Medo de errar Dar ouvidos à opinião alheia Temor ao desconhecido Fé cega na estatística Isso não tem lógica Isso é muito difícil Deve ser proibido Eu não sou criativo Apego ao estabelecido Conformidade com a 1ª solução Medo de errar Dar ouvidos à opinião alheia Temor ao desconhecido Fé cega na estatística Isso não tem lógica Isso é muito difícil Deve ser proibido Eu não sou criativo Deixe-me ouvir seus bloqueios Deixe-me ouvir seus bloqueios

34 LASAM Quatro gerações no estudo da criatividade 1ª. Pensamento Criativo Ênfase: Desenvolvimento de Habilidades (anos 50) 2ª. Solução Criativa de Problemas Ênfase: Produtividade (liderança - Buffalo) 3ª. O Viver Criativo Ênfase: Auto-Transformação 4ª. Criatividade como Valor Social Ênfase: Solução de problemas sociais, aberta à vida, à juventude, ao cotidiano

35 LASAM Processo Criativo Motivação Preparação Incubação Iluminação Verificação Implementação

36 LASAM Esquema de solução de problemas ??? I Um enredo II Busca de fatos III Seleção dos fatos que definem o problema IV Busca de possíveis soluções V Vislumbra-se a solução viável VI Implementação da solução

37 LASAM O modelo Osborn-Parnes de solução criativa de problemas PENSAMENTO CONVERGENTE PENSAMENTO DIVERGENTE Definição de objetivo Coleta de Dados Definição do problema Geração de idéias Definição de solução Definição de Aceitação Implemen- tação DOCDDPGIDSDADI

38 LASAM A criatividade, a aprendizagem e o meio ambiente Quando nos referimos ao ambiente, estamos considerando dois aspectos distintos: os aspectos físicos, tais como luminosidade, temperatura, acústica, disposição dos móveis, cores das paredes e outros fatores que podem estimular ou comprometer a criatividade; e também os aspectos ambientais, capazes de deixar qualquer pessoa mais confortável e descontraída.

39 LASAM Eunice Soriano de Alencar utonomia e flexibilidade presentes. alorização das idéias inovadoras. ncorporação de criatividade, novos procedimentos políticos e experiências. olerância e aceitação das diferenças e diversidades entre seus membros. dministração orientada para o futuro. ntensa atividade de treinamento e aperfeiçoamento de seus quadros. espeito, no ambiente de trabalho, à dignidade e valorização dos indivíduos. apacidade de adaptação em um mundo em rápida mudança, marcado pela incerteza, competição crescente e turbulências. O perfil de uma organização criativa

40 LASAM Aplicações de uma idéia criativaQUEBRADEPARADIGMA KAIZEN

41 LASAM VENCEDORES E PERDEDORES Um vencedor é sempre parte da resposta Um vencedor é sempre parte da resposta Um perdedor é sempre parte do problema Um perdedor é sempre parte do problema Um vencedor sempre tem um programa Um vencedor sempre tem um programa Um perdedor sempre tem uma desculpa Um perdedor sempre tem uma desculpa Um vencedor diz: Deixe-me ajudá-lo Um vencedor diz: Deixe-me ajudá-lo Um perdedor diz: Não é minha obrigação Um perdedor diz: Não é minha obrigação Um vencedor enxerga uma resposta para cada problema Um vencedor enxerga uma resposta para cada problema Um perdedor enxerga um problema para cada resposta Um perdedor enxerga um problema para cada resposta Um vencedor diz: Pode ser difícil, mas é possível Um vencedor diz: Pode ser difícil, mas é possível Um perdedor diz: Pode ser possível, mas é tão difícil Um perdedor diz: Pode ser possível, mas é tão difícil Seja um vencedor!!!

42 LASAM Inteligências múltiplas A teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, sob a ótica do estilo individual de aprendizagem, é largamente aceita como importante fator para o desenvolvimento da criatividade e da AA (Aprendizagem Acelerada). LÓGICO / MATEMÁTICA INTRAPESSOAL CORPORAL / CINESTÉSICA NATURALISTA VERBAL / LINGUÍSTICA INTERPESSOAL VISUAL / ESPACIAL MUSICAL / RÍTMICA

43 LASAM Imaginação Recomenda-se a utilização de jogos imaginativos e outras atividades combinadas com movimentos físicos, cores e emoções positivas. Técnicas de visualização contribuem para melhorar a criatividade, a memorização, a verbalização, a escrita e outras habilidades. Eu olho para as coisas como elas sempre foram e pergunto: Por quê ? Eu olho para as coisas como elas poderão vir a ser e pergunto: Por que não ? George Bernard Shaw

44 LASAMSugestão Sugestão é algo que deve estar sempre presente nas atitudes do profissional: na linguagem corporal, na escolha das palavras e na expectativa em torno dos colegas. As conquistas dos profissionais, grandes ou pequenas, precisam ser comemoradas

45 LASAM COOPERAÇÃO

46 LASAM Atividades cooperativas permitem que profissionais de todas as habilidades beneficiem-se na realização de suas tarefas, melhorem a comunicação interpessoal e a capacidade de administrar o tempo, além de desenvolverem talentos criativos. Como os métodos tradicionais de ensino – largamente utilizados em nossas escolas e faculdades, e até mesmo em muitos programas de treinamento – priorizam atividades individuais, este item deve merecer uma atenção especial por parte dos educadores/facilitadores, quer na área acadêmica, quer nos programas de treinamento empresarial. Modelo Pedagógico Predominante nas Escolas e Faculdades Ensino Padronizado com Avaliação Individualizada + Método da Memorização

47 LASAM Empreendedorismo Independentemente de onde você for exercer a sua profissão: Num negócio próprio ou Trabalhando para terceiros...

48 LASAM Você precisa ser EMPREENDEDOR

49 LASAM O Empreendedor é aquele que faz a diferença!!!

50 LASAM Quer no seu próprio negócio, quando normalmente confundem-se as figuras do empreendedor e do empresário

51 LASAM Quer trabalhando para terceiros, quando emerge a figura do empreendedor corporativo. É o que se chama também de intraempreendedor.

52 LASAM o processo de aperfeiçoamento da criatividade Se você aprender apenas uma palavra em japonês, que seja KAIZEN Masaaki Imai

53 LASAM Provérbio Chinês Quando precisares que façam alguma coisa por ti, procura sempre o homem mais ocupado, pois os outros nunca têm tempo...

54 LASAM


Carregar ppt "CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO: diferenciais para um mundo super competitivo Prof. Luiz Alberto Machado São Paulo 11 de agosto de 2007 FÓRUM 2007 FÓRUM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google