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Cláudio Brito. Lesões e esportes costumam andar juntos com frequência. Qualquer praticante de esporte, seja de alto nível ou apenas recreativo, está sujeito.

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1 Cláudio Brito

2 Lesões e esportes costumam andar juntos com frequência. Qualquer praticante de esporte, seja de alto nível ou apenas recreativo, está sujeito a lesões. O corpo humano, mesmo treinando, continua sendo frágil em alguns aspectos e pode ser machucado quando pego de surpresas.

3 È claro que não se trata de uma roleta russa. A lesão no esporte não é uma questão de falta de sorte, mas de imprevisto e erro. É capaz de se praticar esportes e jamais sair lesionado. Basta tomar alguns cuidados: seguir técnica minuciosamente, acertar na melhor postura,

4 nunca exagerar, repousar certo tempo. Repor bastante água, E todos os nutrientes necessários, Obedecer à risca todas as recomendações

5 Como acontecem as Lesões? 1- Repouso Insuficiente: O corpo necessita de no mínimo 48 horas para se recuperar do esforço físico e promover as devidas adaptações morfológicas e fisiológicas. Logo o descanso faz parte do treinamento.

6 2- Excesso de Uso: Séries de exercícios com repetições, ou cargas de mais podem gerar estresses no músculo e articulações. A prática constante em competições causa desgaste, e o corpo reclama a seu modo.

7 3- Aquecimento Insatisfatório: O aquecimento geral especificamente antes da prática física propriamente dita prepara o corpo para o esforço. É bom lembrar que a temperatura ambiente deve ser levada em conta na duração do aquecimento. Quais as vantagens do atleta realizar o aquecimento antes do treinamento?

8 4- Calçado Inadequado: Corrida merece tênis de corrida, basquete merece tênis de basquete. Por uma falha antiga no aportuguesamento do vocabulário esportivo, chamamos todos os calçados esportivos de tênis.

9 Existe um calçado apropriado para todos os esportes que assim se fazem necessário na sua prática. A tecnologia hoje permite tênis com absolvição de impacto, e na dose certa, como reforços nas laterais e calcanhares. Leve isso em conta: prevenir é melhor do que remediar.

10 5- Trajes Inadequados: Para evitar lesões reina a lei do conforto. É por isso ninguém deve treinar ou jogar de jeans ou saia longa. Primeiro liberar os movimentos, não se deixar travar na hora da execução do movimento facilita a performance.

11 6- Equipamento Inadequado: Em esportes que necessitam de equipamentos, o bom estado dos mesmos é fundamental para a segurança do praticante. Deve ser ajustado sempre de acordo com a capacidade física do praticante para preservar a integridade física do mesmo.

12 7- Postura Incorreta: Aquela velha dica que a professora dava continua valendo: mantenha a postura correta. A coluna vertebral é o principal eixo de sustentação do corpo, deve-se observar a postura correta para demais partes do corpo durante o movimento.

13 8- Técnica Imperfeita: Sem dúvida, técnica é fundamental. Correr de qualquer jeito (mesmo na pelada de final de semana), executar movimentos de qualquer forma pode causar mini lesões que só serão sentidas depois da prática.

14 Algumas das Lesões frequentes entre os atletas: 1- Bursite: Bursa é o nome de uma bolsa com liquido viscoso anti-atrito presente nas articulações dos ombros.

15 A sobrecarga na articulação dá origem a uma inflamação, que pode atingir qualquer uma das suas estruturas componentes, e que acaba por limitar o movimento. A dor da bursite é semelhante à de um estiramento muscular. Pode ser aguda ou crônica.

16 Escoriação: É uma ferida na pele ou no músculo causada por um golpe direto que provoca sangramento e hematoma (a pele sofre uma mudança na cor, ficando inicialmente avermelhada, e depois tendendo para azul ou preto).

17 Bastante comum nos esportes de contato, como o futebol e as lutas, gera dor e sensibilidade no local do golpe, dificultando a movimentação.

18 Concussão: É uma contusão no cérebro causada por golpe forte na cabeça. Pode causar alteração passageira no estado mental, com breve perda de consciência ou de memória, além de dor, visão turva, náuseas e vômitos.

19 Concussão: Dependendo do golpe pode ser bastante grave, com sequelas permanentes.

20 Luxação: É o deslocamento da extremidade de um osso, dentro da articulação. É fácil acontecer no ombro de jogadores de Rugby. Causa dor forte e inchaço,, e é visível que o osso esta fora da sua posição normal.

21 O local da lesão de ser imobilizado e a vitima, socorrida por um médico o mais rápido possível.

22 Fratura: As fraturas podem ter os mais variados graus de gravidade, sendo a exposta (através da pele) talvez a mais chocante. Não dependem necessariamente de golpes ou quedas, pois podem acontecer por excesso de tensão, por efeito de uma carga excessiva sobre os ossos.

23 O local da fratura deve ser imobilizado para evitar danos maiores.

24 Contratura: É a supercontração de um músculo ou tendão como reação a um esforço excessivo, chegando a haver a ruptura de fibras.

25 Tendinite: Inflamação de um tendão devido a microtraumas repetidos gerados por desequilíbrios musculares, fadigas, mudanças na rotina de treinamento e/ou esforço repetitivo, entre outros fatore.

26 É comum nos cotovelos, ombros e joelhos. Provoca dor, sensibilidade e perda temporária do movimento. Pode ser prevenida com fortalecimento da musculatura local e aprimoramento da técnica. O tratamento inclui gelo nas primeiras 48 horas e medicamento.

27 Como se dá o processo de recuperação de uma lesão? Em primeiro lugar uma lesão nunca deve ser ignorada. A dor é invariavelmente um sinal de que algo no corpo foi prejudicado. Logo deve ser interpretada como um sinal vermelho para a continuidade do esforço.

28 Muitas lesões são decorrência de problemas não tratados adequadamente. Existe um método de primeiros socorros que pode ser utilizado para o inicio do tratamento de várias lesões leves (escoriações, torções, e tensões) conhecido como método PRICE (PREÇO).

29 P de proteção R de rest (descanso) I de Ice (gelo) C de compressão E de elevação Remediar é melhor do que prevenir


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