A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento Pedagógico Seção de Projetos Educacionais Especiais SEPROJE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento Pedagógico Seção de Projetos Educacionais Especiais SEPROJE."— Transcrição da apresentação:

1 Departamento Pedagógico Seção de Projetos Educacionais Especiais SEPROJE

2 Campanha da Boa Visão Campanha realizada com todos os alunos dos 2º anos da Rede Municipal de Educação que visa identificar e corrigir problemas visuais dos alunos em estágio inicial, propiciando atendimento oftalmológico e oferecendo óculos quando necessário.

3

4 Projeto de Intervenção Educativa em DST / AIDS nas Escolas. Educadoras realizam oficinas diretamente com os alunos de 5º a 9º anos nas escolas do município ou em outros locais previamente indicados (teatros e universidades). São abordados aspectos da sexualidade e prevenção às DSTs e AIDS.

5

6 Projeto Escrevendo o Futuro O projeto Escrevendo o Futuro é realizado em parceria com a Fundação Itaú Social e CENPEC e tem por objetivo colaborar com a formação de educadores para o ensino da língua. Para isto oferece material de apoio para o desenvolvimento de oficinas de produção textual em três gêneros: poesia, memórias e artigo de opinião. Participam das formações professores dos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

7

8 PROGRAMA ESPORTE PARA TODOS Este programa é desenvolvido pela SEDUC em parceria com a Secretaria de Esportes (SEMES) e a Viação Piracicabana e tem por objetivo despertar no aluno o gosto pela atividade física e pelo esporte, melhorando a qualidade de vida. São oferecidas vagas das escolinhas dos centros esportivos da cidade para os alunos.

9 Projeto Ginástica Artística O projeto de Ginástica Artística tem por objetivo ampliar o repertório corporal das crianças de 4 a 10 anos das Unidades Municipais de Educação. Os professores de Ed. Física recebem formação e desenvolvem o projeto nas UMEs de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º a 5º anos). No 2º semestre acontece o Festival de Ginástica Artística que integra 20 alunos de cada escola participante em uma grande festa para alunos, pais e educadores.

10

11 Projeto Vovô Sabe Tudo O projeto tem por objetivo aproximar o contato entre gerações, valorizando o trabalho exercido pelos vovôs e vovós. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, os vovôs são preparados para atuarem nas escolas, oferecendo atividades diversas como: contação de histórias, criação de brinquedos de papelão e oficinas de origami.

12

13 Programa de Leitura da Petrobrás (Leia Brasil) O programa conta com um caminhão baú biblioteca que visita as escolas em um dia especialmente voltado para a leitura. Os educadores das escolas envolvidas participam de formação bimestral promovida pela Petrobrás, com o objetivo de sensibilizá-los para práticas diversificadas de leitura nas escolas, promovendo assim um maior e melhor contato dos alunos com a leitura literária.

14

15 Projeto de Xadrez nas Escolas O projeto Xadrez tem por objetivo levar conhecimento e incentivar a prática da modalidade nas escolas. O xadrez tem uma base matemática: estimula o pensamento organizado além de desenvolver várias habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, imaginação, que são fundamentais no desenvolvimento humano. Estimula a autoestima e a competição saudável.

16

17 O projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem propiciar atendimento médico às crianças de 0 a 3 anos nas Unidades de Educação Infantil. Tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento das crianças, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida por meio de visitas de médicas pediatras da SMS nas UMEs. PROJETO CRECHE SAUDÁVEL

18 CONCURSO MELHOR COMPANHEIRO O concurso é uma iniciativa do Rotary Clube de Santos em parceria com a SEDUC e ocorre no segundo semestre com todos os alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental. Tem como objetivo incentivar o bom relacionamento e o cultivo dos valores entre os alunos.

19

20 OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA A Olimpíada de Matemática é promovida pela SEDUC em parceria com o Colégio Universitas, Colégio do Carmo e a Diretoria de Ensino de Santos. Ocorre uma vez por ano para o público dos 9º anos. Incentiva o envolvimento dos educandos no processo de aprendizagem da Matemática, visando o desenvolvimento do pensamento lógico e da capacidade de análise de situações problematizadoras.

21 SEMEANDO ESCRITORES, REVELANDO TALENTOS - SERT SEMEANDO ESCRITORES, REVELANDO TALENTOS - SERT O concurso Semeando Escritores, Revelando Talentos (SERT) é uma parceria do Rotary Clube de Santos e da SEDUC e tem por objetivo incentivar e aprimorar a produção textual dos alunos de 5º a 9º anos. As escolas inscrevem os alunos interessados, que, em um dia marcado realizam a produção textual de acordo com seu ano escolar (conhecem o tema somente na data). A premiação ocorre dentro da programação da FENALBA (Feira do livro) onde acontece uma tarde de autógrafos do livro publicado com os 20 textos selecionados (quatro de cada categoria).

22

23 Departamento de Planejamento Seção de Projetos Especiais de Integração Educacional - SEPROIE

24 Projeto Navega São Paulo O projeto aborda conceitos básicos de remo, canoagem e vela. Tem como objetivo preparar o aluno com noções básicas de marinha, preservação do meio ambiente e trabalho em equipe. Atende a 120 alunos de 12 a 15 anos, nos seguintes núcleos: Caruara (UME Judoca Ricardo Sampaio), Monte Cabrão (UME Rural Monte Cabrão) e Ponta da Praia (UMEs Cidade de Santos, Florestan Fernandes, Lourdes Ortiz e Pedro II).

25

26 Bom de Bola, Bom na Escola O objetivo do projeto é desenvolver a prática esportiva numa perspectiva educacional, ocupando o tempo ocioso dos alunos, trabalhando a formação do indivíduo e a valorização do esporte como instrumento de saúde preventiva. São atendidos 70 alunos do 6° ao 9° ano, da UME Cidade de Santos, em aulas de Futebol Society na Academia Fit.

27

28 Capoeira na Educação Infantil O projeto visa desenvolver noções de musicalidade, lateralidade, coordenação motora e demais benefícios que o esporte pode oferecer. Cerca de 45 alunos do infantil VI da UME Cely de Moura Negrini participam da proposta.

29

30 Projeto Santos da Gente Ação sócio-educativa em que o lazer e a cultura tornam-se elementos de inclusão social. O projeto propicia aos alunos acesso aos pontos turísticos mais significativos da cidade. Atende alunos da Educação Infantil (5 e 6 anos) e do Ensino Fundamental (9 a 11 anos). Em 2009 serão atendidas as UMEs que ainda não participaram do projeto.

31

32 Quem é Bom de Bola Começa Cedo O projeto busca agregar lazer e educação. O esporte futsal é utilizado como ferramenta para o desenvolvimento da capacidade física e mental dos 36 alunos da UME Antônio Demóstenes de Souza Brito.

33 Espaço Artístico e Esportivo na UME José Carlos de Azevedo Junior O espaço foi criado na UME José Carlos de Azevedo Junior para minimizar os riscos sociais a que os alunos eventualmente estejam expostos. São desenvolvidos diversos esportes e a atividade artística do mangá.

34 INTEGRAR VOLEIBOL O projeto tem como objetivo integrar o esporte na formação do cidadão. Cerca de 40 alunos das UMEs Florestan Fernandes, Edméa Ladevig, Cidade de Santos e Ayrton Senna da Silva, na faixa etária de 07 a 15 anos, participam de aulas de voleibol na praia, próximo ao canal 3.

35

36 INTEGRAR ARTE E VIDA O projeto tem como principal objetivo diminuir a situação de exclusão e risco social de crianças e adolescentes, oportunizando a construção de conhecimentos. Oferece atividades esportivas e culturais em oficinas como: capoeira, vôlei, futebol, artes plásticas, canto e dança para alunos na faixa etária entre 07 a 17 anos. Implantado nas UMEs Vinte e Oito de Fevereiro (240 alunos) e Pedro Crescenti (110 alunos).

37

38 MUSEU ARTE JOVEM O programa oferece orientações teóricas, história da pintura, técnicas e práticas de pintura em tela. O principal objetivo do programa é incentivar os jovens a trocarem o tempo ocioso por espaços de criação e conhecimento artístico por meio de atividades manuais desenvolvidas a partir de um tema. Atende 75 alunos de 09 a 17 anos das UMEs José Carlos de Azevedo Junior, Ayrton Senna da Silva e UME Antônio Demóstenes de Souza Brito.

39

40 FUTEBOL EM AÇÃO O objetivo do projeto é realizar um Festival de Futebol uma ou duas vezes ao ano, exclusivamente com os alunos do 6° ao 9° anos das Unidades Municipais de Educação sem o caráter competitivo, integrando educação, esporte e lazer.

41

42 MOSTRA DE TALENTOS DAS UNIDADES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO O objetivo do evento é dar visibilidade ao trabalho artístico (dança, teatro e música) dos alunos, incentivando cada escola a perceber a consistência de sua proposta pedagógica, valorizando o trabalho do professor e equipe escolar.

43


Carregar ppt "Departamento Pedagógico Seção de Projetos Educacionais Especiais SEPROJE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google