A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ESPECIALISTA em GRANDES PARCERIAS. 2 Uma introdução ao mercado financeiro islâmico: Origem, Atividades e Produtos Por Angela Martins Diretora da Área.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ESPECIALISTA em GRANDES PARCERIAS. 2 Uma introdução ao mercado financeiro islâmico: Origem, Atividades e Produtos Por Angela Martins Diretora da Área."— Transcrição da apresentação:

1 1 ESPECIALISTA em GRANDES PARCERIAS

2 2 Uma introdução ao mercado financeiro islâmico: Origem, Atividades e Produtos Por Angela Martins Diretora da Área Internacional do Banco ABC Brasil S.A. (subsidiária do Arab Banking Corporation)

3 3 ORIGEM

4 4 O profeta Maomé nasceu por volta do ano 571 a.D e em 613 a.D a palavra de Deus lhe foi anunciada pelo anjo Gabriel, a qual posteriormente foi escrita no Alcorão e de onde se desenvolveram as leias do Shariah. Maomé era considerado um eficiente negociador e era conhecido como al-amin (o confiável). Dominação do ocidente se intensifica com descoberta do petróleo em A banca islâmica tem origem nas crenças fundamentais da sociedade islâmica que é baseada em princípios estabelecidos no alcorão há mais de 1400 anos.

5 5 Em 1950 a região começa a se libertar desse domínio. Rejeição à ocidentalização e volta ao Islã Nacionalização da empresa de petróleo anglo-iraniana Nacionalização do canal de Suez Criação da Opep Fundado primeiro banco islâmico no Egito Bahrain islamic bank recebe licença Banco islâmico de desenvolvimento é fundado na Arábia saudita

6 6 Princípios

7 7 No Islã o dinheiro não é em si uma commodity, mas sim um meio para se agregar valor econômico sem o qual não se conseguiria gerar riqueza, daí a expressão árabe: AL MAAL LI IMAR AL ARDH O DINHEIRO EXISTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNDO

8 8 O islã é um sistema de crenças que vai além da simples relação do homem com deus. Ele fornece aos muçulmanos um código que regula toda sua forma de vida, tanto religiosa como secular. Existem diferentes escolas do pensamento islâmico. Embora os princípios básicos sejam os mesmos existem diferenças.

9 9 Princípios islâmicos básicos: A usura e o pagamento de juros (riba) A especulação ou risco (gharar) As considerações especiais (shurut) A ilegalidade do objeto do contrato (sabab)

10 10 Produtos

11 11 Alguns exemplos de produtos: Mudharaba - Administração de recursos de terceiros Murabaha - Contrato de compra e venda Ijara - Leasing Takaful - Seguro Sukuk - Bônus

12 12 O Sukuk é um certificado emitido sob as leis islâmicas, tendo como lastro um contrato aceito pelas leis do Shariah. Os princípios básicos que governam uma emissão de Sukuk são : O instrumento financeiro que irá lastrear os Sukuks deverá ser negociável. Os ativos usados como lastro para a emissão dos Sukuks deverão ser identificados e segregados. Cada Sukuk emitido irá representar proporcionalmente o direito do portador sobre os ativos.

13 13 Devido ao grande potencial contido no sistema financeiro islâmico, todos os homens e mulheres de negócios deveriam, pelo menos, avaliar as oportunidades que podem existir para suas empresas nessa industria Duncan Smith – former Managing Director & CEO, ABCIB Islamic Asset Management - Bahrain

14 14 Obrigada! Angela Martins


Carregar ppt "1 ESPECIALISTA em GRANDES PARCERIAS. 2 Uma introdução ao mercado financeiro islâmico: Origem, Atividades e Produtos Por Angela Martins Diretora da Área."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google