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Plano de comunicação Integrada

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Apresentação em tema: "Plano de comunicação Integrada"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de comunicação Integrada

2 Contactos: e-mail Natureza do Projecto Cliente Agência de Comunicação
Plano de Comunicação Integrada Cliente Hard Club Agência de Comunicação Classe C Contactos: Membros do Grupo Clarisse Pessôa; Elisabete Silva; Íris Linheiro; Joana Fernandes; Susana Ribeiro. Orientadores do Projecto Dra. Teresa Ruão e Dra. Sara Balonas.

3 Índice Diagnóstico Estratégia de Comunicação
Proposta de Acções e Proposta Criativa Conceito Pré-Abertura Abertura Continuidade Calendarização Avaliação

4 Análise SWOT Oportunidades Ameaças Pontos fracos Pontos fortes
Edifício de interesse público Zona segura Pouca concorrência Aumento do turismo Ameaças Edifício público ocupado por privados Posto da Policia e zona habitacional - barulho Pontos fracos Associação constante a música Rock Imagem agressiva Estacionamento pago Pontos fortes Conceito único Infra-estruturas, condições técnicas e acústicas Notoriedade da marca Variedade de parcerias Preços baixos

5 Análise de Mercado Concorrência
O Hard Club ambiciona conquistar um público diversificado e, nesse sentido, este novo projecto não se trata apenas de uma mudança geográfica mas também conceptual. Desta forma, pode-se dizer que o Hard Club não tem concorrência directa. No entanto, há diversos espaços culturais nesta região, o que, mesmo que indirectamente, constituirá uma forma de concorrência para o Hard Club. Na tabela que se segue, podemos ver alguns desses espaços, bem como o tipo de serviço que oferecem.

6 O Meu Mercedes é Maior Que o Teu
Empresa/instituição Serviços que oferece Plano B ESPAÇO CULTURAL - Exposições; projecção de vídeos e filmes; galeria; espaço experimental e híbrido, concertos; espectáculos, dança, teatro, performance; palco; dj’s ESPAÇO COMERCIAL - Cafetaria e bar de apoio, aberto durante a semana à tarde, com internet wireless gratuita Maus Hábitos ESPAÇO CULTURAL - Exposições, instalações, ateliês, dj’s sets e concertos ESPAÇO COMERCIAL - Restaurante e cafetaria, bar-café (ambiente informal) Contagiarte ESPAÇO CULTURAL - Concertos, exposições, peças de teatro, workshops, centro de documentação e audiovisuais, café-concerto, galeria, oficina e jardim ESPAÇO COMERCIAL - Bar, café Bazaar - "Corner" FNAC com livros e CD´ ESPAÇO COMERCIAL - Lojas de roupa, acessórios e design, cafetaria com serviço de chá, bar com pista de dança Passos Manuel ESPAÇO CULTURAL - Cinema, concertos «portáteis», sets de dj’s e outros live acts de pequeno formato ESPAÇO COMERCIAL - Bar e clube 31 ESPAÇO CULTURAL - Eventos étnicos com sets de diversos dj’s de todo o mundo ESPAÇO COMERCIAL - Bar Triplex ESPAÇO CULTURAL - Electrónica dançável, garantida por dj’s convidados; festas temáticas ESPAÇO COMERCIAL - Jardim/esplanada, bar Labirintho - Café-bar com música a um nível que permite conversar O Meu Mercedes é Maior Que o Teu - Café-bar para conversar ou dançar Teatro Sá da Bandeira ESPAÇO CULTURAL - Teatro e Música (Concertos e Festas de Dança) ESPAÇO COMERCIAL - O edifício integra, para além do teatro, três lojas, e tem um total de cinco mil metros quadrados de área coberta. Para além da sala principal, o teatro tem mais duas salas de cinema. Teatro Rivoli - Ballet e concertos. - Café-Concerto. Não há informação actualizada. Casa da Música ESPAÇO CULTURAL -Concebida para ser a casa de todas as músicas, seja no domínio da apresentação e fruição pública, seja no campo da formação artística e da criação. ESPAÇO COMERCIAL - Restaurante, 3 Bares e várias salas adaptadas para diversos tipos de eventos.

7 Análise de Mercado Comunicação das instituições culturais
Internet (páginas na internet, blogs, sites associados à cultura, newsletters) Postais (colocados em espaços comerciais, tais como bares, restaurantes, lojas, etc.) Folhetos informativos (turismo) Posters (colados em muros de obras) Outdoors e Mupis (paragens de autocarro e outros locais estratégicos)

8 Análise de Mercado Exemplo de como Comunicam as instituições culturais
Plano B Exemplo de como Comunicam as instituições culturais Casa da Música Contagiarte Rivoli Voltar ao Índice

9 Objectivos do cliente Fomentar um maior reconhecimento da marca no mercado nacional e internacional; Objectivos específicos: Conquistar um novo público – crianças e idosos; Conquistar mercado para os novos serviços: o restaurante, a cafetaria, a livraria e loja de discos; Atrair mais de clientes por ano a este novo espaço; Aumentar a venda de merchandising.

10 Objectivos de Comunicação
Promover a imagem de um novo Hard Club. Já não é só um bar de rock mas, acima de tudo um espaço de cultura para todos os gostos e idades; Objectivos específicos: Criar sentimento de pertença e empatia nos portugueses em relação ao Mercado Ferreira Borges e ao Hard Club, promovendo a história do Mercado; Fomentar o culto Hard Club como marca e como espaço cultural; Divulgar a programação do Hard Club a nível nacional; Criar impulso de visita.

11 Posicionamento Pretende destacar-se ao nível do Norte, de Portugal e a nível internacional Concorre com outros espaços que já estão mais implantados no mercado cultural do Porto, mas ao mesmo tempo temos um conceito único e inovador, que assenta na multiplicidade de gostos e motivações, que fará do Hard Club um símbolo de referência nacional Fazer com que o Norte se orgulhe de um espaço inovador, dinâmico e moderno

12 Público-alvo Prioritário Crianças
Gostam de participar em actividades e reagem bem a novas experiências. São, também, muito sensíveis e espontâneas Adolescentes Irreverentes, não perdem uma oportunidade para sair de casa ou da escola, gostam de ser surpreendidos Estudantes Universitários Gostam do que é diferente, procuram espaços alternativos mas têm pouco dinheiro, alguns ainda vivem na casa dos pais Jovens adultos Procuram uma componente cultural e variada, sobretudo, ao fim-de-semana Turistas estrangeiros Curiosos, procuram coisas diferentes e inovadoras, viver novas experiências Turistas nacionais São mais distraídos, contidos financeiramente e estão menos abertos aos programas culturais Idosos Gostam de se levantar cedo para que o dia seja mais longo, gostam de fazer coisas que os façam sentir mais jovens Amantes da música São críticos e exigentes

13 Público-alvo Influenciador OCS regionais
Gostam de acontecimentos/projectos que valorizem a cidade e contribuam para o seu desenvolvimento OCS nacionais Estão apenas interessados nos eventos de maior dimensão, com interesse nacional. OCS internacionais Dão importância a acontecimentos que envolvam grandes nomes ou que tenham grande impacto mediático. OCS especializados Interessa-lhes tudo aquilo que promove a sua área de especialização: música, teatro, restauração, arquitectura, pintura, cultura, dança, actividades recreativas, entre outras. Agentes políticos regionais Tem todo o interesse em ver o Hard Club crescer e levar o nome da Cidade além fronteiras Professores Sabem quais os projectos educacionais mais apropriados para as suas crianças e adolescentes, no entanto podem colocar resistências devido à falta de disponibilidade e ao cumprimento do programa lectivo. Directores de Lares É importante para eles garantir espaços de lazer para os utentes Outras instituições da região Atentas ao que as rodeia, gostam de oportunidades para estabelecer boas parcerias e realizar bons negócios Líderes de Opinião Constituídos por jet set ou figuras públicas de renome que por norma, trazem consigo mais pessoas conhecidas do grande público. Voltar ao Índice

14 Pressupostos Para o planeamento estratégico tivemos em atenção que a inauguração do Hard Club terá lugar no dia 12 de Dezembro de 2009 e que tem um budget limitado; Vamos procurar distanciar-nos, de alguma forma, daquilo que tem vindo a ser feito/pensado pelo responsável de Comunicação do Hard Club, sem que isso implique um desvio total ao que já existe. Muito pelo contrário, servir-nos-emos de algumas coisas já existentes. Este Plano de Comunicação Integrada, dada a natureza do trabalho no qual foi concebido, será de carácter mais geral e institucional. No entanto, reconhecemos a necessidade de realizar, posteriormente, outros planos de comunicação para a divulgação da programação específica do Hard Club, a iniciar após a inauguração. Dividiremos a nossa proposta de acções em três etapas: Pré-abertura do Hard Club; Abertura do Hard Club e Acções de Continuidade. Voltar ao Índice

15 Multiculturalidade de públicos e programas:
O conceito Multiculturalidade de públicos e programas: Hard Club - “Prepara-te para um estilo Hard” Como conceito geral da campanha, escolhemos a multiculturalidade de públicos e programas. Usaremos a headline “Prepara-te para um estilo Hard” com o objectivo de demonstrar que o Hard Club é um espaço que pensa em todos os gostos e em todas as faixas etárias e que, portanto, todos se podem preparar para o frequentar. As pessoas sentir-se-ão à vontade em ser como são no Hard Club porque este acolhe a todos, sem juízos nem preconceitos. Optamos por usar a 2ª pessoa do singular para criar um tom de comunicação informal e descontraído. Voltar ao Índice

16 Acções de Pré-abertura

17 Pré-abertura Relações Públicas: Assessoria de Imprensa Press-Releases
Conferências de Imprensa Lançamento do projecto Comunicação da data de inauguração do Hard Club (como uma nota informativa/Breve). Divulgação do evento de abertura. Lançamento do projecto Finalistas do concurso “Hard Club Music” Estes comunicados de imprensa serão avaliados através do clipping, ou seja, do número de artigos que saírem nos OCS (incluídos ou não na mailing list) e da positividade/negatividade dos mesmos.

18 Pré-abertura Publicidade
Teaser e Revelação: divulgação da reabertura Hard Club e MFB Públicos prioritários e influenciadores (que tenham acesso as plataformas de redes sociais: , HI5, Twitter, Facebook, blogs, sites, entre outros, assim como telemóveis) Em Outubro/Novembro de 2009 O objectivo é suscitar a curiosidade Será difundido nas redes sociais, de telecomunicações e em sites (através de banners). A revelação da mensagem teaser terá, também, a forma de mupis e outdoors Budget através da Câmara Municipal

19 Pré-abertura Copy Strategy Teaser
“Achas que nada te fica bem? Então, prepara-te para adoptar um estilo… HARD” (All Type) Copy Strategy Revelação do teaser Prepara-te para um estilo HARD” Imagens: Colocar pessoas de idade a tocar um instrumento musical; crianças intelectuais; adultos com hábitos infantis. O objectivo é criar um contra-senso e surpresa no público, mostrando que o novo Hard Club é para todas as idades, gostos e estilos de vida. O teaser e a respectiva revelação serão avaliados pelo número de visitas aos sites e redes sociais para onde serão enviados, bem como pelos comentários publicados aos mesmos.

20 Pré-abertura Publicidade Spot publicitário em formato online
Para alvos prioritários e influenciadores, que tenham acesso à internet De 20 de Novembro de 2009 a 31 de Março de 2010 Com o intuito de divulgar o novo conceito do Hard Club, bem como os novos públicos que pretende atingir. Para a criação deste spot foi lançado um concurso para alunos de publicidade, design e audiovisuais de universidades de todo o país. Para a compra dos espaços on-line recorrer-se-á a apoios do Ministério da Educação. O Spot será avaliado pelo número de participantes no concurso e, mais subjectivamente, pelo aumento ou não de clientes.

21 Pré-abertura Publicidade
Mupis e Outdoors com programa do evento de abertura Para público prioritário e influenciador, porém restrito aos que circulam na zona do Grande Porto. 1 de Dezembro. Divulgar a inauguração do Hard Club, criando um sentimento de pertença nas pessoas e mostrando que o Hard Club é para todos. Pretendemos obter o budget através da Câmara Municipal, recorrendo aos fundos dedicados à cultura e a possíveis patrocínios com gráficas e produtoras discográficas que tenham interesse em se projectar através do Hard Club.

22 Pré-abertura Copy Strategy Revelação do teaser
“Hard Club | Reabre a 12 de Dezembro | Programação | Mercado Ferreira Borges” Imagens: Imagem coerente/semelhante à da revelação do teaser Esta acção terá como forma de avaliação o número de clientes durante todo o dia de inauguração.

23 Pré-abertura Relações Públicas: Eventos Acção de Rua
Para todos aqueles que estiverem a passar no local da acção, nomeadamente turistas; estudantes e crianças que estejam no caminho da escola; adultos que se desloquem de transportes públicos e OCS. Pretendemos criar nas pessoas um impacto positivo sobre o que é a filosofia do Hard Club e as suas actividades. Vamos, nesta acção, demonstrar “fisicamente” que o espaço está destinado a diferentes tipos de público. 10 de Dezembro. A acção de rua será avaliada em função do número de vídeos e fotos que conseguirmos fazer e número de visitas ao Hard Club, especialmente no dia da reabertura.

24 Pré-abertura Ideia Colocaremos insufláveis onde estarão disponíveis materiais e objectos (perucas malucas, óculos diferentes e instrumentos musicais) para que as pessoas possam tirar fotos e fazerem vídeos. Aqui serão também feitas pinturas artísticas nos rostos. Informaremos acerca do programa de inauguração do Hard Club, distribuiremos T-Shirts dizendo “Hard Club – Prepara-te para um estilo Hard” e também serão oferecidos bilhetes duplos para a festa de inauguração às 3 fotos mais originais Locais AV. dos Aliados – zona de grande movimento comercial e de circulação de pessoas Zona da Ribeira – zona propícia a uma grande concentração de turistas e também alguma movimentação comercial Escolas (ainda a definir) – área de constante passagem de crianças e pais Voltar ao Índice

25 Campanha de abertura

26 Abertura Relações Públicas: Eventos Evento de abertura
Para agentes políticos, professores e alunos das escolas, idosos, estudantes universitários, jovens adultos, amantes da música, turistas. Todos os OCS. 12 de Dezembro de Data escolhida em função do término das obras, mas também por ser um Sábado (dia mais livre que as pessoas têm para usufruir este tipo de eventos) e não ser muito próximo da época de natal. Causar impulso de visita, dar a conhecer o espaço e criar sentimento de pertença. Os custos serão sustentados pelo Hard Club. Esperamos que ao longo do dia visitem o Hard Club pelo menos 500 pessoas. Além de avaliar se este objectivo foi atingido, também faremos um breve inquérito no decorrer do evento para recolher opiniões, sugestões e críticas.

27 Abertura Ideia Terá início durante a tarde com várias actividades destinadas exclusivamente para crianças, pais e idosos. É de salientar que os vencedores do concurso terão como prémio a gravação da sua actuação ao vivo com os dispositivos que o Hard Club possui. O evento de terá como atracção principal a actuação dos 3 finalistas e a divulgação do vencedor do concurso de bandas que o Hard Club está a fazer no MySpace e no site (Hard Club Music), na festa que se realizará durante a noite. Lista de Convidados VIP´S Presidente da Câmara ;Famosos da dança de salão para darem a aula; A banda Xutos & Pontapés; O dj convidado ; Parceiros; OCS Convites: Serão enviados no mês de Julho de 2009 com pedido de confirmação prévia. Aos outros públicos ser-lhes-á entregue convites durante as campanhas de ruas e das outras acções de pré-campanha. O público não abrangido nestas acções terá igualmente a entrada livre durante todo o dia. (Convite servirá apenas para estimular a presença). Voltar ao Índice

28 Acções da Campanha de continuidade

29 Continuidade Relações Públicas Parcerias
Com a TV on-line Porto Canal - A Porto Canal fica com os direitos de transmissão de quase todos os eventos realizados no Hard Club. Paralelamente, o Hard Club cede bilhetes para concertos, vouchers desconto para jantares, merchandising e outras actividades, para serem oferecidos em programas de entretenimento e concursos do próprio canal. Com uma Rádio Local e numa nacional - O Hard Club oferece bilhetes para concertos, vouchers desconto para jantares, merchandising e outras actividades, para serem oferecidos em programas de entretenimento e concursos da estação. Estas parcerias visam a criação de sentimento de pertença

30 Continuidade Com os hotéis da Região Norte – Oferece-se um desconto de 10% nos bilhetes do Hard Club, assim como, vouchers para o restaurante e livraria, aos clientes dos hotéis parceiros, com o objectivo de incentivar os clientes destes estabelecimentos a visitar o Hard Club Serão avaliadas pela quantidade de pessoas que utilizarem, nos espaços do Hard Club, os descontos e bilhetes oferecidos pelos parceiros. Faremos isso através da recolha e contagem mensal dos bilhetes e vales descontos.

31 Continuidade Relações Públicas Desconto no parque de estacionamento
Para todos os clientes Com o objectivo de não permitir que as pessoas deixem de ir ao Hard Club por causa do estacionamento, facilitando o acesso ao edifício (os clientes do Hard Club pagam apenas a primeira hora). Consegue-se através de parceria com o proprietário do Parque Infante, que fica ao lado do Mercado Ferreira Borges. Pretendemos carimbar os talões de estacionamento dos clientes do Hard Club de forma que estes só paguem a primeira hora de estacionamento no Parque Infante, que fica ao lado do Mercado Ferreira Borges. Será avaliada pela quantidade de clientes do Hard Club que estacionarem no parque, através da contabilização dos carimbos registados.

32 Continuidade Relações Públicas Campanha de Rua
Para todos que estiverem a passar no local da acção, nomeadamente turistas; estudantes e crianças que estejam no caminho da escola; adultos que se desloquem de transportes públicos e OCS. Mostrar que o Hard Club é um espaço que deve ser frequentado por pessoas de todas as idades e que dispõe de um conteúdo cultural multidisciplinar Locais: Av. dos Aliados, Ribeira, Saída de escolas

33 Continuidade Ideia Será avaliada em função do número de vídeos e fotos que conseguirmos fazer e do posterior aumento ou não do número de visitas ao Hard Club. Propomos colocar cenários variados para que as pessoas possam tirar fotos. O cenário irá variar de acordo com a programação estabelecida pelo Hard Club. Se, por exemplo, o Hard Club trouxer uma banda conhecida para fazer um espectáculo, nos dias que antecedem o concerto e com vista em divulgar o evento, colocaremos um cenário da banda, no qual falta o vocalista para que as pessoas ocupem o lugar do mesmo, como se estivessem a actuar com o resto da banda. Faremos vídeos e fotos para, posteriormente, colocar no interior do Hard Club e a melhor performance receberá um convite duplo para assistir ao espectáculo. Será avaliada em função do número de vídeos e fotos que conseguirmos fazer e do posterior aumento ou não do número de visitas ao Hard Club.

34 Continuidade Relações Públicas Participação em iniciativas para jovens
Para crianças, adolescentes e jovens de todo o país Revelar o Hard Club enquanto mais-valia cultural para a cidade e país, mostrando a multidisciplinaridade do local. Venda de merchandising. Os gastos despendidos são pequenos e podem ficar por conta do Hard Club. O Relações Públicas da empresa irá deslocar-se às iniciativas lançadas para jovens, da região do norte, que decorrem ao longo do ano com o objectivo de informar aos jovens o que é o Hard Club e as actividades que este espaço realiza. Poderá levar uma equipa para fazer a venda de merchandising e para fazer uma divulgação mais alargada do projecto. Será avaliada através do merchandising vendido e da adesão dos alunos às actividades propostas pela Hard Club.

35 Continuidade Relações Públicas
Assessoria de Imprensa, Gestão de Crises, Publicações Prevemos o recurso o estes mecanismos sempre que se mostre necessário. A boa relação com os mais variados OCS é imprescindível para a manutenção da imagem de uma empresa. Estes poderão comunicar assuntos do interesse da Hard Club no sentido de fortalecer a sua imagem e serão boas ferramentas para a gestão eventuais crises, assim como o plano de gestão de crises que deverá ser criado ainda antes da reabertura. As publicações (agenda, revista) poderão ser mensais ou ter outra periodicidade e servirão de meio de comunicação dos valores e filosofia do Hard Club, bem como da programação específica a decorrer no período abrangido pela respectiva publicação.

36 Continuidade Publicidade Mapa
Para todos os alvos, em especial os turistas nacionais e estrangeiros Com a finalidade de divulgar a história do Mercado Ferreira Borges e do Hard Club a nível nacional e internacional e dar a conhecer a actual localização do Hard Club. Os mapas serão colocados em hotéis da região norte, postos de turismo, aeroporto Sá Carneiro, Estações da CP, restaurantes, cafés, bares, paragens de autocarros, entre outros.

37 Continuidade Copy Stretagy (atrás)
O Mercado Ferreira Borges, construído em 1885, fica situado acima da praça da Ribeira, perto do jardim do Infante. Actualmente, a concessão do Mercado Ferreira Borges foi entregue pela Câmara Municipal do Porto aos Proprietários do Hard Club, um espaço cultural multidisciplinar. Imagem (à frente): Mercado Ferreira Borges Será avaliada em função da rapidez com que a primeira remessa de postais se esgota. Assim também veremos a necessidade de continuar com a acção ou não.

38 Continuidade Divulgação da programação específica
Além de todas as acções que já foram sugeridas e que poderão servir, entre outras coisas, para divulgar programação específica, achamos relevante fazer uma listagem de outros meios e estratégias que deverão ser utilizados desde o dia da inauguração. Relações Públicas Contactos directos com escolas e lares (acordo directo para interacção), acções de rua periódicas, eventos (festa de aniversário do Hard Club e outras); um dia com entrada livre para toda a gente; Publicidade Panfletos (flyers, postal free), on-line (newsletter, mailings, site, spots, banners), posters/cartazes de rua, outdoors e mupis. Voltar ao Índice

39 Pré-Campanha e Inauguração Conferências Imprensa
Calendarização Pré-Campanha e Inauguração 2009 Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez. Press-releases Conferências Imprensa Teaser Mupis e Outdoors Spot On-line Acção de Rua Evento Inauguração

40 Campanha de Continuidade Iniciativas para jovens
Calendarização Campanha de Continuidade 2010 Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez. Acção de Rua Spot On-line Mapas Iniciativas para jovens Parcerias Desconto Parque Outros Voltar ao Índice

41 Avaliação Este plano será avaliado por dois elementos:
Número de visitas do Hard Club durante o ano. Inquérito sobre a imagem e conceito do Hard Club (tentar perceber se a ideia de um espaço multidisciplinar passou).

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