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A sexualidade na Vida das Pessoas com deficiência

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Apresentação em tema: "A sexualidade na Vida das Pessoas com deficiência"— Transcrição da apresentação:

1 A sexualidade na Vida das Pessoas com deficiência
(2ª sessão) Parceria: Departamento de Saúde Pública Ministério da Saúde Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

2 Objectivos Reflectir sobre a presença da sexualidade na vida das crianças e dos jovens com deficiências; Mobilizar-se para participar activamente no processo de inclusão de pessoas com deficiências.

3 Deficiência = Limitação Funcional x Ambiente
O que é Deficiência? Deficiência = Limitação Funcional x Ambiente O resultado da interacção entre pessoas com diferentes níveis de funcionamento e um entorno que não leva em consideração essas diferenças. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, aproximadamente 10% de qualquer população são portadoras de algum tipo de deficiência.

4 Diversidade Funcional Ambiente
Equiparação de oportunidades Diversidade Funcional Ambiente Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

5 A deficiência e a Educação Sexual
Pode-se afirmar que, em relação à sexualidade, as instituições mais próximas da criança – família e escola – não aceitam qualquer atitude ou comportamento que não seja considerado “normal”. E esta faixa de normalidade é, geralmente, muito estreita, e desfasada em relação à cultura liberal contemporânea. Ela não acolhe as manifestações de curiosidade e exibicionismo, muitas vezes comuns na criança, não aceita expressões de intimidade física entre jovens que são mostradas (e servem de modelo) livremente pelos meios de comunicação, e ainda considera qualquer comportamento com conotações sexuais como desvio ou distúrbio de personalidade.

6 A deficiência e a Educação Sexual
Quando se trata de crianças ou jovens com necessidades especiais, então, somam-se outros estereótipos e preconceitos. É comum ouvirmos, dos adultos, comentários como: “Se ele não consegue nem aprender, como é que fica tão curioso com esses assuntos?” “Será que isto não acontece porque ele tem outros problemas também?”.

7 Mitos ligados à deficiência
“As pessoas com deficiência não têm desejos nem necessidades sexuais”. Já que a deficiência mental é sempre hereditária, os deficientes não devem ter filhos”. “As pessoas com incapacidade não são atractivas”. Têm uma sexualidade descontrolada, exagerada,...” “Todos os deficientes são iguais”.

8 Mitos ligados à deficiência
“Sexualidade do deficiente = problema”. “Não podem funcionar sexualmente de forma adequada”. “Não têm capacidade para actuar de forma responsável em relação à sexualidade”. “São como «crianças», não se deve «despertar» a sua sexualidade”. “Não se pode fazer educação sexual porque os incita à conduta sexual”.

9 Para pensar… A escola e a família não se sentem seguras para lidar com as manifestações sexuais destes jovens, porque têm dificuldade em lidar com os demais comportamentos das pessoas “especiais”. Esta atitude tem duas consequências principais: 1- Afecta a construção da identidade e do auto-conceito do jovem com deficiências, já que a sexualidade tem enorme importância neste processo. 2- Potencializam-se os riscos provocados pelo desconhecimento da própria sexualidade, num momento do ciclo vital em que ela é vivenciada de forma tão intensa.

10 Para pensar… Por outras palavras, no caso de jovens com deficiências, aos preconceitos quanto à sua sexualidade e às dificuldades de difusão de informações e orientações sobre sexo por parte dos adultos significativos, agregam-se a processos excludentes e estigmatizantes, que dificultam ainda mais sua inclusão social, e os tornam mais sujeitos a problemas nessa área.

11 Então como agir? O programa de educação sexual tem como objectivo geral o desenvolvimento saudável da sexualidade. O seu carácter preventivo, diminui os riscos de doença e promove o bem-estar da pessoa. O conteúdo não se deve restringir aos aspectos informativos de natureza biológica, mas principalmente aos aspectos relacionais envolvidos na busca de uma identidade sexual, trabalhando a ansiedade e o conflito gerados. Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

12 Como agir… Deve-se criar espaços para trocas e discussões, onde os educandos possam expressar livremente as suas ideias, valores, dúvidas e inseguranças sobre a sexualidade no seu quotidiano.

13 Como agir: Deficiência mental
Na deficiência mental sabemos que quanto maior o grau, maior será a dificuldade para a pessoa compreender as funções sexuais, de regular e controlar os seus impulsos e relacionar-se com o meio de maneira adequada. Por isso, um programa de educação sexual deve ser bem claro quanto aos objectivos comportamentais.

14 As actuações básicas devem consistir em:
Ensinar a transmitir afecto físico de forma adequada; Desanimar as demonstrações de afecto inapropriadas; Ensinar a ajustar os valores familiares e sociais (privacidade); Diferenciar entre o não aceitável “em público” e o aceitável “em privado”; Ensinar o direito a dizer “Não”; Ensinar a comunicar à família qualquer abuso; Não esquecer de falar de prazer e afecto na educação sexual. Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

15 Assim, o conteúdo deve abranger basicamente:
Informações quanto a: aspectos biológicos (corpo humano); higiene; órgãos sexuais e suas funções; menstruação; gravidez e métodos anticoncepcionais; IST’s/VIH.

16 Assim, o conteúdo deve abranger basicamente:
Orientações quanto a: comportamento adaptativo (padrão sócio-cultural); regras e limites da conduta sexual: masturbação, namoro, fantasias, erotismo, expectativas e frustrações. Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

17 “Olha para mim” Olha para mim... Enquanto ser humano que sou Enquanto criança que eternamente o será, longe das regras sociais Enquanto pessoa que ama, sofre, sente e se desilude com os outros… E que, acima de tudo, ao receber dá o devido valor! Como alguém que sorri apesar das contrariedades da vida Que Me tornam diferente Me atiram para uma cama, uma cadeira de rodas, ou simplesmente, me afastam do mundo! Aquele para quem um sorriso teu é tudo Em que um abraço, um beijo, enfim um carinho teu me chegam para ser feliz! Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | | Autor desconhecido

18 Obrigada. Vemo-nos amanhã!


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