A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE O USO E A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ CCH / LEEA / SEUR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE O USO E A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ CCH / LEEA / SEUR."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE O USO E A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ CCH / LEEA / SEUR

2 INTRODUÇÃO Em 27 de dezembro de 2005 a UENF e a AGEVAP firmaram um convênio de colaboração, para um programa de sensibilização da população de Campos dos Goytacazes sobre o uso e a preservação dos recursos hídricos locais, com ênfase na gestão do Rio Paraíba do Sul Este projeto foi composto de duas partes, integradas e seqüenciais: na primeira etapa foi feita uma ampla pesquisa de opinião pública, ouvindo a população local sobre a sua percepção sobre os recursos hídricos e sobre a gestão dos mesmos; e na segunda etapa, devidamente municiado pelas informações coletadas, foi oferecido um curso de educação ambiental para professores do ensino básico do município, os melhores multiplicadores de informações.

3 METODOLOGIA A primeira preocupação metodológica foi a de definir a distribuição espacial da pesquisa, de forma a refletir, da melhor maneira possível, a realidade sócio-econômica da população local. Neste sentido a tarefa foi facilitada, aproveitando a experiência acumulada de outras amostragens já realizadas por pesquisadores da UENF e do CEFET/CAMPOS, que dividem o espaço geográfico campista em 04 (quatro) sub-áreas, determinadas pelo cruzamento de dois grandes eixos: a BR-101 e o Rio Paraíba do Sul.

4 SITUAÇÃO ATUAL DO RIO PARAÍBA DO SUL NA LOCALIDADE DE MATADOURO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Fonte: CCH/LEEA/SEUR

5 Fonte Viviane Silva de Oliveira LEEA/UENF

6 RESULTADOS OBTIDOS

7

8

9

10

11

12

13 O que fazer para preservar

14

15

16 CONCLUSÃO – PRIMEIRA FASE A principal conclusão que a pesquisa forneceu é de que temos muito a fazer em termos de despertar uma verdadeira consciência ambiental na população campista à respeito do uso e da sustentabilidade do seus recursos hídricos, em especial do Rio Paraíba do Sul. O nível de conhecimento sobre a gestão dos recursos hídricos, sobre a responsabilização desta gestão e sobre as melhores práticas é baixo. Naturalmente as causa por esta situação são várias, indo da falta de informação à respeito do tema, até uma ausência de interação entre os órgãos responsáveis e a população civil.

17 CONSIDERAÇÕES FINAIS Tivemos como objetivo oferecer suporte para o curso de Educação Ambiental – visando criar uma cultura local de participação e de responsabilidade com a gestão dos recursos hídricos. Com informações básicas e principalmente numa linguagem acessível, acreditamos que este é um excelente caminho para a sensibilização ambiental: informação, comunicação e participação. Certificando que a escola é um ótimo lugar para envolver os diferentes atores e gestores de hoje e de amanhã.


Carregar ppt "PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE O USO E A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ CCH / LEEA / SEUR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google