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1 Evasão no Ensino Superior XXV Encontro Nacional do FORGRAD Junho de 2012 Antonio Simões Silva Coordenador Geral de Expansão e Gestão Secretaria de Educação.

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1 1 Evasão no Ensino Superior XXV Encontro Nacional do FORGRAD Junho de 2012 Antonio Simões Silva Coordenador Geral de Expansão e Gestão Secretaria de Educação Superior Ministério da Educação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior

2 2 O conceito de evasão O que é a evasão? Evasão no ensino pode ser definida pelo numero de alunos regulares que abandonam seus cursos, instituições ou sistema formal ou informalmente, ou seja, informando a sua instituição ou não. 1ª - Evasão do curso, o desligamento formal do estudante de um determinado curso independentemente de haver mobilidade interna (sai do curso mas permanece na instituição) 2ª - Evasão da instituição, a perda definitiva do vínculo com a instituição (sai duma instituição e vai para outra). 3ª - Evasão do sistema abandona os estudos.

3 3 Qual das tres evasões devemos evitar? As 3 perturbam o sistema. A primeira é ruim para o curso mas pode ser boa para o estudante. Pode evitar a segunda. A segunda é ruim para a institução mas pode ser boa para o estudante. Pode evitar a terceira. A terceira é ruim para todos.

4 4 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Há diversos modelos para avaliar a evasão Como diagnosticar a evasão?

5 5 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Como diagnosticar a evasão? Nos modelos anteriores I t = ingresso no ano t C t = concluintes no ano t M t = matriculas no ano t M t+1 = matriculas no ano t+1 I t+1 = ingresso no ano t+1

6 6 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Evasão nas Universidades Federais O Os dois primeiros modelos pegam somente a movimentação de um ano e têm resultados praticamente iguais. Não captam a retenção. O terceiro modelo capta a movimentação do período de um curso de 5 anos. É o modelo usado na OCDE. Engloba num só pacote retenção e evasão. É conhecido tambem como de taxa de sucesso de graduação. É o modelo usado por grande parte dos outros países.

7 7 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Evasão em alguns países. (fonte: Education at a Glance © OECD 2010 Evasão na OCDE Para estas taxas foi usado o modelo 3

8 8 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Discrepância entre modelos Para os dados acima os resultados são: modelo 1 = 12,1% modelo 2 = 13,8% modelo 3 = 32,4% Ing 2006 Concl 2010 Conc 2009 Mat 2010 Mat 2009 ing 2009 ing 2010 BRASIL

9 9 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Discrepância entre modelos Nos modelos 1 e 2 ao captar as matrículas os alunos que estão retidos são considerados como dentro do sistema. O modelo 3 ao mirar somente na conclusão e ingresso considera os retidos como evadidos. Note-se que num sistema em expansão, como o nosso, e que tenha alta retenção a taxa de evasão do modelo 3 tende a ser alta. No exemplo os ingressantes de 2006 eram , e em 2010 eram Mais que o dobro!

10 10 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Evasão por região mod 1mod 2mod 3 REGIÃO%% CO15,3017,4939,80 N1,150,9536,37 NE17,2618,8844,37 S12,5813,9834,11 SE11,4112,7516,30 Fonte: Censo da Educação

11 11 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Evasão por curso A diferença entre mod 3 e mod 2 é a retenção?

12 12 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Evasão por curso

13 13 PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Obrigado pela atenção


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