A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Worldwide Experience with AdBlue (ARLA32) Evento Afeevas de Tecnologia Daniel Hubner Yara - April 4, 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Worldwide Experience with AdBlue (ARLA32) Evento Afeevas de Tecnologia Daniel Hubner Yara - April 4, 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Worldwide Experience with AdBlue (ARLA32) Evento Afeevas de Tecnologia Daniel Hubner Yara - April 4, 2011

2 ARLA 32: É uma solução aquosa de uréia técnica ultra-pura: Não é tóxica Não é explosiva Não é nociva ao meio ambiente Está classificada na categoria dos fluidos transportáveis de baixo risco Regulamentação: Instrução Normativa do IBAMA nº 23, de Função: Reduzir quimicamente as emissões de NOx dos veículos equipados com motores diesel Dados: Fórmula: (NH 2 ) 2 CO Também é conhecido como AdBlue, DEF (Diesel Exhaust Fluid) e AUS 32 (Aqueous Urea Solution) O que é o AdBlue (DEF ou ARLA 32 )?

3 Normalização para o AdBlue ISO Requerimentos de qualidade do AdBlue ISO Testes de qualidade do AdBlue ISO Manuseio, transporte e estocagem do AdBlue ISO Interfaces para abastecimento com AdBlue

4 Especificação ISO 2224 Urea31,8 - 33,2 w/w % Alkalinity as NH 3 < 0,2 % Biuret< 0,3 % Insoluble< 20 ppm Aldehyde< 5 ppm Phosphate (PO 4 )< 0,5 ppm Calcium< 0,5 ppm Iron< 0,5 ppm Copper< 0,2 ppm Zinc< 0,2 ppm Chromium< 0,2 ppm Nickel< 0,2 ppm Aluminium< 0,5 ppm Magnesium< 0,5 ppm Sodium< 0,5 ppm Potassium< 0,5 ppm Density at 20 °C1, ,0930 g/cm 3 Breaking index at 20 °C1, ,3843

5 SCR - (Selective Catalytic Reduction)

6 Como funciona? AdBlue (NH 2 ) 2 CO

7 Compatibilidade de Materiais Suitable materials High-alloyed austenitic Cr-Ni- and Cr-Ni-Mo-steel according DIN EN to -3 Ttanium HD poly ethylene (HDPE) HD poly propylene (HDPP) Poly fluor ethylene (PFE) Poly vinylidene di fluoride (PVDF) Poly perfluoro alkoxy (PFA) Poly iso butylene Viton Unsuitable materials Copper Copper-containing alloys Unalloyed steel Magnesium Magnesium-containing alloys Galvanised steel Zinc-containing alloys Aluminium Aluminium-containing alloys

8 Use apenas materiais compatíveis Novos materiais (por exemplo, tanques de armazenamento, tanques de transporte, linhas de transporte, etc) precisam ser limpos (não use detergentes) e lavadas com água desmineralizada antes do primeiro uso. Uma amostra da água precisa ser testada para garantir que ele está limpo. Não armazene ao sol direto Manter os recipientes bem fechados para evitar contaminação Não utilize recipientes (ex. galões) que tenham sido utilizados para o armazenamento de outras produtos para armazenar AdBlue. Vários exemplos de sistemas danificados SCR em caminhões foram relatadas devido à contaminação com lubrificantes e diesel a partir da reutilização de embalagens velhas Armazenagem e Movimentação

9 Temperatura ideal de armazenagem até 30 o C (para manter validade) Temperatura mínima de armazenagem–11 o C (para evitar congelamento) Temperaturas elevadas não afetam imediatamente a qualidade do produto –Devido ao aumento da hidrólise em amônia e CO 2, o teor de ureia do produto pode diminuir, e o conteúdo de amônia pode aumentar, fazendo com que o produto fique fora de especificação. –O prazo de validade diminui se quanto maior a temperatura de armazenagem Congelamento (e descongelamento) não afetam a qualidade do produto Prazo de validade é de 1 ano se armazenado até no máx.30 o C

10 ARLA/AdBlue/DEF: um fenômeno global North America (DEF) Potential : 2000 kT solution in 2015 Start : 2010 Trucks North America (DEF) Potential : 2000 kT solution in 2015 Start : 2010 Trucks Australia & NZ (AdBlue) Potential : kT solution Start : 2008 Australia & NZ (AdBlue) Potential : kT solution Start : 2008 Japan Potential : kT solution Started : 2005 Japan Potential : kT solution Started : 2005 Europe (AdBlue) Potential : 3800 kT solution in 2012 (ACEA) Start : 2006 Europe (AdBlue) Potential : 3800 kT solution in 2012 (ACEA) Start : 2006 Source: ACEA, Integer, Yara Brazil (ARLA-32) Potential : 2,000 kT solution in 2022 Start : 2012 Brazil (ARLA-32) Potential : 2,000 kT solution in 2022 Start : 2012 China (AdBlue?) Potential : ?? kT solution Start : 2010 in largest cities China (AdBlue?) Potential : ?? kT solution Start : 2010 in largest cities Argentina (?) Potential : ? kT solution in 2022 Start : 2012 Argentina (?) Potential : ? kT solution in 2022 Start : 2012 Colombia Start : 2010 Colombia Start : 2010

11 Evolução das vendas de caminhões na Europa

12 Evolução do consumo de AdBlue na Europa O mercado AdBlue cresce rapidamente –2005: Primeiras vendas no mercado < ton mercado total –2008: depois de 3 anos ~ t mercado total –2009: Crescimento limitado pela crise – t mercado total Acompanhar o vigoroso crescimento do mercado tem sido o maior desafio para todos os players Fortes investimentos na produção, armazenagem e no canal de distribuição para garantir a segurança de abastecimento Estruturar a distribuição para garantir a disponibilidade em todo o Brasil será um desafio, mas pode ser feito. O uso de Sensor de Nox & OBD Disponibilidade de Diesel com baixo teor de S Crescimento da demanda AdBlue Efeito da crise

13 Air1 Produção e Terminais Quadrados amarelos: Plantas da Yara Sluiskil, Holanda Brunsbüttel, Alemanha Ferrara, Italia Le Havre, França Quadrados laranjas: Planta de 3s Alemanha Austria Polonia Triângulos verdes: Plantas de dissolução Harjavalta, Finlandia Silla, Espanha Círculos Verdes: Terminais Menstad, Noruega Immingham, UK Dagenham, UK Bilbao, Espanha Hamm, Alemanha Círculos vermelhos: Previsão de novos terminais Landskrona, Suécia Sistema de suprimento na Europa

14 Sistema de suprimento nos EUA

15 Garantir a disponibilidade é o grande desafio Cooperação entre todos os participantes do mercado é fundamental: 1. Legislação clara (qualidade, OBD, fiscalização, tributação) 2. Participação das OEMs Rede de concessionárias (alternativa para os primeiros usuários SCR) 3. Participação das empresas de combustível ARLA disponível em pequenas embalagens nos postos de combustível (emergência) 4. Vendas diretas para usuários finais IBC nas garagens das transportadoras Produto Granel 5. Participação dos distribuidores de combustíveis IBC nas garagens das transportadoras Produto Granel 6. Desenvolver rede de vendas nas estradas (OTR) Produto Granel nos postos de combustíveis

16 Evolução da Distribuição AdBlue Maio 2006 Junho 2007 Março 2008 Principais Rodovias AdBlue pumps AdBlue cans AdBlue está disponível em pontos de combustível (abr 2010)

17 Diversas opções de embalagens Galões de 10 e 20 litros Bombonas de 200 litros IBCs de 1000 litros com sistema de abastecimento Granel incluindo instalações para armazenamento e abastecimento Embalagens dedicadas e com material apropriado

18 Galão de 10 litros Air1 ® Galão de 10 litros com funil para facilitar o abastecimento

19 Bombona de 200 litros Air1 ® Diferentes tipos de equipamentos abastecimento

20 IBC de 1000 litros Air1 ® Sistema completo de abastecimento pronto para uso

21 Tanques de armazenagem Air1 ® Diversos tamanhos e opões (3 – L)

22 Tanque de armazenamento com sistema de abastecimento (integrado ou separado. Simples ou dos dois lados) Instalação em posto de combustível

23 Diferentes soluções

24 Distribuição a Granel em Postos de Abastecimento

25

26 Air1 Granel para Cliente final

27 Tanques de armazenagem de Air1 Sluiskil - Holanda

28 Fornecimento Air1 Granel Cliente - França

29 Abastecimento Air1

30

31 Air1 production Plant & Storage Transport Truck Rail Ship Storage Terminal Intermediate Storage Land Transport Road Transport Storage at Customer site Filling of IBC, Drums & Cans Customer Possible Contamination Risk X X X X X X X X X X Vários riscos de contaminação na distribuição


Carregar ppt "Worldwide Experience with AdBlue (ARLA32) Evento Afeevas de Tecnologia Daniel Hubner Yara - April 4, 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google