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QFD: MATRIZ 1.

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Apresentação em tema: "QFD: MATRIZ 1."— Transcrição da apresentação:

1 QFD: MATRIZ 1

2 QFD – Quality Function Deployment
IMPLEMENTAÇÃO Necessidades dos Clientes Requisitos de Sistema Especificação do Produto 1 Matrizes do QFD Desdobramento das Partes Requisitos de Sistema Características 2 Características das Partes Planejamento dos Processos Processos de Fabricação 3 Processos de Fabricação Operações de Manufatura Planejamento da Produção 4

3 QFD – Quality Function Deployment
MATRIZ 1 DO QFD

4 QFD – Quality Function Deployment
MATRIZ 1 DO QFD NECESSIDADES DOS CLIENTES  ÁRVORE DE OBJETIVOS OBJ 1 OBJ 2 OBJ 3 OBJ 4 OBJ 5 OBJ 6 OBJ 7 OBJ 8 OBJ 9 COMO? PARA QUE?

5 NECESSIDADES DOS CLIENTES  ÁRVORE DE OBJETIVOS
QFD – Quality Function Deployment NECESSIDADES DOS CLIENTES  ÁRVORE DE OBJETIVOS nc = necessidade do cliente nc1 é traduzido por traduz nc1.1 nc1.2 nc1.3 nc1.1.1 nc1.1.2 nc1.1.3 nc1.3.1 nc1.3.2 nc1.3.2 nc1.1.1 nc1.1.2 nc1.1.3 nc1.3.1 grau de importância comparação com outras empresas taxa de melhoria pontos fortes de vendas peso das necessidades dos clientes nc1.2 nc1.1 nc1.3 nc1

6 Necessidades dos clientes  Árvore de objetivos
QFD – Quality Function Deployment Necessidades dos clientes  Árvore de objetivos IMPORTÂNCIA ( impi ): é uma indicação qualitativa de quanto aquela necessidade do cliente influencia sua decisão de compra. Pode assumir valores de 1 a 5. nc1.3.2 nc1.1.1 nc1.1.2 nc1.1.3 nc1.3.1 grau de importância comparação com outras empresas taxa de melhoria pontos fortes de vendas peso das necessidades dos clientes nc1.2 nc1.1 nc1.3 nc1 TAXA DE MELHORIA ( tmi ): é a razão entre a qualidade desejada e o nível atual com que a empresa satisfaz determinada necessidade do cliente. PONTOS FORTES DE VENDAS( pfvi ): baseado nas comparações com os concorrentes e nas informações de mercado, pode-se identificar os pontos fortes de vendas do produto em questão. A seleção dos pontos fortes de vendas traduzem o planejamento de “marketing” da organização.

7 Necessidades dos clientes  Análise competitiva
QFD – Quality Function Deployment Necessidades dos clientes  Análise competitiva

8 Necessidades dos clientes  Pesos
QFD – Quality Function Deployment Necessidades dos clientes  Pesos PESO ABSOLUTO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES ( PANCi ) nc1.3.2 nc1.1.1 nc1.1.2 nc1.1.3 nc1.3.1 grau de importância comparação com outras empresas taxa de melhoria pontos fortes de vendas peso das necessidades dos clientes nc1.2 nc1.1 nc1.3 nc1 PESO RELATIVO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES ( PRNCi )

9 QFD – Quality Function Deployment
Pesos das necessidades: exemplo Pontos de Venda Forte Médio Fraco

10 Pesos das necessidades: exemplo
QFD – Quality Function Deployment Pesos das necessidades: exemplo TTAXA DE MELHORIA = qualidade desejada/qualidade atual = 5/3

11 QFD – Quality Function Deployment

12 QFD – Quality Function Deployment
REQUISITOS DE SISTEMA  ANÁLISE FUNCIONAL MATRIZ 1 DO QFD Entradas Saídas FUNÇÃO Entrada 1 Saída 1 Função Principal Entrada 2 Sub-função 1 Sub -função 2 Sub-função 3 Sub-função 4

13 QFD – Quality Function Deployment
MATRIZ 1 DO QFD ANÁLISE COMPETITIVA TÉCNICA (relacionada aos requisitos de sistema): é uma comparação de como os produtos da organização produtora (nossa empresa) e de seus concorrentes (A,B,C) preenchem os requisitos de sistema. Essa comparação pode ser quantitativa, registrando-se valores numéricos e unidades para cada requisito de cada produto ou qualitativa, atribuindo-se notas (de 1 a 5, por exemplo) para o produto em questão e seus concorrentes.

14 QFD – Quality Function Deployment
MATRIZ 1 DO QFD META DA EMPRESA: é um valor do requisito de sistema (mais a sua unidade) que a organização deseja atingir. DIFICULDADE TÉCNICA: é uma indicação qualitativa, atribuindo-se notas de 1 a 5, por exemplo, da dificuldade que a organização terá para atingir o valor “meta da empresa”. 1 - muito fácil, 2 - fácil, 3 – dificuldade média, 4 - difícil, 5 - muito difícil.

15 QFD – Quality Function Deployment
MATRIZ 1 DO QFD

16 QFD – Quality Function Deployment
MATRIZ 1 DO QFD MATRIZ DE RELAÇÃO: é uma forma sistemática para identificar um nível de relação ( Rij )ou dependência entre os itens “o que” e os itens “como”, neste caso, as necessidades dos clientes e os requisitos de sistema, respectivamente. As células da matriz de relação são preenchidas com símbolos. MATRIZ DE RELAÇÃO Forte : 9 Média: 3 Fraca: 1

17 QFD – Quality Function Deployment
MATRIZ 1 DO QFD O que significa para a empresa a matriz de relação “vazia” ou preenchida com relações fracas? ? MATRIZ DE RELAÇÃO Forte : 9 Média: 3 Fraca: 1

18 QFD – Quality Function Deployment
MATRIZ 1 DO QFD MATRIZ DE CORRELAÇÃO: é uma matriz triangular que apresenta a relação ou a dependência que existe entre os vários “como” entre si. Essa matriz de correlação é normalmente utilizada somente na primeira matriz do QFD, para relacionar os requisitos de sistema entre si. As células da matriz de correlação são preenchidas com símbolos. A correlação positiva ocorre quando os requisitos são diretamente proporcionais e a negativa ocorre quando os requisitos são inversamente proporcionais. Fortemente positiva Positiva Negativa X Fortemente negativa

19 QFD – Quality Function Deployment
MATRIZ 1 DO QFD De acordo com Suh (Projeto axiomático), como deveria ser a matriz de correlação? ? Fortemente positiva Positiva Negativa X Fortemente negativa

20 QFD – Quality Function Deployment
MATRIZ 1 DO QFD Peso absoluto dos requisitos de sistema ( PARSi ) Peso relativo dos requisitos de sistema ( PRRSj )

21 QFD – Quality Function Deployment
ANÁLISE DE PARETO: a análise de Pareto seleciona os requisitos de sistema de maior peso relativo cuja soma dos pesos relativos é igual a um valor entre 50 e 100%, determinado pelo usuário. Espera-se que poucos requisitos possam fornecer essa soma. Esses requisitos serão então desdobrados em características das partes na segunda matriz do QFD. MATRIZ 1 DO QFD

22 Diagrama de causa-efeito de Ishikawa
QFD – Quality Function Deployment ANÁLISE DE PARETO: Diagrama de causa-efeito de Ishikawa


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