A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O trabalho do Empreendedor Atividades do Empreendedor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O trabalho do Empreendedor Atividades do Empreendedor."— Transcrição da apresentação:

1 O trabalho do Empreendedor Atividades do Empreendedor

2 by prof. Edson d´Avila2 Atividades do Empreendedor Descoberta de Oportunidades; Concepção de Visões; Tomada de Decisões; Realização de Visões; Utilização de Equipamentos; Compras; Projeto e Colocação de Produtos;

3 by prof. Edson d´Avila3 Atividades do Empreendedor Vendas; Formação de Equipe e Conselheiros; Delegação de Tarefas.

4 by prof. Edson d´Avila4 Visão, Oportunidade e Criatividade A visão é uma imagem, projetada no futuro, do lugar que se quer ver ocupado pelos seus produtos no mercado, assim com a imagem projetada do tipo de organização necessária para consegui-lo. Fillon (apud Dolabela, 2000, p. 76

5 by prof. Edson d´Avila5 Visão A Visão tem impacto sobre a amplitude do que o empreendedor poderá realizar. A Visão define o alcance da realidade que o líder irá definir.

6 by prof. Edson d´Avila6 Três Categorias de Visão Emergente: Idéias de produtos ou de serviços que queremos lançar; Central: Resultado de uma ou mais visões emergentes; Visão Externa: lugar que se quer ver ocupado pelo produto ou serviço no mercado Visão Interna: Tipo de Organização do qual se tem necessidade de alcançá-lo. Visões Complementares: Atividades de gestão definidas para sustentar a realização da visão central.

7 by prof. Edson d´Avila7 Elementos de Suporte à Visão Conceito de si; Energia; Liderança; Compreensão de um setor; Relações.

8 by prof. Edson d´Avila8 Etapas do Processo Visionário Planejar Imaginar e definir um contexto organizacional Visar um nicho de forma diferenciada Descobrir uma oportunidade Compreender um setor de negócios Identificar um interesse por um setor de negócio Fillon (apud Dolabela, 2000, p. 80

9 Processo de Desenvolvimento da Visão PassosFaseConteúdo Categoria da Visão Requisito Exigido Atividade Educacional 1Embrião Idéia do Produto e/ou Serviço EmergenteImaginação Leitura de Biografias e Estudos das Atividades de Empreendedores 2 Desenvolvi mento Estudos: De Mercado, Produto, Viabilidade EmergenteReflexão Orientação por outras pessoas; leituras sobre administração 3Forma Idéias de Empresa Central Avaliação, Bom Senso Orientação por outras pessoas; estudos de casos; discussão em grupo 4Alvo Objetivos precisos a serem alcançados ComplementarConcentração Conferências; Feedback

10 by prof. Edson d´Avila10 Conceito de Si É a forma segundo a qual a pessoa se vê. É a imagem que tem de si mesma. A auto-imagem é a principal fonte de criação e influencia fortemente o desempenho de uma pessoa. As pessoas só realizam quando se julgam capazes de fazê-lo.

11 by prof. Edson d´Avila11 Conceito de Si Projetamos o futuro com base no que somos. A empresa é a exteriorização da nossa personalidade, do se passa em nosso íntimo. Deve-se moldar as atitudes mentais adequadas ao sucesso que se pretende obter.

12 by prof. Edson d´Avila12 Energia Diz respeito à quantidade e qualidade do tempo dedicado ao trabalho. É com base na energia que o empreendedor terá fôlego para compreender um setor, desenvolver uma visão, estabelecer relações necessárias, aprofundar-se nas características do produto ou serviço e dedicar-se à organização e ao controle. É um dos fatores fundamentais na formação e nas condições para exercício da liderança.

13 by prof. Edson d´Avila13 Liderança A Liderança é decorrente do conceito de si, da energia, da compreensão do setor, da visão e das relações. A Liderança é um processo contínuo, realimentado, mutável, depende da evolução do próprio empreendedor e de sua empresa. A Liderança decorre principalmente da visão e da capacidade de sua realização, apoiada pelo conhecimento do setor, das relações estabelecidas, e alimentada pela energia empregada nesses processos.

14 by prof. Edson d´Avila14 Compreensão do Setor Como identificar uma oportunidade real sem conhecer a área de negócios em que se pretende atuar? Como desenvolver uma visão sem a compreensão do setor? Abrir uma empresa sem conhecer o setor é mais uma aventura do que empreendedorismo.

15 by prof. Edson d´Avila15 Compreensão do Setor Compreender um setor significa saber: Como são estruturadas; Como funcionam as empresas que atuam naquele ambiente, Como os negócios se processam, Quem são os clientes, Como se comportam e Qual o seu potencial, Pontos fortes e fracos da concorrência, Fatores críticos de sucesso, Vantagens competitivas

16 by prof. Edson d´Avila16 Compreensão do Setor Compreender um setor significa saber: Possíveis reações diante da entrada de novas empresas no mercado; Conhecer a tecnologia envolvida; Quais as tendências a curto e longo prazo; Qual a sensibilidade do setor em relação a oscilações econômicas; Políticas de exportação; Quais as barreiras à entrada; Qual a lucratividade.

17 by prof. Edson d´Avila17 Compreensão do Setor Na economia globalizada deve-se saber o que acontece no mundo, ameaças e oportunidades apresentadas, tendências tecnológicas, funcionamento do mercado concorrencial.

18 by prof. Edson d´Avila18 Oportunidade Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a a oportunidade perdida. Provérbio Chinês Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a a oportunidade perdida. Provérbio Chinês

19 by prof. Edson d´Avila19 Janela de Oportunidade Oportunidade é a circunstância adequada ou favorável para implementação de uma visão. Idéia que surge em momento apropriado. A janela de oportunidade se abre e fecha em tempos não previsíveis.

20 by prof. Edson d´Avila20 Oportunidade É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma do que ter uma oportunidade e não estar preparado. Whitney Young Jr.

21 by prof. Edson d´Avila21 Oportunidade Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade. Winston Churchill

22 by prof. Edson d´Avila22 Oportunidade Dois vendedores de sapatos que foram enviados a uma região da África. O primeiro, após dois dias, ligou para o escritório e disse: - Chefe, por favor, quero voltar para o Brasil porque aqui ninguém usa sapatos. O segundo, após o mesmo tempo, ligou e disse: - Chefe, isto aqui é o paraíso, ninguém usa sapatos, o mercado é nosso! Dois vendedores de sapatos que foram enviados a uma região da África. O primeiro, após dois dias, ligou para o escritório e disse: - Chefe, por favor, quero voltar para o Brasil porque aqui ninguém usa sapatos. O segundo, após o mesmo tempo, ligou e disse: - Chefe, isto aqui é o paraíso, ninguém usa sapatos, o mercado é nosso!

23 by prof. Edson d´Avila23 Criatividade Capacidade criadora; engenho, inventividade. Pode ser aprendida e desenvolvida. Técnicas e exercícios para desenvolver um comportamento criativo: Tentar encontrar novas idéias; Novas formas de apresentar idéias antigas; Identificar problemas e inconsistências nos produtos e serviços oferecidos. A criatividade é melhorada através de muito trabalho em que a intuição dever ser desenvolvida.

24 by prof. Edson d´Avila24 Intuição Ato de ver, perceber, discernir; percepção clara e imediata; discernimento instantâneo; visão. Tudo o que é concebido no hemisfério direito tem de passar pelo crivo do hemisfério esquerdo antes de ganhar o mundo exterior. Submeter a intuição e as emoções a um crivo de racionalidade é mais provavelmente um comportamento aprendido.

25 by prof. Edson d´Avila25 Intuição e Criatividade Observa-se que, na maioria das vezes, as reuniões ocorrem em ambientes crítico/analítico. As pessoas estão mais propensas a avaliar, julgar e criticar as idéias de seus pares do que em imaginar e criar livremente (e permitir que outros o façam). Roberto Lira Miranda. Inteligência Total na Empresa, 1998, p. 80

26 by prof. Edson d´Avila26 Visão (futura) de Negócios Sonhar pode ser, muitas vezes, uma palavra proibida dentro de uma empresa. Para contornar essa inconveniência é que o termo Visão (futura) de Negócios foi adotado no ambiente empresarial.

27 by prof. Edson d´Avila27 Montagem de Cenários Imaginar, calcular ou advinhar o ambiente futuro dentro do qual a Visão (futura) de Negócios se realizará.

28 by prof. Edson d´Avila28 Atividade de Vigilância e Análise do Ambiente Primeiro Passo do Processo Empreendedor

29 by prof. Edson d´Avila29 Atividade de Vigilância e análise do Ambiente É preciso: Observar e entender os movimentos do ambiente, perceber as diferentes situações vigentes e a vigir; Identificar, no cerne dessas situações: oportunidades, Ameaças, Problemas correntes ou possíveis. A partir da Atividade de Vigilância e Análise é possível Visualizar Oportunidades de Negócio.

30 by prof. Edson d´Avila30 Oportunidades de Negócio As Oportunidades de Negócio podem ser identificadas quando o empreendedor examina e analisa situações em curso no mercado. Peter Drucker. Inovação e Espírito Empreendedor

31 by prof. Edson d´Avila31 7 Fontes de Oportunidade Inovadora 1. O inesperado – Que sucessos (ou fracassos) e eventos externos inesperados aconteceram ultimamente? 2. Incongruências – Que situações anômalas estão ocorrendo na economia, nos negócios, no comportamento do consumidor, em processos de trabalho?

32 by prof. Edson d´Avila32 7 Fontes de Oportunidade Inovadora 3. Necessidades de Processo – Que problemas ainda estão por ser resolvidos dentro de diferentes processos de trabalho? 4. Estruturas da Indústria e do Mercado – Que oportunidades existem à sombra dos grandes negócios consolidados no mercado?

33 by prof. Edson d´Avila33 7 Fontes de Oportunidade Inovadora 5. Mudanças Demográficas – Que oportunidades podem ser identificadas nos deslocamentos populacionais e nas mudanças de composição etária, educacional e de distribuição de renda da população?

34 by prof. Edson d´Avila34 7 Fontes de Oportunidade Inovadora 6. Mudanças de Percepção: a) Que diferentes conceitos estão sendo desenvolvidos pelas pessoas na maneira de encarar e tratar situações corriqueiras e dogmas? b) Que novas questões estão sendo levantadas a respeito dos valores aceitos pela sociedade?

35 by prof. Edson d´Avila35 7 Fontes de Oportunidade Inovadora 7. Conhecimento Novo: a) De que maneira as novas descobertas científicas, nos mais diferentes setores, podem dar origem a novos produtos e serviços, de utilidade imediata para o mercado? b) Qual é a melhor maneira de explorar esses conhecimentos como atividade mercadológica?

36 by prof. Edson d´Avila36 Em Busca de de Novos Produtos e Serviços Deve-se examinar continuamente e de forma global todos os acontecimentos no âmbito do mercado, com destaque para a evolução das necessidades e demandas do consumidor, por meio da busca permanente de novas maneiras de facilitar e enriquecer a vida do cosumidor


Carregar ppt "O trabalho do Empreendedor Atividades do Empreendedor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google