A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

centro de ciências biológicas e da saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "centro de ciências biológicas e da saúde"— Transcrição da apresentação:

1 centro de ciências biológicas e da saúde
PLANO DE GESTÃO centro de ciências biológicas e da saúde Diretora: Profª Maria Goreti de Almeida Oliveira

2 Departamentos do CCB Departamento de Biologia Animal Chefe: Prof. Jorge Abdala Dergam dos Santos Departamento de Biologia Geral Chefe: Prof. Clóvis Andrade Neves Departamento de Biologia Vegetal Chefe: Profª Rita Maria de Carvalho-Okano Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Chefe: Profª Márcia Rogéria de Almeida Lamêgo Departamento de Educação Física Chefe: Profª Eveline Torres Pereira Departamento de Entomologia Chefe: Prof. Marcelo Coutinho Picanço Departamento de Microbiologia Chefe: Prof. Marcos Rogério Tótola Departamento de Medicina e Enfermagem Chefe: Prof. Bruno David Henriques Departamento de Nutrição e Saúde Chefe: Prof. Adelson Luiz Araújo Tinôco Departamento de Veterinária Chefe: Prof. Jackson Victor de Araújo

3 Cursos de Graduação do CCB
Bioquímica (Bacharelado) Coordenador: Profª Juliana Lopes Rangel Fietto Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) Coordenador: Profª Sílvia das Graças Pompolo Licenciatura em Ciências Biológicas Coordenador: Profª Renata Mª Strozi Alves Meira Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) Coordenador: Profª Cláudia Eliza P. de Oliveira Enfermagem (Bacharelado) Coordenador: Prof. Pedro Paulo do Prado Júnior Medicina (Bacharelado) Coordenador: Prof. Rodrigo Siqueira Batista Medicina Veterinária (Bacharelado) Coordenador: Prof. José Domingos Guimarães Nutrição (Bacharelado) Coordenador: Profª Luciana F. da Rocha Sant’Ana

4 ProgramaS de Pós-Graduação do CCB stricto sensu
Agroecologia (MS/DS) Coordenador: Prof. Ricardo Henrique Silva Santos (CCA/CCB) Conceito: 4 Área na CAPES: AGRONOMIA (CIÊNCIAS AGRÁRIAS)  Biologia Animal (MS) Coordenador: Profª Gisele Mendes Lessa Del Giúdice Conceito: 3 Área na CAPES: ZOOLOGIA APLICADA (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I) Biologia Celular e Estrutural (MS/DS) Coordenador: Prof. José Eduardo Serrão Área na CAPES: BIOLOGIA GERAL (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I) 

5 ProgramaS de Pós-Graduação do CCB stricto sensu
 Bioquímica Agrícola (MS/DS) Coordenador: Profª Elizabeth Pacheco Batista Fontes Conceito: 5 Área na CAPES: AGRONOMIA (CIÊNCIAS AGRÁRIAS)    Botânica (MS/DS) Coordenador: Profª Flávia Cristina Pinto Garcia Conceito: 4 Área na CAPES: BOTÂNICA (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I) Ciência da Nutrição (MS/DS) Coordenador: Profª Josefina Bressan Área na CAPES: NUTRIÇÃO (MEDICINA II)

6 ProgramaS de Pós-Graduação do CCB stricto sensu
 Ecologia (MS/DS) Coordenador: Prof. Carlos Frankl Sperber Conceito: 4 Área na CAPES: AGRONOMIA (CIÊNCIAS AGRÁRIAS)    Educação Física (MS) Coordenador: Prof. Antônio José Natali Conceito: 3 Área na CAPES: EDUCAÇÃO FÍSICA (EDUCAÇÃO FÍSICA)  Entomologia (MS/DS) Coordenador: Prof. Raul Narciso Carvalho Guedes Conceito: 7 Área na CAPES: AGRONOMIA (CIÊNCIAS AGRÁRIAS)

7 ProgramaS de Pós-Graduação do CCB stricto sensu
Fisiologia Vegetal (MS/DS) Coordenador: Prof. Fábio Murilo Da Matta Conceito: 7 Área na CAPES: AGRONOMIA (CIÊNCIAS AGRÁRIAS)    Genética e Melhoramento (MS/DS) Coordenador: Prof. Simone Eliza Facioni Guimarães (CCA/CCB) Conceito: 6  Medicina Veterinária (MS/DS) Coordenador: Conceito: 5 Área na CAPES: MEDICINA VETERINÁRIA (MEDICINA VETERINÁRIA) Microbiologia Agrícola (MS/DS) Coordenador: Prof. Hilário Cuquetto Mantovani Conceito:6 Área na CAPES: MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA (CIÊNCIAS AGRÁRIAS)

8 PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CCB
lato sensu Curso de Especialização lato sensu em Futebol Coordenador: Prof. João Carlos Bouzas Marins Curso de Especialização lato sensu em Nutrição de Plantas Coordenador: Prof. Laércio Zambolim (CCA/CCB) Curso de Especialização lato sensu em Nutrição e Saúde Coordenador: Profª Maria do Carmo Fontes de Oliveira

9 PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE DO CCB
Programa de Residência Médica Coordenador: Profª Elaine Travaglia Santos Programa Multiprofissional de Residência em Medicina Veterinária Coordenador: Prof. Lissandro Gonçalves Conceição

10 NÚCLEOS DO CCB BIOINFORMÁTICA – Núcleo de Bioinformática
Coordenadora: Profª Juliana Lopes Rangel Fietto NMM – Núcleo de Microscopia e Microanálise Coordenador: Profª Maria Catarina Megumi Kasuya NUBIOMOL – Núcleo de Análises de Biomoléculas Coordenador: Prof. Everaldo Gonçalves de Barros NUCOMAS – Núcleo de Conservação e Manejo de Animais Silvestres Coordenador: Prof. Tarcízio Antônio Rêgo de Paula BIOTÉRIO – Biotério do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Coordenador: Prof. Vanner Boere Souza

11 PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Coordenador: Prof. José Lino Neto
PROGRAMAS PET – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CCB PET BIOQUÍMICA Coordenador: Prof. João Paulo Viana Leite CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Coordenador: Prof. José Lino Neto MEDICINA Coordenador: Profª Cristina Mª Ganns Chaves Dias NUTRIÇÃO Coordenador: Prof. Adelson Luiz Araújo Tinôco

12 PLANO DE GESTÃO MISSÃO: Exercer ação integrada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando a promoção do desenvolvimento das Ciências Biológicas e da Saúde e à formação de cidadãos com visão ética, técnica, científica e humanística e comprometidos com o desenvolvimento da sociedade e do País. VISÃO DE FUTURO: Manter a excelência, adequação e contribuição técnico-científica para o desenvolvimento sustentável do País, buscando ampliar sua área de atuação.

13 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Consolidar os processos de planejamento e avaliação como instrumentos de tomada de decisão e compatibilizar a estrutura organizacional acadêmico-administrativa com as diretrizes estratégicas institucionais. METAS: Estimular e apoiar o planejamento institucional. Prover os departamentos de estrutura acadêmico-administrativa, compatível com a excelência dos cursos oferecidos pelo CCB. Viabilizar a criação do Departamento de Medicina e Enfermagem. Viabilizar a criação do Departamento de Entomologia. Desmembrar o Departamento de Medicina e Enfermagem.

14 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. METAS: Ampliar a oferta de cursos de pós-graduação na modalidade lato sensu em áreas estratégicas e de demanda específica, no âmbito do CCB. Ampliar a oferta de programas de pós-graduação na modalidade stricto sensu, no CCB. Incentivar as coordenações dos programas de pós-graduação com apenas mestrado a apresentarem propostas para programa de doutorado no CCB.

15 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. METAS: Incentivar a interação dos programas de pós-graduação do CCB com seus congêneres, consolidados e não-consolidados no País e no exterior, objetivando melhorias por meio de parcerias. Incentivar a busca da excelência dos programas de pós-graduação do CCB. Instituir a Câmara de Ensino de Pós-Graduação nos Centros de Ciências. Apoiar a iniciativa do DDE na criação do mestrado profissionalizante em Defesa Sanitária Vegetal.

16 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. METAS: Apoiar a iniciativa do DBG na criação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ecologia. Apoiar na consolidação do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, interdepartamental. Apoiar a iniciativa do DES na criação do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Apoiar o DNS na consolidação do Programa de doutorado em Ciência da Nutrição.

17 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. METAS: Prover os cursos de Enfermagem, de Medicina e de Nutrição de bolsas de preceptorias. Apoiar a iniciativa do DEM na criação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde e Meio Ambiente. Apoiar a iniciativa do DNS na implantação do Programa de Residência Multiprofissional. Apoiar a iniciativa do DBB na criação do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Fitoterapia.

18 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. METAS: Apoiar a iniciativa do DVT na criação do mestrado profissionalizante em Medicina Veterinária. Promover a implantação do Programa de Residência Multiprofissional - Residência Médico-Veterinária, do DVT. Promover a implantação do Programa de Residência Médica, do DEM.

19 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. METAS: Oferecer cursos de qualidade, que atendam às demandas da sociedade. Apoiar e incentivar as coordenações no acompanhamento dos egressos, visando a demanda da sociedade em transformação. Priorizar a atualização da matriz curricular dos cursos do CCB. Apoiar a mobilidade acadêmica, nacional e internacional.

20 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. METAS: Viabilizar, assegurar e ampliar a oportunidade de convênios e estágios em instituições e empresas nacionais e internacionais.

21 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. METAS: Apoiar a criação de laboratórios e núcleos multiusuários na UFV. Expandir e modernizar o Biotério Central do CCB, conforme exigência da Rede Mineira de Bioterismo. Consolidar os Comitês de Ética da UFV: Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFV (CEPH da UFV) e Comissão de Ética no Uso de Animais da UFV (CEUA da UFV), conforme exigência do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Conselho Nacional de Controle Experimental Animal (CONCEA), respectivamente.

22 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. METAS: Incentivar a Iniciação Científica nos cursos de graduação do CCB. Apoiar a iniciativa do DDE na criação de Núcleo de Referência sobre Insetos Xilófagos.

23 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. METAS: Promover no âmbito do CCB, o desenvolvimento de programas de assistência à saúde física e psicológica da comunidade universitária, especialmente nos departamentos envolvidos com a área de saúde.

24 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Aprimorar os sistemas viário, de água, esgoto, energia e resíduos nos campi da UFV. METAS: Atuar com a PAD para reduzir os problemas relacionados com esgotos e falta de água em unidades vinculadas ao CCB, e para reduzir os riscos associados a resíduos tóxicos, biológicos e radioativos. Estimular o racionamento do consumo de energia elétrica nos órgãos vinculados ao CCB.

25 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. METAS: Adequar o corpo docente e técnico-administrativo às demandas do CCB. Incentivar a capacitação docente em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado no CCB. Incentivar a capacitação e qualificação dos servidores técnico-administrativos.

26 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. METAS: Participar com a Administração Superior na busca da excelência dos serviços e ações que favoreçam o ensino de graduação e de pós-graduação no CCB. Apoiar a PPO no estabelecimento de mudanças que possam otimizar os serviços prestados pela DMT. Atuar com a PAD para tornar mais eficiente o transporte para atendimento a aulas, às atividades de pesquisas e à distribuição de bens do CCB.

27 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. METAS: Atuar junto a PAD para racionalizar o sistema de telefonia da UFV e habilitar ramais telefônicos para DDI nas chefias de departamentos do CCB. Aumentar e otimizar a aplicação dos recursos orçamentários destinados ao CCB. Incentivar as chefias de departamentos a atualizar os relatórios RADOC e Currículo Lattes e registrar nos órgãos competentes todas as atividades internas e externas de docentes e de servidores técnico-administrativos do CCB.

28 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. METAS: Viabilizar recursos adicionais específicos para Comitês de Ética e HOV/DVT. Viabilizar recursos adicionais específicos para auxílio financeiro a dicentes e para viagens de representantes em Câmaras de Assessoramento.

29 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Promover a participação da UFV em iniciativas, nacionais e internacionais, voltadas para a solução dos desafios nas áreas da saúde, acesso à educação, no avanço tecnológico, na segurança alimentar e em programas de responsabilidade social e ambiental. METAS: Expandir a interação deste Centro de Ciências com instituições de pesquisa e de ensino, nacionais e internacionais, para estabelecer convênios. Apoiar os departamentos na consolidação das Empresas Juniores do CCB.

30 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária. METAS: Identificar as necessidades de melhoria das condições de segurança patrimonial e comunitária, principalmente em áreas isoladas do CCB. Identificar a necessidade de reforma geral de prédios que se encontram em condições precárias no CCB. Identificar a necessidade de implementar a manutenção preventiva em edificações, máquinas, equipamentos, parques e jardins do CCB.

31 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária. METAS: Assegurar a manutenção de equipamentos de grande porte do CCB. Assegurar condições de atendimento às normas da legislação em vigor para funcionamento de laboratórios do CCB. Otimizar o espaço físico de laboratórios e salas de aula dos departamentos do CCB. Reestruturar as instalações da Diretoria do CCB.

32 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS:
Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais. METAS: Incentivar a publicação científica de qualidade no âmbito do CCB. Promover a divulgação do CCB na mídia local, regional e nacional. Apoiar iniciativas dos departamentos para criar e consolidar revistas e jornais, como veículo de divulgação institucional.

33 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO: METAS: Criar o site do CCB.
Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais. METAS: Criar o site do CCB. Estimular a atuação de docentes nos Conselhos Editoriais da UFV e de outras instituições.

34 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Ampliar o acesso aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFV por meio da educação a distância. METAS: Estimular a participação das unidades do CCB em programas de educação aberta e a distância.

35 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Consolidar políticas institucionais de biosegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. METAS: Ampliar o registro de patentes relacionadas com produtos e processos.

36 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. METAS: Consolidar o padrão de excelência do ensino de graduação oferecido pelo CCB. Estabelecer política de expansão de cursos e vagas nas áreas de conhecimento do CCB. Otimizar a oferta de disciplinas no âmbito do CCB. Prover os departamentos e coordenações de cursos do CCB de infraestrutura, recursos humanos e materiais adequados.

37 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. METAS: Fortalecer a integração entre os cursos de graduação no âmbito do CCB. Consolidar os cursos recém-criados e viabilizar a criação de cursos de graduação em áreas afins ao CCB. Incentivar a parceria entre os departamentos do CCB, para oferecer disciplinas a cursos de outros Centros de Ciências. Adequar o acervo bibliográfico às necessidades dos cursos de graduação do CCB.

38 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. METAS: Criar os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), para atuarem junto às coordenações de cursos do CCB. Apoiar os departamentos no desenvolvimento e na consolidação dos Programas de Educação Tutorial - PET do CCB. Apoiar os departamentos na criação dos cursos de Graduação em Engenharia Bioquímica, em Gerontologia e em Microbiologia e Biotecnologia.

39 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária. METAS: Promover, no âmbito do CCB, adequação das atividades de extensão às políticas institucionais. Consolidar e ampliar as atividades de extensão do CCB. Apoiar, no âmbito do CCB, a criação de programas e projetos de extensão.

40 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária. METAS: Apoiar parceiras dos docentes do CCB com outros setores da UFV, comunidades locais e circunvizinhas, órgãos estaduais e federais. Incentivar o oferecimento de cursos de extensão, minicursos e palestras voltadas para as atividades dos núcleos do CCB.

41 Aprimorar o diálogo e a integração universidade-sociedade.
PLANO DE GESTÃO OBJETIVO: Aprimorar o diálogo e a integração universidade-sociedade. METAS: Apoiar a integração universidade-sociedade, visando a consolidação de cursos do CCB e o bem da comunidade. Incentivar a participação de profissionais da comunidade em comitês, núcleos e biotério.

42 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Aprimorar políticas de intercâmbio acadêmico com instituições nacionais e internacionais. METAS: Intensificar a participação do corpo docente e discente do CCB em programas de cooperação com instituições de ensino nacional e internacional. Intensificar o intercâmbio com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, no âmbito do CCB. Ampliar a interação dos programas de Pós-Graduação do CCB com outros programas nacionais e internacionais.

43 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Aprimorar os sistemas de tecnologia da informação e comunicação de dados e voz nos campi da UFV. METAS: Intensificar o uso do sistema VOIP.

44 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. METAS: Construir o prédio do Departamento de Medicina e Enfermagem. Construir a nova sede do Departamento de Biologia Animal, no edifício do Pavilhão de Aulas III. Viabilizar espaço físico para a sede do Nucomas. Construir as unidades da Apicultura e Sericicultura.

45 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. METAS: Implementar obras e serviços, visando expansão, modernização e recuperação de áreas físicas em função do impacto da expansão de cursos e vagas no CCB. Viabilizar espaço físico, apoio logístico e recursos humanos para a consolidação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFV e Comissão de Ética no Uso de Animais da UFV. Viabilizar projeto de reforma para modernização e expansão do Biotério do CCB. Viabilizar reestruturação e reforma do Edifício Chotaro Shimoya e do Edifício CCBII.

46 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. METAS: Viabilizar espaço físico para instalação de Casas de Vegetação do CCB. Construir o prédio dos departamentos de Nutrição e Saúde e de Enfermagem. Viabilizar a ampliação do espaço físico do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. Viabilizar a construção de anexo ao Departamento de Educação Física.

47 PLANO DE GESTÃO 2009 - 2012 OBJETIVO:
Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. METAS: Viabilizar a construção do Herbário e do Setor de Ecologia e Sistemática do Departamento de Biologia Vegetal. Viabilizar a ampliação do espaço físico do Departamento de Entomologia, expandindo-o até o Prédio da Apicultura. Viabilizar a expansão do Departamento de Veterinária. Viabilizar uma gestão compartilhada da Divisão de Saúde da UFV, entre a PCD e o CCB.

48 OBRIGADA!


Carregar ppt "centro de ciências biológicas e da saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google