A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Msc. Melissa Lucchi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Msc. Melissa Lucchi"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Msc. Melissa Lucchi
OBSTÁCULOS NA OBTENÇÃO DE MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DA FEMTO CIÊNCIAS APLICADAS Adriana Pinheiro Portela Barretto Ana Maria Rodrigues Prof. Msc. Melissa Lucchi Naiara Malentachi Lacerda Vitória 2010

2 Sumário Objetivo; Aquisição de pessoal na Gestão por Competências;
Metodologia de Pesquisa; Perfil da Empresa pesquisada; Principais Resultados da Pesquisa; Implementação de Propostas; Sobre os autores.

3 Objetivo Identificar características e qualificações profissionais necessárias aos trabalhadores da FEMTO Ciências Aplicadas, possibilitando a futura elaboração de um quadro de pessoal e o consequente aprimoramento dos processos de recrutamento e seleção de profissionais especializados pela Organização.

4 AQUISIÇÃO DE PESSOAL NA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Qualificação versus Competência. Mobilização, integração, comunicação, troca de conhecimentos, recursos, habilidades, experiências, emoções que agreguem valor. AQUISIÇÃO DE PESSOAS = planejamento de mão de obra + pesquisa de mercado + desenho de cargos (Clássico, Humanístico e Contingencial) + descrição e análise de cargos + Recrutamento + seleção + contratação.

5 Metodologia de Pesquisa
Pesquisa Qualitativa, Bibliográfica e Documental; Estudo de Caso FEMTO Ciências Aplicadas; Entrevistas abertas com o sócio-proprietário da FEMTO Nehemias Lacerda (abr. 2009). Levantar características, atividades, problemas e desafios futuros da organização. Entrevistas semi-estruturadas com representantes de 7 institutos de SJC e Campinas, SP (jun.-ago.2009). Identificar características, dificuldades e processos de obtenção e manutenção da mão-de-obra especializada.

6 Metodologia de Pesquisa
Institutos pesquisados: IPEM (Instituto de Pesos e Medidas); CTBE (Centro de Tecnologia do Bioetanol); IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial); IEAv (Instituto de Estudos Avançados); Wernher Von Braun Centro de Pesquisas Avançadas; Instituto de Pesquisa Eldorado; IP&D (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba).

7 Perfil da Empresa Pesquisada
Microempresa FEMTO Ciências Aplicadas Localização: município de São José dos Campos, SP. Fundação: 02 de fevereiro de 2002. Funcionários: três (2 proprietários e 1 estagiário). Atuação: solução de problemas, melhoria, otimização e reparação em produtos e processos industriais. Problema enfrentado: o alto nível de capacitação técnica para atuar na Empresa torna mais exigente o processo seletivo dos profissionais, o que dificulta encontrá-los no mercado. A Organização visa ser o melhor instituto brasileiro a oferecer soluções para problemas industriais.

8 Principais Resultados da Pesquisa
Instituto: tido como centro de pesquisa que gera soluções, inovações e desenvolvimento (CTBE, IFI e Von Braun). Nível de instrução dos entrevistados: pós- doutorado (IEAv e Von Braun); doutorado (CTBE e IP&D) e mestrado (IFI). Plano de Carreira: baseado na meritocracia, com incentivo ao aprimoramento contínuo (IEAv, Von Braun, Eldorado e IP&D). Os institutos CTBE e IFI não possuem plano de carreira.

9 Principais Resultados da Pesquisa
Recrutamento e seleção: Por concurso público (IPEM, IFI e IEAv). Por análise de currículo e entrevista com candidatos (CTBE e IP&D). Recrutamento 100% externo (TODOS). Requisitos dos candidatos: profissionais recém- formados e/ou experientes (IFI, Von Braun e Eldorado). Principal dificuldade inicial: formar um quadro de funcionários especializados (CTBE, IFI, IEAv e Von Braun).

10 Principais Resultados da Pesquisa
Principal fator para o desenvolvimento das atividades: obtenção de trabalhadores qualificados (TODOS); aquisição de equipamentos específicos e de tecnologia avançada (IPEM, IFI, Von Braun e Eldorado). Busca de mão de obra: difícil, pois é necessário encontrar especialistas disponíveis ou treinar recém-graduados, o que demanda tempo e investimento (CTBE, IFI, IEAv e Von Braun).

11 IMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTAS
Perfil do trabalhador FEMTO: profissionais graduados em Ciências Exatas, como Engenharia, Física e Matemática. Aquisição de mão de obra: recrutamento e seleção de recém-formados, que passarão por treinamento específico. Parcerias: ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Fatec (Faculdade de Tecnologia), ETEP Faculdades, Univap (Universidade do Vale do Paraíba). Podem capacitar, em conhecimentos teóricos e técnicos, os trabalhadores com o perfil da FEMTO.

12 Sobre os autores Melissa Lucchi é mestre em Administração pela UFES, especialista em 'Gestão Estratégica em Assessoria de Comunicação‘, graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela UFES e professora parcial da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em SJC, SP. E- mail: Adriana Pinheiro Portela Barretto, Ana Maria Rodrigues e Naiara Malentachi Lacerda são bacharéis em Administração pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em SJC, SP.


Carregar ppt "Prof. Msc. Melissa Lucchi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google