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Novos Modelos de Negócios Volkswagen Caminhões e Ônibus

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Apresentação em tema: "Novos Modelos de Negócios Volkswagen Caminhões e Ônibus"— Transcrição da apresentação:

1 Novos Modelos de Negócios Volkswagen Caminhões e Ônibus
3/30/2017 Grupo de trabalho: Carlos Eduardo dos Santos Daniel BuscattiVerderame João Rodolfo Kobuszewski Luiz Gustavo Schionato Marcus Freitas Augusto [Optional Footer]

2 Volkswagen História 3/30/2017 Na década de 80, a Volkswagen se interessou em entrar no mercado de caminhões, que até esta época era dominado pela Mercedes (inclusive ônibus), SCANIA e Volvo possuíam alguma fatia de mercado, Pelo desejo de entrar neste mercado, foi comprada a parte de caminhões da Chrysler. Em 1987, a VW a FORD fundaram Autolatina, com o objetivo de potencializar os pontos fortes de cada uma e compartilhar os custos. Com diferentes culturas Isto foi até meados de Neste período a VW lançou seu primeiro ônibus, o Após o rompimento do grupo, surgiu a VW CAMINHÕES E ÔNIBUS (VWCO). Foi construída a fábrica em Resende - RJ, com um novo processo de fabricação chamado consórcio modular. A VWCO cresceu muito neste mercado, e chamou a atenção de outra empresa alemã de máquinas pesadas, a MAN. Em 2009 o grupo MAN adquiria as ações da VWCO. Até o momento, fala-se muito da compra feita da VW (linha leve) nas ações da MAN. Entretanto ainda na empresa estamos sobre a bandeira da MAN. [Optional Footer]

3 Volkswagen Forças e Fatores
3/30/2017 CLIENTE: Contexto: Grandes frotistas de caminhões e ônibus (Julio simões, viação Tupi, LUFT etc), ou micro-empresários (pessoas proprietárias de um caminhão para um determinado serviço) Atual: A VW destina um veículo especial para cada cliente, para diferentes aplicações existe um modelo que atende as necessidades de cada um. Futuro: Exigência por durabilidade de componentes e melhor consumo de combustível. [Optional Footer]

4 Volkswagen Forças e Fatores
3/30/2017 B. CONCORRÊNCIA - Contexto: Poucas montadoras com tecnologia e conhecimento no desenvolvimento de motores e do conjunto de força do veículo. Caminhões: linha leve: AGRALE, FORD, IVECO, MERCEDES ; linha média: FORD, MERCEDES, IVECO, VOLVO ; linha pesada: SCANIA, VOLVO, MERCEDES, ônibus: micro-ônibus: AGRALE, MERCEDES ; ônibus urbano: MERCEDES, FORD, SCANIA, VOLVO ; ônibus rodoviário: VOLVO, SCANIA, MERCEDES Atual: Poucos fornecedores específicos que fornecem o conjunto de força do caminhão (CUMMINS, MWM). Futuro: Muitas montadoras irão se juntar, ações dominadas por poucas. [Optional Footer]

5 Volkswagen Forças e Fatores
3/30/2017 C. FATOR ECONÔMICO Contexto: Dependente de decisões na Alemanha para investimentos no Brasil. Atual: Mesmo com a crise na Europa, o Brasil vivencia uma boa fase de crescimento no segmento de transportes. Futuro: Com o programa Pré-sal haverá um aumento na solicitação por transporte. O que favorecerá o investimento para novos projetos. [Optional Footer]

6 Volkswagen Forças e Fatores
3/30/2017 TECNOLOGIA Contexto: Utilização da eletrônica para gerenciamento da injeção de combustível para melhorar a autonomia dos veículos , sempre exigido pelos frotistas. Atual: Além do controle eletrônico para melhora no consumo de combustível, o novo programa de emissões no Brasil exige um melhor controle dos poluentes emitidos pelos motores à combustão. Futuro: Melhor controle nos processos de fabricação, tecnologias embarcadas mais capazes de controlar injeção do combustível. Com isso, melhoria no consumo de combutível e aumento da durabilidade de componentes. [Optional Footer]

7 Volkswagen Forças e Fatores
3/30/2017 SOCIAL Contexto: O mundo passa por uma transformação onde a sustentabilidade é tão importante quanto a produtividade. As empresas brasileiras estão mais conscientes dos seus steakholders. As empresas perceberam que a sociedade é um dos interessados nos negócios das empresas instaladas. Sendo assim, as empresas se preocupem com os interesses da sociedade tanto quando os interesses dos acionistas. Isso exige que as empresas tenham políticas e programas para o meio ambiente, consciência ambiental e consciência social. Sendo que esse novo comportamento das empresas se tornam cada vez mais importantes nos seus negócios e seus clientes mais exigentes com relação a esses comportamentos. Hoje uma empresa que não traz nenhum beneficio sócio ambiental terá muita dificuldade de obter sucesso no Brasil. [Optional Footer]

8 Volkswagen Forças e Fatores
3/30/2017 SOCIAL Atual: Atualmente a MAN não tem grandes programas sociais no Brasil. Porém ela possui uma grande consciência com relação a poluição gerada pelos motores Diesel e sua fábrica. A fábrica em Resende-RJ possui certificação ISO 14000, que é uma certificação de que a empresa possui uma ótima gestão de meio-ambiente. Com relação aos produtos da MAN, podemos dizer que os motores instalados em seus caminhões atendem às exigências mais rigorosas do mundo. Mesmo aqui no Brasil onde não temos a mesma qualidade de Diesel exigida na Europa, a MAN já está produzindo caminhões com motores Euro5. Esses motores são menos poluentes do que os atuais Tier3 e exigem uma maior qualidade de diesel já encontrada no Brasil. [Optional Footer]

9 Volkswagen Forças e Fatores
3/30/2017 SOCIAL Futuro: Os biocombustíveis estão aumentando a sua importância na matriz energéticas do mundo. Os fabricantes de motores estão se preparando para trabalhar com esses combustíveis renováveis e menos poluentes. É previsível que nos próximos anos os motores de caminhões possam trabalhar somente com biocombustíveis como no caso dos carros Flex A sociedade aumentará as exigências ambientais e sociais das empresas. Isso fará com que essas exigências não sejam apenas uma questão de liderança de mercado e sim de sobrevivência. As empresas que não atenderem não poderão produzir ou comercializar seus produtos. No Brasil estamos discutindo frequentemente as políticas socioambientais. Isso exigirá uma rápida adaptação das empresas. [Optional Footer]

10 Volkswagen Forças e Fatores
3/30/2017 POLÍTICO Contexto: O Brasil está passando por um período desenvolvimento, porém o ambiente mundial não está favorável para essa situação. Os Estados Unidos estão se recuperando de uma crise e a Europa ainda está no meio de uma crise. A China está expandindo o seu mercado para outros países. Todo esse contexto transformou o mundo em um jogo de disputa por mercados com potencial de crescimento. Nesse mercado temos diversos players de atuação mundial de olho no Brasil. Esse contexto faz com que a MAN seja bastante dependente das políticas de incentivos do governo tais como Financiamentos ( FINAME ). Além disso há também uma forte influência em políticas protecionistas do governo para os concorrentes importados, em especial os chineses. A última medida do governo para proteger esse mercado foi o aumento de IPI para os veículos importados. O Brasil possui grande parte da sua economia sendo transportado por caminhões. Isso torna a indústria automobilística muito importante para o País. Atual: As vendas estão bem aquecidas e extremamente influenciadas pelo financiamento tipo FINAME. Incentivos do governo para construção de fábricas no Brasil. As políticas do governo estão protegendo a indústria nacional. O objetivo dessas políticas é para que a indústria se fortaleça e se torne competitiva mundialmente. A indústria brasileira é pouco competitiva em comparação com os asiáticos. Parte desse falta de competitividade é devido às políticas tributárias brasileiras. [Optional Footer]

11 Volkswagen Forças e Fatores
3/30/2017 POLÍTICO Futuro: Para o futuro podemos prever que devido aos incentivos do governo haverá mais fábricas de caminhões instaladas aqui no Brasil disputando o mesmo mercado que a Volkswagen. Se as políticas de protecionismo da indústria não forem bem sincronizadas com o fortalecimento da indústria teremos um problema. Pois, teremos uma indústria pouco competitiva em uma demanda crescente. Isso fará com que o ao abrir o mercado para atender a demanda, teremos uma forte atuação de produtos importados. Temos também o acordo de livre comércio entre Mercosul e Europa. Em 2011, Dilma tentou destravar um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, cujas negociações foram suspensas em Há boatos de que esse acordo poderá acontecer apenas entre o Brasil e a UE. Se isso acontecer os produtos europeus poderão chegar ao Brasil com impostos mais baixos. Esses impostos mais baixos poderá aumentar a competitividade dos caminhões importados da Europa e dificultar a competitividade dos caminhões fabricados no Brasil. [Optional Footer]

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3/30/2017 JURÍDICO Contexto: Contratos amarrados para vendas de veículos.e serviços e atender o código de defesa do consumidor para pequenos clientes. Atual: Produto com pouca durabilidade provoca ações jurídicas com elevado custo. Pois o cliente calcula o tempo de veículo parado, adicionado com a perda de contratos para atender demandas. Futuro: Amarração de contrato de venda com durabilidade de peças. [Optional Footer]

13 Volkswagen Forças e Fatores
3/30/2017 FÍSICO Contexto: Aonde e como conseguir produzir diesel com pouco índice de enxofre? Responsável direto pela emissão de material particulados (fuligens que saem no escapamento).. Ampliação da fábrica e localização dos fornecedores. Atual: Petrobrás garante o fornecimento de um Diesel mais limpo (S50) garantindo durabilidade de componentes do motor. Ampliação da fábrica para nova linha de produtos. Futuro: Utilização de outros combustíveis para motores à combustão. [Optional Footer]

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