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Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas

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Apresentação em tema: "Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas

2 Desafio Dinamização das MPEs:
Política de Desenvolvimento Produtivo Macrometas: - Ampliação do Investimento Fixo - Elevação do gasto privado em P&D - Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2006: empresas (ABDI)

3 Meta Sebrae Meta Sebrae Atender 5.200 empresas até 2010;
Inserir empresas no mercado internacional.

4 Visão A visão de internacionalização do Sebrae para as MPE:
- Fomento às exportações; - Novas modalidades de internacionalização; - Necessidade de preparar as MPE para enfrentar maior concorrência no mercado doméstico decorrente da abertura da economia; - Oportunidades a serem exploradas pelas MPEs como demandantes e destinatárias de bens, serviços e tecnologia provenientes do mercado externo e como parceiras de empresas do exterior em empreendimentos voltados para o mercado doméstico.

5 Objetivos do Programa O Programa tem como objetivo:
Aumentar o número de MPEs exportadoras e o volume e a qualidade de suas exportações; fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial; e preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado.

6 Público-alvo do Programa
No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: empresas iniciantes empresas descontínuas empresas desistentes empresas exportadoras contínuas No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo: potenciais ou empresas “prontas” para exportar empresas não-capacitadas a exportar.

7 Fases do Programa I. PRIMEIRA FASE
A primeira fase contempla projetos institucionais e finalísticos que compõem as principais linhas de ação (elaboração de metodologias - individual e coletivo, articulação). II. SEGUNDA FASE A segunda fase abrange as linhas de ação mais exploratórias, em áreas em que há pouca experiência no Brasil (novas formas de internacionalização, estudos e pesquisas).

8 1ª Fase Articulação com setor público e privado
Atuação do SEBRAE no âmbito do Atendimento Individual. Atuação do SEBRAE no âmbito do Atendimento Coletivo. Coordenação e suporte às ações dos Atendimentos Individual e Coletivo de fomento às exportações das MPEs.

9 2ª Fase Fomento a novas modalidades de acesso das MPEs ao mercado externo. Apoio a novas oportunidades de integração de MPEs ao mercado Internacional: importação, transferência de tecnologia e integração de MPE a cadeias internacionais de fornecimento destinadas ao mercado doméstico. Temas especiais: Empresas ancoras como elos para alavancar as exportações de MPE; MPE que demonstram ter uma performance positiva muito acima da média das empresas desse porte no mercado internacional; Mercados de fronteiras

10 Modelo de Atendimento Individual

11 Executor do atendimento
Modelo de Atendimento Fase Forma de atendimento Local de atendimento Executor do atendimento I Auto-atendimento Online – virtual Cliente II Presencial No Sebrae Técnico do Sebrae ou consultor externo III Na empresa/local de produção do cliente Consultor ou equipe de consultores externos

12 Entregas para o cliente
Modelo de Atendimento Fases Entregas para o cliente I KIT ONLINE - Avaliação da Capacidade de Internacionalização + Recomendações e indicação de produtos e serviços Sebrae e Parceiros – sem custo II KIT QUALIFICAÇÃO PARA INTERNACIONALIZAÇÃO – Avaliação aprofundada + Guia básico de Exportação + Recomendações direcionadas e indicação de produtos e serviços Sebrae e Parceiros – custo (decisão UF) III KIT INTERNACIONALIZAÇÃO – Plano de qualificação Plano de acesso ao mercado internacional 20h de consultoria – com custo.

13 Internacionalização online:
Site do Programa (www.internacionalizacao.sebrae.com.br): Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (parceiros: ABDI, Apex, BB, CNI, ITC, MDIC, MRE) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos

14 Página Inicial do site

15 Autodiagnóstico online

16

17 FASE I Avaliação Qualitativa

18 Cursos online gratuitos

19 Internacionalização presencial:
Estratégia para Atendimento Individual Estratégia para Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convenio com o BB, ABDI, ITC)

20 Modelo de Atendimento Coletivo
FASE ZERO: Identificação de empreas; Projetos de Exportação a serem implementados no âmbito do Programa de Internacionalização FASE I: Avaliação de potencial e plano de internacionalização coletivo FASE II: Qualificação Empresarial FASE III: Ações de mercado, promoção comercial e comercialização

21 Acesso ao Mercado CONHECIMENTO DEFINIÇÃO DO MERCADO ALVO
MIX DE MARKETING ESTRATÉGIA DE ACESSO A MERCADOS

22 Vendas X Acesso a Mercados
B O R D G E N S SEM FOCO - É COMPRADO Imediato - desconhece mercado - alvo - subsistência FOCO EM VENDA Curto prazo – sem seleção – vendas imediatas FOCO EM ACESSO A MERCADOS Longo prazo – potencial de mercado – posição permanente (estratégia)

23

24 1 saca de café = 9.600 cafezinhos (50ml) na “Starbucks”*
Agregação de valor 1 saca de café = cafezinhos (50ml) na “Starbucks”* 1 cafezinho na “Starbucks” = US$ 1,50 9.600 cafezinhos x US$ 1,50 = US$ 14,400.00 US$ 14, – US$70 (valor da saca) = US$14,330.00 Fonte: ABIC-Assoc. Bras. das Ind. de Café

25 Conclusão 0,48 % do valor gerado (US$ 70.00) fica no Brasil; 99,52 % do valor gerado (US$ 14,330.00) vai para o exterior; Não estão contabilizados os efeitos multiplicadores ( empregos, fornecedores, impostos, etc...)

26 Em que negócio você quer estar?
Para refletir É melhor ser o maior produtor de café do mundo? É melhor ter a fama de ter o melhor café do mundo? ...ou é melhor ter uma rede de cafés com marca e conceito reconhecidos? OU... Em que negócio você quer estar?

27 Para refletir Cada vez mais as pessoas buscam nos produtos mais significado, identidade e menos utilidade (expansão de consciência); A marca reflete, associa, carrega esta percepção simbólica de valor ao produto; Como gerir estes “ativos intangíveis” são os desafios do Marketing moderno e das MPES

28 Estratégia Mudança de paradigmas Acesso a mercado Posicionamento Preço
Ser comprado

29 Diferenciais do Programa
Trabalho fundamentado em diagnóstico das reais possibilidades de cada empresa; Projeto de ações continuadas e integradas; Foco das ações no mercado; Foco em resultado; Construção de competências na empresa; Custos dentro da realidade da MPE; Sinergia de ações entre as diferentes áreas do Sebrae e entre os parceiros; Programa disponível em todo o território nacional.

30 Parcerias externas

31 Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas
O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior


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