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Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas.

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Apresentação em tema: "Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas."— Transcrição da apresentação:

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2 Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas

3 Política de Desenvolvimento Produtivo Macrometas: - Ampliação do Investimento Fixo - Elevação do gasto privado em P&D - Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2006: empresas (ABDI) Desafio

4 Meta Sebrae -Atender empresas até 2010; -Inserir empresas no mercado internacional.

5 Visão A visão de internacionalização do Sebrae para as MPE: - Fomento às exportações; - Novas modalidades de internacionalização; - Necessidade de preparar as MPE para enfrentar maior concorrência no mercado doméstico decorrente da abertura da economia; - Oportunidades a serem exploradas pelas MPEs como demandantes e destinatárias de bens, serviços e tecnologia provenientes do mercado externo e como parceiras de empresas do exterior em empreendimentos voltados para o mercado doméstico.

6 O Programa tem como objetivo: Aumentar o número de MPEs exportadoras e o volume e a qualidade de suas exportações; fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial; e preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado. Objetivos do Programa

7 Público-alvo: No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: empresas iniciantes empresas descontínuas empresas desistentes empresas exportadoras contínuas No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo : potenciais ou empresas prontas para exportar empresas não-capacitadas a exportar. Público-alvo do Programa

8 I. PRIMEIRA FASE A primeira fase contempla projetos institucionais e finalísticos que compõem as principais linhas de ação (elaboração de metodologias - individual e coletivo, articulação). II. SEGUNDA FASE A segunda fase abrange as linhas de ação mais exploratórias, em áreas em que há pouca experiência no Brasil (novas formas de internacionalização, estudos e pesquisas). Fases do Programa

9 Articulação com setor público e privado Atuação do SEBRAE no âmbito do Atendimento Individual. Atuação do SEBRAE no âmbito do Atendimento Coletivo. Coordenação e suporte às ações dos Atendimentos Individual e Coletivo de fomento às exportações das MPEs. 1ª Fase

10 Fomento a novas modalidades de acesso das MPEs ao mercado externo. Apoio a novas oportunidades de integração de MPEs ao mercado Internacional: importação, transferência de tecnologia e integração de MPE a cadeias internacionais de fornecimento destinadas ao mercado doméstico. Temas especiais: Empresas ancoras como elos para alavancar as exportações de MPE; MPE que demonstram ter uma performance positiva muito acima da média das empresas desse porte no mercado internacional; Mercados de fronteiras 2ª Fase

11 Modelo de Atendimento Individual

12 Modelo de Atendimento Fase Forma de atendimento Local de atendimento Executor do atendimento IAuto-atendimentoOnline – virtualCliente IIPresencialNo Sebrae Técnico do Sebrae ou consultor externo IIIPresencial Na empresa/local de produção do cliente Consultor ou equipe de consultores externos

13 Modelo de Atendimento Fases Entregas para o cliente I KIT ONLINE - Avaliação da Capacidade de Internacionalização + Recomendações e indicação de produtos e serviços Sebrae e Parceiros – sem custo II KIT QUALIFICAÇÃO PARA INTERNACIONALIZAÇÃO – Avaliação aprofundada + Guia básico de Exportação + Recomendações direcionadas e indicação de produtos e serviços Sebrae e Parceiros – custo (decisão UF) III KIT INTERNACIONALIZAÇÃO – Plano de qualificação Plano de acesso ao mercado internacional 20h de consultoria – com custo.

14 Internacionalização online: Site do Programa (www.internacionalizacao.sebrae.com.br): Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (parceiros: ABDI, Apex, BB, CNI, ITC, MDIC, MRE) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos

15 Página Inicial do site

16 Autodiagnóstico online

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18 Avaliação Qualitativa FASE I Avaliação Qualitativa

19 Cursos online gratuitos

20 Internacionalização presencial: Presencial: Estratégia para Atendimento Individual Estratégia para Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convenio com o BB, ABDI, ITC)

21 Modelo de Atendimento Coletivo FASE ZERO: Identificação de empreas; Projetos de Exportação a serem implementados no âmbito do Programa de Internacionalização FASE ZERO: Identificação de empreas; Projetos de Exportação a serem implementados no âmbito do Programa de Internacionalização FASE I: Avaliação de potencial e plano de internacionalização coletivo FASE II: Qualificação Empresarial FASE III: Ações de mercado, promoção comercial e comercialização

22 Acesso ao Mercado CONHECIMENTO ESTRATÉGIA DE ESTRATÉGIA DE ACESSO A MERCADOS ACESSO A MERCADOS MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING DEFINIÇÃO DO DEFINIÇÃO DO MERCADO ALVO MERCADO ALVO

23 Vendas X Acesso a Mercados SEM FOCO - É COMPRADO Imediato - desconhece mercado - alvo - subsistência ABORDAGENS FOCO EM VENDA Curto prazo – sem seleção – vendas imediatas FOCO EM ACESSO A MERCADOS Longo prazo – potencial de mercado – posição permanente (estratégia)

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25 Agregação de valor 1 saca de café = cafezinhos (50ml) na Starbucks* 1 cafezinho na Starbucks = US$ 1, cafezinhos x US$ 1,50 = US$ 14, US$ 14, – US$70 (valor da saca) = US$14, Fonte: ABIC-Assoc. Bras. das Ind. de Café

26 Conclusão 0,48 % do valor gerado (US$ 70.00) fica no Brasil; 99,52 % do valor gerado (US$ 14,330.00) vai para o exterior; Não estão contabilizados os efeitos multiplicadores ( empregos, fornecedores, impostos, etc...)

27 Para refletir É melhor ser o maior produtor de café do mundo? É melhor ter a fama de ter o melhor café do mundo?...ou é melhor ter uma rede de cafés com marca e conceito reconhecidos? OU... Em que negócio você quer estar?

28 Para refletir Cada vez mais as pessoas buscam nos produtos mais significado, identidade e menos utilidade (expansão de consciência); A marca reflete, associa, carrega esta percepção simbólica de valor ao produto; Como gerir estes ativos intangíveis são os desafios do Marketing moderno e das MPES

29 Mudança de paradigmas Ser comprado Acesso a mercado Preço Estratégia Posicionamento

30 Trabalho fundamentado em diagnóstico das reais possibilidades de cada empresa; Projeto de ações continuadas e integradas; Foco das ações no mercado; Foco em resultado; Construção de competências na empresa; Custos dentro da realidade da MPE; Sinergia de ações entre as diferentes áreas do Sebrae e entre os parceiros; Programa disponível em todo o território nacional. Diferenciais do Programa

31 Parcerias externas

32 Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior


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