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Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina – IEL/SC Natalino Uggioni, Superintendente Maio, 2011 Gestão estratégica da Inovação.

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1 Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina – IEL/SC Natalino Uggioni, Superintendente Maio, 2011 Gestão estratégica da Inovação

2 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Diretrizes Organizacionais do IEL/SC Missão Contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria catarinense, promovendo a inovação, o aperfeiçoamento da gestão e a interação entre as empresas e as instituições de ensino e pesquisa. Visão Ser referência em suas áreas de atuação, até 2014, por meio de ações e negócios que ampliem a participação no mercado e a autossustentabilidade. Política de Qualidade Atender as necessidades dos clientes e aprimorar a eficiência dos nossos processos e produtos. Valores Comprometimento, Ética, Cooperação, Excelência, e Empreendedorismo.

3 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. IEL no Brasil Sistema IEL: 27 Núcleos Regionais vinculados às Federações das Indústrias em todos os Estados.

4 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. São 16 pontos de atendimento no estado

5 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. IEL/SC: Desenvolvimento e Competitividade Para as empresas de pequeno, médio e grande porte dos diversos segmentos no Estado; O IEL/SC desenvolve e implementa soluções de níveis estratégicos que elevam o potencial competitivo. ATUAÇÃO: Gestão e Inovação Gestão de Estágio Capacitações

6 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Algumas premissas 1/3 Grande maioria de respostas SIM ao questionamento: A empresa realiza inovação? Grande maioria de respostas SIM ao questionamento: A empresa tem interesse em recursos para investir em inovação? Grande maioria de respostas SIM ao questionamento: A empresa inova sozinha? A maioria das empresas realiza Inovação Incremental.

7 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Algumas premissas 2/3 Grande maioria de respostas NÃO ao questionamento: A empresa conhece a lei de Inovação? Grande maioria NÃO participa de eventos com oportunidades/informações para inovação. Elevado n. de empresas/empresários aponta a aquisição de equipamentos de última geração como sendo Inovação.

8 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Algumas premissas 3/3 Grande maioria de respostas NÃO ao questionamento: A empresa conhece/usufrui os benefícios da Lei do Bem? (Talvez a melhor resposta aqui seria: que lei é esta? Informação sobre oportunidades de recursos para inovação não chega à boa parte das empresas. Cultura do: Isso não é para nós / para nossa empresa. Em termos de Inovação, sobram recursos, faltam (bons) projetos (Palavras do Ministro de C&T)

9 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Inovação no Brasil é incipiente, aponta pesquisa do Ipea O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou, na última terça-feira (10), em Brasília (DF), a 13ª edição do boletim Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior. Produzida pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), a publicação traz quatro artigos, com destaque para a baixa inovação no país. Para Luiz Ricardo Cavalcante, autor do artigo Consenso difuso, dissenso confuso: paradoxos das políticas de inovação no Brasil, apesar do crescimento de 0,05% registrado nos indicadores de inovação nas empresas, entre 2005 a 2008, o desempenho está abaixo do esperado. Na avaliação do pesquisador, esse comportamento é reflexo da falta de sintonia entre os mecanismos que subsidiam as políticas de inovação e os instrumentos empregados para implementá-las. Ainda de acordo com ele, os gestores ainda não priorizam ações estratégicas e pulverizam os recursos para inovação. Fonte: Acesso em 13/05/2011

10 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Brasil fica em 68º no ranking mundial de inovação País registra pouco avanço em inovação tecnológica. Mecanismos de estímulo à inovação estão atendendo mais à academia do que ao mercado. O Brasil despencou da 50ª para a 68ª posição no ranking mundial de inovação de 2010, que classifica as economias de Islândia, Suécia e Hong Kong como as três mais inovadoras do mundo. Dentre os países latino-americanos, o País ficou apenas no 7º posto, perdendo para Costa Rica, Chile e Uruguai. No ano passado, o Brasil era o 3º mais bem classificado na região. Fonte: Protec 06/07

11 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo.

12 Lei do Bem: Aumenta procura por benefícios para P&D....em 2006, 130 empresas solicitaram o apoio da Lei do Bem, enquanto que em 2008 mais de 550 se candidataram. Lei ajuda o País a ser mais competitivo, diz consultor....interesse pelos benefícios oferecidos para quem investe em Pesquisa em Desenvolvimento tem aumentado nos últimos anos. "A lei é recente e traz uma contribuição para ajudar o País a ser mais competitivo", diz Milton da Vila, sócio da área de consultoria empresarial da Deloitte. O aumento do interesse pela Lei do Bem, que prevê incentivos fiscais a empresas que desenvolverem inovações tecnológicas, grande parte dos empresários ainda não conhece as possibilidades oferecidas pela legislação quando o assunto é incentivo à inovação.... Para Marie Rodrigues, é preciso quebrar a resistência de alguns empresários pela novidade. "Alguns ainda receiam participar dos programas de incentivo por falta de exemplos no mercado. Apesar de saberem que existe o benefício, eles ainda esperam uma maturidade maior da lei", diz a consultora. (Fonte: Ig - 29/04/2010)

13 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Lei do Bem será ampliada para beneficiar pequenas empresas "A Lei do Bem já tem alguns anos de vida. Tanto o Governo quanto as empresas já conseguiram ver os pontos onde há necessidade e possibilidade de fazer ajustes", afirmou a secretária do Desenvolvimento da Produção, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Heloisa Menezes. Fonte: Protec 11/05/2011 "Uma das principais demandas é ampliar o leque de empresas que podem se enquadrar na Lei do Bem", disse a secretária. O regime de tributação pelo lucro real representa cerca de 80% da arrecadação da Receita Federal, mas é utilizado somente por 10% das empresas brasileiras.

14 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Avaliação do setor industrial catarinense oportunidades de crescimento da indústria catarinense 67,9 67,0 51,9 47,2 28,3 7,6 0 %20 %40 %60 %80 %100 % Inovação tecnológica Exportação Indústrias de produtos acabados de maior valor agregado Mercado interno Captação de capital estrangeiro para investimentos em SC Transferência da produção para mercados com baixo custo de mão de obra Avaliação do setor industrial catarinense sobre fatores e oportunidades de crescimento da indústria catarinense Fonte: FIESC

15 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Ampliar em 50% os recursos de subvenção à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do setor privado é uma das propostas da indústria brasileira para aumentar o nível de inovação das empresas. Essa sugestão está no documento A Indústria e o Brasil, uma Agenda para Crescer Mais e Melhor, entregue pela CNIem 25 de maio, aos pré-candidatos à Presidência. Inovação na indústria depende de mais incentivos para pesquisa Inovação na indústria depende de mais incentivos para pesquisa Para CNI, competitividade do Brasil depende do aumento da inovação nas empresas. Documento aponta soluções para garantir crescimento sustentado da economia brasileira Fonte: Protec 25/05/2010

16 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Editorial Segundo levantamentos internacionais, 1/3 das empresas brasileiras implementam inovação, contra 50% dos países da UE. Outras premissas

17 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Citações 1/2 Reduzido n. de empresas que contam com diagnósticos eficazes para o conjunto completo de suas atividades de inovação. Inovação não é privilégio reservado a empresas escolhidas nem …ao alcance de alguns iluminados. Inovação incremental…criatividade travada… pequenas mudanças …vai se transformando na forma dominante de inovação e não deixa espaço para a inovação de ruptura.

18 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Citações 2/2 Inovação de ruptura…potencial de reescrever as regras da competição na indústria. Sucesso da inovação…superar os anticorpos organizacionais. Quando não se conta com sólido mapeamento da inovação, é mais difícil saber por onde começar.

19 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Citações 1/3..inscrustar o DNA da inovação em seus sistemas gerenciais e culturas organizacionais...inovação vista como trabalho de especialistas criativos…tarefa de artesãos da inovação…vez por outra conseguem implantar uma ideia radical nas covardes e conservadoras fileiras da média gerência e no mercado. A inovação é importante demais para ser função depto, iniciativa eventual ou ato exepcional. *Introdução por Gary Hamel

20 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Citações 2/3 …a inovação é a única segurança contra a irrelevância. Uma em cada 100 empresas consegue tornar a inovação uma competência profusa em todas as suas camadas. …falta de um plano para tornar a inovação uma responsabilidade de todos. *Introdução por Gary Hamel

21 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Citações 3/3 A inovação pode se tornar sistêmica dentro de qualquer organização. …a inovação deve ser onipresente na empresa...aplicada de modo sistêmico, FUNCIONA...sistemas corporativos de inovação podem ser tão eficientes e comuns quanto os sistemas da qualidade.

22 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo.

23 A empresa inovadora

24 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. A empresa inovadora

25 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Transformação de uma nova idéia em uma nova empresa (Apple Computer), em um novo produto (o walkman da Sony), em um novo serviço (as entregas imediatas da Federal Express), em um novo processo (fila única de espera para múltiplos serviços em bancos), ou em um novo método de produção (projeto e fabricação auxiliados por computador) O que é inovação?

26 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. O que é inovação? Transformação de uma nova idéia em uma nova empresa (Tchibo), em um novo produto (H2OH!), em um novo serviço (vendas por internet), em um novo processo (estampagem a base de água), ou em um novo método de produção (inspeção por imagem)

27 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. O que é inovação? Inovação: introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social, que resulte em novos produtos, processos ou serviços; (Lei de Inovação, 2004) NOVO SIGNIFICATIVAMENTE MELHORADO, EM USO, VOLTADO PARA O MERCADO, VOLTADO PARA O SOCIAL.

28 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. A exploração com sucesso de novas ideias, obtidas a partir de conhecimentos das mais diversas fontes. Qualquer coisa diferente de mais do mesmo, que é disponibilizada no mercado, aplicada na organização ou transferida para a sociedade. MAIS DO MESMO É PRODUÇÃO DIFERENTE É INOVAÇÃO Inovação é...

29 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. O certo é que não podemos ignorá-la.... Inovação é... Reproduzido de uma apresentação de Robert Binder (Fundo Criatec) de 04/08/09, intitulada O caminho da pesquisa para o mercado

30 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Inovação tecnológica Fonte: Adaptada da OECD (1997) Desenvolvimento e introdução no mercado de produtos e processos tecnologicamente novos ou com substanciais melhorias tecnológicas.

31 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Inovação não tecnológica Inovação de mercado – Produto novo ou já existente p/ novo mercado nacional ou internacional Inovação de serviço – Logística – Atendimento e Pós-venda Inovação em design – Novo design para produto já existente Inovação organizacional – Melhorar as condições de trabalho – Reduzir custos – Aumentar a capacidade – Qualificar pessoal

32 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Incremental ou radical? Inovação incremental: melhoria de algo já existente ou reconfiguração de uma tecnologia já existente para outros propósitos 100 anos de história e de inovações incrementais

33 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo.

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35 Incremental ou radical? Inovação radical: produto ou processo cujas características, atributos ou uso difira significativamente, se comparado aos produtos e processos já existentes. – Envolvem tecnologias radicalmente novas ou podem se basear na combinação de tecnologias existentes para novos usos.

36 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Matriz da Inovação Nova Novo Semelhante ao atual Semelhante à atual Tecnologia Modelo de negócios Semi-radical Radical Incremental Maior retorno

37 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. O curso das inovações......é normalmente caracterizado por longos períodos de inovações incrementais, pontuado com poucas inovações radicais Tempo Performance/custoe melhorias Inovações Radicais

38 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Fonte: Robert Cooper (2001) Causas do insucesso de novos produtos

39 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Excelência Riqueza Miséria Pobreza Criatividade Inovação Criatividade - Inovação Fonte: Waldez Ludwig Ter ideias Gerar valor

40 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Fonte: Fonte: Ipea/Pintec Pesquisa realizada com 72 mil empresas Conclusão: Empresas inovadoras cobram preços 30% mais altos e têm chance 16% maior de exportar O impacto da inovação na indústria brasileira Dados confirmados na sondagem da inovação ABDI – 1º trim/2010

41 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Fonte: Estela Benneti Colunista DC - mar/2011

42 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Data: 14/09/ Veículo: Diário Catarinense Página: 15 – Coluna: Estela Benetti

43 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Data: 11/05/ Veículo: Diário Catarinense -Página 17 - Economia

44 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Desafio – Facilitar o início Fonte: Dave Charron e John Danner Universidade Berkeley

45 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Liderança por meio da inovação Os propulsores da inovação Posicionamento Ofertas/ Oportunidades Operacionalização Organização Liderança Modelo de negócios Fonte: Dave Charron e John Danner Universidade Berkeley

46 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. A Estratégia do Oceano Azul Não queiram competir com seus rivais; façam com que eles sejam irrelevantes (Chan Kim e Renée Mauborge)

47 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Lançamentos novos negócios 86%14% Impacto sobre a receita 62%38% Impacto sobre o lucro 39%61% Lançamentos incrementais Lançamentos radicais

48 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Risco! Baixo Crescimento, retornos previsíveis Inovação de arquitetura Novo crescimento, maiores retornos Efeitos de rede! Onde você prefere se situar? Constroi novos mercados e crescimento futuro! A Promessa da Inovação Radical Produto Negócio Setor Mercados Vínculos c/ a tecnologia Reforçam Destroem Destroem Vínculos c/ o mercado Reforçam Fonte: Anton Musgrave Universidade Duke

49 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Qual o Papel da Equipe Executiva nisto? Neste mundo de incerteza… Qual é o trabalho da gestão? Criar o futuro ou manejar o presente? Clara necessidade de um processo poderoso de mudança! Acham que estão despendendo… Deveriam estar dispendendo… Percepções da média gerência Percepções dos altos executivos …mas o tempo diário real é… …menor que 5% Fonte: Anton Musgrave Universidade Duke

50 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Fonte: Claudio de Moura Castro Revista Veja, 09/03/2011

51 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Fonte: David Kupfer - UFRJ Revista Fundos de pensão, Jan/2011

52 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Adilson Primo CEO Siemens Estratégias Inovadoras com base na previsão de futuro

53 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. As melhores práticas para a colaboração entre indústria e universidade Definir o contexto estratégico do projeto Selecionar gerentes de projeto capazes de expandir as fronteiras Compartilhar com a equipe da universidade a visão de como a colaboração pode ajudar a empresa Investir em relacionamentos de longa duração Estabelecer sólida conexão de comunicação com a equipe acadêmica Formar consciência ampla do projeto dentro da empresa Dar suporte ao trabalho interno, durante e após a conclusão do projeto, até a pesquisa poder ser explorada Por: Julio A. Pertuzé Edward S. Calder Edward M. Greitzer William A. Lucas

54 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Fatores que não afetam o impacto da colaboração Presença de um perito do projeto Proximidade geográfica Custo geral do projeto Tipo de pesquisa Localização do gerente do projeto 03 anos de pesquisa 25 empresas multinacionais Mais de 100 projetos avaliados

55 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. No setor de informática, as companhias estrangeiras que decidem fabricar aqui são obrigadas por lei a investir em pesquisa e desenvolvimento 4% do que faturam no País. Isso não quer dizer que o objetivo seja cumprido. "Um jeito de fazer pesquisa de mentirinha é dar o dinheiro sem muito critério para uma universidade. Ele vira tese e acaba escondido numa biblioteca. Roberto Nicolsky - PROTEC. (Fonte: Revista Época - 15/04/2011)Revista Época

56 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Para que a empresa consiga aproveitar estas oportunidades, ela precisa gerenciar sua atuação em inovação. Relevância: Quando não se conta com sólido mapeamento da inovação, é mais difícil saber por onde começar (Fonte: Livro As Regras da Inovação)

57 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Organizando a ação inovadora (a) Elimine preconceitos Campanha Faça Diferente SEBRAE/2009

58 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Organizando a ação inovadora (b.1) Tenha por base um plano de inovação consistente. Reproduzido de uma apresentação de Robert Binder (Fundo Criatec) de 04/08/09, intitulada O caminho da pesquisa para o mercado Plano de inovação não é a mesma coisa que plano de negócios, mas fica muito mais consistente quando se baseia em um.

59 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Organizando a ação inovadora (b.2) Tenha por base um plano de inovação consistente. Procura (Ideias) Seleção Implementação Aquisição Execução Lançamento Sustentação Aprendizagem É importante que a organização tenha como referência algum modelo de gestão da inovação.

60 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Metodologia de Planejamento e Gestão da Inovação - NUGIN

61 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Metodologia de planejamento e gestão da inovação – IEL/SC Processo de desenvolvimento de produtos Gestão Estratégica Inteligência competitiva $$

62 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. FASE 0 - SENSIBILIZAÇÃO FASE 1 – MAPA ESTRATÉGICO DA INOVAÇÃO FASE 3 – CAPACITAÇÕES FASE 4 – IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS FASE 5 – DEFINIÇÃO DE INDICADORES Etapas na operacionalização do NUGIN FASE 2 – ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

63 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Fonte : HSM Management 49 março-abril 2005 Definição da carteira ideal da Inovação Planejamento Estratégico da Inovação

64 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Resultados da implementação do Nugin na empresa Diagnóstico da inovação Criação de núcleos de inovação e comitês estratégico em todas as empresas Inserção da inovação na gestão estratégica da empresa Aumento do percentual de faturamento proveniente de novos produtos Mudança de cultura Interação entre áreas, principalmente Marketing e P&D Priorização de ideias e projetos inovadores Criação de interlocução para inovação dentro das empresas Busca de parcerias com centros de pesquisa

65 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Publicações da cartilha e da Metodologia IEL/SC

66 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Duas estratégias para inovação JPG (Jogando Para Ganhar) – O $ que estamos fazendo vai resultar em vantagem competitiva? Ideias e produtos capazes de revolucionar o mercado? x JPNP (Jogando Para Não Perder) – Inovações tecnológicas que podem levar a empresa à linha de frente do setor. Regrinha básica: Não se pode deixar de jogar…. em, pelo menos, uma delas…. Em qual delas você (sua empresa) está jogando?

67 As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Lições de Inovadores Gerenciar um negócio é como dirigir um rebanho! Gerenciar inovação é como dirigir gatos! VOCÊ (sua empresa) está preparado para dirigir gatos? Fonte: Anton Musgrave Universidade Duke O IEL/SC pode e quer ajudá-los a superar este desafio!

68 Contate Natalino Uggioni Fone: (48) Apresentação disponível em


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