A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA OBESIDADE. É definida como o aumento excessivo da quantidade total de gordura corporal. Há obesidade sempre que na composição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA OBESIDADE. É definida como o aumento excessivo da quantidade total de gordura corporal. Há obesidade sempre que na composição."— Transcrição da apresentação:

1 ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA OBESIDADE

2 É definida como o aumento excessivo da quantidade total de gordura corporal. Há obesidade sempre que na composição do corpo humano a quantidade de tecido adiposo é superior a: - 20% a 25% no sexo masculino - 30% no sexo feminino. MCaedle, Katch (1985) Antes da fase adulta a gordura aumenta de duas formas: - Aumento do número de células adiposas - hiperplasia - Aumento do volume da cada célula... - hipertrofia Hiperplasia - 1.º ano de vida, - adolescência, - último trimestre da gestação. Hipertrofia - a partir da adolescência.

3 OBESIDADE Classificação Anatómica Obesidade hipercelular Obesidade hipercelular - aumento do número de células - distribuição por todo o corpo. Obesidade normocelular - aumento do volume de células devido à grande acumulação de lípidos. - distribuição da gordura em zonas periféricas e distintas no homem e na mulher Classificação Etiológica Obesidade primária - Causas desconhecidas Obesidade secundária Causa: - Endócrina - Genética - Farmacológica - Inactividade física - Má alimentação

4 OBESIDADE - Estudos e Prevalência - Emílio Peres. Avaliação da variação da prevalência de obesidade entre os anos de 1976 e Obesidade ( peso superior a 20% do desejável ). Amostra: - Estudantes do ensino preparatório e secundário. Resultados: - Ensino preparatório a obesidade passou de 3% para 11% - Ensino secundário a obesidade passou de 5% para 10% - Lima Reis – Março de Amostra: - População dos arredores do Porto. Resultados: - 58% dos homens acima dos 20 anos, tem peso acima do desejável. - 54% das mulheres acima dos 20 anos, têm peso acima do desejável.

5 OBESIDADE A Obesidade encontra-se associada a uma variedade de condições que afectam o estado de saúde: Hipertensão Arteriosclerose e doença coronária Alargamento do coração Redução da função do miocárdio Diabetes Cirrose Gota Anormalidades renais Anormalidades menstruais e dos ovários Leucemia Doenças da vesícula biliar Apendicites Redução da função pulmonar Pneumonia Úlcera do aparelho digestivo Baixa tolerância à anestesia Maiores riscos nas operações Acidentes Suicídio Handicapes sociais

6 OBESIDADE IMPLICAÇÕES NA ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA Abdómen distendido Pressão excessiva no diafragma com grandes e dificuldades respiratórias, náuseas pela acumulação de dióxido de carbono muitas dificuldades em realizar exercícios com inclinação para a frente. Mobilidade dos rolos de gordura Torna-se desconfortável o constante bambolear das massas adiposas localizadas no peito, abdómen ou noutras partes do corpo. Transpiração excessiva A pessoa obesa aquece e transpira mais rapidamente que a pessoa não obesa porque os depósitos de gordura servem de isoladores. Zonas de fricção nas coxas ou em outros locais da pele Após a transpiração a locomoção causa dor nas zonas de fricção podendo até ficarem inflamadas. Desvios posturais Os obesos são vulneráveis aos joelhos varos, pés chatos, cifose dorsal, ventre saliente e outros que alteram a eficiência mecânica nas actividades motoras.

7 Imaturidade esquelética Os centros de maturação óssea nos ossos compridos dos obesos adolescentes são sujeitos a lesões durante os desportos de contacto e no levantamento de peso Edema Inchaço nas ancas, no peito e pulsos, por retenção de líquidos. Base alargada de sustentação na locomoção Medo de cair Flutuação excessiva na água Dificuldade no domínio das técnicas de nado OBESIDADE IMPLICAÇÕES NA ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA

8 OBESIDADE - BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO Efeitos fisiológicos. Aumento diário de energia dispendida. Diminuição do nível de insulina. Diminuição da gordura corporal. Diminuição da frequência cardíaca durante e após o exercício físico. Diminuição da resistência vascular periférica. Aumento ou preservação da massa muscular. Aumento da capacidade funcional. Melhor coordenação motora geral. Efeitos psicológicos. Diminuição da fadiga no trabalho ou na escola. Melhoria da auto-estima e da confiança pessoal. Melhoria dos níveis de actividade pessoal. Melhoria das interacções familiares e sociais

9 OBESIDADE As pessoas obesas acham quase impossível realizar actividades mais exigentes que a marcha. Iniciar a actividade com situações simples e de baixa intensidade. Não criar falsas expectativas, mas criar situações em que o aluno possa colaborar. Seleccionar actividades de marcha como passeios a pé, tiro ao arco, lançamentos. Seleccionar contextos agradáveis. Fomentar a atenção individualizada. Evitar actividades que impliquem levantar o próprio corpo. Evitar actividades levantamento de pesos externos. Fomentar a auto – avaliação. Desenvolver estratégias de motivação e recompensa. - CUIDADOS QUE SE DEVEM TER NA A.M.A., COM INDIVIDUOS OBESOS.

10 OBESIDADE Mudar as atitudes do obeso face à actividade física. Desenvolver hábitos de exercício regular. Não fazer reduções drásticas da dieta alimentar dado que esta situação pode provocar perda de tecido magro, possível desnutrição e distúrbios metabólicos com redução do nível de actividade diária. Seleccionar actividades apropriadas, inicialmente, de baixa intensidade tendo em atenção que o exercício regular como a marcha pode exercer um efeito surpreendente com o passar do tempo. Saber que a redução rápida do peso durante os primeiros dias de défice calórico se deve principalmente à perda de água e glúcidos e que só a redução de peso contínua pode estar associada a uma perda de gordura. Não criar falsas expectativas. Saber que a combinação do exercício com a dieta – energia consumida maior que a ingestão calórica, oferecem uma forma válida de perda de peso. O exercício acelera a mobilização e utilização da gordura ao mesmo tempo que evita as perdas de tecido magro. CUIDADOS QUE SE DEVEM TER NA A.M.A., com INDIVIDUOS OBESOS, quando se pretende uma diminuição de peso corporal

11 OBESIDADE PROBLEMAS QUE PODEM SURGIR COM A ACTIVIDADE FÍSICA, NA POPULAÇÃO OBESA Aumento da probabilidade de angina de peito e de enfarto do miocárdio. Aumento excessivo da pressão arterial. Agravamento de artrites ou outros problemas articulares. Lesões ligamentares. Lesões por quedas. Sudação excessiva. Hipo - hidratação e consecutiva redução do volume de sangue circulante.

12 ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA O que será a OBESIDADE levada ao extremo ?!.. Obrigado!


Carregar ppt "ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA OBESIDADE. É definida como o aumento excessivo da quantidade total de gordura corporal. Há obesidade sempre que na composição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google