A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA"— Transcrição da apresentação:

1 ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA
OBESIDADE

2 OBESIDADE É definida como o aumento excessivo
da quantidade total de gordura corporal. Há obesidade sempre que na composição do corpo humano a quantidade de tecido adiposo é superior a: - 20% a 25% no sexo masculino - 30% no sexo feminino MCaedle, Katch (1985) Antes da fase adulta a gordura aumenta de duas formas: Aumento do número de células adiposas - hiperplasia Aumento do volume da cada célula hipertrofia Hiperplasia - 1.º ano de vida, - adolescência, - último trimestre da gestação. Hipertrofia - a partir da adolescência.

3 OBESIDADE Classificação Anatómica - distribuição por todo o corpo.
Obesidade hipercelular - aumento do número de células - distribuição por todo o corpo. Obesidade normocelular - aumento do volume de células devido à grande acumulação de lípidos. - distribuição da gordura em zonas periféricas e distintas no homem e na mulher Classificação Etiológica Obesidade primária - Causas desconhecidas Obesidade secundária Causa: - Endócrina - Genética - Farmacológica - Inactividade física - Má alimentação

4 OBESIDADE - Estudos e Prevalência
- Emílio Peres . Avaliação da variação da prevalência de obesidade entre os anos de 1976 e 1985. Obesidade ( peso superior a 20% do desejável ) . Amostra: Estudantes do ensino preparatório e secundário . Resultados: - Ensino preparatório a obesidade passou de 3% para 11% - Ensino secundário a obesidade passou de 5% para 10% - Lima Reis – Março de 1989 . Amostra: População dos arredores do Porto . Resultados: - 58% dos homens acima dos 20 anos, tem peso acima do desejável. - 54% das mulheres acima dos 20 anos, têm peso acima do desejável.

5 OBESIDADE A Obesidade encontra-se associada a uma variedade de
condições que afectam o estado de saúde: Hipertensão Arteriosclerose e doença coronária Alargamento do coração Redução da função do miocárdio Diabetes Cirrose Gota Anormalidades renais Anormalidades menstruais e dos ovários Leucemia Doenças da vesícula biliar Apendicites Redução da função pulmonar Pneumonia Úlcera do aparelho digestivo Baixa tolerância à anestesia Maiores riscos nas operações Acidentes Suicídio Handicapes sociais

6 IMPLICAÇÕES NA ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA
OBESIDADE IMPLICAÇÕES NA ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA Abdómen distendido Pressão excessiva no diafragma com grandes e dificuldades respiratórias, náuseas pela acumulação de dióxido de carbono muitas dificuldades em realizar exercícios com inclinação para a frente . Mobilidade dos rolos de gordura Torna-se desconfortável o constante bambolear das massas adiposas localizadas no peito, abdómen ou noutras partes do corpo. Transpiração excessiva A pessoa obesa aquece e transpira mais rapidamente que a pessoa não obesa porque os depósitos de gordura servem de isoladores. Zonas de fricção nas coxas ou em outros locais da pele Após a transpiração a locomoção causa dor nas zonas de fricção podendo até ficarem inflamadas. Desvios posturais Os obesos são vulneráveis aos joelhos varos, pés chatos, cifose dorsal, ventre saliente e outros que alteram a eficiência mecânica nas actividades motoras.

7 IMPLICAÇÕES NA ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA
OBESIDADE IMPLICAÇÕES NA ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA Imaturidade esquelética Os centros de maturação óssea nos ossos compridos dos obesos adolescentes são sujeitos a lesões durante os desportos de contacto e no levantamento de peso Edema Inchaço nas ancas, no peito e pulsos, por retenção de líquidos. Base alargada de sustentação na locomoção Medo de cair Flutuação excessiva na água Dificuldade no domínio das técnicas de nado

8 OBESIDADE - BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO
Efeitos fisiológicos . Aumento diário de energia dispendida . Diminuição do nível de insulina . Diminuição da gordura corporal . Diminuição da frequência cardíaca durante e após o exercício físico . Diminuição da resistência vascular periférica . Aumento ou preservação da massa muscular . Aumento da capacidade funcional . Melhor coordenação motora geral . Efeitos psicológicos . Diminuição da fadiga no trabalho ou na escola . Melhoria da auto-estima e da confiança pessoal . Melhoria dos níveis de actividade pessoal . Melhoria das interacções familiares e sociais

9 OBESIDADE CUIDADOS QUE SE DEVEM TER NA A.M.A., COM INDIVIDUOS OBESOS.
As pessoas obesas acham quase impossível realizar actividades mais exigentes que a marcha. Iniciar a actividade com situações simples e de baixa intensidade. Não criar falsas expectativas, mas criar situações em que o aluno possa colaborar. Seleccionar actividades de marcha como passeios a pé, tiro ao arco, lançamentos. Seleccionar contextos agradáveis. Fomentar a atenção individualizada. Evitar actividades que impliquem levantar o próprio corpo. Evitar actividades levantamento de pesos externos. Fomentar a auto – avaliação. Desenvolver estratégias de motivação e recompensa.

10 OBESIDADE CUIDADOS QUE SE DEVEM TER NA A.M.A., com INDIVIDUOS OBESOS, quando se pretende uma diminuição de peso corporal Mudar as atitudes do obeso face à actividade física. Desenvolver hábitos de exercício regular. Não fazer reduções drásticas da dieta alimentar dado que esta situação pode provocar perda de tecido magro, possível desnutrição e distúrbios metabólicos com redução do nível de actividade diária. Seleccionar actividades apropriadas, inicialmente, de baixa intensidade tendo em atenção que o exercício regular como a marcha pode exercer um efeito surpreendente com o passar do tempo. Saber que a redução rápida do peso durante os primeiros dias de défice calórico se deve principalmente à perda de água e glúcidos e que só a redução de peso contínua pode estar associada a uma perda de gordura. Não criar falsas expectativas. Saber que a combinação do exercício com a dieta – energia consumida maior que a ingestão calórica, oferecem uma forma válida de perda de peso. O exercício acelera a mobilização e utilização da gordura ao mesmo tempo que evita as perdas de tecido magro.

11 OBESIDADE PROBLEMAS QUE PODEM SURGIR
COM A ACTIVIDADE FÍSICA, NA POPULAÇÃO OBESA Aumento da probabilidade de angina de peito e de enfarto do miocárdio. Aumento excessivo da pressão arterial. Agravamento de artrites ou outros problemas articulares. Lesões ligamentares. Lesões por quedas. Sudação excessiva. Hipo - hidratação e consecutiva redução do volume de sangue circulante.

12 O que será a OBESIDADE levada ao extremo ?!.. Obrigado!
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA O que será a OBESIDADE levada ao extremo ?!.. Obrigado!


Carregar ppt "ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google