A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ser criança é ser feliz. APRESENTAÇÃO O Dia das Crianças é uma data que nunca passa desapercebida, todos querem agradar demonstrando muito carinho e amor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ser criança é ser feliz. APRESENTAÇÃO O Dia das Crianças é uma data que nunca passa desapercebida, todos querem agradar demonstrando muito carinho e amor."— Transcrição da apresentação:

1 Ser criança é ser feliz

2 APRESENTAÇÃO O Dia das Crianças é uma data que nunca passa desapercebida, todos querem agradar demonstrando muito carinho e amor pelos pequenos de que cuidam. Para esta comemoração especial, que tal propor uma atividade que desperte em seus alunos o desejo de valorizar o estágio da vida em que estão e percebam o quanto é encantador ser criança? A idéia é resgatar brincadeiras antigas, conscientizá-los dos direitos dos cidadãos, e no laboratório de Informática os alunos vão pesquisar sobre o Direito das Crianças. Como atividade final, eles vão produzir uma apresentação em PowerPoint com imagens e frases que represente o que eles pensam em ser criança. Veja como é fácil desenvolver uma atividade com uso de tecnologia. Siga os passos de Ser criança é ser feliz. LINHAS GERAIS Público alvo: A partir do 2º ano do ensino fundamental Disciplina: Multidisciplinar Tema transversal: Estudo Sociais Softwares necessários: Internet Explorer e PowerPoint Tempo previsto: 7 aulas ! A atividade aqui apresentada deve ser entendida como sugestão para enriquecer suas aulas. Faça as modificações que forem necessárias para a realidade da escola em que trabalha. Use a criatividade. E não se esqueça, o número de aulas também pode ser adaptado por você. É só planejar!

3 Ser criança é ser feliz ÍNDICE ! ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade Ser criança é ser feliz está dividida em 2 partes. Na sala de aula os alunos são introduzidos ao tema por meio de brincadeiras e será apresentada a proposta de trabalho. Já no laboratório de informática eles vão pesquisar na Internet e montarão um PowerPoint sobre o estágio da vida em que estão. A aula termina com a apresentação dos trabalhos. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. NA SALA DE AULA (3 AULAS) Etapa 1 – Introdução ao tema Etapa 2 – Lição de cidadania NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Pesquisa na Internet Etapa 2 – Montagem da apresentação Etapa 3 – Conclusão da atividade créditos Plano de aula

4 Ser criança é ser feliz NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Inicie a aula contando para seus alunos como surgiu o Dia das Crianças. Aproveite para perguntar como eles comemoram o dia, se ganham presentes ou passeiam com os pais, por exemplo. Então comente como surgiram alguns dos brinquedos mais famosos. Utilize como apoio o texto: O dia das crianças. Em seguida, peça pra eles citarem as brincadeiras que mais gostam, e inicie a primeira parte desta atividade: o resgate de brincadeiras antigas. Separe os alunos em dois grupos. O grupo A vai brincar de As 5 Marias e o grupo B de O Rei dá licença. Conheça as regras dessas brincadeiras no arquivo Brincadeiras Antigas. DICA Para desenvolver esta primeira parte da atividade você pode solicitar a utilização de um espaço externo ou maior que a sala de aula. Desta forma os alunos vão se divertir melhor com as brincadeiras.. O dia das crianças Brincadeiras antigas

5 Ser criança é ser feliz NA SALA DE AULA ETAPA 2 – LIÇÕES DE CIDADANIA Nesta etapa da atividade, converse com os alunos sobre os Direitos e Deveres dos cidadãos. Mencione que desde o momento em que nasce, toda criança se torna cidadã. E por isso, crianças também têm direitos e devem receber atenção especial, pois a infância é a fase mais importante da vida. Aproveite para questioná-los: Você conhece seus direitos? Distribua a Folha de atividade (antes da aula, imprima quantidade suficiente para os alunos). Nela estão imagens que se referem aos Direitos das Crianças. Peça para que eles escrevam com base na imagem o que acreditam ser cada um dos direitos. Dê aproximadamente 25 minutos para execução e deixe-os a vontade para discutir. Por fim, apresente a proposta da atividade e mencione como será a próxima fase no laboratório de informática: pesquisa sobre os Direitos das crianças e a confecção de uma apresentação em PowerPoint. DICA Para que todos tenham uma infância legal, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um conjunto de direitos para as crianças. É a Declaração Universal dos Direitos da Criança, escrita em Folha de atividade Confira as respostas!

6 Ser criança é ser feliz NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 1 – PESQUISA NA INTERNET Peça para os alunos acessarem o programa Internet Explorer. Estipule aproximadamente 15 minutos para os alunos pesquisarem sobre os Direitos das Crianças na Internet. Peça para que trabalhem em pares. Deixe-os bem soltos para buscar informações onde desejarem. Em seguida, com as folhas de atividades em mãos, solicite que eles confiram as respostas que escreveram. A conferência pode ser realizada no site: Aproveite para perguntar o quanto eles acertaram, comentarem sobre o que escreveram e também o que entenderam de cada um dos direitos. Por fim, explique cada um dos tópicos e exemplifique. DICA Para fazer a pesquisa, os alunos devem acessar um site de buca de informações, como o MSN Live Em seguida é só digitar uma ou mais palavras que façam referencia ao assunto desetado.

7 Ser criança é ser feliz NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 2 – MONTAGEM DA APRESENTAÇÃO Esta é a parte mais importante da atividade. Os alunos deverão montar uma apresentação no programa PowerPoint respondendo a pergunta: o que significa ser criança? O ideal é que para este processo, os alunos selecionem imagens e escrevam pelo menos duas frases que representem o que eles pensam. Oriente-os em como utilizar o programa e montar a apresentação. Siga o arquivo Passo a passo PowerPoint. Reserve aproximadamente 50 minutos para execução. ETAPA 3 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Separe uma aula para a apresentação. Cada aluno deve comentar rapidamente o que significa ser criança. Então finalize a atividade explicando quais as vantagens em viver em cada tempo: criança, adolescência, adulto, velhice... ! Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade. Passo a passo Powerpoint

8 Ser criança é ser feliz Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: CRÉDITOS Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Manetti Gerente de Programas Educacionais Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório


Carregar ppt "Ser criança é ser feliz. APRESENTAÇÃO O Dia das Crianças é uma data que nunca passa desapercebida, todos querem agradar demonstrando muito carinho e amor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google